Arkhaika

Arkhaika Alecio Miari

Resenhas - ARKHAIKA

Bibi 30/03/2016

maravilhoso
Um livro realmente surpreendente! Estou apaixonada!! Quero continuação!! Poderia ser uma série!
Cristiano 11/08/2016minha estante
Faltou dar 5 estrelinhas pro livro!

Alexia Bittencourt 15/10/2015

Uma história emocionante e encantadora
Arkhaika é um planeta parecido com o nosso, de natureza exuberante, mas com habitantes que, diferentemente de nós, vivem de forma simples, com pouca tecnologia e procuram respeitar a natureza. Outra grande diferença é que a cerca de 300 anos eles foram visitados por alienígenas que se apresentaram de forma pacífica e nessa ocasião firmaram um pacto,desde então, todos os garotos de 15 anos começam a se especializar em uma das áreas de conhecimento de Arkhaika: arquearia, matemática e herbologia, e aos 20 anos partem em uma jornada pelo universo, para compartilhar seus conhecimentos.
Apolo é um garoto que nunca se conformou com seu destino, sempre se perguntou se não havia mesmo uma escolha. Ao se ver obrigado a abandonar a mãe,a esposa por quem se descobriu completamente apaixonado, mesmo sendo um casamento arranjado, e a filha que acabou de nascer, ele decide fazer todo o possível para voltar para casa.
Luna é a esposa de Apolo, ela não aguentava imaginar ficar sozinha, por isso começou a aprender arquearia com o marido, para ter o que fazer e pensar quando ele saísse em sua jornada, mas logo o que era apenas uma distração se tornou uma maneira de aprender e ensinar coisas novas e desafiar o sistema.

Um livro que me cativou, de escrita simples e uma história emocionante e encantadora, aquele tipo de livro que você lê até não aguentar mais de sono, sonha com a história e espera ansiosa no dia seguinte até ter um tempo para terminar de ler.
Os capítulos são curtos e se passam na visão de Apolo e Luna, quase sempre terminam de uma forma que te deixa esperando o próximo capítulo.
Durante o livro o autor conta sobre uma sociedade utópica e faz algumas críticas a nossa sociedade e algumas atitudes humanas, isso sem perder o foco da história, quem gosta de uma leitura que além de muito boa tenha espaço para algumas reflexões ficará satisfeito.
O que mais gostei no livro foram as batalhas ganhas pela estratégia e inteligência, o detalhamento e o capricho do autor nas estratégias foi um diferencial a mais para uma pessoa perfeccionista como eu.

Um ótimo livro, mas que também tem algumas falhas (que são pequenas se comparadas ao todo, mas como já falei, sou perfeccionista) :
1. Algumas vezes o autor mistura uma linguagem mais formal com algumas gírias, fazendo alguns diálogos soarem artificiais, isso ocorre principalmente no início, se tornando menos recorrente conforme o livro avança. Um leitor atento perceberá que a narração de um modo geral evolui durante a história.
2. A cultura de Arkhaika, sendo ela a que dá nome ao livro, poderia ser melhor desenvolvida. A descrição de alguns costumes e tradições poderia facilitar o entendimento dos personagens e preencher alguns pequenos buracos na história.
3. Os personagens principais foram muito bem desenvolvidos, mas os outros são quase figurantes,de tão poucas informações que temos da maioria deles.

Lilian 26/07/2015

Arkhaika
Apolo de 17 anos, vive em um planeta chamado Arkhaika. A população desse planeta se sustenta com os próprios recursos naturais, respeitando sempre o bem-estar da terra ondem vivem sem excessos. Os habitantes plantam e colhem suas verduras, frutas e caçam na mata. Fazem trocas por outras no centro do vilarejo onde moram e assim vão vivendo.
Othon, é o irmão mais velho três anos de Apolo. Os dois vivem com a mãe, Ester. O pai dos garotos, chamado Avalon teve que deixa-los antes mesmo de Apolo nascer, respeitando um acordo que foi feito há quase trezentos anos pelo seu planeta Arkhaika com os Leezus, um povo evoluído tecnologicamente. O acordo consiste em que os dois povos compartilhem seus conhecimentos com o que cada um tem de melhor a oferecer e beneficiar a ambos. Arkhaika enviará anualmente todos os homens com a idade de vinte anos para uma jornada junto aos Leezus, onde transmitiram seus conhecimentos que estiveram treinando ao longo de cinco anos para esse momento. A nave denominada por Devaneio, irá a Arkhaika buscar os jovens e em troca, eles cederam recursos e conhecimentos tecnológicos.
Logo mais assim como seu pai, Othon, embarcará para seu destino.
Os jovens Arkhaínos treinam Herbologia, matemática ou arquearia. Othon termina seus treino em matemática , seu irmão treina arquearia.
O jovem Apolo parece não aceitar muito bem que já tenha seu destino traçado por terceiros antes mesmo de nascer e principalmente que já tenha que se casar com uma noiva prometida a ele por seu pai antes de partir. O jovem rapaz terá que constituir família e em menos de dois anos partir rumo ao desconhecido.
Apolo treina suas habilidades em arquearia no Redil dos Arqueiros e é lá que conhecemos melhor essas habilidades diferenciadas dele como arqueiro nos treinos , e , como estrategista no teste final.
Othon, embarca na nave devaneio e deixa Arkhaika. O casamento de Apolo e Luna há muito tempo programado acontece. Na cerimonia de casamento dos dois , o questionador Apolo quebra uma tradição há séculos praticada por seu povo em dar um dos presentes recebidos ao noivo para a noiva , mas ele escolhe dar algo especial a Luna, deixando todos boquiabertos.
Fiquei fascinada com a desenvoltura do casamento entre Apolo e Luna. A cumplicidade dos dois, a coerência com o que falam um ao outro. Abismada realmente em como o autor conseguiu passar isso de forma tão autêntica pra mim. É como se eles existissem na vida real .
Apolo e Luna tiveram uma filha e 1 ano após o nascimento de Diana, ele embarca na nave devaneio levando um presente de Luna. O presente eram duas correntinhas prateadas e um pingente redondo que se dividia ao meio. Um lado era o Sol e do outro a Lua. Luna deu a metade em que estava a Lua para Apolo enquanto ela ficava com o Sol.

'' — Você é meu Sol e o levarei sempre comigo para iluminar meu caminho.
Eu sou sua Lua e poderei te orientar nos momentos de escuridão mesmo estando longe.''

Apolo desembarca em Trimia, um planeta em que os Leezus continuam os treinamentos para aperfeiçoar o que os rapazes aprenderam em Arkhaika e saber coisas novas. Há uma chance de voltar pra casa. É disponibilizado pelos Leezus os CPS , um tipo de moeda acumulativa a cada tarefa cumprida e com isso os rapazes podem se inscrever em torneios e ganhar mais CPS e juntar a quantidade necessária e voltar pra casa. Mas o Apolo vai descobrir longe de Arkhaika, que nada é como parece ser. '' Por que em vinte anos Apolo nunca viu ninguém regressar a Arkhaika, e nunca soube de alguém que tenha voltado?''
Aventuras,repressão, batalhas, mundos novos e a coragem de um rapaz que lutará com unhas e dentes para ele próprio guiar seu destino e voltar para sua família.
Os capítulos são divididos entre a narração do Sol e Lua, ou seja Apolo e Luna. E é com Luna que exploramos Arkhaika e o nascimento e desenvolvimento das FAG, um grupo feminino de arquearia que as mulheres mantem escondido dos Leezus.
Os diálogos entre os personagens foi o único ponto negativo pra mim. Isso me irritou profundamente até a metade da leitura , mas que foi amenizado com o desenrolar surpreendente da trama.
Do meio para o final não conseguir parar de ler. Achei a capa bem feita , misteriosa, apesar de Alecio Miari ter me jogado um balde de água fria com aquele Apolo parecendo um samurai segurando um arco em vez de espada. Poxa vida ele tinha dado total liberdade com as poucas descrições físicas de Apolo e eu o tinha imaginado ''parecido'' com o Legolas( claro que sem as orelhinhas de elfo) antes de admirar por muito tempo a capa e fazer comparações com o meu Apolo. Luna não me deixou surpresa, ela também está na capa tal como uma Xena a princesa guerreira com o arco na mão. ( Fiquei tranquila com isso)
Minha primeira impressão com Arkhaika até a metade realmente não foi das melhores, tudo por causa das gírias que se usa hoje em dia pelos jovens. Um arqueiro de um planeta ''atrasado'' falando gírias como os jovens de hoje me soava surreal, mas, depois fui ignorando meus conceitos até quase não perceber mais. E praticamente desapareceu quando comecei a reler Arkhaika assim que terminei o Epilogo.
Eu tinha jurado até a metade do livro que não chegaria a ler se houvesse uma continuação. Queimei a língua. Preciso saber mais, não pode ter sido só aquilo, foi pouco demais.
Gostou do enredo? Um rapaz arqueiro levado a um mundo totalmente desconhecido, forçado a abandonar a família recentemente formada, ter seu destino traçado por terceiros, por um acordo que nunca foi seu? Você vai achar incrível é como tudo foi contado isso sim. Pena a sinopse ser tão filosófica e simplista ao que você irá encontrar em Arkhaika. Ainda bem que não li a sinopse antes.
Kamilla 26/07/2015minha estante
Eu queroooooo

Soraia 26/07/2015minha estante
oi esse livro e parecido com jogos vorazes? adorei sua resenha quero ler esse livro

Lilian 27/07/2015minha estante
Soraia, não sei se há alguma semelhança com ''Jogos Vorazes''. Não sei nada sobre a série de Suzanne Collins.

Kamilla 27/07/2015minha estante
Foi o melhor resumo que encontrei sobre esse livro

Rafael.Almeida 23/07/2015

Muita conversação sobre destino e poucos detalhes descritivos
Apolo Ommi é um rapaz de 17 anos ,que vive em um Planeta muito distante chamado Arkhaika. Apolo já veio a esse mundo com seu destino traçado por seus familiares e regras de convivência com seu Planeta. Tem um irmão três anos mais velho que logo irá embarcar para o desconhecido ,assim como todos os rapazes que completarem a idade de 20 anos que vinham treinando desde os 15 intensamente em matemática, herbologia ou arquearia.Esses treinamentos são um acordo para enviar esses rapazes para outro planeta pelos leezus,um povo bem mais adiantado que desembarcou em Arkhaika há alguns séculos em troca de sua ajuda tecnologica.O irmão de Apolo embarca primeiro ,sendo o irmão mais velho ,enquanto Apolo continua com seu treinamento e tem casamento marcado com Luna,moça já prometida desde que nasceu ao rapaz.
O livro é dividido entre a narração de Luna e Apolo. Alguns capítulos curtos e pouco desenvolvidos principalmente a parte de Luna. Personagens secundários pouco trabalhados.

Alecio Miari 17/03/2015

AUTOR PODE??
Autor pode resenhar o próprio livro?
Calma, não é bem uma resenha. É mais um comentário sobre como ARKHAIKA surgiu.

Eu estava em uma fase na qual não gostava de nenhum dos livros que eu lia. Uma ideia, como muitas outras, surgiu. A diferença foi que desta vez resolvi colocá-la no papel.
Linhas começaram a formar frases. Frases formaram parágrafos. Parágrafos formaram capítulos.
Quando menos percebi, personagens apareceram e passaram a interagir com o ambiente, com as estruturas e com os planetas.
ARKHAIKA avançou e ganhou terreno. Primeiro passo a passo, uma singela caminhada. Após, acelerou e chegou ao seu final de maneira fenomenal, envolvente e empolgante.
ARKHAIKA me deixou feliz e realizado. Me fez perder o fôlego novamente. Me fez ficar apaixonado pelos personagens e me deixou um gostinho de "quero mais" e "ele tem de ter uma continuação".

Ivo 08/03/2015

CAMINHOS PARA O FUTURO
Gostei do livro, e recomendo, além de ter uma ótima linguagem, pois consegue segurar quem tem gosto por aventuras, conhecimento de outros lugares e traz uma boa lição sobre companheirismo e uma nova estrutura um tanto utópica, mas e por que não aplicável. O que seria bem interessante para o nosso planetinha.
E conforme me foi passado com certeza deverá vir novos títulos, talvez demorem um pouco. mas que tem muito pano prá manga, ah, isso tem, pois a leitura de Arkhaika é muito boa, prende a gente em vários pontos. Prá falar a verdade, tanto prende que até do ponto onde eu deveria descer do busão eu passei, bom tive que voltar algumas quadras, mas valeu!!!

Sofia Trindade 22/02/2015

Maravilhoso!
Há algum tempo disse aqui no blog que tinha um certo preconceito com livros brasileiros. Graças a Deus consegui deixar todo o pensamento ruim de lado e pude conhecer livros maravilhosos. Arkhaika com certeza esta na minha lista de favoritos e conseguiu ocupar um espaço único no meu coração. O Alecio Miari é um ótimo escritor. Sua narrativa consegue deixar qualquer um preso e seus detalhes são espetaculares e profundos.
Somos apresentados a um mundo novo, diferente, e ao mesmo tempo parecido, com o nosso. Os personagens são apaixonantes e a que mais me chamou a atenção foi Luna, uma mulher forte, guerreira e que não abaixa a cabeça para qualquer um. Achei isso bem interessante, pois acho que o mundo precisa de mais mulheres como ela.
A divisão do livro é uma das melhores partes, um capítulo quem narra é o Apolo outro a Luna e assim sucessivamente. Isso faz com que a gente queira ler mais e mais.
O único ponto negativo que achei no livro foram os diálogos que algumas vezes me passavam um ar de muito simples e até mesmo estranhos. Mas isso só acontece no começo, pois conforme o tempo vai passando os diálogos ficam bem melhores.
Eu recomendo muito esse livro. Ele foi um dos melhores que já li.
Não tenham medo e nem preconceito só porque ele é escrito por um brasileiro. É uma história tão fantástica, bem planejada, cheia de ação, mensagens importantes, e uma escrita que me conquistou no primeiro capítulo.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2015/02/resenha-arkhaika-trajetoria-de-sol-e-lua.html

Miguel 16/02/2015

Arkhaika: Até onde temos poder sobre nosso destino?
"DESTINO... VOCÊ JÁ SE QUESTIONOU SOBRE O QUE O TROUXE ATÉ ESTE EXATO MOMENTO?
EM QUE VOCÊ REALMENTE ACREDITA? AS ESCOLHAS QUE VOCÊ FEZ JÁ ESTAVAM PREDETERMINADAS? ESTARIAM GRAVADAS, NO TECIDO UNIVERSAL, CADA DETALHE DE SUA HISTÓRIA?"

Arkhaika, 2014, é o primeiro livro publicado pelo autor e parceiro Alecio Miari, o livro foi uma auto-publicação pela Lura Editorial.
No livro conhecemos o jovem Apolo de 17 anos, arqueiro e vive com sua mãe e Othon, seu irmão em um plante chamado Arkhaika, local que a muitos séculos fechou um acordo com um povo chamado Leezus no qual fazia os garotos de 15 anos ingressarem em um treinamento intenso até completarem seus 20 anos e então uma nave intitulada Devaneio viria e os levaria para outros planetas habitados para compartilharem os seus conhecimentos que poderiam ser de Matemática, Herbologia ou Arquearia.

"O UNIVERSO É TÃO PEQUENO ASSIM? SOMENTE HÁ ESTE PLANETA PARAR MORAR? DEVEMOS MESMO NOS PREOCUPAR COM DETALHES AO INVÉS DE OLHARMOS O TODO?"

Othon acaba embarcando em sua viagem e Apolo é totalmente contra este destino que eles não escolheram, mas o que ele descobre com a continuidade da sua vida é que até mesmo o destino não conquistado por ele mesmo pode trazer coisa esplendidas, como um casamento inicialmente arranjado desde antes de seu nascimento ao amor e cumplicidade incondicional dele e de Luna. Apolo completa seus 20 anos, agora casado com Luna e com uma pequena criança chamada Diana e é levado mas o que ele sabia sobre as grandes viagens não passavam de, até cero ponto, mentira e ele fará de tudo para se livrar dos Leezus e ter sua vida de volta.
O livro nos traz personagens com características fortes, alguns acabam até sendo um pouco irritantes, como é o caso da Luna que quer fazer tudo para ontem sem tantos planejamentos, e esta é realmente uma narrativa que eu não esperava para uma ficção, as situações vividas pelos personagens formam uma completa surpresa boa para os leitores.
O livro só tem um pequeno problema, que não prejudica mas me atrapalhou um pouco, que é a falta de detalhes em certas situações o que deixou, para mim, algumas partes desconexas, mas esse problema acaba sendo suprido com o andar na narrativa.

"QUANDO EU PENSO QUE SEI TODAS AS RESPOSTAS, VEM A VIDA E MUDA TODAS AS PERGUNTAS"

site: http://status-lendo.blogspot.com.br/2015/02/resenha-arkhaika-trajetoria-do-sol-e.html

Luiza - @oluniverso 08/01/2015

Resenha originalmente publicada no blog Choque Literário.
Apolo é um menino de dezessete anos que, desde os quinze, treina seus dotes de Arquearia no Redil. Sabe que logo terá que se casar com Luna, sua futura esposa, prometida desde o nascimento de ambos. Sabe também que, aos vinte, terá que ir embora do planeta Arkhaika, onde mora, para viver em Trimia e ensinar ao povo de lá tudo o que aprendeu durante os cinco anos de treinamento, além de disseminar sua cultura e costumes. Tudo isso o apavora, além do fato que seu irmão Othon está prestes a embarcar para Trimia.
Porém, Apolo descobre que casar não é tão ruim assim, ainda mais com uma mulher de cabelos cor de mel e olhos verdes.

"Lembre-se que a lua só é iluminada através da luz do sol. E descobri que você é meu sol, também não me imagino sozinha"

Ama a esposa acima de tudo e no período que se passa entre o casamento e sua partida, ensina tudo o que sabe sobre arquearia para Luna e tem uma filha, Diana.
A partir da chegada de Apolo a Trimia, seu principal objetivo passa a ser voltar para Arkhaika e permanecer próximo de sua família, mas isso é praticamente impossível, pois o sistema de Trimia é bem ligeiro e quase não falha. Neste momento, os capítulos do livro passam a ser divididos entre o que acontece em Trimia, narrados por Apolo, e o que acontece em Arkhaika com Luna narrando.
Algo que me agradou muito foi o fato de não haver triângulo amoroso na história, pois isso me cansa e às vezes se torna chato. Em alguns momentos ri bastante e em outros senti vontade de chorar. Apolo é muito inteligente e suas habilidades estratégicas são de admirar. Confesso que a ansiedade de Luna me irritava um pouco, mas sempre tinha alguém para acalmar os ânimos dela.
Ao longo do livro percebem-se algumas críticas e questionamentos feitos pelo autor, como o nosso modo de vida, nossos valores, escolhas e muito sobre o nosso destino, mas sem perder a adrenalina da trama.

"A verdadeira força que nos move é a atitude que tomamos nos ideais que acreditamos."

Fiquei sabendo por um passarinho verde que a possibilidade de haver um Arkhaika II existe, mas por ser um projeto independente do autor pode demorar um pouco a acontecer, vamos torcer, rs.

Está resenha foi escrita em parceria com o próprio autor, confira mais no blog:

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/2014/12/falando-sobre-arkhaika-trajetoria-do.html

Gabriel 11/12/2014

ARKHAIKA
Dois planetas possuem um acordo há muitos anos, criado por antepassados, com intuito de disseminação de conhecimento e cultura entre os povos. De um lado, temos o planeta Arkhaika, uma sociedade voltada ao coletivo, que tem o escambo como principal fonte econômica, e do outro lado o planeta Trímia, com alto poder tecnológico e economia capitalista.
Apolo é o grande personagem do livro, um jovem questionador que aprendeu as técnicas da arquearia e toda a cultura sustentável que esta arte leva como objetivo. Agora ele precisa sair de Arkhaika, abandonar sua vida e seus entes para disseminar seu conhecimento universo afora.
Seu destino está traçado, seu futuro direcionado e ele não tem escolha, todos já passaram por isso e muitos outros ainda passarão.
Mas Apolo não se contenta com a regra congelada, e esta jornada promete atos e consequências surpreendentes.
Esta distopia fantástica nos traz um mundo novo de leitura. Ao mesmo tempo em que temos uma riqueza de detalhes físicos e psicológicos dos personagens, que nos faz conhecer cada integrante de perto imaginando suas feições e reações, conhecemos também uma leitura agressiva e rápida do enredo, misturando estratégias, disputas, guerras, sempre embasadas nos pensamentos de Apolo e em suas filosóficas conversas com os outros personagens (seu irmão, sua esposa, amigos e novos conhecidos).
Ou seja, toda a ação e toda consequência dos conflitos de Apolo ocorrem de acordo com suas escolhas. Ele sabe o que está fazendo, não é mais um personagem principal perdido em um mundo que não conhece, pelo contrário, ele toma frente das situações e com humildade se transforma em um líder, onde vemos sua evolução no decorrer do livro também.
A leitura é viciante.
Já li diversas distopias e fantasias, às quais o final do livro não fecha a história, sendo necessária a continuação da leitura do segundo livro para conseguir concluir todas as vertentes apresentadas no primeiro.
Em Arkhaika, o ciclo se fecha e a história termina, com um ótimo final.
Mesmo assim, a abstinência de Apolo, Luna, Fran e companhia, fazem com que torçamos que tenha o segundo livro, quem sabe com novas aventuras em um futuro próximo?