A Tecelã

A Tecelã Barbara Black Koltuv
Barbara Black Koltuv

Resenhas - A Tecelã

Nathália 06/04/2024

Mesmo contendo menos de 150 páginas não foi uma leitura rápida. Levei quase 2 meses para terminar. O tema é muito interessante, porém tive dificuldade para entender alguns conceitos, até por não ser da área de psicologia. Um livro que traz muitas reflexões sobre o feminino.

Cecí 16/02/2024

Fiando e desfiando os fios do nosso Eu
"Não existe uma definição completa da mulher. Uma mulher é uma experiência e uma energia feminina que tece, que é tecida, que é desfeita e que se movimenta".

Quando comprei esse livro estava fazendo um curso sobre Manualidades. Esperava que a narrativa tivesse como foco as relações entre o fazer feminino e sua psique - o que não aconteceu. Expectativas a parte: a leitura começou fácil e deslizei por ela com facilidade até tropeçar na teoria psicanalítica propriamente dita. Self, Ego e Animus se transformaram em um grande novelo emaranhado que só foi posto em ordem (com alguns nós, importante pontuar) quase no fim do livro.

É, no fim das contas, um grande apanhado de reflexões sobre os mitos e processos que compõe a mente de uma mulher.

Karinna.Zarro 14/08/2022

O início parece meio confuso mas com certeza é uma leitura enriquecedora pra toda mulher. Um livro importante pra quem quer ampliar a visão sobre o feminino.

Jo 21/02/2022

Esclarecedor, inquietante, muito complexo e as vezes confuso, mas uma leitura muito muito interessante pra quem gosta de ler sobre arquétipos e psicologia feminina segundo Jung

Katita 30/04/2021

Ancestralidade feminina
Com conexão ao que relaciona-se a feminilidade e a natureza em sua crua existência a construção social do patriarcado e a expressiva exposição negativa da figura feminina, a autora sugere o recomeçar e o reconecctar com o que há de mais verdadeiro e transparente no animus. O reconhecer mais sincero da relação maternal e de como a interferência existe nos demais relacionamentos e naturlamente nas escolhas da vida. É fabuloso as sugestões de resignificar e quebrar os padrões.

Livia790 09/03/2021

Livro difícil de ler, muito acadêmico e que traz algumas figuras famosas mas sem contar sua história o que me deixou por várias vezes perdida.
Li no grupo de estudos que participo chamado Mulheres em Profundidade. Associamos os ensinamentos do livro com o capítulo da Selva Subterrânea de Mulheres que Correm com os Lobos. O que me interessou foi entender o que é meu Animus e poder tentar evitar seus ataques.

Lari | @leiosonhando 08/03/2021

Um livro lindo que toda mulher que está em busca do seu feminino deveria ler.

E leitura obrigatória para as psicólogas!!!

Poesia na Alma 12/08/2020

Uma Jornada Iniciática Rumo à Individuação Feminina
Li A Tecelã - Uma Jornada Iniciática Rumo à Individuação Feminina, de Barbara Black Koltuv, Editora Cultrix, há algum tempo e desde então, fiquei sonhando em ter meu exemplar, visto que o que havia lido fora emprestado. Este ano, o Grupo editorial Pensamento resolveu relançar uma nova edição desta obra que compõe série Biblioteca Junguiana de Psicologia Feminina.

saiba mais aqui - http://www.poesianaalma.com.br/2020/08/resenha-uma-jornada-iniciatica-rumo.html

Tatiana221 24/07/2020

Muito bom o argumento sobre o arquétipo tecelã, conseguimos entender melhor nós mesmas