Amy & Matthew

Amy & Matthew Cammie McGovern

Resenhas - Amy & Matthew

bleal.94 18/07/2021

Simplesmente perfeito
Um livro delicado que trata de temas super importantes, eu não tenho palavras, simplesmente perfeito.

amy lê uns livros 08/02/2023

???
Eu poderia discorrer sobre como Amy e Mathew trabalha a dinâmica entre seus personagens principais a partir de suas limitações e desejos por ver um ao outro alcançando seu potencial, mas, na boa, o que raios foi esse último terço do livro??

Kícia 27/12/2018

INFERRRRRRNO
tinha dado 2 estrelas e voltei pra dar 1 de raiva pelas 330 páginas que eu tive que ler desse livro que pelo amor de deus,
é muito ruim.
Hisabela 04/05/2021minha estante
Kkkkk amei, e olha que eu nem odiei o livro tanto assim

Kora 27/05/2021

Um livro que mostra que toda história seja qual foi , se for bem escrita vira um livro ótimo para ser lido e relido várias vezes .
A história entres esse dois amigos muito diferentes mas que se encaixam em suas imperfeições que faz tudo fluir se forma natural pra quem ler e pra eles mesmos .
Só leiam.

kris 09/04/2021

eu tinha gostado do livro no início e achei as personalidades e dinâmica dos personagens boas até a metade pro final, onde o enredo foi se encaminhando pra uma lambança atrás da outra que o desfecho não foi capaz de resolvê-las. deu impressão de que a autora girou uma roleta pra escolher os acontecimentos e caiu as coisas mais aleatórias possíveis...

tb me pareceu mto uma mistura entre um livro da rainbow rowell com o john green, simplesmente intragável! contudo, tô livre nas sextas pra ti, matthew ??

Mavi 24/09/2022

estou um pouco decepcionada confesso, o início do livro até a metade estava sendo muito bom, fiquei bastante envolvida no livro apesar de algumas atitudes dos personagens trazerem uma raivinha. o final achei ruim, pela contrução da história eu acho que poderia ter acabado de um jeito diferente e com mais informações. o plot twist nem se fala né, achei meio desnecessário e muito de repente, fiquei muito (???), mas enfim, teve partes muito interessantes e surpreendentes, então achei esse livro bem meio termo.

Kleice1 24/04/2021

Amei o Matthew... Me irritei mts vezes com a Amy!
Matthew é um fofo... Me deu vontade de abraça-lo mts vezes! Não há nada de errado em gostar da sua zona de conforto, em evoluir num ritmo menor que os demais.

Juliana2403 09/05/2023

?Se você quer melhorar, não faça a escolha fácil??
Essa frase citada no livro mostra como nossas escolhas fazem diferença em nossa vida. O livro aborta temas ?pesados?, coisas que não são comumente faladas mas existem. Fala bastante em como ser você mesma e pensar no que é importante para você e não para os outros, até porque como diz no livro ?Se você se importa com o que eles pensam, são eles que tem todo o poder?, ser você mesmo essa é a essência do livro.

Para finalizar com uma boa frase o livro encerra dizendo que aceitação é importante, ninguém é perfeito e que ninguém pode esperar mudar outra pessoa.

Sergio 27/02/2015

Simplesmente inovador
Em Amy & Matthew, conhecemos um pouco mais sobre a história desse casal nada convencional. Amy é uma adolescente com paralisia cerebral que necessita de um andador especial para se locomover e um aparelho digital para "ser sua voz". Entretanto, ostenta sempre uma faixada de eterna alegria. Matthew não planejava dizer o que pensava, mas quando foi confrontado, acabou falando que ela não poderia ser tão feliz assim, dada suas condições físicas. Estando prestes a entrar em seu último ano escolar, Amy decide que Matthew realmente estava certo e que ela não está feliz com a vida que anda levando. Por sempre estar acompanhada de um auxiliar adulto para a ajudá-la em seu cotidiano, a jovem nunca conseguiu fazer nenhuma amizade em mais de dez anos na escola. Frustrada, decide falar com sua mãe para pôr o seguinte plano em ação: contratar auxiliares de sua escola, jovens de sua idade, para que assim consiga conhecer novas pessoas.

E é nesse projeto que ela acaba conhecendo melhor o Matthew, um garoto que ela já sabia da existência, mas que nunca foi próxima. Durante a leitura, conhecendo um pouco mais sobre ele, constatamos que Matthew também tem seus problemas e segredos. Disposta a ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou, Amy decide que fará tudo o que estiver ao seu alcance. E é nesse clima de ajuda mútua, relações interpessoais e construção de novas amizades que embarcamos nessa história linda e com muitas reviravoltas que Cammie preparou para nós.

Narrado em terceira pessoa (intercalando as visões de Amy e de Matthew) e com um enredo inovador e cativante, Cammie McGovern consegue mostrar ao leitor que possui muito conhecimento no que está escrevendo, falando sobre doenças que afetam uma gama diversificada da sociedade. Devo afirmar que aprendi muito acerca de paralisia cerebral e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) em seu livro, doenças que conhecia apenas de nome, mas que a partir de hoje terão um significado muito maior para mim.

Embora seja considerado um sick-lit (livro onde o protagonista possui algum tipo de doença), Amy & Matthew é uma obra que nos faz rir. Amy, mesmo com seus problemas motores, não é aquele tipo de personagem frustrada e que fica no cantinho se lamentando. A mesma coisa pode ser dita de Matthew, que indiferentemente de estar em seus momentos altos ou baixos, continua de pé, sempre com um bom humor e uma piada pronta. O vínculo que os dois criam é realmente muito belo. A paciência, calma e companheirismo dos dois chega a ser emocionante em algumas passagens do livro.

Mesmo tendo amado a obra com todas as minhas forças, senti que em alguns momentos a autora forçou um pouco a barra, assemelhando a protagonista feminina ao Stephen Hawking (não somente por causa da questão física, mas também por ser muito inteligente, estereotipando-a) ou criando situações totalmente inesperadas. Entretanto, essas mesmas situações forçadas foram aquelas que me deixaram atônito durante a leitura, que criaram um misto de sensações e emoções dentro de mim.

Há uma crítica explícita com relação aos pais de pessoas deficientes, que muitas vezes acabam por ser superprotetores, sufocando e impedindo que os filhos se mostrem/tornem pessoas autossuficientes. O ponto de vista usado pela sociedade de que o deficiente é alguém frágil e que necessita da ajuda de outra pessoa para tudo na vida é desconstruído e reconstruído nesse livro, fazendo com que nós, leitores, passemos a analisar melhor as questões cotidianas e repensar aquela "pena" que, muitas vezes, temos das pessoas que se encontram naquela situação.

O fluxo do livro acelera no decorrer da narrativa, fazendo com que o final chegue cada vez mais rápido. Não digo isso pelo fato do leitor começar a ler as páginas mais rápido, mas sim porque a autora aumenta o ritmo e joga uma avalanche de informações em cima de nós. Não consegui visualizar um amadurecimento gradual das personagens. Para mim. foi algo instantâneo. Isso me incomodou um pouco, mas não ao ponto de tirar uma estrela da avaliação geral.

O desfecho, embora seja o esperado, é alcançado de uma forma inusitada. Devo admitir que fiquei de boca aberta com os fatos que convergiram para o fim da obra. Fica claro que uma das mensagens gerais que "Amy & Matthew" nos passa é que todas as nossas atitudes geram um reflexo, seja ele positivo ou negativo. É necessário estarmos sempre prontos para as adversidades da vida, sabendo lidar racional, e não emocionalmente, com os fatos.

A linguagem simples e gostosa da obra colabora com o fluxo rápido da leitura. Foram vários os momentos que me dei conta de que havia lido trinta, quarenta páginas sem nem perceber! Não fique espantado se você se apaixonar pela cativante narrativa do livro.

A diagramação, embora simples, está impecável. Há algumas passagens que saem do padrão, como cartas e troca de email's entre os protagonistas, abrilhantando ainda mais esse maravilhoso exemplar. A arte da capa e o material usado no livro como um todo está impecável, não há o que se discutir! Não detectei nenhum erro de revisão, o que me deixou bem satisfeito.

Acabo essa resenha com uma simples mensagem que aprendi com essa leitura: por mais "diferente" que seja uma pessoa, não a julgue. Lembre-se sempre que no fundo somos todos seres humanos, pessoas com sentimentos.

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Cássia | @procureiemsonhos 02/03/2015

Amy & Matthew
Amy é uma garota de 17 anos que possui certas dificuldades para se locomover, falar e até mesmo realizar expressões, tudo por conta de uma paralisia cerebral. Apesar de seus problemas, Amy tenta ser independente o máximo que consegue, mas se sente muito sozinha, já que seus únicos amigos são seus auxiliares, pais e professores. Em seu último ano no ensino médio, a garota decide que é hora de mudar o jogo e acaba contratando alguns de seus colegas de turma para tornarem-se seus novos auxiliares. O principal culpado para que Amy tomasse essa decisão foi Matthew, o garoto solitário, que havia se afastado de todos e contava os armários enquanto caminhava. O primeiro contato que tiveram fez com que Amy refletisse sobre inúmeras coisas, e ela estava decidida a tornar-se amiga de Matthew (e algo a mais, se fosse possível).

Após uma incansável sessão de entrevista com Nicole (mãe de Amy), os escolhidos para serem os novos auxiliares da garota foram: Sanjay, Sarah, Chloe e Matthew. Sem saber, cada um possuía certa dificuldade ou problema em algum assunto, e isso foi me cativando até certo ponto da história. Amy tornou-se uma grande amiga para cada um deles, mesmo que isso não ficasse explicito e, em alguns casos, não fosse retribuído da forma esperada.

Narrado em 3ª pessoa, o livro nos mostra como foi o ano de Amy e seus novos amigos, cada descoberta, como ela se sentia em relação ao restante do grupo e é claro, como ela foi se apegando cada vez mais a Matthew. Como tinha TOC, Matthew era um pouco inseguro e Amy resolveu ajuda-lo com esse problema. A amizade deles acabou se tornando muito bonita, mas os dois eram tímidos quando o assunto era expor os sentimentos.
De uma forma bem natural, começamos a fazer parte do dia-a-dia de Amy, presenciamos suas discussões com a mãe, como os amigos foram importantes para que ela amadurecesse e, principalmente, o valor de uma grande amizade. Com o apoio de todos, Amy sempre busca melhorar, entrar na faculdade e provar que realmente é capaz de se virar sem ajuda 24 horas por dia. Em alguns momentos Matthew ficava em segundo plano, e isso me irritou um pouco, mas entendo que foi essencial para o desenrolar da trama.

Confesso que o desfecho da trama me decepcionou um pouco. Eu estava envolvida com a história até mais ou menos a metade do livro. No entanto, as atitudes de Amy começaram a ficar diferentes do que ela sempre demonstrou ser nos capítulos anteriores. Isso foi um ponto que me deixou bem chateada, já que eu tinha uma imagem bem bacana da personagem e aos poucos isso foi mudando. Eu fiquei com vontade de entrar na história e falar para ela: "Hey, onde está aquela garota forte e decidida que eu conheci?!". O final também deixou a desejar, estava esperando bem mais - foi uma fragilidade que me irritou um pouco.

No mais, foi uma boa leitura, já que pude conhecer detalhes sobre a paralisia cerebral e TOC. A forma como a autora nos apresentou as características e particularidades de cada uma dessas doenças foi bem natural, e acredito que ela quebrou paradigmas ao escrever sobre o assunto. No entanto, se você está em busca de um livro que renderá lágrimas, acredito que Amy & Matthew não seja uma boa escolha. Como disse, a leitura foi boa, mas não atingiu todas minhas expectativas. Mas vale lembrar que a leitura pode funcionar com outras pessoas (e é o que espero).

Em relação a diagramação, só fiquei um pouco incomodada porque algumas palavras estavam com falhas de impressão - mas nada que atrapalhasse o desenrolar da leitura. A Editora está de parabéns pela revisão e pelo trabalho como um todo.

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2015/03/resenha-amy-matthew.html
Luz 26/03/2015minha estante
Olá Cássia, gostei muito da sua resenha. Achei que mais ninguém tinha achado isso, eu também não gostei muito do fato da Amy ter mudado tanto, depois da metade do livro cada atitude dela eram uma total decepção e o final deixou muito a desejar, porem, ainda assim a historia no geral é boa. E a mensagem central do livro que é lidar com o preconceito foi passada com sucesso.

Ana Luiza 17/11/2015minha estante
Parabéns pela resenha!
Eu não gostei do livro. Apesar da leitura fluir bem, não consegui me conectar com os personagens, e ao meu ver, o final deveria ter seguido outro caminho...

Ana Carolina 13/01/2016minha estante
Adorei o livro, mas o final me decepcionou se não fosse por isso ele teria virado favorito.

Marcos Dhonatha 06/07/2020

Ás vezes, ''eu te amo'' é o mais difícil de dizer.
Amy tem uma deficiência que não lhe permite andar, falar e mexer a maior parte do corpo, ela usa um computador para se comunicar e um andador para se locomover. Matthew tem TOC, uma doença psíquica que leva à crises de ansiedade e outras manias que lhe impede de fazer várias coisas. Ele vê aquilo que ninguém havia percebido, ela é perfeita, e ela enxerga ele com outros olhos e então descobre o verdadeiro por trás de todos aqueles problemas. Em meio à tantas adversidades eles se apaixonam, mas não admitem, não falam, então eles erram muitoo, fazem coisas erradas, enfim... A história acaba com um final aberto e uma promessa de um recomeço que eu espero que aconteça e eles tenham um final feliz.
O livro só n é perfeito pq a autora força muitas coisas e sla, acho q faltou outras, a primeira parte é ótima, mas a segunda é a própria definição de "nada tão ruim que n possa piorar"

Lorayne.Stinguel 20/05/2020

Definição de cagar na cabeça dos outros
O romance adolescente está me incomodando bastante ultimamente, por tratarem a desilusão amorosa aos 14,15,16... anos o fim do mundo.

O livro é escrito sobre a perspectiva de uma pessoa com deficiência física (coisa que quase nunca é citada em livros) e por conta disso achei interessante algumas passagens, embora eu não pense que na vida real a pessoa seja tão otimista assim.
Achei o final um pouco forçado.

My 02/12/2020

Aaaaaaaaah
Se teve um livro que me fez mudar o meu ponto de vista, foi esse!
Aaah foi tão lindo, o final nem se fala... Chorei e sorri ao mesmo tempo! Foi SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!
Vocês precisam ler gente! É sério!
Ah só de relembrar ele aqui tenho vontade de chorar! Vale a pena ler ele!

Mand 25/02/2020

Mais do que eu esperava
Raramente estou por aqui fazendo resenha, mas achei que Amy & Matthew merecia muito uma. São exatamente 3:08 da madrugada, eu acabei de finalizar a leitura e meu coração está muito, muito quentinho.

Era um livro que já havia me chamado a atenção pela fofura da capa, mas nunca aprofundei minhas pesquisas sobre como era a história, não criei expectativas, então quando iniciei me senti entrando numa sala escura e tateando para me encontrar ali.

Eu amei a construção dos personagens, como a autora foi sutil em introduzir suas características, suas oscilações e em como a gente consegue acompanhar e sentir o que eles sentem. (O Matthew me conquistou e me tocou a alma de uma forma inexplicável, me identifiquei de inúmeras formas e só queria abraçá-lo até seu coração se acalmar)

Os dois são extremamente doces, trazem um olhar diferente sobre a vida e nossas relações, sobre como ser "diferente" é tantas vezes taxado como esquisito, como invisível, maluco ou algo que não valha a pena...

Fui surpreendida em muitos momentos, (em alguns também fiquei irritada rs), meus olhos ficaram marejados aqui e acolá e também sorri feito boba em outros. Chegou nos momentos finales e eu só conseguia olhar pra porcentagem de quanto faltava terminar porque estava me batendo um desespero kkk

É lindo, delicado, real em diversos pontos e importante. A empatia é fundamental e foi o que eu mais senti: empatia. Vale a pena.

~~~~

"Sentir muita coisa nos confunde, mas não é ruim."

"Essa sensação vai passar. O medo é real, mas o perigo não é. Você não precisa entrar em pânico. Só espere passar."

Sa.si 21/06/2020

Um romance provável
Sempre achei romance um negocio muito estereotipado sempre falando sobre corpos esculturais e esse romance foi um romance que eu achei incrível pois não se trata de ser bonito mais sim de ser uma pessoa legal e interessante. Acho que esse é o amor verdadeiro.