As Viagens de Gulliver

As Viagens de Gulliver Jonathan Swift

Resenhas - Viagens de Gulliver

Natie 10/06/2024

Foi um livro bem divertido e cheio de cenas engraçadas, mas se engana quem pensa que é um clássico apenas por isso.

Viagens de Gulliver é um livro tanto rancoroso, como pessimista. Mesquinhez é magnanimidade, republicanismo e autoritarismo, amor à razão e falta de curiosidade estão todos misturados.

O livro passa a fazer mais sentido quando descobrimos que Jonathan Swift sente repulsa pelo corpo humano, que embora ele denuncie a injustiça e opressão, ele não apresenta nenhum indício de gostar da democracia. Ele advoga uma recusa á vida, justificando isso com a afirmação de que a "razão" consiste em frustrar nossos instintos. Por isso a exaltação dos Houyhnhnms, pois não possuem história, cultura, vivem do senso comum em uma sociedade anarquista totalitária.

Por fim, para ele os seres humanos da atualidade não passam "da mais perniciosa raça de vermezinhos odiosos que a natureza fez rastejar na superfície da terra".

davicezarborges 29/05/2024

Clássico
Achei uma leitura bem interessante, um livro que utiliza a fantasia como uma maneira de criticar os costumes da sociedade em que o autor viveu.

Luciana 22/05/2024

Não me pegou
Li a edição completa, com prefácio de George Orwell e muitas notas textuais, que, se por um lado ajudam a contextualizar, por outro deixaram o livro ainda mais arrastado para mim. É uma obra com grande sátira política e é preciso entender a conjuntura histórica em que está inserida para compreender melhor as intenções do autor. Porém, apesar da importância para a história da literatura, eu achei uma leitura extremamente maçante. Cheguei ao fim com muito esforço e perseverança rs.

ketyllinglv 19/05/2024

O começo do livro me prendeu muitoo, tava achando muito gostosinho de ler, aí dps ficou cansativo e monótono, só li "rápido" pq eu tava sem nada pra fazer.
dei 2,5 justamente pq me apeguei ao início, e por ele ser um livro curto...

Leticia2513 11/05/2024

A imaginação vai muito além!
Muito legal! E fantasioso.
Guliver passa um super perrengue em todas as suas viagens em alto mar, mas não cansa de visitar todos os lugares possíveis.

Jessica 10/05/2024

O livro é bom, mas eu esperava super aventuras e as aventuras dele não me surpreenderam muito.
Nunca assisti o filme completo, então não tenho como opinar se é melhor ou pior que o filme.
Esse não é o estilo de livro que estou acostumada a ler, mas no geral, eu gostei sim.

Quesia.Marco 09/05/2024

Divertido e curioso
Durante a leitura acompanhamos as viagens de um médico aventureiro chamado Lemuel Gulliver por várias ilhas e territórios que não estavam registrados nos mapas e são habitados pelos mais diversos e exóticos seres vivos, como por exemplo os liliputianos que são mini seres humanos com até 15 cm; também gigantes e até cavalos. A história é bem divertida, e ele ao longo das viagens aprende muitas lições importantes principalmente com os cavalos. Uma leitura muito legal!

Aline221 05/05/2024

Talvez eu tenha lido esse livro no momento errado da minha vida, mas que leitura difícil de fazer! Arrastada, me enrolei muito e muitas vezes não sentia vontade nenhuma de ler. É um clássico que não consegui gostar. Não tem diálogos é um livro todo narrado pelo personagem principal. Não gostei de Gulliver e de suas aventuras. Sei que é um livro de crítica política, mas achei completamente maçante a leitura.

Ana Júlia 02/05/2024

As Viagens de Gulliver
É um livro da escola, o que significa que é MUITO ruim.

Conto bem infantil e clássico, sem estrutura de escrita.

Clara 29/04/2024

Fui obrigada a ler essa merda pra fazer um artigo na faculdade não li nada esse mês mas tive que ler essa porqueira que ódio

Raíssa Robles 21/04/2024

Viagens de Gulliver
Adorei reviver essa história! E ler ela completa dessa vez, não o livro resumido. Muito bem escrito, haja imaginação! Dos países visitados, minha ordem de preferência foi: Glubbdudrib (Lapúcia!) - Lilipute - Brobdingnag - Huyhnhmns (o país dos Yahus é interessante, mas bem enfadonho).

Leitora 13/04/2024

Viagens de Gulliver
Gostei do livro. Li a primeira vez uma versão adaptada das viagens de Gulliver na infância e mais recentemente decidi ler o livro por uma memória afetiva que despertou em mim

KelenDZ 13/04/2024

Livro cansativo, li quase que na força do ódio as duas últimas viajens. Esperava uma história com mais aventuras, e não o monte de descrições chatas e repetitivas de cada novo lugar que Gulliver vai parar.
Só não dou menos estrelas pq a primeira, e principalmente a segunda viagens, foram um pouco mais legais.

Coisas de Mineira 31/03/2024

“Peço licença para que vocês me permitam guiá-los, através de algumas palavras, por essa odisseia fascinante. Aqui, onde a realidade se mistura com a fantasia, e onde a sátira extremamente aguçada penetra as camadas mais profundas da sociedade. Embarquem agora nesta viagem pelas páginas de ‘Viagens de Gulliver’.”

Desde o momento em que abrimos estas páginas, lançados somos a um mundo de maravilhas e críticas sociais. Estaremos envolvidos pelas aventuras de Lemuel Gulliver, em “As Viagens de Gulliver”. Esta obra, escrita por Jonathan Swift há quase três séculos, permanece não apenas como uma obra-prima da literatura inglesa, mas como um convite irresistível para uma jornada através de terras desconhecidas!

RESENHA DE VIAGENS DE GULLIVER – DESCOBRINDO NOVOS HORIZONTES

Então, é logo nas primeiras páginas onde somos cativados pelo destino de Gulliver, um cirurgião naval que se vê naufragado repetidamente. Gulliver é lançado em terras desconhecidas que desafiam a própria lógica e nossa imaginação. O autor praticamente nos pega pelas mãos e nos leva a um passeio selvagem. Entretanto, a cada reviravolta Swift nos deixa ansiando por mais. Em uma narrativa vibrante e repleta de suspense, somos transportados de um reino extraordinário para outro, sem pausa para descanso.

Afinal de contas, se percebe que Gulliver é incansável em sua busca por novas aventuras. Tive a impressão que sua alma livre o tornava até, um tanto quanto egoísta, sempre abandonando esposa e filhos. Então, da minúscula Lilliput à colossal Brobdingnag, somos levados a explorar terras que desafiam todas as expectativas. E ainda mais emocionante é a descoberta das terras flutuantes de Laputa e dos estranhos habitantes da terra dos Houyhnhnms. Confesso que esta obra me pegou de surpresa, pois eu pensava conhecer a história de Gulliver, mas descobri muito mais do que poderia imaginar.

UMA SÁTIRA QUE DESPERTA REFLEXÕES – O CHOQUE ENTRE O CONHECIDO E O DESCONHECIDO

A cada encontro peculiar de Gulliver, somos presenteados com uma sátira afiada que nos incita a analisar a sociedade e os seres humanos de uma forma completamente nova. Com habilidade incomparável, o autor usa as proezas de seu protagonista para zombar não apenas das normas e instituições de sua época… Mas também para desafiar nossas próprias concepções de civilidade e racionalidade. Ao virar cada página deste livro, somos confrontados com críticas aguçadas à política, à ciência e à própria natureza humana. Isso nos leva a questionar profundamente nossas próprias crenças e preconceitos.

Uma das características mais brilhantes de “Viagens de Gulliver” é como Swift nos lança de cabeça em choques culturais entre o familiar e o desconhecido. Seguindo os passos de Gulliver em suas jornadas, somos impulsionados a encarar de frente nossas próprias suposições e preconceitos sobre o mundo. Enquanto isso, revisamos nossas próprias convicções e valores.

É como se olhássemos através dos olhos de Gulliver e nos deparássemos não apenas com as maravilhas exóticas de terras distantes. Todavia, também com suas imperfeições e absurdos. Isso nos desafia a repensar o que realmente consideramos como “normal” e “estranho”, expandindo nossos horizontes de compreensão e percepção.

UMA LINGUAGEM QUE ENCANTA E DESAFIA

Ao mergulharmos nas páginas de “Viagens de Gulliver”, imediatamente somos envoltos e cativados pela linguagem opulenta de Swift. O autor nos conduz por um mundo repleto de maravilhas e segredos. Com uma prosa elegante e um estilo característico que nos guia por um labirinto de histórias e imagens. A cada página, desafiados a expandir nossos horizontes de entendimento e contemplação. Enquanto isso, nos regozijamos com a habilidade do autor em nos envolver em sua narrativa.

Mesmo após três séculos, a linguagem de Swift continua a nos encantar e desafiar. Estamos sempre nos lembrando da eterna capacidade da literatura de nos transportar para lugares além (e aquém) da nossa imaginação.

UMA VIAGEM INESQUECÍVEL

À medida que nos aproximamos do desfecho desta emocionante jornada pelas páginas de “Viagens de Gulliver”, sentimos uma sensação de admiração e reverência diante da genialidade de Jonathan Swift. Com sua habilidosa mistura de aventura, humor e crítica social, o autor nos presenteia com uma verdadeira obra clássica da literatura inglesa, que continua a encantar e inspirar leitores de todas as idades.

Em resumo, se você está pronto para se aventurar por terras desconhecidas e horizontes inexplorados, não hesite em adquirir esta edição maravilhosa da Editora Zahar de “Viagens de Gulliver”. Embarque nessa grande aventura e descubra por si mesmo o que torna esta obra tão duradoura e relevante até os dias de hoje.

Por: Carol Nery
Site: https://www.coisasdemineira.com/2024/03/viagens-de-gulliver-jonathan-swift-um-mundo-de-aventuras-e-satira-resenha

Janaina.Oliveira 15/03/2024

As viagens de Gulliver - Jonathan Swift
Gulliver é um cirurgião inglês que trabalha em navios, nessas suas viagens conhece outras terras, de pessoas grandes, pequenas, ilhas voadoras, serem imortais e cavalos civilizados.
Gulliver então passa a comparar as civilizações que conhece e compara com a Inglaterra e outros países europeus, que são civilizados e superiores com suas guerras, mentiras, métodos de exploração. Essas sátiras levam ao leitor se questionar sobre sua própria civilidade, principalmente na parte onde é discutida a imoralidade de um povo.