Feminismo e política

Luis Felipe Miguel

Resenhas - Feminismo e política

Aline 19/02/2018

Black Friday de Argumentos
O texto é repleto de dados e fatos históricos, de modo a construir uma base sólida de razões e argumentos para o Feminismo como movimento social. Fui surpreendida, por um lado, por confirmar algumas impressões um tanto empíricas que eu tinha. A criação de uma imagem infantilizada da mulher como forma de dominação masculina, por exemplo. Naturalmente eu tinha um certo repudio à imagem das mulheres como criaturas vulneráveis que devem ser protegidas por algo mais forte (e eventualmente mais inteligente), mas não sabia bem certo o porquê. O livro, então, colocou essa discussão de forma científica, fortalecendo a idéia com base em argumentos concretos. Outro exemplo de enriquecimento, foi quanto à opinião controversa que eu tinha (e tenho) sobre o feminismo elitista, aquele que limita-se às universitárias brancas. Mais uma vez, o livro traz um embasamento estudado sobre o problema do machismo em sobreposição aos de classe e cor. Mais difícil do que ser mulher em uma sociedade machista, é ser mulher, pobre e negra. Outros ensaios adicionaram pontos de vista diferentes à opiniões que eu já tinha. Finalmente, em outros capítulos, discutem-se assuntos muito pertinentes e que eu não havia considerado (ainda) sob o viés do feminismo. Aqui, senhoras e senhores, é Black Friday de argumentos.

Como conclusão, deixo minha impressão de que esse livro é muito válido como enriquecimento ao conhecimento sobre o movimento feminista e suas relações de causa e consequência. Ele não é muito fácil de ler e não traz conclusões óbvias quanto à forma certa de agir ou de pensar (não se trata de um manual), mas uma coisa fica bem clara: o Feminismo não é uma simples bandeira que se ergue, como um estereotipo. O Feminismo é uma motivação política, a que se deve aderir não apenas através de reles discussões nas redes sociais.

Vanessa - @livrices 13/12/2018

Primeiramente, feminismo e política é um livro acadêmico, eu diria, pela escrita técnica. Portanto, não é o melhor livro pra iniciantes!
Quanto ao conteúdo, é excelente. Muito profundo. Trata de gênero, identidade/subjetividade, sexo, autonomia, autossuficiência, vertentes modernas do feminismo e temas clássicos como aborto, prostituição e pornografia.
Pra quem está procurando uma bibliografia feminista moderna é perfeito. Recomendo muito!!!

Andréia 06/02/2020

null
Uma introdução excelente ao feminismo e suas vertentes. recomendo!

Ariane Casanova 23/02/2020

Um livro sensacional, que apesar de ser uma introdução conseguiu se aprofundar em vários temas. Tratou sobre quando e como surgiu o movimento, falou das principais contribuições ao longo dos anos, e de varias vertentes, participação feminina ou melhor a falta dela na política, gênero, autonomia, opressão, igualdade, esfera pública e privada, aborto, pornografia e prostituição. Tudo com um embasamento teórico, de dados e fatos históricos.
Só gostaria de fazer um adendo, é um livro com uma escrita mais técnica sendo assim a leitura não flui tanto, pelo menos essa foi minha experiência, mas recomendo a leitura.

Ray 14/05/2020

Muito bim
Livro com informações muito necessárias pra entender a luta feminista. Recomendo

valentina 06/08/2020

não é a leitura mais fácil do mundo, mas acredito que serve sim para o seu propósito de introdução ao pensamento feminista político. senti uma certa falta da parte dos autores, em especial em capítulos de Luis, de abordar a questão de pessoas lgbtq, principalmente de mulheres trans, e em momentos em que o assunto tratado dava uma grande abertura, para não dizer que pedia, essa consideração.
tirando esse fato, no geral foi um bom livro, valeu a pena a leitura

Juliana.Moura 09/01/2021

Sou fã de carteirinha da Biroli e como sempre ela não deixa a desejar, esse livro é incrível! Por ser mais acadêmico tem uma leitura mais densa e traz discussões importantíssimas sobre a participação das mulheres na política.

Cinara 17/03/2021

O título traz as questões que a teoria feminista tem tentado debater e mudar ao longo dos anos, mostrando que o feminismo é muito mais que um movimento social, é um movimento político.

DrieleCouto 29/03/2021

Intenso
Um livro bem denso e reflexivo, principalmente pra mim que comecei a caminhar nesse universo a pouco tempo.

Alê Ferreira 31/03/2021

Tudo é política
Feminismo e Política
Flávia Biroli e Luiz Felipe Miguel

Outro dia, enquanto lia este livro, fui surpreendida por um questionamento: qual a relação do feminismo com política?
E, enquanto meu marido e eu preparamos o café da manhã da família, reflito na leitura que fiz dos textos da Biroli e do Luiz Felipe, os quais exploram exaustivamente essa fórmula essencialmente entrincada, para responder que tudo é POLÍTICA.
A questão que se me apresenta, então é, porque o estranhamento ante a aproximação da reflexão de que o Feminismo, enquanto instrumento de construção do pensamento crítico, ante o modelo de opressão que se se impõe sobre as mulheres, inevitavelmente está imbricado em conscientização política e embates que devem ser travados no cenário da política.
Porque a perplexidade ante a o surgimento das demandas das mulheres no palco político?
Porque assustar-se com a possibilidade de reformulação das estruturas sociais a partir do olhar do feminismo?
Será porque, necessariamente, esse cruzamento do feminismo com a política, antes de ser anômalo, desponta com um panorama de transformação social de mudança das estruturas de poder ?
Feminismo não pensa apenas na aquisição de direitos políticos e ocupação de posições profissionais para as mulheres, mas isso, por si já é matéria de política; no entanto feminismo enquanto corrente teórica do pensamento político revolve todas as questões que estão na raiz da opressão de um grupo sobre outro e indiscutivelmente isso se faz com política.
Mas isso amplia sobremaneira a possibilidade de mulheres se envolverem em todas as questões estruturais para o sistema de dominação x opressão, isso passa pela interseccinalidade entre questões de gênero, raça e classe. Sim, feminismo e política não só estão relacionados, como esse é de fato o nosso lugar, porque o público e o privado, o pessoal e o político, tudo está interligado. Imperioso ocuparmos esse lugar.

"O feminismo, (na formulação de Young), é um conjunto de expectativas normativamente disciplinadas impostas ao corpo das mulheres por uma sociedade dominada pelos homens - e na perspectiva das mulheres é o substrato comum da experiência feminina nessa sociedade."

ana 24/08/2021

um dos melhores do assunto
indispensável pra quem quer entender sobre feminismo, bem fácil de ler e é isso nao tenho muito mais o que falar

thaissdl 01/01/2022

é um livro que tem a linguagem mais puxada e rebuscada, mas tem muito conhecimento e muita informação

Camila.Nunes 02/01/2022

Feminismo e política
Algumas mulheres tão importantes para a luta feminista não foram citadas, como por exemplo: mulheres trans, mulheres deficientes, indígenas e gordas. E como a proposta do livro é sobre política e feminismo, não há como deixar de lado todas essas mulheres. Na verdade é mais uma crítica para uma próxima, possível, edição.

NatiPiccoli 12/01/2022

Boa introdução ao tema
Uma leitura bem introdutória sobre os principais temas debatidos no feminismo. Recomendaria super esse livro pra quem quer começar a entender mais sobre... Mas é bem introdutório mesmo, assim como se propõe a ser

Obs: tem algumas partes que acho que pode ser complicado pra quem tá começando a ler livros políticos