O Doente Imaginado

O Doente Imaginado Marco Bobbio

Resenhas - O Doente Imaginado

Honorato 17/12/2023

Boas perspectivas
Problematiza a visão dicotômica doente-saudavel com base das diretrizes e tal, tratamento "indicado" ou " não indicado". Coloca em perspectiva a vontade, os valores dos pacientes e uma visão profissional mais ampla das condições, acoes e substancias que patologizamos ou sacralizamos... Boa leitura. Foi recomendação de uma preceptora.

Carolina1818 30/10/2023

Medicina distante do paciente
Esse livro fala sobre as diversas formas de distanciamento entre o médico e o paciente, além de expor toda a crença na medicina moderna para curar tudo.

juliabmelo 11/07/2021

Ensaio bastante pertinente às atuais discussões sobre saúde
Bobbio inicia o livro relatando que o livro não é direcionado apenas àqueles que compõem a força de trabalho em saúde. como estudante de medicina, achei extremamente pessoal. não que eu não recomende a leitura para leigos, mas eu não estava esperando por debates tão profundos.

marcou-me quando fala que a medicina contemporânea, com seus progressos científicos imensuráveis, é cúmplice do vício humano em esquivar-se da morte. a medicina atual quase que assume um dogma de que há pílulas para curar todas as doenças imagináveis. além disso, é bastante interessante observar como Bobbio discorre sobre as atuais práticas preventivas, que contribuem para a vertiginosa ?redução de pessoas saudáveis?. afinal, somos todos potencialmente doentes? e se todos vamos morrer, por que a morte é considerada um fracasso?

como disse, ler este livro sendo uma estudante de medicina me tocou bastante. a leitura é um confronto à vaidade normalizada da classe médica, e àqueles que construíram o pedestal e se puseram em cima- cabe a estes aceitar o metafórico machado e destruir tal monumento.

carliteco 28/06/2021

Super necessário pra alertar o distanciamento cada vez maior entre a medicina e a individualidade das pessoas