Perdas e Danos

Perdas e Danos Diane Chamberlain

Resenhas - Perdas e Danos

fernandaugusta 25/08/2021

Bem mais ou menos...
Travis Brown está em dificuldades. Arrumar trabalho não está fácil e a vida já estava difícil quando a casa dele queima em um incêndio. A mãe dele não resiste, e ele fica sozinho e sem casa com a filha Bella, de 4 anos. De início, eles vivem com conhecidos, depois vão morar em um trailer e por fim, tem que morar na van de Travis.

O desespero é tanto que ele aceita um serviço duvidoso, mas não tem com quem deixar Bella. Em uma cafeteria, eles conhecem Erin, que parece gostar muito da menina.

Erin é farmacêutica, está separada do marido e está de luto. Carolyn, sua filha de 4 anos, faleceu meses antes em um acidente. Ela simplesmente não consegue superar a perda da filha, não consegue olhar para o marido e não consegue trabalhar. Mas tentando descobrir o que está acontecendo com Travis e Bella, ela desvia um pouco seus pensamentos sobre a própria vida e se pergunta: onde está a mãe de Bella?

Robin está vivendo a vida perfeita, tem um trabalho que gosta e vai se casar com Dale, homem rico e candidato a prefeito da cidade onde ela mora. Após um transplante de coração, ela só quer aproveitar a vida e sentir gratidão por cada momento. Até que sua cunhada tem um bebê... e as lembranças começam a voltar. As lembranças de sua própria filha, que ela nem conheceu, nem viu. E do pai que quis ficar com ela. Travis.

Travis não tem plano melhor a não ser deixar Bella com Erin por uma noite para conseguir dinheiro. Erin é uma desconhecida, eles só conversaram no café, mas ele não tem escolha. Mas por que a mãe de Bella não pode ficar com ela? Seguindo o fio desta meada é que a história de "Perdas e Danos" se desenvolve, até que estes personagens estejam juntos em cena.

Tinha tudo para ser uma história muito emocionante, mas eu não consegui me conectar com os personagens. A meu ver, as situações são descritas sem passar a dramaticidade necessária. Do desespero de Travis pela falta de condições para cuidar de Bella, ao luto de Erin e a vida de Robin, não percebi a emoção na escrita. Tudo parece distante, e em certo ponto da narrativa o desenrolar dos acontecimentos fica bem óbvio, o que se faz é ler como se fosse uma notícia.

Esta falta de envolvimento me pesou muito. Eu sabia o que ia acontecer, estava só lendo como, e por mais que fossem situações dramáticas e decisões importantes, me pareceu que a maioria dos conflitos desta trama ocorreu por mera falta de comunicação, o que contribuiu para esta falta de profundidade. Em vários momentos pensei: mas porque não conversaram sobre isso? Tão simples!

Gostei do desfecho, mas como eu disse, foi bem óbvio. Esperava bem mais de uma leitura com um potencial tão grande. Aliás, sempre espero grandes leituras com a temática "Pais & Filhos", mas esta foi bem mediana, na minha opinião. Apesar das ressalvas, recomendo para quem quiser uma leitura rápida.

Indiara_ 09/05/2021

Lindo
Adorei o livro. A autora escreve muito bem.
Só achei o final meio apressado, poderia ter desenvolvido a história um pouco mais.
Mas indico a leitura.

Paula @bookflags 20/04/2021

Escolhas
Um livro lindo sobre amor, perdas e trajetórias de vida. Historias de vida que se encontram, relacionadas a perda e danos possiveis de ocorrer a qualquer um de nós. Vale a leitura, suave e tranquila, mas que ao mesmo tempo nos deixa curioso para o final.

Caio 15/01/2021

Final curto e grosso!?
Faltou desenvolvimento no final, achei tudo muito rápido quando chegamos na ultima parte do livro a autora pula direto para o "... e viveram felizes para sempre" (epílogo).
Precisava de mais algumas páginas, fechar algumas pontas soltas, mas me pareceu que autora não sabia muito como ou o que escrever e resolveu cortar direto para o epílogo.

Spoiler:
uma coisa que me deixou wtf durante a leitura , foi que plantaram o Dale como vilão porque ele pagava para o namorado (Will) da irmã adolescente para ficar longe dela, mas ele claramente era um babaca pq quando uma das protagonistas tenta procura-lo pra unir os amantes descobre que ele já estava com outra garota sendo que a namorada (que é super apaixonada por ele) tinha dado a luz a filha deles faz poucos dias.
Claramente esse Will não valia nada!

Fran @paginasdafran 17/05/2020

Lindo!
Uma história emocionante sobre o amor de um pai por um filho.
Narrado por três personagens, a história se enlaça entre passado e presente, até chegar ao clímax, que é inimaginável quando se inicia o livro. Gostei muito. É um história sobre escolhas, amor e luto, e o que se faz para proteger alguém que se ama.

Manoela 09/05/2020

Perdas e danos
Travis cuida sozinho da filha Bella, com todo o amor do mundo. Mas ao se ver com sua situação financeira em decadência, se envolve em uma enorme confusão. Uma ótima história, que se desenvolve de forma gostosa de ler! Adorei!

Adriana.SzT 02/04/2020

Recomendo!
Que história linda! O amor de Travis por sua filha é tocante! Senti muita tensão em alguns momentos da história, mas continuei torcendo para que tudo desse certo para todos eles: Travis, Bella e Robin.

Amanda 01/04/2020

Boa
Uma história boa, mas podia ser melhor, achei que foco em outras coisas, focou muito no drama e pouco na relação mesmo pai/filha, na questão da moça ter abandonado o bebê. No final o cara ainda fica cm a mãe da sua filha. No final teve um pouco de suspense. Eu gostei, mas podia ser melhor. Pra mim faltou várias coisas, achei os personagens pouco trabalhados, a história foi muito rápida nos acontecimentos.
Um pai que precisou deixar sua filha com uma estranha, para ter que arrumar trabalho, pois não tinham onde morar, nem dinheiro para comprar comida direito, depois de um incêndio na casa da avó da menina.
No final Travis se ve em uma enrascada com pessoas erradas, onde iria conseguir seu dinheiro, como o cara caiu numa conversa tão fiada, dinheiro facil, claro que seria uma coisa ilegal. Acaba colocando sua filha em perigo. A autora conta um pouco da vida de cada personagem.

Virgílio César 23/04/2019

Gostei muito do livro. Uma história emocionante e com bastante suspense. Mesmo assim, ainda achei o livro Segredos e mentiras, da mesma autora, superior.

Aventura de aprender 06/03/2019

A sinopse engana um pouco. Quando a história começa. Travis já decidiu participar do tal roubo e abandona sua filha com uma amiga chamada Érin. Então vai voltando no tempo para entendermos o que aconteceu.

A história é centrada em três personagens. Travis que a sinopse já caracterizou; Érin que está com o casamento em crise devido à perda da filha recentemente; e Robin, a ex-namorada de Travis e mãe de sua filha.

Ao longo da narrativa, os caminhos deles se cruzam. Gostei muito, apesar de ser meio lento e arrastado em alguns momentos. A principal lição é que para nos curarmos precisamos nos importar com algo ou alguém além de nós mesmos.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46446689-livros-lidos-em-2018-parte-2

@aangeladani 30/11/2018

Uma trama despretensiosa e que me surpreendeu pelo lado bom :)
Esse é um drama com toque de suspense, bem construído e todo escrito em primeira pessoa, com capítulos que se alternam entre os três personagens principais. A autora não deixou pontas soltas e conseguiu levar a trama de um jeito convincente e interessante, com um desfecho igualmente satisfatório. Eu não esperava muito do livro, confesso, mas me surpreendi positivamente.

Nota: 3/5 (bom)

Paula.Soares 15/11/2018

Bom gente a história não é ruim mas a autora pra mim não soube trabalhar com a história, a melhor personagem foi a Erin.

Luana.Canavessi 13/03/2018

Livro envolvente
Aos 23 anos, Travis Brown cria sua filha Bella, sozinho, e apesar de não ter uma vida fácil, consegue levar uma vida digna, até que sua casa pega fogo e sua mãe morre, e logo após ele perde o emprego e precisa ir morar com a filha em um trailer. Lá, conhece Savannah, que parece estar disposta a ajudá-lo, arranjando um emprego para ele em outra cidade, no entanto ele logo descobre que o trabalho na verdade é um roubo, e apesar de achar totalmente errado, ele aceita pois precisa muito do dinheiro. Ele deixa sua filhinha aos cuidados de Erin, uma mulher que acabou de perder a filha e que mal o conhece, a questão é que ele simplesmente 'larga' a filha para ela cuidar, sem nem avisá-la.
Com o desenrolar da história, descobrimos mais sobre o passado de Erin e a perda da filha,
sobre Travis e sua ex-namorada, a mãe de Bella. O livro não possui muita ação nem suspense como eu esperava, é mais um drama, é muito bem escrito e a escritora narra com muita sensibilidade o luto, as relações amorosas e familiares, os personagens são envolventes o que faz com que você torça por eles durante toda a trama. O grande destaque para mim não foi Travis, o personagem principal, mas sim Erin; fiquei muito envolvida na história da perda da filha e em como isso a afetou. O final do livro, apesar de ter sido satisfatório, foi um pouco rápido demais, poderia ter sido mais prolongado, mas no geral, um livro muito envolvente e fácil de ler.
Frase favorita: "É que aprendi que a aparência de uma pessoa nem sempre revela o que se passa dentro dela. É impossível enxergar os demônios de alguém só olhando para seu rosto."

site: https://mundodaluunaa.wordpress.com/
Isabelle 13/03/2018minha estante