Ana e Pedro

Ana e Pedro Ronald Claver
Vivina de Assis Viana

Resenhas - Ana e Pedro

Chris Ribeiro 24/08/2011

Um dos meus preferidos, e de certo modo especial, porque foi presente de alguém que marcou muito minha vida. É um livro para pessoas sensíveis e apaixonadas.

Sou um tanto quanto suspeito pra falar deste livro, sou apaixonado por cartas!

Pois é, longe deste mundim moderno de hoje com e-mail, orkut, msn e outros sites de relacionamento, mesmo sem se conhecerem eles passam a trocar cartas, e vão se envolvendo apaixonadamente.

Embora seja um tanto quanto "infanto-juvenil" , indico para todas idades, porque faz acreditar num trenzim complicado chamado "amor".
João Pedro 01/12/2012minha estante
É o livro mais lindo e verdadeiro que conheço!

Big 16/03/2021minha estante
@chrisribeiro Eu lendo seu comentário agora, fico imaginando como está passando nesses tempos difíceis.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Nostalgia de um tempo
Me lembro de ler esse livro na época e simplesmente amar,pois ele nos fala de uma época muito boa,que era o custume de escrever cartas,quando a Internet ainda estava bem no começo e engatinhando no Brasil.
Aqui Ana e Pedro,que moram em cidades diferentes,ela em São Paulo,ele em Belo Horizonte,Minas se comunicam através de cartas durante um ano.
E como sempre gostei de cartas amei esse livro.Lembro que o peguei na biblioteca da minha escola e o li em 2 dois dias.

Mah 15/02/2022

Estranho kkk
Li por causa da escola mas achei meio bizarro. Eles mandam algumas cartas e já falam que se amam??? Como isso é diferente de um namoro online hj em dia? Mas gostei da representação do amor nas cartas, mesmo que tenha sido bem rápido.

Nara.Pereira 07/04/2020

Esse livro é um xodó!!
Li quando ainda estudava no fundamental e foi basicamente ele que me fez amar a leitura.
Ele é bem jovenzinho mas tem um romance tão gostosinho de acompanhar.
Pra quem está na adolescência é uma ótima opção.
Inclusive, gostaria muito de achar pra comprar, pra poder relê-lo.

juh 28/04/2020

Cartas de amizade e amor
Este livro, com grande sensibilidade e poesia, conta a história de duas pessoas que se conhecem apenas por carta, mas que, com o passar do tempo, conseguem enxergar a alma um do outro e se conhecer como ninguém. Amizade, amor, parceria...

Bell Prince 30/03/2022

Tava precisando de algo leve e encontrei. Pra falar a verdade fiquei esperando mais... Queria mais desenvolvimento dos dois, mais assuntos... Não gostei do final, queria que eles se encontrassem e a partir dali daria pra ter muito mais história e aventura...

Isabella 31/05/2020

pavoroso
Li esse livro na minha infância e achei horrível. Reli depois de adulta e mantenho a mesma opinião. Com certeza um dos piores livros que já li na vida. Não recomendo.

Duda 30/12/2022

livro super lindo, amo esse formato de livro, e sempre gosto de releenele, recomendo bastante pra tirar da recsaca literária

Clara 27/02/2022

Me surpreendeu, era uma leitura obrigatória na escola, e acabou me surpreendendo. O livro foi escrito em 2 ?perspectivas?, a de Ana e a de Pedro, que mandam-se cartas. Livro super curto acho que 88 páginas.

Jhey 28/02/2014

Um pouco sobre as cartas de ana e pedro
É um típico livro "paradidático escolar" para adolescentes. Por esse motivo tem uma linguagem propriamente voltada para esse público.

Sobre a leitura...

A leitura é muito rápida, perfeita para aqueles que acham que livro grande é coisa de outro mundo. Ainda mais sendo um livro de leitura 'obrigatória' em uma escola que o tenha adotado como paradidático. Apesar de se tratar de uma história bastante simples e de ter sido retratada de uma forma fofa e inocente, é o tipo de coisa comum nos dias globalizados de hoje. As personagens Ana e Pedro, sem nunca terem visto um ao outro, se comunicam através de cartas. Hoje isso acontece frequentemente. Inúmeras pessoas que nunca souberam da existência uma da outra, subitamente criam laços de amizade ou até mesmo, como no livro, se apaixonam pela pessoa com quem conversam através da internet. Mesmo que o livro tenha retratado a experiência como algo bonito, sabe-se que, coma popularização da internet, conversar com pessoas desconhecidas pode, ao mesmo tempo ser enriquecedor e maravilhoso (como já presenciei e presencio ainda hoje) como também perigoso.
Quem nunca teve a oportunidade de criar laços com pessoas que nunca viram e que moram na mesma cidade, do outro lado do país ou até mesmo em outros países? É perigoso. Sempre é, afinal, dessa maneira se interage com alguém em quem você ainda não confia. Mas, se não tivermos o infortúnio de conversar com aqueles que nos querem mal, será uma experiência maravilhosa.O decorrer da história...

Minha irmã comentou que, ela considera a personagem Pedro construído de forma pouco convincente pra um garoto de - supostamente - 15 anos. 'Nenhum garoto de 15 anos vai falar da maneira como ele fala', ela disse. Eu não sei bem quanto ao que eu acho. Acredito que em parte ela tem razão. Garotos de 15 anos não andam pensando e falando daquela maneira. Mas a gente sempre encontra exceções...

O debate em classe...

O livro, se bem utilizado, vai acabar levando ao debate a respeito do que eu falei acima, interação com indivíduos com os quais não tínhamos nenhum contato até então. Se bem extraído todo o seu conteúdo, não acredito que haja tanto a se aproveitar dele.

Sobre o final...

O final que os autores dão ao livro não é ruim, mas nos deixa com uma dor no coração porque, inconscientemente, eu fiquei com muita vontade de saber mais - não vou dar spoiler - só que não dá e só não vejo como um ponto negativo porque faz sentido. Mas mesmo assim... Que finalzinho viu?

site: http://saibalendo.blogspot.com.br/

Jenni 05/02/2011

Ana e Pedro
Acho que essa é a história de amor mais doce que ja vi
é um livro juvenil maravilhoso, vale muito a pena ler,
ele te envolve completamente e prova que de uma maneira
simples, mesmo sem muita ação, é possível escrever excelentes histórias.

Alice 10/05/2012

ana e pedro cartas (a principio uma obrigação mas logo no inicio transformou-se em paixão)
Em minha escola temos um projeto de leitura que nos obriga a ler livros que a pedagoga do colégio escolhe...
Quando mostraram os livros peguei o primeiro que vi...
logo nas primeiras paginas fui começando a amar a história, já que é totalmentes inesperado que uma menina conheça outra na praia e ao verem um cara uma passa para outra o endereço de um amigo que se parece com o cara da praia e Ana manda uma carta a esse menino que lhe responde...
o livro é interessante pra mim, porque me fez arrepiar, sorrir, chorar e tudo isso através de um livro que mostra um monte de cartas escritas por duas pessoas que se apaixonam mas nunca se viram pessoalmente, não posso falar o que vem depois disso pois ainda não concluí a leitura do livro, mas assim que concluir eu falo se eu amei o final ou esperava algo melhor pelo decorrer do livro!

Darli 19/12/2012

Para todas as idades
É um livro maravilhoso e cativante, foi o primeiro que li por iniciativa própria, amei tanto que anos mais tarde li outra vez, e depois dele não consegui mais parar de ler.

Lara 06/05/2014

Ana e Pedro - Cartas
Ana T. e Pedro, dois apaixonados a moda antiga! Ambos trocam várias cartas, onde, contam segredos, sonhos, desejos e aventuras. Uma história apaixonante, bem a moda antiga, um amor que surge do nada e muda tudo. Será possível amar uma pessoa sem nunca tê-la visto? Tirem suas próprias conclusões lendo essa brilhante história de dois adolescentes loucos e acima de tudo apaixonados!