Canto dos Malditos

Canto dos Malditos Austregésilo Carrano Bueno

Resenhas - Canto dos malditos

Hello5ouza 01/05/2024

"O confinamento é um método viável, e prática simples para as sociedades que não aprenderam o significado da palavra solidariedade"

Um livro autobiográfico de Austregésilo, relata seus tempos de puro sofrimento no seu período de internação nos manicômios de Curitiba e do Rio de Janeiro nos anos de 1970.
Do início até o fim da obra, vemos declarações das inúmeras torturas e abusos por parte dos "profissionais" do manicômio em relação a ele, e a todos os outros internados.
Seu tratamento foi feito de forma desumana, que repudia qualquer um de seus direitos como cidadão e ser humano.

Nos dias de hoje, autor é engajado em um movimento nacional contra os manicômios, deixando bastante visível que não se trata de um movimento, que exclusivamente ofenda o pessoal da psiquiatria, mas sim ser um manifesto contra todo um sistema, sabiamente nefasto e opressor, que nega a qualquer pessoa (em situações de vício de qualquer substância), uma chance de uma recuperação, e acolhimento físico e psicológico.

thayzenha 14/04/2024

Dilacerante
O livro aborda sobre um jovem que vivenciou anos de abusos na psiquiatria tradicional. Os relatos são dolorosos e conseguem trazer à tona toda a desumanização e dor dessas práticas tão brutais.
A leitura foi fácil, é necessário pontuar que há certas expressões e palavras pejorativas, mas que podem ser atribuídas ao contexto e período em que a obra foi lançada.
De todo modo, é um relato dilacerante e necessário, principalmente para aqueles que desejam se aprofundar na temática antimanicomial.

Ditorory 03/02/2024

Entre Alex DeLarge e Simão Bacamarte
Uma história autobiográfica que relata os abusos sofridos pelo autor durante o período em que esteve retido em hospitais psiquiátricos. Este livro desperta muitas angústias, revelando a realidade chocante da política manicomial, que até hoje se mantém escondida da sociedade, bem como as consequências da moralidade e da hipocrisia. É um livro de coragem, luta, e resistência, onde estão em jogo os estereótipos do louco, do psiquiatra e dos cabeludos.

Joyyyyyy 20/01/2024

O livro aborda vários temas como o abuso de poder policial, a falta de comunicação entre pais e filhos, trás diversas discussões e críticas a sociedade moralista e o principal a qual me fez querer ler o livro a violência dentro dos hospitais psiquiátricos. Conheci o livro atrás do filme, o qual é muito bom mas como esperado o livro trata de mais assuntos e se aprofunda mais trazendo um relato bem mais detalhado.
roanvey 23/01/2024minha estante
é aql filme que tem o rodrigo santoro?

Joyyyyyy 23/01/2024minha estante
Exatamente

roanvey 23/01/2024minha estante
???

Joyyyyyy 24/01/2024minha estante
Você indo assistir só para ver o cabeludo?

Giovana.Kutschenko 01/01/2024

Qualquer um pode ser o maldito
Esses últimos textos do livro dão um espetáculo sobre política e direitos dos pacientes. Não tenho muito o que dizer, gostei muito dos diálogos sobre a hipocrisia e ignorância da sociedade brasileira em relação ao fumo de certas substâncias e o que é de fato o vício, fiquei surpresa com muitas histórias escritas no livro, o cara resistia mesmo.

Monroe 16/08/2023

Para refletir
?Basta entrarmos numa ala proibida, onde permanecem confinados e escondidos dos olhos dessa sociedade de normais as vítimas do desprezo e do desleixo profissional, para ver que experiência e abusos indiscriminados causam ao ser humano!

Crime não é apenas matar o nosso semelhante. É também deixá-lo inútil, matando sua inciativa a vontade própria , transformando-o numa besta humana?.

anacarolsbr 24/07/2023

Excelente
Que leitura! Como foi intenso, senti falta de ar em diversos momentos, um misto de emoções. Considero um livro que deveria ser obrigatório nas escolas, pouco estudamos sobre a história do nosso país e as atrocidades que acontecem.
Para mim a Luta Antimanicomial deveria inclusive ser tema da redação do Enem desse ano.

booksbystef 30/04/2023

Experiência inexplicável
Austregésilo fez história com sua dor. E me mostrou como estou certa em repudiar a psiquiatria e seus horrores.

teusteus 29/04/2023

Muito pesado e real
Esse livro tinha que ser exibido para todos e todos tinham q ler um livro desses, você sente totalmente tudo que o austry passa dentro dos manicômios e consegue sentir o pavor, o sofrimento e etc, aconteceu de muitas as vezes eu estar lendo e me sentir mal lendo aquilo e pensar "porque que faziam isso com as pessoas" esse livro é necessário para que no futuro nada disso seja repetido e que sirva de exemplo para muitos, imaginem o que ele passou na pele dele durante sua adolescência, coisas que muito mais pessoas passaram e ainda bem que os manicômios não existem mais

Over_Again97 24/02/2023

Comecei a ler por recomendação do curso e tive que tirar um tempo pra absorver e pensar um pouco antes de escrever a resenha.

Esse é um livro que fala sobre vidas que hoje são esquecidas, sobre inciziva e dura violência policial, ditadura militar (que muitos ainda vê hoje, com bons olhos), sobre a importância do dialogo, entender e estar presente na vida dos filhos, e sobre uma parte do que foi o Holocausto Psiquiátrico Brasileiro.

Não tirei um tempo por achar o livro forte (apesar dele ser), tirei porque pra mim, ele já era alto explicativo. Não estamos falando de uma ficção, e sim de uma coisa real e palpável que aconteceu praticamente ontem. Uma parte da história que mal se fala hoje, onde os responsáveis e atuantes sequer foram responsabilizados.

Ele é sim um livro necessário e super recomendo a leitura, independentemente, se, no processo, você simpatizar ou não com o autor.

Bianca 03/01/2023

Livro necessário
A obra é essencial para aproximar a sociedade de indivíduos que fogem à regra e são cotidianamente excluídos da vida, como um todo. Sensibiliza de diversas formas e demonstra os descasos com a saúde mental, infelizmente, ainda presentes em nossa sociedade. A obra é necessária para abrir os olhos, importantíssima para a propagação da verdade e busca por cuidados antimanicomiais. Sua cassação em anos anteriores, diz muito a respeito de nossos preconceitos e como ainda mantemos a saúde mental em um local distante.

4at77 31/10/2022

O Canto Dos Malditos.
?Crime não é apenas matar o nosso semelhante. É também deixá-lo inútil, matando sua iniciativa e vontade própria, trans­formando-o numa besta humana.? (Austregésilo Carrano Bueno ? 1990)

Demorei para ler por conta da ressaca literária, a escrita é didática e com bastante gírias, já a história é extremamente pesada e com relatos reais e dolorosos, muitas vezes consegui sentir exatamente tudo o que o autor passou. Quando ele se revoltava, eu sentia sua revolta, quando caía em um ciclo de indiferença, eu me sentia vazia também.
Eu vi o filme antes de ler o livro e eu acho que ambos retrataram muito bem toda a reforma psiquiátrica e é extremamente sufocante saber que tudo realmente aconteceu e acontece até hoje, a luta é contínua e parte do caminho já está andado, boa parte dos manicômios brasileiros já utilizam do tratamento humanizado e isso é uma grande conquista, não devemos fechar os olhos pra tudo o que acontece ao nosso redor, principalmente quando se trata de algo tão importante quanto nossa saúde mental.

Livro necessário, leria denovo e recomendo a leitura.

mary 27/08/2022

"Crime não é apenas matar o nosso semelhante. E também deixá-lo inútil, matando sua iniciativa e vontade própria, trans­formando-o numa besta humana."

Atordoante. Austry foi apenas uma das vítimas dos hospitais psiquiátricos brasileiros, porém teve a oportunidade de divulgar sua história e denunciar os tratamentos desumanos.
Muitos acontecimentos são bizarros e estoura a bolha com precisão, o homem é capaz de tudo...
Acho que esse tipo de livro não é necessário avaliação chatinhas mas sim de empatia.
Recomendo muito

anavidafd 11/08/2022

perfeitoooo! muitas vezes fiquei pertubada lendo , Austregésilo foi tão forte e muitas vezes radical com suas ações (mas visto a situação que estava passando dava pra entender...) O jeito que o livro foi escrito realmente cumpriu com o objetivo de passar revolta e toda a dor dele,é aqueles de entrar na história sabe?? as gírias,as figuras de linguagem,o poema,o relato do pai e os detalhes do processo simplesmente IMPACTANTE parece até que foi fictício pois é inadmissível ter real acontecido isso com um jovem, ainda mais por conta das questões do cenário brasileiro na época que eram desumanas. amei amei

lookingforgaby 13/07/2022

Perfeito
A ideia de que esse livro foi censurado é uma das maiores dores da minha existência.
Tive que reunir coragem pra iniciar essa leitura e foi a melhor decisão que pude tomar.
Deveria ser lido por todos.