Arqueologia

Arqueologia Pedro Paulo Funari

Resenhas - Arqueologia

ohtori 04/05/2024

Exelente, o autor busca informar para o leitor sobre a arqueologia de forma detalhada, também com argumentos críticos.

Duda 02/09/2022

Um ótimo livro de introdução a arqueologia, explica cada detalhe de maneira prática e de fácil entendimento! Um baita livro do Funari.

Rafa 25/03/2022

Das telas de cinema para realidade nua e crua. É indiscutível toda fantasia e “efeitos especiais” nos filmes do Indiana Jones, um destemido arqueólogo que enfrenta diversos obstáculos e até mesmo colocando em risco sua vida, o papel do arqueólogou ganhou grande destaque com os filmes da franquia “Indiana Jones”. Porém! A realidade é outra.

O professor Pedro Paulo Funari, traz uma obra completa, mostrando toda jornada de trabalho de um arqueólogo, desde pesquisa dentro de um laboratório até sair para o campo e fazer escavações.

Vale lembrar que esse livro é recomendado para os leitores que buscam conhecer a rotina de trabalho de um arqueólogo e conferir diversas etapas de uma descoberta cientifica durante uma escavação, até chegar o momento de catalogar e publicar essa descoberta para revistas especializadas.

Pedro Paulo Funari possui uma escrita bem dinâmica e didática, trazendo pontos importantes da jornada de um arqueólogo, desde sua formação até o mercado de trabalho no Brasil. São capítulos curtos, trazendo ilustrações, tabelas e infográfico. Uma leitura fluída logo no primeiro capítulo.

Outro ponto que merece destaque é do autor trazer em seu livro, toda origem histórica dos arqueólogos, além de apresentar os pioneiros dessa nobre e heroica profissão. O livro possui uma excelente diagramação, com bons espaçamentos e uma fonte adequada para leitura.

Não se engane pelo tamanho do livro! São 126 páginas de muita informação para o leitor ir desbravando todo o caminho do arqueólogo. O autor soube ser direto ao ponto, passando toda sua experiência e estudos para aqueles que são curiosos por essa profissão.

Vale a pena? Com toda certeza! Um livro extremamente didático, trazendo toda realidade de um arqueólogo, o lado bom e ruim da profissão e toda história desse que é uma das áreas mais interessantes, podem desvendar o passado através das escavações.

Carol 04/03/2021

Um convite a arqueologia
Importante livro para os que buscam conhecer o processo arqueológico e a profissão. É um livro de fácil compreensão e muito interessante. Fiquei mais apaixonada pela área.

Moyarte 31/03/2010

Afinal, o que é arqueologia?
O livro do professor Funari (Unicamp) é uma ótima opção para quem tem interesse em saber mais sobre Arqueologia e não sabe por onde começar sua pesquisa.

De fácil compreensão, a publicação é destinada para o público acadêmico e não acadêmico.

Mas, não se engane com o título simples e direto da publicação ou com sua dimensão física. Não estamos falando de uma abordagem superficial. É uma obra bem escrita, que discute os mitos que envolvem a profissão, aborda o percurso histórico dos estudos arqueológicos e serve de guia para os interessados em ampliar os conhecimentos na área.