Tiny Pretty Things

Sona Charaipotra

Resenhas - Tiny Pretty Things

Ivy (De repente, no último livro) 08/04/2023

Tiny Pretty Things
Esse livro tinha tudo para ser bem melhor do que foi, embora tenha dado 4 estrelas (porque o final salvou o livro), confesso que foi cansativo ler. O livro basicamente fica narrando o dia a dia de três bailarinas e tudo consiste em intriguinhas de garotas e intermináveis ensaios de ballet. Esperava uma leitura ais dinâmica e mais ácida também, até aqui as personagens ainda estavam mornas.

O livro vem narrado sob três diferentes pontos de vista: Gigi, a boa moça. Bette, a abelha rainha. E June, a vilãzinha invisível. Não consegui conectar com nenhuma das três, mas a melhorzinha acabou sendo Bette, uma personagem mais complexa do que parecia, que fugiu um pouco do clichê de sempre. June também tem seus momentos interessantes.

A ambientação, toda focada em um conservatório de dança, é bacana, é interessante, mas ficava cansativo quando absolutamente nada acontecia. O livro pecou pelo excesso de páginas, muita rotina e poucas reviravoltas. Lá pelos 75 % de livro as cosias começam a esquentar e o mistério vai ganhando uns contornos mais sombrios, até culminar com um final bem bacana, que conseguiu me deixar curiosa para o que virá (mas ainda com preguiça para suportar mais 400 páginas de talvez muita enrolação).

Não sei se recomendaria este livro à todos, ele é cansativo na primeira metade e muita gente ia querer abandonar mas... pra quem insiste e se aproxima do final, a leitura vai valendo mais a pena ( a coisa é ter paciência de ir até o final).

Julli 14/03/2023

Muito bom!
O livro é muito bom. O livro que inspirou a série "O preço da Perfeição", da Netflix, é bem diferente da série, mas tão bom quanto.

Valentine.Weis 12/02/2023

LITERALMENTE tudo poderia ter sido evitado se colocassem essas crianças na terapia desde cedo Q ÓDIO

Carolina Sanavio 17/07/2021minha estante
Ótima resenha ?

Anisans 17/07/2021minha estante
Obrigado *emoji de abraço* ???

Flora Airbender 16/10/2020

Típico enredo com potencial desperdiçado
O principal problema desse livro é a construção dos personagens. Podemos dizer que das protagonistas duas são vilãs (Bette e June) e uma é a mocinha (Gigi). Existem "justificativas" para a maldade das garotas: problemas com a família, insegurança, baixa autoestima, e o fato de Gigi ter uma família ótima e se destacar com facilidade. A narrativa é em primeira pessoa com POV das três, mas mesmo assim senti que faltou carisma e mais traços de personalidade em cada uma delas. Em alguns momentos June e Bette pareciam a mesma pessoa.

O livro é longo demais para uma história com poucos acontecimentos importantes. Não há grandes revelações e reviravoltas, os melhores segredos não são bem aproveitados. 98% da história se baseia em aulas de balé. Há poucos momentos fora da escola e as aulas normais tipo matemática e geografia não são mostradas nenhuma vez.

O que me surpreendeu foi o final, que eu jurava que seria uma porcaria mas acabou me dando vontade de ler o próximo livro, que talvez seja melhor que esse.

Apesar de ser uma história rasa, Tiny pretty things tem potencial para ser uma boa série teen (que já está sendo produzida). A ambientação de balé e colégio interno é bem interessante embora fosse melhor se tivesse mais segredos e suspense. E a trama não é totalmente superficial, aborda temas importantes como sexualidade, competitividade, ambição e autoestima.

btrz95 21/07/2020

A minha experiência com o livro foi boa. O livro não é ruim, cumpre bem a promessa de um drama adolescente, mas as personagens principais não me conquistaram. Não criei nenhuma ligação com elas, acabei lento para saber o que aconteceria, mas sem me importar realmente em como seria o fim de cada uma, o que tornou a história um pouco arrastada em alguns momentos.

Além disso, acho que o enredo falhou na evolução de algumas questões abordadas. Eu sei que não é uma regra para todo problema apresentado ter uma solução, mas alguns dos principais temas (como racismo, distúrbio alimentar, bullying) não sofreram nenhuma espécie de desenvolvimento, nem para melhor nem para pior, continuaram lá sem nenhuma alteração, sem nenhum personagem fazer nada a respeito. Outro fator que tornou a trama um pouco cansativa pra mim.
Dunaz 12/07/2023minha estante
Oi, por gentileza, você leu em inglês ou em português?

Lauraa Machado 14/01/2018

Esperava que fosse mais divertido
Quando encontrei esse livro pela primeira vez, já soube que ele seria cheio de intrigas, segredos e drama adolescente, em um dos meios mais competitivos possíveis - o balé. Além disso, ele tem mesmo uma diversidade interessante, personagens complexos e cheios de questões a serem exploradas e uma escrita que não deixa muito a desejar. Ele é praticamente tudo que eu esperava que fosse, mas ainda ficou longe de se tornar um livro que eu adoro.

A começar pelas personagens. Elas são mesmo complexas, cada uma tem seus problemas e algumas qualidades (raras), mas, ainda que eu não odeie nenhuma delas, não consegui desenvolver nenhum carinho por elas. Não me importo realmente com o que vai acontecer no segundo livro ou com o que aconteceu já nesse. Aliás, talvez seja maldoso da minha parte, mas durante pouco mais da metade do livro, achava que não tinha tido drama o suficiente, principalmente em relação à Gigi.

O livro não é chato, ou mal escrito ou tem qualquer defeito muito terrível, mas achei que ia me divertir mais, que fosse curtir até mesmo as cenas mais dolorosas. O drama dele não é divertido como uma novela exagerada, e durante muito tempo fiquei com a impressão de que não estava acontecendo nada direito, que a história estava enrolada. Pode ser porque as autoras resolveram fazer quase um ano passar, o que arrastou muitas questões do enredo. Mas talvez seja só porque as protagonistas não me convenceram a me importar com elas.

A Gigi é a perfeita o tempo inteiro, a Bette só pensa em uma única coisa inútil (e não é balé), não parece nunca ter qualquer progresso e a June só fala, nunca toma uma atitude sobre nada. Fiquei um pouco entendiada com o ritmo de tudo antes da metade. O final é bacana até, mas estou torcendo aqui para o segundo livro subir o nível desse, já que a duologia tinha potencial para ser incrível e ainda não o alcançou.
Andréa Araújo 15/01/2018minha estante
Pela capa e sinopse, também achei que seria mais divertido haha

Bella Nine 05/04/2019minha estante
Eu de cara imaginei que não fosse tão simples assim por conta do número de páginas e por se tratar de uma duologia. Fora que ballet é super competitivo e o perfeccionismo é comum entre os bailarinos. Tô lendo o livro é gostando bastante por soar real

Raquel 30/05/2020minha estante
Amg onde você achou esse livro pra ler?

Bella Nine 30/05/2020minha estante
Na Amazon Brasil . Tem tanto o livro físico quanto o ebook

Raquel 30/05/2020minha estante
Vou esperar o dólar baixar k

Lisaclarck 19/08/2017

Meninas malvadas
Confesso que comprei o livro pela capa e pelas postagens incríveis que eu via sobre ele. Ao ler a sinopse, descobri que se tratava de um livro sobre bailarinas e pensei que seria mais algum cliché fantasioso, fiquei muito feliz por estar enganada.
O livro conta a história de três bailarinas, Bette, Gigi e June. As três estudam na mesma escola, Manhattan ballet school, na qual forma bailarinos profissionais.
Bette vem de uma família tradicional na escola, sua irmã Adele foi uma das estrelas da companhia e por isso, ela se sente na obrigação de ser destaque. Loira, olhos azuis, o tipo de garota americana perfeita. Bette quer ser exatamente isso, perfeita.
Gigi é a aluna nova, veio da Califórnia e logo de cara vira bailarina destaque. Talentosa e dedicada, é a única garota negra. Ao conseguir papéis importantes nas danças Gigi sofre ameaças, ela então deve tomar cuidado e não confiar em ninguém, essas meninas são capazes de qualquer coisa para se manterem no topo.
June é koreana, porém nunca conheceu seu pai e está sendo ameaçada por sua mãe, que diz que ela sairá da escola por ser sempre a substituta e não fazer parte do elenco principal. June passa por várias críticas e preconceitos, por causa de seu rosto asiático, mas para provar que ela tem futuro na dança ela se vê fazendo coisas que poderá se arrepender.
Amei o livro, ele trata de competição e a verdadeira realidade das bailarinas, o preconceito, ameaças, problemas psicológicos e romance entre dançarinos. Recomendo à todos que procuram por uma leitura diferente do romance comum.
"Obsession is the wellspring of genius and madness"
Raquel 30/05/2020minha estante
Onde você achou o livro pra ler?

Lisaclarck 30/05/2020minha estante
Eu comprei pela Amazon

Obg mo

Nicoly Mafra 06/03/2017

Resenha - Tiny Pretty Things
Eita, que livro bom! Há um tempo atrás fiquei com muita vontade de ler um livro sobre bailarinas e pesquisei um pouco na Internet e encontrei este livro; a sinopse me deixou muito curiosa, li muitos comentários positivos, mas não esperava que esse livro fosse tão bom!

Tiny Pretty Things conta a história de três bailarinas - Gigi, Bette e June. Gigi é a garota nova, acabou de chegar da Califórnia e é a única bailarina negra de sua escola; ela possui muito talento e ama dançar, mas precisa tomar cuidado, a sua paixão pode acabar a matando. Bette não lida bem com derrotas, ela sempre que estar em destaque, ter o papel mais importante das apresentações, e essa sua sede pela fama ficou ainda mais intensa depois que sua irmã mais velha se tornou uma grande bailarina e o orgulho da família. June é muito perfeccionista; preocupada com seu corpo e ensaiando sempre que possível, June precisa conseguir o papel principal da apresentação para mostrar para sua mãe que ela possui sim um futuro como bailaria, caso contrário sua mãe irá tirá-la da escola e ela não poderá mais dançar. Três excelente bailarinas e apenas uma posição de destaque; algumas irão cometer alguns sacrifícios para atingir seus objetivos, outras irão tornar a vida de sua concorrente um inferno.

Esse era exatamente o livro que eu estava procurando; competição entre bailarinas, MUITO drama, com um enredo incrível que vai ficando cada vez melhor; muita diversidade e assuntos polêmicos, e é claro, com uma escrita maravilhosa e incrivelmente viciantes.

Tiny Pretty Things é um livro maravilhoso e eu super recomendo a leitura! Estou louca para ler o segundo livro, Shine Broken Pieces - acredito que é uma duologia - e descobrir o que irá acontecer com essas três garotas.

site: www.instagram.com/nickmafra