A Bela e a Fera

A Bela e a Fera Madame de Beaumont
Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve




Resenhas - Bela e a Fera


399 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lara 01/03/2020

Maravilhoso!!!

Foi extremamente prazeroso ler a versão original desse fabuloso conto. No começo ele se assemelha muito à versão clássica, mas a partir do momento em que a Fera começa a contar sua história, fiquei tocada com esta linda versão. A riqueza de detalhes é fantástica. Extremamente satisfeita com essa leitura e com essa linda edição da Zahar.
comentários(0)comente



Karol 17/10/2023

Interessante
Achei realmente muito interessante conhecer as verdadeiras histórias da Bela e a Fera, a Bela dentre as princesas da Disney quando era criança, sempre foi minha favorita, então não poderia deixar de conhecer sua verdadeira história.

O livro traz as duas versões de a Bela e a Fera, vi em algumas resenhas que as pessoas acharam a versão original um pouco arrastada demais, em alguns momentos confesso que foi mesmo cansativo, mas achei muito interessante como a história foi se desenvolvendo até chegarmos em seus plot twist. Foram muitas coisas interligadas que se quer imaginaria, até mesmo a parte mais gore que foi uma de fato uma surpresa, então não é uma boa versão para ler as crianças.

Enquanto a versão mais resumida, pode sim ser lida para crianças e possui realmente muitos elementos da história original, porém dessa maneira mais reduzida, escrita mesmo para crianças, então tem um tamanho e mensagem ideal. Gostei também.

Enfim, foi uma boa leitura, mas não passou disso, algo bom e não muito memorável ou tocante. Quero muito ler outros livros que envolvam as versões originais das histórias de contos de fadas de minha infância, essa foi a primeira de muitas. :)
comentários(0)comente



Elaine 16/02/2020

Livro incrível, conta a história verdadeira do conto... Que é incrível... E tem um riqueza de detalhes enorme...
comentários(0)comente



Marcos606 24/09/2023

O conto apresenta como situação inicial um rico comerciante e seus seis filhos, três filhos e três filhas, cuja filha mais nova é identificada mais por uma qualidade (sua beleza) do que pelo nome. Enquanto suas duas irmãs mais velhas são mimadas e caprichosas, tendo gosto apenas pelo luxo e pela riqueza, Bela é gentil, modesta e mantém uma relação muito forte com o pai, a ponto de se sacrificar em seu lugar quando este se vê condenado à morte pela Besta por ter colhido uma rosa que lhe pertencia. A Bela vai morar com a terrível Fera e descobre, além de sua feiura, um ser generoso que só pede para amar e ser amado em troca.

O papel do monstro permite a heroína dominar seu medo e exercitar suas próprias forças. As angústias de devoração e de morte que assaltam a Bela diante da Fera são todas aspectos da sombra, no encontro profundo com o outro, e especialmente com o masculino na intimidade da sexual. Leão, javali ou quimera dependendo da versão, a Fera já foi um belo príncipe punido por uma fada por suas más ações. Uma versão diz que uma velha vestida de trapos e com aparência repulsiva bateu na porta de um príncipe jovem e bonito (mas incrivelmente vaidoso e inóspito) para pedir comida ou dormir sob seu teto. Ele supostamente zombou da aparência da mendiga e a rejeitou. A velha era na verdade uma fada puniu o príncipe por esta ação. Ela o condenou a uma aparência monstruosa e bestial que assustaria todas as mulheres, exceto aquela que visse sua beleza interior.

Distingui a feiura moral da feiura física. A Bela, vendo até que ponto reduz a pobre Besta com suas recusas, passa sob o impulso da compaixão unida à estima, da amizade ao amor. Assim encontramos a justificação para os casamentos frequentes nesta época, entre homens maduros, muitas vezes viúvos, e meninas muito jovens. Tudo o que restava a estes maridos era cercar as suas jovens esposas com todas as considerações, e que as jovens respeitassem a situação mundana e o valor interior das pessoas.

Apareceu pela primeira vez na França, sob a pena de Gabrielle-Suzanne de Villeneuve, em 1740, numa coletânea de contos, La Jeune Amériqueine et les contes marins (A jovem América e os contos marítimos), publicada anonimamente, onde diferentes passageiros numa travessia marítima contam histórias uns aos outros. para passar o tempo. A história é contada pela empregada da heroína.

Só se tornou verdadeiramente famoso quando foi resumido e reimpresso por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont no seu manual educativo Le Magasin des enfants (A loja infantil) em 1756. Este último suprimiu toda a segunda parte, onde Madame de Villeneuve relatava a briga dos fadas explicando a origem real da Beleza, mas acrescenta um diálogo em que a governanta Srta. Bonne debate com seus alunos. É nesta versão que se baseia a maioria das adaptações subsequentes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ThayAvalon 15/09/2022

Duas versões de uma história favorita
Eu não sei pq o Hate em alguns canais ao falar de A Bela e a Fera, mas talvez nestas duas verões escritas por duas diferentes mulheres me dê uma noção do motivo.
Na primeira narrativa da Madame de Beaumount , temos a versão mais conhecida e também mais "enfeitada e romantizada", a fera é representada por um homem de coração bom ,mas que sofreu um encanto e ficou como ficou e precisa de uma doce donzela para se apaixonar por ele e livrá-lo da maldição. No segundo é a mesma fórmula mas especula-se que a autora Madame de Villeneuve devido a sua experiência amorosa, trata toda a história com gatilhos de abuso, submissão, pedofilia, etc... ela realmente rescreve a história com mais detalhes e menos romantização, mas não deixa de ser uma bela história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
A menina que ama ler 26/06/2020minha estante
E ela ainda se apaixonar? Síndrome de Estocolmo




Edson.Gabriel 25/09/2022

A Bela e a fera
Apesar de um pouco arrastada essa última parte do livro, amei conhecer um pouco mais sobre essa história que eu tanto amo e completar assim mais uma leitura nesse ano.
comentários(0)comente



ncrln 23/02/2023

Muito intrigante ver a mesma história escrita duas vezes e a quantia de detalhes que podemos acrescentar ou deixar de lado. O primeiro conto achei bem objetivo, já o segundo segue um romance. Mas em ambos a história se desenvolveu bem. Não é minha história favorita, até porque não passa depura síndrome de Estocolmo, mas enfim, bom livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Si_Mone 25/08/2022minha estante
Vdd... na minha opinião o livro perdeu uma estrela com o falatório da Fada, achei o final complicado e chato. O primeiro conto foi muito melhor.




Caroline.Garcia 13/09/2020

A Bela e a Fera história original
Vale muito a pena conhecer a história original que inspirou tantas outras, bem diferente do conto de fadas que conhecemos mas muito surpreendente! Madame de Villenueve tem meu respeito ??
comentários(0)comente



quelramosss 20/03/2022

A Bela e a Fera
achei essa edição da zahar muito boa, e a introdução realmente me prendeu. quanto as histórias, tenho que dizer que me perdi bastante na original, da madame de villeneuve, mas gostei bastante da clássica, da madame de beaumont!

"eu já estava resolvido a voltar a ser fera, preferindo isso a perder a esperança de ser o esposo de jovem tão virtuosa e encantadora. mesmo com o segredo de sua origem permanecendo para sempre um mistério para mim, a gratidão e o amor nem por isso teriam deixado de me sussurrar que, possuindo-a, eu era o mais afortunado dos homens!" ? a bela e a fera, madame de villeneuve
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



399 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR