Thainá 10/03/2016
Por trás da criatividade
Muito bem escrito (num tom de conversa), Critividade S.A. é um livro sobre gerência, mas também sobre motivações e criatividade.
Com exemplos e explicações, Ed Catmull conta a historia da Pixar desde seu início, mostrando todas as dificuldades e as soluções aplicadas na empresa. Além disso, o autor apresenta as dificuldades de administrar uma empresa criativa, onde o objetivo principal é que o fluxo de ideias e o livre pensamento não sejam atrapalhados pela burocracia ou pela hieraquia.
Assim, o livro deixa de se tratar apenas da parte administrativa e passa a tratar também dos relacionamentos entre as pessoas dentro de uma empresa, da importância da empatia e das dificuldades individuais de cada funcionário e da importância disto ser levado em consideração.
De bônus, ainda conhecemos os processos de produção da empresa e de algumas animações de sucesso, como “Toy Story”, “Monstros S.A.”, “Procurando Nemo”, “Divertidamente”, entre outras, desde sua ideia inicial até o produto final que conhecemos.
Depois de ler o livro passamos a ter a noção do tamanho e do trabalho que uma animação exige e como problemas de gerência podem influenciar o pensamento conjunto e principalmente a criatividade das pessoas, nesse caso.
O autor distribui seus métodos e as dinâmicas da empresa em todo o livro e, ao contar sobre a venda da Pixar à Disney e todos os novos desafios, o autor coloca essas ideias de forma concisa e passamos a ter a noção da importância de cada uma das ideias e de como o conjunto de todas funciona. Essa parte em questão me prendeu tanta atenção que consegui visualizar as reuniões, os locais e as mudanças feitas! Esse trecho foi um dos meus favoritos, junto com o capítulo sobre Steve Jobs, que chegou a me emocionar por mostrar (de forma leve e amigavel) um lado diferente do que é normalmente apresentado sobre o empresário.
Por fim, acredito que o livro vai muito além da área administrativa (da qual nao faço parte e mesmo assim não desgrudei do livro) e pode agregar a quem se interessa tanto pela Pixar, seu sucesso e sua história, quanto por criatividade.