O Imoralista

O Imoralista André Gide




Resenhas - O Imoralista


47 encontrados | exibindo 46 a 47
1 | 2 | 3 | 4


Mario Miranda 16/04/2018

Ficção e Realidade se Confundem em Gide e Michel
O Imoralista foi meu primeiro contato com o Laureado com o Nobel de 1947 André Gide. Tendo conhecido diversos autores que foram agraciados com este prêmio dentro do espectro literário Francês, confesso que para mim faltou um pouco nesta obra. Apesar da sua boa narrativa, estrutura interna, utilização gramatical em maestria, os assuntos/críticas são abordados de maneira muito sutil. As principais são formuladas pelo conhecido do Personagem Principal, Ménalque, que criticará a formação Histórico-Religiosa de Michel.

O livro discorre sobre um personagem, Michel, que traz a luz seu passado recente aos seus amigos mais próximos: um casamento de conveniências, uma doença que quase lhe retirou a vida, projetos de estudo, uma tuberculose que aflige sua esposa. Um tema que palpita a todo momento é o interesse de Charles exclusivamente por personagens masculinos (um jovem árabe, Ménalque - O real Imoralista -, Charles): uma reminiscência das dúvidas do próprio Gide.

Em todo o livro notamos um caráter autobiográfico do personagem, seja na formação educacional de Charles/Gide, nas suas relações familiares, etc.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br
Anderson.Henrique 22/09/2018minha estante
Achei o livro bom, mas não excelente. Foi como vc disse, parece que faltou algo nesse livro.


Mario Miranda 24/09/2018minha estante
Li recentemente outro clássico dele "Os Subterrâneos do Vaticano". Achei melhor explorado, mais bem desenvolvido, contudo continuo achando que falta alguma coisa em suas obras. Vou dar uma última chance lendo "Os Falsos Moedeiros", seu livro mais aclamado.




NaN 17/01/2011

Um Nobel Imoral
Comecei a ler este livro me perguntando porque ele tinha ganho o Nobel de 1947, e quando terminei de ler entendi.
Este foi meu primeiro contato com o francês André Gide, já almejava ler Os Moedeiros Falsos, mas O Imoralista caiu primeiro em minhas mãos.

Miguel reune seus melhores amigos para contar-lhes sua história, do tempo em que eles estiveram distantes. No inicio Miguel está doente, e esta primeira parte do livro não é muito interessante, porém as seguintes nos mostra todas as reflexões sobre suas experiencias sobre a doença, a possivel cura, e tantas outras que se desonrolam com o enredo, focado em seu casamento com Marcelina.
Este é um livro que a todo momento eu tive de fechá-lo para tentar compreender minha própria imoralidade diante dos acontecimentos que a vida nos trás, uma frase memorável é: não se pode ao mesmo tempo ser sincero e parecer sincero. Sem citar a palavra moralidade, toda a narrativa mostra como o homem trata dessa questão.
Outro questionamento interessante é sobre a felicidade e o sentido de viver, a pergunta que o narrador faz à seus colegas e a si mesmo é se um escritor consegue viver enquanto escreve, ou a vida o atrapalha a escrever.

Com uma narrativa que te leva leve e profundamente "O Imoralista" é recheado de filosofia disfarçada no enredo. Válido para aqueles que apreciam um livro que possuí um intuito ou tão somente para quem deseja ler sem compromisso.
Rauro 14/01/2015minha estante
"Gide disse que o diabo desta vida é que entre cem caminhos, temos que escolher apenas um e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove. Pois bem: a literatura é como se você tivesse de renunciar a todos os cem..."
O encontro marcado - Fernando Sabino
http://livroseafins.com/escritor-fernando-sabino/




47 encontrados | exibindo 46 a 47
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR