A Bela e a Fera Madame de Beaumont
Madame de Beaumont
Madame de Villeneuve

Resenhas - Bela e a Fera

CAcera3 23/10/2021

Essa edição contém duas versões da história da Bela e a Fera e ainda conta com um texto de apoio contando sobre elas e possíveis origens e inspirações dessas histórias.
A primeira, da Madame de Beaumont, é bem curta e foi inspirada na história seguinte. Porém é a que mais conhecemos, que está presente em adaptações para o cinema e etc. Tem umas poucas diferenças, mas muito próximo do que está no nosso imaginário.
Já a contada pela Madame de Villeneuve tem uma parte da história que conhecemos porém ela vai além, é mais completa. Nela saberemos a origem desses dois personagens, o que os levou a tal destino.
É uma história bem fantástica, muito gostosa de ler, rápida e interessante.
A primeira versão é daquelas que dá pra ler para nossos filhos antes de dormir e a outra para as crianças lerem e ficarem fascinadas.

?É mais fácil raciocinar sobre o amor do que vencê-lo.?

Karen Costa 18/09/2020

Bela é uma jovem doce e sonhadora que deseja mais do que uma vida pacata na pequena cidade de Villenueve. ... Com o passar dos dias, Bela vai aprender sobre a Fera e seu misterioso castelo e criados, e descobrirá que existe uma história mágica por trás de tudo isso, e que ele pode ser muito mais do que um monstro

YooJi 25/12/2021

Eu amo a bela
Eu amo essa história e nunca me canso de ler a história ou ver o filme. Definitivamente uma das minhas favoritas sempre aquecendo a minha criança interior.

Elisa.Aguiar 06/01/2022

É uma edição simplesmente lindaa, que trás duas versões da história. A versão clássica é parecida com as que normalmente conhecemos, porém a versão original trás um final totalmente novo e confesso que pra mim até surpreendente. Porém por ser um livro com uma linguagem bem antiga em alguns pontos fica bem arrastada para ler mais nada que acabe com a vontade de saber o que vem depois.
Minha primeira leitura de 2022 e que na minha opinião começou muito bem!

Naty Alves 15/09/2021

Além das aparências, lembranças da infância
Quando eu era pequena meu irmão me deu o desenho de A Bela e a Fera de presente, a eu amei, não só pela história, mas porque Bela amava a leitura, tá aí um belo insentivo não é mesmo? (E fiquei mais encantada ainda, quando Fera deu aquela biblioteca de presente pra ela), daí tivesse alimentado o sonho de ter a minha própria biblioteca gigante. ???

Então anos depois descobri essa beleza da Zahar, com as versões (originais, sim porque esse é o registro delas escritas).
E pensei porque não, nunca se perde por revisitar, ou conhecer uma nova visão sob um clássico da infância, então eu fui lá. E agora concluindo a leitura posso dizer que foi uma viagem maravilhosa, (não o tempo todo), mas valeu super.

Primeiro de tudo a uma diferença bastante considerável na escrita das autoras, Madame de Beaumont, foi preceptora (Professora de meninas), e a gente vê como leitor claramente que a história é : 1) versão mais curta 2) Há muitos valores morais, denotando a honra, e a virtude. 3) Os personagem apesar disso não são aprofundados 4) A autora demostra preocupação, com a educação demostrando o quanto Bela gosta de ler
5) Há uma moral/lição como é comum nos contos infantis de antigamente, buscando ensinar. 6) A ideia de conseguir um bom casamento, (Que dê dinheiro), é algo muito presente aqui.
7) A versão curta de Beaumont se aproxima da que nós conhecemos (Disney em parte é claro).

Já na versão de Villeneuve há mudanças significativas é bem mais longa ( Mais do que imaginei), bem mais lenta, e com muito mais carga emocional, aqui o leitor consegue observar o caráter, e as ações dos personagens. Porém aqui Bela ainda que conserve suas virtudes por vezes é menos intuitiva, e pouco (Nada perspicaz), o principe ou Fera não me cativou tanto assim, achei ele ora egoísta, ora chato, ora manipulável, entre outras coisas.

Ainda sim, ver o passado de ambos me agradou assim, como ver a influência das fadas na história, a mensagem acaba sendo a mesma aquilo de ver além das aparências. Ainda que inveja, violência, vingança, preconceito social, se façam notar, e essa não é uma versão para crianças.

Também notei que franceses gostam dessa ideia de a Bela que se apaixona pela Fera; O corcunda de Notre Dame, e O fantasma da ópera que o digam. Será foi daqui a inspiração?
No final acabei gostando mesmo, afinal é felizes para sempre que se termina né? Pelo menos nos contos de fadas.

PS A versão cinematográfica de 2014 Franco alemã me lembrou em parte o conto de Villeneuve.

Aline 07/03/2022

A Bela e a Fera
Antes de mais nada tenho que falar dessa edição linda da Editora Zahar, que conta com capa dura e é de um de ótimo material!!!
Vamos à história: nessa edição encontramos duas versões da tão conhecida história de A Bela e a Fera. A primeira e mais curta é a que mais se assemelha ao clássico da Disney. A segunda e mais completa, nos traz o antes da Bela e da Fera, ou seja, nos conta o que aconteceu antes do encontro deles. É muito legal adentrar fatos desconhecidos, porém devo confessar que a leitura se torna um tanto cansativa, o que não torna o livro ruim, até porque não tem como essa história que encanta gerações se tornar ruim. Indico a leitura!

Diana 11/10/2022

A história mais incrível da Bela e da Fera
Esqueça tudo que você conhece sobre A Bela e a Fera. O conto original é incrível, com histórias, dramas, reviravoltas e muito romance! Eu fiquei ainda mais encantada com o meu conto de fadas preferido.

Kelly222 27/05/2021

o choque de realidade foi muito grande MEUDEUS não sei quantas vezes eu pensei "nooooossaa no filme não é assim né"
Gostei muito pq agora sei a história original, porém algumas preferências da adaptação cinematográfica permaneceram.

vickvigarista 08/06/2021

A Bela e a Fera
Pelo amor de Deus, que livro chato! Empurrei essa leitura até não suportar mais. Entendiante, monótono, maçante. Mesmo sendo um livro curto! Amo a história de A Bela e Fera, sempre foi uma de minhas princesas preferidas. E confesso que foi interessante saber a história original. Mas, para ser bem honesta, não tenho ideia de como consegui acabar esse livro. Devo ter dormido no mínimo umas 10 vezes durante a leitura.

Thalita - @voandopelaestante 11/10/2022

A Bela e a Fera é uma história conhecida por muitos e é um dos livros que mais possui releituras, ou seja, muitos autores(a) se inspiraram e se inspiram ainda nessa história para criar seus próprios livros. Eu só havia assistido as adaptações de A Bela e a Fera e fiquei bem curiosa quando vi o livro para saber o que tinha de diferente.

A história possui 2 versões sendo elas: a Versão Original de Madame de Villeneuve de 1740 e a Versão Clássica de Madame de Beaumont de 1756.

Ambas são bem parecidas referente ao pai de Bela ser comerciante e perder toda a riqueza, roubando uma rosa no jardim da Fera e Bela indo no lugar dela para ficar com a Fera, porém o que difere as duas versões é que Madame de Villeneuve pesa mais no quesito crueldade e dá um aspecto mais sombrio para a história e trazendo pelo seu ponto de vista a maldade que era exercida pelo homem naquela época. Já a versão de Madame de Beaumont (que inclusive foi a que gostei mais) é basicamente a história que conhecemos do filme com algumas diferenças que foram amenizadas para a adaptação.

No geral eu gostei bastante, achei legal conhecer a história original e conhecer mais sobre as autoras também pois tem uma breve introdução da vida delas aqui nessa edição da Zahar e eu achei essencial para compreender mais a história. Mesmo não sendo minha princesa favorita, eu gosto muito da história de A Bela e a Fera.

Uma curiosidade que acho interessante colocar aqui é que essa história pode ter sido baseada em fatos reais, e esse caso seria o de Pedro González um espanhol que apresentava a chamada 'síndrome do lobisomem' que foi dado de presente a um monarca da França que o tratava como cão e (resumindo bastante pois é longa essa história) decidiu casar ele com uma moça do reino sem que ela soubesse até o dia do casamento. Sério gente essa história é absurda, mas vão pesquisar e depois vem me falar o que achou.

AnaPAssis 16/02/2020

Duas versões clássicas de uma história que marcou minha infância, e tanto me encantou.
A versão da Madame de Beaumont é bem curtinha, para se ler em um dia...
Já a da Madame de Villenueve é mais robusta, tem mais personagens, vários acontecimentos além daqueles popularizados pela Disney.
Enquanto a primeira é claramente infanto juvenil, a segunda me parece ser voltada para um público mais adulto.
Apesar de todas as diferenças entre essas versões e a da Disney, gostei muito de conhecer essas histórias.

Vivian Yamassaki 23/01/2022

Achei bem interessante conhecer a história original da Bela e a Fera. Nunca imaginei que tinha tanta coisa diferente hahaha...Mas ainda assim, prefiro a versão da Disney do que as duas do livro! No mais, a edição da Zahar está perfeita (capa, ilustrações, etc.).

Maria2058 06/12/2021

Encantador como deve ser!
Conhecer a verdadeira história que levou à Disney a criar uma das melhores animações, ao meu ver, foi realmente muito gratificante. É fato que a versão de Walt Disney é muito mais encantada, como deve ser. Porém a beleza por trás da realidade trazida pelas madames Beaumont e Villenueve é surpreendente!
Ainda que exista, mais magia ainda na história original. A verdade é que há muito mais por trás de A Bela e A fera, detalhes realmente muito bons que trazem um toque a mais a história?
Enfim, fiquei encantada, e agora de fato consagro com meu conto de fadas preferido ??

mari.a.na 09/12/2021

Gostei de conhecer as várias origens de um dos meus filmes disney favoritos. O trabalho feito na edição e os textos de suporte são incríveis!