Dewey

Dewey Vicki Myron
Bret Witter

Resenhas - Dewey

Gomor 27/05/2024

Vicki narra a história do gato Dewey Readmore Books que fora encontrado na caixa de devoluções de uma biblioteca em Spencer, Iowa, EUA. Dewey viveu por 19 anos e marcou a vida dos funcionários da biblioteca, bem como dos moradores da cidade e chegou a ser conhecido mundialmente. Livro muito bonitinho e confortável emocionalmente. Gostei.

Raiane.moraes 21/05/2024

Inspirador
"Sem querer eu precisei, ele me deu, sem pensar, sem querer algo em troca e sem eu pedir. Não era apenas amor. Era mais que isso. Era respeito. Era empatia. E era mútuo. Aquela centelha que Dewey e eu sentimos quando nos conhecemos"

Dewey: um gato na biblioteca

Em uma noite fria na cidade de Spencer, em Iowa, um gatinho apareceu na caixa de devolução de livros da biblioteca pública. Vicki Myron foi a sua salvação, ela se compadeceu daquela cena. De ver um gatinho frágil, sujo e tremendo de frio em uma caixa abandonado. Ela que passou por grandes perdas em sua família, cria sua filha sozinha pois não aguentou o alcoolismo de seu marido. Não sabe se ela salvou o gatinho, ou se ele a salvou.

Batizado com o nome de Dewey, o gatinho amarelo vira-lata , amoroso e muito dengoso. Foi conquistando o coração de muitos funcionários e leitores da biblioteca de Spencer. E ao longo dos seus dezenove anos ele acaba se tonando um símbolo união, amizade e amor pelos frequentadores do lugar.

Dewey foi ficando bastante famoso em Spencer, e por morar na Biblioteca, ele acabou incentivando a leitura a todas as pessoas, desde crianças, jovens, adultos e idosos. Recuperando o valor da cidade, nosso gatinho ganhou muitos corações.

"Que impacto pode causar um animal? Com quantas vidas um gato pode se envolver? Como é possível que um gatinho abandonado transforme uma pequena biblioteca em local de reunião e atração turística, inspire uma clássica cidade e norte-americana, una uma região inteira e acabe se tonando famoso no mundo todo?"

História baseada em fatos reais, linda e bastante reflexiva.

Brian.Caires 12/05/2024

Confesso que não esperava muito desse livro pq peguei ele na escola, porém tomei coragem e li ele, é um livro de muita fofura e realidade, saber que essa é uma história real me deixou bem alegre.
Não gostei muito das partes que ela conta a história da cidade, mas fora isso o livro é bem legal de ler, uma história de muita força e perseverança, te amo muito Dewey e todos da biblioteca ??

Liih Cavalcanti 11/05/2024

Acho que por ser uma gateira esperava um pouco mais dessa história. E isso fez com que a leitura se tornasse um pouco decepcionante.

Para mim foi algo tedioso.

É basicamente uma biografia não apenas do gatinho fofo, mas também da sua dona. E como amo gatos fiquei apaixonada pelo Dew. Mas a história da Vicky é bem monótona. Contando o que ela é a família passaram no decorrer dos anos na cidade de Spencer.

Sobre Dew acompanhamos desde que ele chegou na biblioteca até seu fim (momento meio Marley e Eu que me rendeu várias lágrimas).

Pra mim é um livro que não pretendo revisitar.

MinhasLeituras_02 03/05/2024

Dewey Readmore Books ??
Eu simplesmente amei!
A autora divide bem a história de Dewey e a biblioteca, com a história de sua cidade e de sua família.
Dewey é um gato cativante, que me cativou e irá cativar qualquer outra pessoa que ler sua história, um gato amoroso, carinhoso e decidido. Super recomendo o livro. ??

Jessy45 17/04/2024

Perfeito
O livro começa contando um pouco da história de Iowa, uma pequena viagem ao passado para conhecermos o lugar onde esse gatinho laranja e fofo foi abandonado e teve sua vida revolucionada, passando a receber amor, carinho, livros e colos.

Na noite mais fria do ano, a bibliotecária Vicki Myron chega cedo na biblioteca municipal de Spencer e encontra um pacotinho de amor abandonado dentro da devolução de livros. Vicki imediatamente apaixonou-se e ofereceu auxílio ao filhote que sofria de queimaduras nas patas devido ao frio. Desde que optou por adotá-lo, testemunhou a união dos funcionários da biblioteca, formando um elo familiar para protegê-lo. Contudo, era imperativo obter a aprovação das autoridades para que o gato pudesse residir no recinto. O temperamento e comportamento do felino seriam avaliados, considerando que um comportamento excessivamente tímido ou agressivo poderia perturbar os visitantes. Felizmente, o gato demonstrou ser sereno e sociável, trazendo alegria para todos os envolvidos.

Quando Dewey foi adotado, o estado de Iowa enfrentava uma crise agrícola, resultando em altos índices de desemprego. Nesse contexto, a biblioteca tornou-se um refúgio para muitos, permitindo interações com o felino.

Enquanto acompanhamos o desenvolvimento de “Dew” a autora incorpora elementos históricos, o que torna ainda mais interessante a leitura.

Confesso que conforme avançava na leitura sentia meu coração apertar. Aproximando-me dos 19 anos de Dew, compreendia como a história se desenrolava e, para alguém que ama gatos, despedir-se tornava-se desafiador.

Um livro viciante para apaixonados por gatos, uma ''biografia'' que faz nossos corações transbordarem de amor por esses bichanos.

Januska 15/04/2024

Achei ok
Eu amei a história do gato, mas as descrições de ambiente, cidade e da dona do Dewey me irritaram um pouco. Apesar de que, no final do livro eu entendi a magnitude e a importância de Dewey dentro deste ambiente. No geral, um livro gostoso de ser lido.

Nathy @peculiareslivros 10/04/2024

Uma leitura emocionante
Terminei ontem a leitura de “Dewey: um gato na biblioteca”, e posso falar que é um livro emocionante, pois traz a história real da autora, com sua trajetória de vida e como Dewey mudou tudo não apenas para ela, mas também por toda a cidade, chegando inclusive a ter impacto mundial, afinal, quem não iria querer mostrar um gato lindo e amigável que vivia em uma biblioteca e lha dava vida além da literatura? Quem não iria amar ter um gatinho ronronando e dormindo no seu colo enquanto você aproveita um bom livro, ou inclusive aproveita para brincar com ele no seu momento de pausa dos estudos?

Pois é, o livro é incrível, lágrimas foram derramadas aqui, e agradeço muito à @globolivros pelo envio do exemplar! Amei e recomendo muito a leitura! Fiquei completamente envolvida pelo amor especialmente de Vicki por Dewey, seu filho felino, e como ela teve uma vida cheia de batalhas, mas bem recompensadora!

site: https://www.instagram.com/p/C5lg8EJLtd1/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Elaine cris 01/04/2024

Fofinho
Iniciei a leitura já sabendo que não iria encontrar uma mega história, valeu a leitura.

O livro é narrado pela diretora da Bíblia onde o gato apareceu e viveu, ela narra todo histórico da cidade até o tempo onde o gato viveu.

O lado legal é ver como o gato cativou boa parte da cidade, como ele era sociavel porque gatos são ariscos a pessoas e aglomerações.

Vivi de Assis 16/03/2024

PERFEITO! Superou todas as expectativas
Parece que tenho um novo livro favorito...
Quando comecei a ler ele não achei que fosse gostar tanto assim... sabia que poderia me emocionar, afinal, é a história de um gato em uma biblioteca...o que pode ser melhor do que isso?! Mas ele foi muito melhor do que eu esperava...assim como um gato??
Comecei a ler buscando conforto, uma leitura gostosa...e encontrei muito mais. Ele traz reflexões muito interessantes, sobre a vida, a sociedade, e até mesmo a política e a economia...pasmem! O livro não se limita a contar a história do Dewey. Ele conta também a história da cidade, Spencer, uma cidadezinha pequena no interior de um estado agrícola, conta a história das pessoas que vivem nela, seu envolvimento com a biblioteca e com o gato Dewey Reedmore Books?...e como esse pequeno gatinho tocou a vida de milhares de pessoas, não só em Spencer, mas também em todo o mundo.
Tô apaixonada!...e desidratada de tanto chorar!!?
Gatos são mesmos os melhores seres do universo! ?

Devoradora de Livros 13/03/2024

O amor por Dewey?
Eu nunca chorei TANTO lendo um livro sobre animal. sinceramente, eu nem gostar de livro de biografia gosto, mas esse aí me tocou de um jeito?

em casa eu tenho uma gatinha de 21 anos, e fico pensando: a minha vida vai ser a mesma dps dela partir? tipo, a vida da Vicky não foi a mesma depois do Dewey.

ent eu acho que eu nunca vou viver da mesma forma como a Bicky viveu?

Ana 25/02/2024

Dewey, um gato entre livros
É um livro lindo. Tem como não ser lindo um livro protagonizado por um gato? Impossível né??
Vicky trabalha numa biblioteca em Spencer no Iowa. Numa manhã gelada, ela vai ver na abertura onde as pessoas entregam os livros fora do expediente e acha um filhote de gato, gelado, quase morrendo. Ela cuida dele e a biblioteca o adota, assim como a cidade. Com as peripécias de um gato com personalidade, a autora narra como um gato( ou mesmo os bichinhos em geral) podem mudar as pessoas.

Só não dei 5 estrelas, porque ela fala muito da história da cidade, coisa que não tem a ver com o gato, mas tirando esse detalhe é maravilhoso.

Marina.Hickmann 19/02/2024

Dewey: um gato fofo, respeitador e assima de tudo, amavel
Um livro muito cativante, pela história de Dewey e também pela história de Vick, uma mulher forte e amigável, que luta pelos que ama assim como Dewey. Um livro para se pensar em qual legado queremos deixar, e quem queremos impactar. Vale muito apena ler!!

._Jullia._ 23/12/2023

O gato laranja da biblioteca de Spencer?
De início eu não botava fé nesse livro eu pensava ;como um livro de um gato vai me muda em alguma coisa?. Depois de ter lido em entendo que foi exatamente isso que todos da cidade de Spencer pensaram, com esse livro eu aprendi que as pequenas ações fazem grande diferença, Dewey com simples gestos fez com que uma cidade inteira mudasse sendo apenas um gato, oque me deixa mais em choque e que esse livro é uma biografia sem contar tudo 0 que a Vicki passou enquanto eu lia a única coisa que eu pensava era como ela é uma mulher forte

Enfim eu acho que todos devem ler essa livro algum dia, podem até pensar que não é lá grande coisa mas é sim( chorei no final)