Sobre A Ira / Sobre A Tranquilidade Da Alma

Sobre A Ira / Sobre A Tranquilidade Da Alma Sêneca

Resenhas - Sobre a Ira, Sobre a Tranquilidade da Alma

monique.gerke 06/09/2018

"O sábio não ficará irado com os que erram. Por quê? Porque sabe que ninguém nasce, mas se torna sábio."
Alan 29/03/2020minha estante
Nossa, eu estava lendo até agora e parei justamente nesse trecho!

Adriane 02/03/2022minha estante
ótima resenha!! o livro parece mto bom ?

Kássio Meniglim 02/03/2022minha estante
O livro foi impactante! Esses que nos deixam marcas! =)

Joao.Gabriel 13/08/2021

De quanto riso devemos cercar o que nos provoca lágrimas!
Hoje acabei este livro.

Não sei nem como começar a falar, pois a leitura de Sobre a ira atravessou minha alma como uma flecha virtuosa. Sêneca é brilhante aqui, como também em outros ensaios. Mas Sobre a ira tem algo mais, algo esse que não me foi possível decifrar. De qualquer forma, esse ensaio nos leva à uma reflexão enorme sobre nossos vícios (paixões), e como o próprio título diz, sobre a nossa ira.
Recomendo fortemente a leitura, para todos, já que não existe sábio no mundo que escape do impulso primeiro, impulso que nos leva à iracúndia.

Agora, alguns adendos:

Os dois ensaios são muito bons. Embora eu ache "Sobre a tranquilidade da alma" menos arrebatador do que "Sobre a ira", aquele permanece ótimo.

A edição é ótima, a diagramação nos dá margem para anotações e as páginas não deixam o texto transpassar

lo2 24/01/2022

Senti que eu era Freud.
Nessas cartas, Sêneca discursa sobre a ira e sobre a tranquilidade da alma, respectivamente. De modo a aconselhar, apresentar exemplos e instruções de quais rumos devem tomar e quais caminhos são os corretos, assim como o que os levou a esses pontos.
As obras são simplesmente inacreditáveis. Quando eu digo que me senti sendo Freud me refiro ao fato deste ter estudado as obras de filósofos para a formação das suas teorias. Eu não conseguia acreditar no quanto Sêneca, sendo um homem comum, poderia saber tanto sobre o psicológico humano e enxerguei os estudos de Freud na sua forma mais bruta. Consegui ver o pai da psicanálise lendo esses livros, fazendo anotações e formulando ideias. Me motivou a ler mais clássicos de homens que mudaram o percurso da humanidade com suas sabedorias.
No entanto, só recomendo essas obras se o leitor já tiver o hábito de leitura há um tempo, pois pode ser complicado para alguém que não tem essa prática.

Renato 07/08/2020

Profundamente meditativo
Sêneca, em sua época, observava a natureza humana e seus instintos mais enraizados de longe e de perto de pessoas comuns e de políticos para trazer pensamentos em literatura refinadíssima. É surpreendente sua argumentação (o que explica sua poderosa lábia como advogado da antiguidade romana, inclusive), por vezes me convenceu que a ira é algo tão inútil e tão rudimentar para o ser humano que não lhe faz falta, na paz e na guerra.

Um bocado de densos capítulos focam na argumentação e na evidenciação filosófica e histórica de manifestações iracundas, objetos do estudo profundo do filósofo romano. Por isso é interessante - e se for o caso - ter um background de conhecimento sobre a história da Roma antiga, mas deixo claro que não é um pré-requisito.

Proposital à própria Filosofia, portanto, os livros "Sobre a ira" e "Sobre a tranquilidade da alma" provocam o pensamento profundo e muitas vezes meditativo do leitor. Alguns aspectos da vida eu mesmo refleti muito e me percebi como pessoa sentimental e racional, sujeita a todas as diretrizes estoicas que ambas as obras propõem. Hoje o estoicismo ganha muito a manta de "resiliência", atributo humano extremamente respeitado e admirado.

Com certeza, após essa leitura (apesar de demorada), me vejo como um ser humano mais completo, sábio e sereno. Dificilmente se encontram causos com que os leitores não se identifiquem, aumentando a imersão na literatura e também trazendo a sapiência necessária para a usa própria evolução.

Jaqueline703 10/02/2024

Sêneca é um dos filósofos mais didáticos e de fácil compreensão que há, com instrução ao auto-conhecimento para evitar a irá e a busca por virtudes para tranquilidade da alma.

Cris.Aguiar 08/11/2023

Excelente
Eis um livro de filosofia que achei fluído de ler.
Sêneca praticamente nos dá um manual ensinando a controlar nossa ira e até dos outros; o principal é entender que as emoções são do nosso controle e que aquela regrinha do "respira fundo e conta até 1000" é muito válida.
Recomendo muito a leitura desse livro. Gostei.

Clube de Leitura INEF outubro 2023

site: https://www.istonaoefilosofia.com.br/

Joranny.Gomes 19/05/2024

Livro muito bom e fácil de ler
É muito legal o fato do Sêneca no decorrer do texto utilizar exemplos de figuras históricas, mitológicas ou da poesia para ilustrar suas opiniões. A gente com certeza sai dessa leitura com bem menos vontade de manifestar a ira e com muita vontade de cultivar uma alma calma frente às adversidades da vida. É uma tarefa difícil mas não custa tentar.

Aldrison 08/08/2021

Disposições sobre ira e tranquilidade na mesa dos leitores.
Sobre a Ira e sobre a tranquilidade da alma, é um livro ótimo para quem deseja entrar no pensamento senequiano e ainda aprender um pouco sobre conceitos pitagóricos, platônicos e aristotélicos; além do claro aprendizado a mais sobre conceitos estoicos e sobre história romana. No entanto não dou 5 estrelas pois muitas vezes o livro tende a ser bem cansativo, não tanto pelas cartas senequianas, que o máximo possível atingem a fluidez, mas pela estrutura do livro, com muitas e distanciadas notas, as letras miúdas e alguns conteúdos também das notas que não acrescentam muita coisa. No mais, o livro é um ótimo pedido!

felipe.cesar 23/10/2020

SENECA JÁ!
Sêneca é um mestre em ensinar as maneiras como devemos encarar as intempéries da vida. Grande mestre que todos deveriam ler. Me tornei fã dos estoicos a partir das obras dele!

Lucas Lobo 23/12/2022

Sêneca, o jovem
Se parte dos ensinamentos aqui mostrados nessa obra de Sêneca forem bem absorvidos e colocados em prática sua vida tem grande chance de ficar muito melhor.

Fernanda.Lopes 15/06/2023

Um tratado sobre aprender a viver
Mais do que aprender a lidar com a ira, o que Sêneca propõe, no primeiro livro, é um grande exercício de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal na vida virtuosa.

Mais uma vez, estou encantada com a sabedoria e a forma agradável com que Sêneca escreve.

BJekyll0 28/04/2020

E [...]
o que parecia estar nas alturas está defronte a um precipício