As dores do mundo

As dores do mundo Arthur Schopenhauer




Resenhas - Dores do Mundo


112 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Emmily 04/06/2024

O livro, de fato, cita as prepotências de uma civilização. Dita ao todo, as ações do homem e como isso o leva a sua própria ruína. Fala sobre o amor, a política, o egoísmo, a morte e etc... Achei um livro essencialmente necessário para ser lido, de forma que possamos entender e compreender a sociedade e emoções e sentimentos não reconhecíveis.
comentários(0)comente



Henrique109 27/05/2024

Um livro que explora a visão do autor em temas diversos
O livro se prestou a ser uma coletânea e apresentar o pensamento do schopenhauer em diversas áreas da filosofia. A edição para o entendimento das ideias foi muito sagaz na ordem que colocou os temas, ao mesmo tempo, o livro depois do capítulo sobre a morte perdeu muita força em segurar o leitor e manter a leitura satisfatória que o schopenhauer sempre nos dá, mas nunca chega a ser uma leitura exaustiva.
Falando mais especialmente sobre os conceitos introduzidos por ele, toda metafisica do amor é um deleite a quem tem vontade desse tema, apresenta uma visão bem natural e ao mesmo tempo fundamental para todos os temas seguintes, a parte sobre as mulheres é mais complexa de se "defender" mas mesmo assim schopenhauer se mantém na sua metafísica. Por ultimo gostaria de ressaltar o fato de como ele trata a piedade e o egoísmo de uma maneira que implica naturalidade e coexistência onde muitos outros filosofos pensaram apenas nos extremos.
Salvos esses temas citados, os outros em comparação se mostram muito fracos ou com pouco embasamento, claramente o trecho sobre a política, não foi um tratado super elaborado e sim apenas ideias que a princípio pareciam condizer com sua teoria metafísica e nada além disso.
comentários(0)comente



Caroline457 04/05/2024

Dor: A Conexão Universal
Livro retrospectivo, dividido em múltiplos ensaios repletos de reflexões negativas sobre a ética e moral humana. O que mais me marcou em ?As Dores do Mundo? foi o pensamento do autor acerca da dor, onde o mesmo afirma que sem as desgraças e o sofrimento humano não existiriam grande parte dos questionamentos que servem de base à sociedade atual.

Segundo Schopenhauer, este aspecto é o responsável por impulsionar pensamentos voltados à religião e à filosofia, sendo, portanto, muito mais útil do que quando comparado aos poucos momentos de alegria e contentamento que ocorrem em nossas vidas. Gostei bastante da parte em que é citada a arte como um dos únicos meios de escape da angústia, sendo também uma forma de atribuir significado para a existência.

Achei uma obra excelente, te põe bastante para refletir. O único trecho que me ?chocou? foi aquele no qual o filósofo caracteriza as mulheres como seres distantes da racionalidade, sendo caracterizadas por uma visão bem negativa.


?Se refletirmos sobre como a miséria e os infortúnios são geralmente necessários para a nossa libertação, reconheceremos que deveríamos invejar menos a felicidade do que a desgraça dos nossos semelhantes.?
comentários(0)comente



Leareminds 04/05/2024

Creio que Schopenhauer conseguiu materializar com maestria seus pensamentos nesse livro. Um livro curto, com fluidez na leitura, mas que também apresenta densidade quanto as ideias apresentadas.
Foi uma leitura prazerosa.
comentários(0)comente



Luiz358 05/04/2024

Livro que todos deveriam ler.
Entrei numa ressaca literária, voltei à leitura com esse livro. Mesmo demorando um bocado para terminar, consegui aproveitá-lo bastante.
Alguns podem achar o autor pessimista, mas o acho muito realista, isso sim. O livro que mais grifei, com certeza.
Vale muito a pena, para refletir.
comentários(0)comente



luciamorim 29/03/2024

A visão pessimista dele é bastante sinistra, realmente trás a tona as dores do mundo na qual não conseguimos engolir tal realidade. Trás uma tristeza bem difícil, pois é inevitável não questionar a vida enquanto você ler as dores que ele te joga.

Tirando o capítulo onde ele "esboça sobre as mulheres" (me trouxe muita curiosidade de como ele chegou a ter esse pensamento) Trás muito aprendizado.

Não aconselho ler se você tem gatilhos sobre a vida.

"Se a nossa existência não tem por fim imediato a dor, pode-se dizer que não tem razão alguma de ser no mundo. Porque é absurdo admitir que a dor sem fim que nasce da miséria inerente à vida e enche o mundo seja apenas um puro acidente, e não o próprio fim. Cada desgraça particular parece, é certo, uma exceção, mas a desgraça geral é a regra."
comentários(0)comente



Kemilly85 16/03/2024

Livro profundo
A felicidade, portanto, está sempre no futuro ou no passado, e o presente é como uma pequena nuvem sombria que o vento impele sobre a planície cheia de sol; diante dela, atrás dela, tudo é luminoso, só ela projeta sempre uma sombra.

- As Dores do Mundo
comentários(0)comente



leticiagnunes 26/02/2024

Pensamentos filósofos e misoginia
Esse livro basicamente resume e introduz ao pensamento de Schopenhauer, e é um pacote completo de pensamento deste filósofo, pensamentos de machismo horrendo e difíceis de ler,e defesa à vida animal, um livro que realmente resume sua filosofia pessimista.
Em vários pontos dessa obra ele trabalha diversos temas, em " o amor" diz que é caracterizado como puro interesse sexual para reprodução. Schopenhauer afirma que o amor nada mais é do que uma máscara para o desejo que se possui de produzir descendentes. Toda a humanidade caminha em prol dos seres vindouros e, mesmo que não se tenha consciência, amar alguém é sempre decidir pelo bem de seu sucessor.
Mas onde realmente me chocou e quase desisti da leitura foi suas falas em "esboço acerca das mulheres", ele falou tanta asneira que revelou muito além do preconceito do passado, nele ele literalmente descreveu a mulher como um ser inferior ao homem e que seu papel era servir. Foi algo extremamente desconfortável de ler, e ele parecia realmente ter um ódio particular com o gênero feminino, e em especial as mulheres europeias, então tive que pesquisar um pouco por fora de onde vinha tanto esse ódio.
Aparentemente sua vida foi repleta de relação ruins com as mulheres, desde de sua mãe até seus relacionamentos fracassados, o principal é que no seu tempo já havia mulheres que lutavam contra os papéis propostos pra elas em sua sociedade, e mulheres que não seguiam esse papel, ele permaneceu até o fim da sua vida com a crença da mulher inferior, e nunca retratou esse pensamento.
É por esse motivo que não recomendo esse livro, sua filosofia sobre o mal ser a única coisa certa na vida é interessante, mas o seu desprezo pela mulher o torna a última coisa que quero ler. (Sério, tudo que ele falou das mulheres é encontrado por podcasts de homens que justamente falam mal das mulheres hoje em dia, um fenômeno um tanto curioso). Enfim, sinto que perdi meu tempo nessa leitura, eu peguei esse livro para ler por causa do título, e me surpreendi negativamente com os pensamentos desse homem, algo que nem a época que foi escrita justifica
comentários(0)comente



islbeisa 05/02/2024

? Se não existissem cães, não gostaria de viver.
Foi uma leitura muito fácil de se entender, ver tudo pela perspectiva de outra pessoa foi muito interessante. Recomendo esse livro até pra quem tá começando a ler sobre esse autor, pois neste vem uma biografia dele completa onde se entende o porquê dele ter uma visão tão niilista sobre a vida, apesar de alguns capítulos serem bem difíceis de ler pois as opiniões do autor para o momento atual não cabem mais, como o seu pensamento sobre as mulheres. O livro, diante de várias reflexões me fez refletir também: Como se pode querer uma visão boa e feliz sobre a vida, se a mesma te fez sofrer?
comentários(0)comente



Dumalis 30/01/2024

Ufa
De fato é uma obra onde tem muuuita reflexão e verdades, porém o autor é de uma época que traz opiniões (como é o caso da reflexão voltada para as mulheres) que me fizeram querer parar de ler, de tão enorme o absurdo!
Mas eu tento compreender a época e tirando a parte ruim, a parte boa vale a pena ser lida!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tuturu 04/01/2024

A visão pessimista de mundo do Schopenhauer pode soar sombria e pouco útil para a vida, mas quando se para para analisar pode-se tirar boas notas dela. É uma perspectiva um tanto quanto triste, mas pode te ensinar a encarar o mundo de outra forma. Uma vez superado o problema que ela acompanha, pode até mesmo ser bonita. Em resumo...

"Querer é essencialmente é essencialmente sofrer, e como o viver é querer, toda a existência é essencialmente dor. Quanto mais ávido for o ser, mais sofre".

O sofrimento é um traço adjunto da condição humana. Viver é essencialmente sofrer. Este sofrimento só irá acabar verdadeiramente na morte. Por pior que possa possa parecer, o sofrimento é uma característica fundamental da vida; uma condição necessária para a sua existência. O grande dilema da vida é encontrar uma forma de combater este sofrimento e encarar o absurdo.
comentários(0)comente



Mário 03/01/2024

Sincerão
Embora com algumas opiniões intragáveis à realidade atual, especialmente em relação ao valor social conferido às mulheres, não se pode negar a extraordinária capacidade do Autor de compreender e traduzir as leis da vida e sociais, os dogmas, crenças e comportamentos individuais, tudo de uma maneira direta e extraordinariamente ácida.
comentários(0)comente



jonesygirl 15/12/2023

Interessante
As colocações dele são bastante interessantes em tópicos específicos. sobre mulheres, é claro, misoginia. concordei bastante com as colocações sobre a religião e moral, mas agora sobre amor não fez muito sentido racionalizar emoção e sentimentos... uma leitura fácil e interessante, valeu a pena
comentários(0)comente



gabiomg 06/12/2023

Que reflexões sensacionais, MAS?
Esse livro me promoveu reflexões sensacionais, de precisar ler várias vezes as mesmas páginas para entender e refletir melhor sobre todas os conceitos. Schopenhauer era com certeza um homem de uma magnitude reflexiva gigantesca, PORÉM, que machista desgraçadooooooooo, faltou muito pouco para eu parar a leitura deste livro e quase não consegui ler o capítulo sobre as mulheres, de tão desprezível e machista sua colocações sobre as mulheres.
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR