Testemunha de Acusação

Testemunha de Acusação Agatha Christie

Resenhas - Testemunha de Acusação

Suee 14/06/2021

Livro bem diferente!
Nesse livro tem vários contos muito interessantes na escrita da Agatha Christie, ainda não tinha lido nesse tipo de formato mas achei as históricas reflexivas, me deixaram surpresa e foi agradável.

Jess 09/03/2022

Agatha Christie, perfeita como sempre. São histórias curtas porém super interessantes e todas com finais surpreendentes.

Luli 06/04/2021

Tcc
Escolhi essa obra pra ser meu TCC, e através dela estou descobrindo caminhos fantásticos.
O mistério criado através não só das circunstâncias mas também da personalidade dos personagem, trás uma abertura pra que a gente pense quem nós somos, as pessoas que acreditam na aparência e se deixam enganar, ou as que lutam por perceber que a injustiça existe e alguem precisa dizer.
O final, nem se fala, não imaginava nada assim é quando cheguei lá, percebi que não esperava nada menos.

Tuts 15/10/2021

Contos da Agatha
Sou fã da Agatha,e gosto bem mais dos romances do que dos contos. Nesse livro temos 11 contos,sendo 10 deles envolvendo personagens aleatórios como detetives e apenas um com o Poirot. O melhor conto do livro é oq da nome ao mesmo,realmente muito surpreendente e envolvente. Alguns outros se destacam,quatro deles gostei bastante : Sinal Vermelho,O Quarto Homem,Acidente e A segunda batida do gongo. Os demais contos achei apenas ok/legalzinho,não que sejam ruins(com exceção de um que dei 2 estrelas).

Enfim,os contos da Agatha são legais(já li outros 2 coletâneas dela),mas os romances dão 10x0.

A nota do livro foi a média das notas dos contos individuais,que citarei agora :

1-Testemunha da Acusação 5,0????(um dos melhores contos da Agatha)
2-Sinal Vermelho 4,0??(gostei bastante também)
3-O quarto homem 4,0??(adorei o viés psicológico dessa história)
4-S.O.S 3,0??(achei meio fraquinho)
5-Rádio 3,0??(legalzinho)
6-O mistério do jarro azul 3,0 ??(conto mais aleatório que Agatha Christie escreveu)
7-A canção das moedinhas 3,0??(nada demais)
8-A aventura do sr.Eastwood 3,0??(bacaninha também)
9-Philomel Cottage 2,0??(chato...)
10-Acidente 4,0??(o mais curto mas gostei muito)
11-A segunda batida do gongo 4,0??(conto que inspirou outro conto da Agatha,que já li,muito bom!)

Média : 3,45 =~ 3.5

lauraods1 19/06/2023

Testemunha da Acusação
Gostei do livro, adorei a reviravolta no final. Mas nem de longe está entre os melhores da Agatha que já li.

Talvez por ter lido a versão para o teatro, mas achei que ficaram algumas pontas soltas mal explicadas.

Mas vale a pena para quem quer uma leitura leve só para passar o tempo.

Julia 07/12/2022

Instigante, de modo geral
1: Testemunha de acusação 5/5 (a reviravolta é sensacional, não a toa esse é um dos contos mais conhecidos da autora)
2: O Sinal Vermelho 3,5/5
3: O quarto homem 5/5 ❤️ (amei a mistura de ciência, sobrenatural e mistério desse)
4: S.O.S. 4/5
5: Rádio (ou "O Receptor de Rádio") 3/5 (legal mas previsível)
6: O Mistério do Jarro Azul 4/5
7: A canção das moedinhas 3/5 (meh)
8: A aventura do sr. EastWood 4/5
9: Philomel Cottage 4,5/5 (amei o ar de dúvida que fica no final)
10: Acidente 3,5/5
11: A segunda batida do gongo 3,5/5

Média: 3,9 :)

Anne 13/04/2019

Ri
Ah Agatha, no meio de uma ressaca literária você me abraça com histórias curtas,marcantes , uma achei bem engraçada, outras me deram um medinho, E outras exigiram muito raciocínio na investigação. Porque é assim que eu me sinto dentro das suas narrativas, uma detetive sedenta por respostas.

de Paula 27/12/2021

A rainha do crime
Este é o meu primeiro contato com a escrita da autora, que conheci pelas obras cinematográficas e me despertaram a vontade de conhecê-la na íntegra. O motivo de fazer esta leitura em específico é ter adorado a adaptação para o cinema de Testemunha de Acusação. É um filme de 1957, em preto e branco, mas extraordinário em beleza e trama arrebatadora. Confesso que, por ter sido tão marcante, ao ler a história, me lembrava do grande plot twist, mas mesmo assim aproveitei e me deliciei com o conto que leva o título do livro.

Confesso que achei as demais histórias previsíveis, embora tenha sido muito bom conhecer um viés mais psicológico da obra da escritora, considerando que neste compêndio temos muitas histórias que se tratam de temas como a descoberta do inconsciente (chamado aqui de subconsciente) e trazendo a premissa de que os verdadeiros monstros são as pessoas.

Devo citar que as narrativas que mais me empolgaram foram: O quarto homem, S.O.S, Rádio, O mistério do Jarro Azul, A canção das moedinhas, A aventura do Sr. Eastwood e Philomel Cottage, mesmo que o suspense dessas histórias me lembrem um pouco a escrita da Lygia Fagundes Telles. O modelo de conto da rainha do crime não me arrebatou, mas com certeza darei mais chances para descobrir a sua escrita.

Depois de ter lido Arséne Lupin este ano, pelo menos o Ladrão de Casaca, percebo que o conto do Poirot no final desta coletânea se assemelha muito ao embate no último conto do Leblanc que Lupin se depara pela primeira vez com Sholmes. A forma de descobrir o crime, que não fica tão claro para o leitor até a resolução, diferente dos outros que não contam com o gênio Hercule, me pareceu muito com o roubo do relógio do Herlock por Arséne. Gostei do conto com o grande nome de Agatha, mas espero ler outras histórias com Poirot para ter a oportunidade de me apaixonar por ele como tantos leitores pelo mundo.

Vale muito a pena conhecer, principalmente o conto Testemunha de Acusação e depois assistir ao filme que é uma das mais belas obras da sétima arte, enganando o espectador do início ao fim, quando a trama é resolvida e nos sentimos feitos de bobos, por uma mente brilhante. Gostei da leitura, mas espero mais nas próximas aventuras com a dona Christie.

Mr. Jonas 12/02/2018

Testemunha de acusação e outras histórias
Leonard Vole está sendo julgado pelo assassinato de Emily French, uma senhora rica que fez dele seu único herdeiro, sem saber que era casado. Ele alega inocência, mas o julgamento toma um rumo inesperado quando Romaine, a mulher de Leonard, se apresenta como testemunha de acusação. Publicado originalmente em 1925, “Testemunha de acusação” traz um dos enredos mais conhecidos de Agatha Christie, que foi adaptado aos cinemas, em 1957, pelas mãos do genial diretor Billy Wilder. Um drama de tribunal para se ler num fôlego só.
Este volume traz ainda outras narrativas curtas das primeiras décadas da carreira da Rainha do Crime, como “A segunda batida gongo”, protagonizado por Hercule Poirot.

“Um sucesso retumbante.”
Herald Tribune

Leticia.Figueiredo 22/08/2020

Contos muito bons! Tem vários que também estão em "cão da morte" mas me parece que a junção desses tem um tema geral menos sobrenatural e mais sobre a mente.

Bru 03/04/2021

Surpreendente
Final completamente surpreendente. Recomendo a leitura, leitura fácil e leve, mas sempre muito instigante.

Renata 14/04/2022

Nhem :/
Ultimamente, os livros que eu ando lendo da Agatha nn estão tãooooo bons, apesar de ser uma das minhas autoras favoritas
Vou reler "Assassinato no expresso do oriente" pra ver se me devolve o hype
Enfim, foram bons casos e ótimas construções de personagens, mas faltou um toque, já que é um livro de peça teatral, de qualquer forma, valeu a experiência
Cada vez que leio um livro dela, me desespero, lembro que ela já faleceu e que estou acabando de ler todos os livros dela..
Rir pra nn chora sksksj

Fátima Lopes 28/10/2019

Testemunha de Acusação é o melhor e o mais famoso dos contos aqui reunidos. Assisti há muitos anos o filme baseado nele , em uma "sessão da tarde" já perdida no tempo, mas lembro do impacto que a trama me causou. Também achei interessante o conto "Rádio" ; as demais narrativas do livro são o que podemos chamar de "mais do mesmo " de Agatha Christie.

isabel179 31/12/2023

Cansativo porém viciante.
Grande plot twist porém a conclusão é demorada, demasiadamente detalhado. Gostei da leitura porém não recomendo para quem não tem o costume de ler. Utilizei algumas partes do livro em um texto dissertativo, ainda no ensino médio, especificamente para um trabalho de sociologia, o professor amou e eu tirei nota máxima no trabalho.