Amy & Matthew

Amy & Matthew Cammie McGovern

Resenhas - Amy & Matthew

Camilla Nunes 18/02/2015

Será que sou insensível?
Amy e Matthew me chamou atenção pela capa (que se parece bastante com Eleanor & Park) e logo depois pela sinopse. O livro conta a história de Amy, uma garota que nasceu com paralisia cerebral, que depende de um andador pra se locomover e que não consegue controlar suas expressões faciais e de Matthew um garoto com TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).
A primeira parte da história somos apresentados aos personagens e suas manias. E eu de verdade não consegui me ligar com eles, não sei o que houve, mas não rolou de jeito nenhum. A narrativa da autora é fluída e rápida, mas mesmo assim não consegui me conectar com os personagens. Eu só vejo resenhas falando maravilhas desse livro, de gente dizendo que chorou e se emocionou com o final, sendo que a única coisa que pensei quando terminei o livro foi "Sério mesmo que esse é o final?". Não sei, talvez o problema seja eu... Mas realmente Amy e Matthew não colou comigo.
Luz 26/03/2015minha estante
"Sério mesmo que esse é o final?" é exatamente o que pensei quando cheguei ao final, simplesmente não consegui acreditar e não é porque tenha gostado tanto da historia que queria continuar lendo, mas porque simplesmente fiquei esperando mais!

May 23/11/2015minha estante
"Sério mesmo que esse é o final?" me define. Gostei muito do livro, me apeguei aos personagens e tudo o mais, mas esperava um final mais "consistente".

Júnior 05/12/2015minha estante
Gente, o final deixou bem claro que ele ias tentar de novo, ao menos eu achei isso

Ana Carolina 13/01/2016minha estante
Sim, deixa claro que eles tentaram de novo, mas tem muitas brechas, entende? Parece que foi um fim corrido.. Não sei.

Milo 03/12/2016minha estante
Não, não é insensibilidade sua, realmente ficou faltando "alguma coisa" nesse livro. Eu achei que ele começou bem, mas se perdeu em determinado momento.

Helena.Carvalho 12/05/2017minha estante
Eu estava gostando muito do livro, mas no final fiquei com o mesmo pensamento que você "Sério mesmo que esse é o final?" me decepcionou bastante.

MariCarolina 15/05/2020minha estante
Você não foi a única, a escrita da autora é ótima, mas, na minha percepção, faltou profundidade e verossimilhança nos personagens, tanto no casal quanto nos personagens secundários...

Naju 10/06/2020minha estante
Eu tive as mesmas impressões. É um livro diferente, que trata de temas diferentes, e isso me deu estímulo pra ir até o fim. Mas na minha opinião, até mais ou menos a metade, o livro é um, e da metade para o fim é outro. É bom, mas falta alguma coisa. De qualquer forma, ele tem coisas boas.

MariCarolina 11/06/2020minha estante
Eu tinha esperanças que ele iria retratar um amor não tão convencional, em que os personagens realmente se apoiam, e durante uma parte do livro isso acontece, mas me pareceu que a autora quis colocar drama demais na história, talvez se ela tivesse apostado em algo mais simples, sem aquela trama da gravidez e etc, é focado na psique dos personagens, o livro fosse melhor.

Naju 11/06/2020minha estante
Exatamente ! Quando ela fica grávida, eu até me assustei. Abriu muitas portas, e esqueceu da melhor parte da história, que era de superação, do amor independente das dificuldades de ambos.

Adri 09/09/2020minha estante
Compartilho do mesmo sentimento. Terminei de ler o livro agora, não chorei em momento algum e também não consegui criar apego com nenhum dos personagens. O livro é ok mas faltou algo mais ...

srafonteles 29/10/2020minha estante
Também não gostei do final...

Karla.Eduarda 13/01/2021minha estante
O final foi muito decepcionante.
A capa é linda. O livro é ok. A história tinha tudo pra ser ÓTIMA mas foi só "ah, tá".
Fora que eu peguei ranço da Amy e quis colocar o Mattew num potinho

Miriam132 15/04/2021minha estante
também fiquei com a sensação de: "sério mesmo que é esse o final"? Esperava muito mais, acho que a autora poderia te trabalhado mais o Matthew no final.

Luana.Lima.Vi 23/05/2021minha estante
Senti a mesma coisa quanto a leitura. Não consegui me conectar e entrar na história.

Gabby Santana 23/10/2021minha estante
Tbm achei que seria como Eleanor e Park .. e amei viu .. não tinha nada ver a história mega diferente fugiu do convencional e gostei muito..nunca tinha lido nada assim.

Victória 16/11/2021minha estante
Esse final realmente deixou muito a desejar. Não consegui me apagar de jeito nenhum com a Amy.

freitas36 27/09/2022minha estante
aff SIM, foi um romance fraco demais, e no clímax eu fiquei tipo ?????????

Suellen 03/11/2022minha estante
ESSE LIVRO É INCRÍVEL! já chorei rios aqui

Jenyffer.Cristina 11/08/2023minha estante
É ruim amiga, venderam uma coisa que entregaran outra

Lucineide 27/09/2023minha estante
Na minha opinião a autora se perdeu na história, até na metade do livro ela parecia está escrevendo sobre uma coisa do nada o livro virou outra coisa. E dar a impressão que você até deve ter pulado alguns capítulos. Narrativa muda do nada.

catalleeena 29/12/2023minha estante
achei muito fraco em relação ao desenvolvimento, se ao menos tivesse mais uns capítulos no meio ou no fim, daria pra passar um pano

Priii Reis 02/09/2023

O Amor supera todas as barreiras.
Quis desistir no começo,alguns termos e formas de tratamento ou de descrever a situação da Amy foram ofensivas. Depois tudo mudou. É um livro forte,e verdadeiro e levar ele até o fim foi um salto de fé.

O tema é ser deficiente,com todas as dificuldades físicas,psicológicas da diferença social e também sobre mostrar para muitos que se é capaz sim de ir além.

A questão ali era sobre aceitação. Dar-se conta de que ninguém é perfeito e de que ninguém pode esperar mudar outra pessoa.

Por lei pessoas com deficiência devem estudar em conjunto com o ensino regular,a escola só precisa ter assistência para que o aluno se sinta integrado. Além ensinar a respeitar o próximo e zero tolerância a bullying.
(o que claro é bonito no papel,muito mais difícil de controlar)

Até aí tudo bem,a escola pode ser acolhedora mas ninguém pode obrigar crianças e pais que não sabem lidar com as diferenças,ou adolescentes que achavam normal ignorar alguém que não era como eles.
O que Amy tinha para lidar com tudo isso? Pais que a amavam como ela era,a maioria dos professores que a incentivavam ao máximo a dar o seu melhor e ficavam impressionados com sua super inteligência.
O que ninguém entendia?
Amy era um milagre,após o seu nascimento ela teve uma paralisia celebral,as sequelas era o atrofiamento de parte de seu corpo e não conseguia falar.
Amy se sentia grata pelas condições que os pais tinham ela teve a melhor tecnologia, o que a fez se comunicar mesmo que por um computador,os melhores tratamentos e os melhores cuidadores.
Ela nunca imaginou que um garoto que estuda com ela a anos e que nem lembrava Matthew não acredita que ela seja feliz do jeito que é,ele sabe que ela não tem amigos e que não fala nada com ninguém porque tinha medo de implorar mais atenção do que já tinha.

Ele mudou tudo pra ela porque podia mesmo ter atenção doa pais e se sentir grata pela sua vida apesar de tudo mas ela era solitária.
Só observava as pessoas como espectadora,mas nunca estava presente. Ninguém falava realmente com ela além dos professores,ninguém lhe dedicava mais que um olhar na escola e normalmente de pena.

Ele mudou a vida dela e ela acabou lhe mostrando seu próprio problema com TOC.
Não só o deu uma vida mais saudável e sem medo como se apaixonou por ela e ela por ele.
______________________
*Ao ler o texto pela primeira vez, Matthew sentiu raiva novamente. Com certeza Amy não se sentia daquele jeito de verdade. Ele pensou na redação dela do sétimo ano, a que dizia que ela não estava preocupada com o futuro. E ali estava ela outra vez ? a pessoa mais azarada que ele era capaz de imaginar ? dizendo que se sentia uma garota de sorte? Tinha que ser fingimento.
Mas ele queria saber: por que ela se esforçava tanto para isso?*

*Você disse que observa a vida dos seus amigos e acha a sua é melhor. Até aí, tudo bem, exceto pelo fato de você não ter amigos.*

E por um rompante de sinceridade o garoto não só lhe deu coragem para encarar um novo desafio de ter ajudantes alunos ao invés de adultos. A mãe discordou,mas pelo bem da filha e porque tinha um plano de manda-la pra faculdade desde sempre e não podia está junto aceitou.

Amy não só gostou da sinceridade de Matthew como fez de tudo para mãe chamar ele como ajudante,assim como outros alunos que precisavam do dinheiro e pareciam ter algo em comum com Amy e disposição para suas necessidades.

O começo não foi fácil ela foi esquecida,ignorada não sabia o que falar e se sentia pressionada a dar certo só por Matthew,que era o único que ficava a vontade pelo trabalho além de poder conversarem sobre tudo.

Amy acabou sendo o impulso para que o garoto finalmente admitisse estar sofrendo de TOC a doença tomava todos os momentos de sua vida com a ansiedade,vozes,andar nas pontas dos pés,bater em armários além de lavar as mãos compulsivamente por mais de uma hora.

Ele estava se tratando,mas tinha assuntos que nao conseguia tratar como sexo,beijo,toques e por algum motivo ela queria ter a experiência completa da vida e acabou o magoando,porque não foi com ele.

Ela foi pra faculdade mas era solitária de novo e excluída ao máximo,porque nem os professores gostavam de falar com ela. A Amy popular tinha sido esquecida e voltado ao início mas não aguentou muito e fugiu.

"não acho que você tenha que cortar todos os seus relacionamentos para fugir das expectativas que as pessoas têm de você.
Você pode simplesmente não fazer o que elas esperam, certo?"

Mas não foi só a solidão que fazia Amy sofrer na faculdade,foi descobrir que passaria pelo momento mais difícil da sua vida uma resistência enorme física e emocional,Matthew a ajudou até o momento que ela decidiu voltar para outra faculdade e ele se sentiu mais uma vez traído porém agradecido porque agora ela sabia o seu lugar no mundo e no coração do garoto que ela ama.

babulocatelli 16/05/2021

Gostei do livro, só achei que enrolou muito.

Akane 22/07/2020

Queria que tivesse uma continuação
Amei o livro, alguns ocorridos não me agradaram, principalmente o final, ansiei por mais, já que o final deixou a desejar, mas não existe uma continuação, o que pra mim se faria super necessária. Os personagens me cativaram muito, a leitura fluiu rápido e achei leve, porém faltou um final digno para os protagonistas, que mereciam e muito o desenvolvimento melhor do romance e um desfecho mais conclusivo.
Meu nível de amei é: terminei de ler o livro e não paro de pensar nele, de querer mais ao mesmo tempo que não acredito que aquele foi o final e que merecia uma continuação.

Nanda 19/11/2020

Socorro!!! Nunca esquecerei Amy & Matthew
Eu queria um livro para "relaxar"...
Saí aos prantos dessa leitura.
É um bom livro... Profundo e marcante.

Fab 03/03/2022

"Minha preocupação é me preocupar demais"
Eu amei esse livro. Nessa história, que gira em torno de Amy, uma adolescente com uma deficiência debilitante, e Matthew, um jovem com transtorno obsessivo compulsivo, e a construção da relação de ambos.

A história é interessante e, mesmo com sua temática e as características dos personagens, o livro não gira em torno da deficiência de Amy ou das dificuldades que ela enfrenta. Em contra ponto, acompanhamos de perto Matthew lidando com seu TOC e aprendendo a lidar com seu transtorno, o que causou uma grande identificação da minha parte com a história.

O livro traz uma mensagem clara: independente das limitações, doenças, deficiências e individualidades, todos temos sentimentos, vontades e desejos. Isso fica visível no livro todo, que foca bem mais na construção da relação entre Amy e Matthew (que é bem confusa, confesso) do que em qualquer outro fator.

O único ponto negativo pra mim foi que do meio para o final a narrativa se perdeu, trazendo plots confusos, desnecessários e finalizando o livro com um final simplesmente básico. No mais, Amy e Matthew é um bom livro, capaz de dar vários tapas na cara de quem está lendo.

Laís. AlvesS 28/04/2024

Amy e matthew
Um livro comovente, le ele em dois dias... Fala sobre uma menian deficiente chamada Amy ela conhece Matthew a vida toda, mas no ultimo ano da escola eles ficam muito proximos de um jeito inusitado. Ela tem seus problemas, mas ele também tem os dele e em quase todo livro eles ajudam a superar os medos, e "as vezes o eu te amo é o mais dificil de dizer", pois eles ficam tenatndo confessar o que sentem o livro todo. Passam por muitas coisas, porém sempre juntos. Amei esse livro, um dos meus favoritos e para quem gosta de romance com um dose de psicologia sobre a vida, eu super recomendo.

A. M. 03/02/2024

Mais que amigos.
A história de Amy e Matthew é adorável, dois jovens que se conhecem e passam a ter uma amizade linda. Ambos tem problemas físico e mental e cada um tenta ajudar o outro da melhor forma possível. O final dessa história é surpreendente, e esse livro entrou para lista dos meus favoritos.

Marcela115 07/06/2020

Estava achando bem legal o fato de os protagonistas terem essas deficiências e mesmo assim mostrar que o amor pode superar qualquer obstáculo. A história é envolvente até mais ou menos a metade do livro, mas não foi exatamente isso que o final nos mostrou. As atitudes de Amy começaram a ficar diferentes do que ela sempre demonstrou ser nos capítulos anteriores. Acho que a autora poderia ter tentado continuar no mesmo ritmo que o começo da história.

annanda 12/04/2021

Uma história comovente
Li esse livro inteiro numa tarde só, tava procurando um romance pra passar o tempo e encontrei esse. Mas a história vai muito mais além de um romance.
Eu caí de paraquedas no livro, sem saber que a protagonista Amy tinha uma deficiência e o Matthew tinha TOC. Eu achei que lembraria muito A culpa é das estrelas ou Eleanor & Park. Apesar de ter umas partes que lembram esse livros, há umas partes bem originais que achei interessante e que me fez querer saber mais. Não é costume ver um romance em que um dos parceiros tem uma deficiência grave igual a Amy. Ela tem dificuldades para andar, comer, usa uma espécie de computador para falar, etc. Mas Matthew se apaixona por ela mesmo assim, principalmente pelo fato dela ser muito positiva, não colocar obstáculos por causa da sua deficiência. E também me fez ter mais empatia por essas pessoas, o quão difícil é se enturmar quando você é diferente de todo mundo.
Durante a leitura, eu tava certa de que seria 4 estrelas, mas achei o final meio corrido e muito aberto pelo rumo que a história tava levando. Por isso, dei 3,5 estrelas, mas acho que todo mundo devia ler esse livro, não só pelo romance, mas pela importância de termos mais histórias assim.

guidix3 06/11/2021

Amy e Matthew traz temas importantes, mas achei a história fraca, e por vezes chata. Nenhum personagem me cativou, mas a nota vale para a complexidade dos assuntos tratados.

Victória 16/11/2021minha estante
Eu tbm odiei o plot de gravidez kkkkk

josi :) 04/12/2020

no começo a leitura tava até fluídazinha, mas depois ficou chato e monótono. n gostei do rumo q a história tomou e só continuei lendo pq n queria abandonar.