Alan Turing: The Enigma

Alan Turing: The Enigma Andrew Hodges

Resenhas - Alan Turing

Cassio Kendi 22/01/2023

"Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges, é uma biografia abrangente e aprofundada do lendário cientista da computação e matemático Alan Turing. O livro investiga a vida, o trabalho e o impacto de Turing no campo da ciência e tecnologia da computação.
Hodges faz um excelente trabalho ao retratar Turing não apenas como uma mente brilhante, mas também como um indivíduo complexo e multifacetado. O livro cobre seu trabalho inovador em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial, onde desempenhou um papel crucial na quebra do código alemão Enigma, bem como suas contribuições pós-guerra para o campo da ciência da computação teórica.
Um dos pontos fortes do livro é a maneira como Hodges integra perfeitamente a vida pessoal e as lutas de Turing, incluindo sua homossexualidade e subsequente condenação por "atentado violento ao pudor", na narrativa. Dá aos leitores uma compreensão abrangente do homem e do impacto que os preconceitos sociais tiveram em sua vida e obra.
No geral, Alan Turing: The Enigma é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada na história da ciência e tecnologia da computação ou na vida de uma das figuras mais importantes do século XX. A escrita de Hodges é envolvente e acessível, tornando-a uma escolha perfeita tanto para especialistas quanto para leigos."
A resenha acima foi escrita não por mim, mas pelo ChatGPT. Alan Turing estaria orgulhoso.
---
Para dar um pouco mais de contexto, o Teste de Turing, chamado por Alan Turing de Jogo da Imitação, é um teste para verificar se uma máquina pode se passar por um humano. Imagine aqueles chats de auto atendimento que várias empresas utilizam hoje, mas que você possa perguntar e falar sobre qualquer assunto. Se mais de um terço das pessoas que conversam com essa máquina por mensagens de texto acreditarem que estão falando com um humano, então o teste é considerado bem-sucedido.
---
Para dar mais algumas considerações humanas: quando estava terminando o livro, um polonês veio puxar assunto na área comum do hotel: “Você sabia que o filme está errado, não sabia? Foram os poloneses que atacaram primeiro o Enigma”. Respondi que sim, que o livro realmente aponta para o fato de que a versão inicial da máquina que quebrou o código alemão foi criada por um grupo de poloneses, e os britânicos (dentre eles, Alan Turing) auxiliaram posteriormente nas adaptações da máquina frente às modificações feitas pelos alemães no código. Filmes normalmente focam e amplificam a influência do personagem principal para efeitos dramáticos, mas o livro deixa claro que, apesar de sua contribuição inegável, Alan Turing era um de uma enorme equipe de Inteligência dos Aliados na 2a Guerra. Do ponto de vista de pesquisa histórica, o autor faz um excelente trabalho, costurando por meio de cartas, papers e outras fontes toda uma vida que, não fosse pelo livro, poderia ser muito menos conhecida para o público geral hoje.
De ponto negativo, achei a escrita bem densa nas partes técnicas. O autor do livro é um matemático, então explica várias das teorias envolvidas no trabalho de Turing com um certo grau de detalhes, o que foi difícil de acompanhar mesmo eu tendo me formado em engenharia. Mas é possível pular essas partes sem muito prejuízo para a leitura.