Criatividade S.A.

Criatividade S.A. Ed Catmull...

Resenhas - Criatividade S.A.

Jess 23/07/2021

Histórico
É sempre extremamente interessante saber de onde surgiram e as histórias de empresas grandes, principalmente quando é uma das favoritas no quesito entretenimento. Os nomes que apareceram e que fizeram parte dessa construção só deixam tudo mais louco, e a narração um pouco mais descontraída deixa a leitura mais leve

Chris 01/08/2020

comecei esse livro pq queria apenas conhecer mais sobre a história da Pixar. terminei-o com uma visão totalmente diferente sobre gerenciamento de pessoas, processo criativo, desenvolvimento artístico, comunicação, comunidade e muito mais. é realmente incrível

Giovana 28/08/2022

Bom, com ressalvas
Antes que venha mais alguém dizer “meu deus giovana como assim você não deu 5 estrelas pra esse livro perfeito?”, deixa eu me explicar.

O livro é incrível! Essa é uma nota BOA. Que delícia ver todo o trabalho e surgimento da queridinha da animação. Ver como tudo aconteceu, coisas que deram certo, que não deram, as decisões e os erros que foram tomados. As pessoas que fizeram parte disso tudo.

Minha crítica inicial não é bem uma crítica mas uma constatação, e é que só tem homem nesse livro. Se duas mulheres são mencionadas já é muito. Como mulher e principalmente na realidade atual em que vivemos isso foi algo que eu não pude deixar de notar. Sei que estão apenas relatando os fatos como aconteceram, mas não posso dizer que não fiquei um pouco decepcionada.

O segundo ponto que me incomodou bastante foi o fato de eu ler esse livro depois do escândalo de assédio sexual na Pixar envolvendo o John Lasseter. Algo que toca num ponto fraco porque ele era um dos nomes que eu mais admirava e essa história quebrou todas as expectativas que eu tinha relacionadas a ele. Sendo um dos principais nomes da empresa, era óbvio que ele seria bastante mencionado. Mas eu não conseguia me sentir confortável lendo sobre ele sabendo de tudo que aconteceu.

E o terceiro ponto é que eu sou uma pessoa que curte menos ler livros de não-ficção, então foi uma leitura mais lenta pra mim. Também me incomodou um pouco o uso excessivo de metáforas mas isso é mais uma opinião muito pessoal.

Em questão de conteúdo o livro traz dicas super úteis e interessantes sobre ambientes de trabalho no geral, sobre criatividade e organização. Marquei inúmeras citações e acho que apesar dos meus três pontos negativos ainda é um livro muito válido de ser lido. Apesar de me incomodar com alguns nomes, eu simpatizei bastante com Ed, o autor, e isso ajudou no ritmo da leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CekWoIrLST7/

Heloisa Motoki 23/01/2021

Histórias, Liderança, trabalho em equipe e curiosidades
O livro traz histórias dos bastidores da Pixel, exemplo de liderança e trabalho em equipe e a curiosidade de vários filmes, a gente se vê dentro do filme de como foi pensado, o que mudou, o que usaram como treino para retratar, o que queriam atingir e o que atingiram.

E no final conta a passagem de Steve Jobs, sua participação , considerações até sua vivência na Pixel antes de falecer.

Erika 02/02/2021

Um mundo para explorar
Se for pra descrever de forma simples esse livro: Um mundo para explorar. Foi uma leitura de certo modo tocante, escrito pelo diretor da pixar, ele conta toda a trajetória que passou com a empresa, expõe questões organizacionais e de liderança, erros e acertos, e o mais incrível: como manteve a criatividade em evidência dentro da empresa.
Os filmes da pixar sao icônicos, históricos,
porém fazê-los e deixa-los da forma que são, vai muito além de animação, cada página foi uma descoberta sobre os processos da empresa e curiosidades sobre desenvolvimentos de filmes como toy story.
Uma leitura exploratória, cativante e cheia de surpresas!

bruthethe 04/11/2021

Simplesmente Inspirador
Acabou se tornando um dos meus livros favoritos. E eu nem sou muito fã de não ficção.

Além das mensagens e ensinamentos, ele conta curiosidades e segredos da Pixar. Desde sua fundação até muito recentemente.

@julendoporai 18/01/2021

Uma aula sobre criatividade!
Esse livro é uma aula sobre criatividade com quem entende e muito do assunto: um dos fundadores da Pixar. Ele aborda também a história da Pixar e seus personagens e também traz muitos exemplos reais e práticos. Especialmente interessante ver a perspectiva do autor sobre Steve Jobs. Recomendo muito a leitura!

Ju 21/11/2020

Criatividade e cultura organizacional, deu match
O melhor livro que já li até agora sobre criatividade e cultura organizacional. Mesmo as histórias se tratando de uma indústria de animação, é impossível não transportar várias situações para o próprio ambiente de trabalho ou a própria vida. Fora que para mim, uma fã de animações, poder enxergar um pouco dos bastidores de grandes filmes, foi incrível.

Bruna3810 21/11/2020

Me fez sentir nostálgica do início ao fim, em cada citação das animações que compuseram minha infância. Pixar, Disney, Apple, LucasFilms, outras grandes empresas e, consequentemente, grandes empresários são o foco dessa obra, trazendo algumas dezenas de aprendizados e reflexões sobre uma boa gestão.

?O imprevisível é o terreno em que ocorre a criatividade?.

@mauricio_damascen 23/10/2020

E um ótimo livro para expandir a forma como o administradores de empresas cumprem suas funções tendo várias dicas sobre como gerenciar pessoas estimular mas a proatividade no ambiente de trabalho além de também fazer um embasamento sobre como nos auto aperfeiçoar tanto na área em questões técnicas como também nas relações sociais.

Nat 17/10/2021

Instigante
É um livro que superou minhas expectativas, fiquei impressionada com a trajetória contada pela história. Definitivamente é uma leitura que inspira, impressiona, leve e que te deixa curioso. Minha admiração pela empresa aumentou ainda mais depois desse livro. Recomendo!

gabspetineli 23/08/2021

Li por causa da faculdade e que livro fantástico, sabia que ia gosta, mas não sabia que ia me apaixonar desse jeito

MauricioTiso 15/07/2019

Uma viagem na montanha-russa
Ed Catmull generosamente nos presenteia com uma incrível história de construção e realização de um sonho e que, como consequência, entrega lições profundas sobre liderança e inovação.

Abordando aspectos como pessoas, imprevisibilidade, cultura e obstinação, o autor traz os conceitos dentro de histórias reais o que facilita muito a absorção do conceito e a comparação com o dia a dia corporativo.

Outro bônus e uma nova visão sobre a genialidade de Steve Jobs e como lidar com uma pessoa visionário que reconhecidamente tem dificuldade de se comunicar com o mundo em sua volta.

A leitura é muito fluida e consistente, cheia de exemplos e a abordagem dos conceitos são muito acessíveis.

Recomendo à todos que queiram se inspirar para transformar seus negócio e suas vidas.

Lais.Sales 16/02/2023

Vou começar dando cinco estrelas para esse livro, apesar que no começo eu senti que a leitura foi um pouco mais maçante. Não que era uma leitura ruim, mas porque abordava assuntos dos quais eu não entendo, como, computadores, tecnologias, software (..)
Conforme fui avançando foi ficando muito bom, e consegui tirar muitas dicas valiosas, lições e aprendizados.
Para quem não sabe, o livro conta a história da Pixar, em como ela partiu de um sonho, até se tornar o que é hoje, e gente, foram muitos altos e baixos, mas a persistência deles foi tremenda e de se admirar. Ed nos ensina com detalhes em como gerenciar empresas, como lidar com pessoas, resolver problemas, ser criativo, acreditar em si mesmo e nas suas ideias, e mais ainda, nos mostra os segredos do gerenciamento da Pixar, o que levou a empresa a ter sucesso e como cada funcionário é ÚNICO e IMPORTANTE.
Aborda a fusão com a Disney animation, o porque desse acontecimento, a reação dos funcionários de ambas empresas, o que mudou no gerenciamento a partir disso e o que permaneceu igual. Enfim, tem uma homenagem linda ao Steve Jobs que me fez chorar, pois você percebe uma mudança muito significativa no comportando dele após ter investido e comprado a Pixar lá atrás, a convivência e se tornar amigo dessas pessoas foi o amolecendo. Não quero dar spoiler, mais é bonito demais ver essa transformação.

Ediandra Campos 05/02/2022

Achei o livro bastante revelador e fiquei particularmente encantada com a forma simples e tranquila que Ed Catmull gerencia a Pixar. Virei fã.