Sobre A Ira / Sobre A Tranquilidade Da Alma

Sobre A Ira / Sobre A Tranquilidade Da Alma Sêneca

Resenhas - Sobre a Ira, Sobre a Tranquilidade da Alma

lujin 02/06/2024

Sobre a ira - a ira sempre é prejudicial segundo o romano Sêneca um grande homem não deve ira-se nunca facilmente e, quando não for possível reprimir a ira, ele deve tentar se acalmar o mais rápido possível.
Sêneca considerava a ira um sinal de fraqueza e imperfeição, e acreditava que trabalhar para dominar essa emoção era fundamental para alcançar a tranquilidade da alma.

A tranquilidade da alma
O autor ensina técnicas para cultivar a calma e atenção plena, destacando que a tranquilidade é fundamental para enfrentar as dificuldades vida.

Em resumo, este livro oferece orientações filosóficas para superar estados de agitação mental, buscando uma vida tranquila e mais equilibrada e o autoaperfeiçoamento.

Joranny.Gomes 19/05/2024

Livro muito bom e fácil de ler
É muito legal o fato do Sêneca no decorrer do texto utilizar exemplos de figuras históricas, mitológicas ou da poesia para ilustrar suas opiniões. A gente com certeza sai dessa leitura com bem menos vontade de manifestar a ira e com muita vontade de cultivar uma alma calma frente às adversidades da vida. É uma tarefa difícil mas não custa tentar.

Victorgelado 12/04/2024

"Fica frio aí " Senhor, Gelado.
Apesar do título ser uma piada, o livro não é. Aqui irei abordar apenas o conteúdo de "Da ira" pois foi o que mais me agradou. Da ira é um grande exemplo que mostra que estoicismo não é "fácil", ou filosofia de "cotoco". Sendo dividido em 3 partes, Sêneca discorre sobre a "paixão" ira, que de acordo com o próprio, é a pior e a que pode causar o maior dano na vida de um indivíduo por ser quase incontrolável.
No decorrer das cartas (forma como foi escrito) Sêneca cita diversos filósofos como Aristóteles ,Sócrates e Platão, fazendo comparações entre a visão dos gregos sobre o assunto e apresentando argumentos contrários.
Uma das melhores discussões é quando se coloca em cheque a visão de Aristóteles sobre virtude e meio termo, questionando se existe meio termo na doença (?????= phatos= doença= paixão).
Bom, não irei prolongar minha resenha pois acredito que já seja suficiente para instigar a leitura do livro.

"As paixões, são tão ruins como guias, como são como servas."

Nayara.Costa 19/03/2024

"É forte a alma diante dos males para os quais vem preparada". Pag. 184.

Sêneca, em sua obra sobre a Ira e sobre a tranquilidade da alma, nos relembra o que há muito não estamos acostumados a nos lembrar: é preciso de repouso! Não o repouso preguiçoso, mas, o repouso que nos fará descansar, dar luz a novas ideias, que será refúgio em tempo de tribulação. Quantas vezes, ao tentar agradar o círculo social, voltamos com a alma sobrecarregada e sem energia interna para qualquer outra atividade? Ele aborda essa temática com maestria. Escolha a dedo suas amizades, companhias. Não escolha os de muitos vícios e você trate os seus próprios. Pessoas bem resolvidas devem ser mantidas com você. Seja forte. É próprio de quem tem um espírito que se conhece não se sentir agredido com algum insulto que receber, seja de velhos, crianças ou pessoas que querem sobressair sobre você.
Possui grande expectativa sobre sua vida? Cuidado. Vá aplanando seu caminho. Vai sentindo antes com o pé, antes de pisar com tremenda força onde queres prosseguir. Não sabes o que te reservas no próximo passo! Se contente com o que possui e viva de acordo.

Como não se deleitar nesse livro? Um pouco do que aprendi ?

Jaqueline703 10/02/2024

Sêneca é um dos filósofos mais didáticos e de fácil compreensão que há, com instrução ao auto-conhecimento para evitar a irá e a busca por virtudes para tranquilidade da alma.

Cris.Aguiar 08/11/2023

Excelente
Eis um livro de filosofia que achei fluído de ler.
Sêneca praticamente nos dá um manual ensinando a controlar nossa ira e até dos outros; o principal é entender que as emoções são do nosso controle e que aquela regrinha do "respira fundo e conta até 1000" é muito válida.
Recomendo muito a leitura desse livro. Gostei.

Clube de Leitura INEF outubro 2023

site: https://www.istonaoefilosofia.com.br/

Bruno.T 01/08/2023

Quando estou triste, ou nem abalado ou feliz, Sêneca é a quem me dirijo.
Endereçada à pessoas queridas, as epístolas do antigo filósofo romano tem mesmo hoje uma leitura acessível, como que escritas por um paciente professor ou amigo.

Fernanda.Lopes 15/06/2023

Um tratado sobre aprender a viver
Mais do que aprender a lidar com a ira, o que Sêneca propõe, no primeiro livro, é um grande exercício de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal na vida virtuosa.

Mais uma vez, estou encantada com a sabedoria e a forma agradável com que Sêneca escreve.

Lucas Lobo 23/12/2022

Sêneca, o jovem
Se parte dos ensinamentos aqui mostrados nessa obra de Sêneca forem bem absorvidos e colocados em prática sua vida tem grande chance de ficar muito melhor.

Marcos774 19/10/2022

Os livros de Sêneca apesar de parecerem livros de coaching, são sempre muito bons, e com certeza conseguem te agregar alguma coisa mesmo que seja só um pouco.
Nesse em específico eu gostaria de elogiar o conhecimento sobre a psicologia humana de Sêneca, ao falar sobre o sentimento da Ira.
Pra quem tá começando a ler sobre estoicismo agora, não recomendo começar por esse pois é uma leitura um pouco mais complicada que as outras.

frsco 28/09/2022

Forte.
terminei de ler e agora tenho ctz do quão mal eu fico quando me irrito, porém é um livro bom e eu me pego lembrando dele em várias situações da minha vida, vale bastante a pena

Eder 28/06/2022

O livro ensina muito bem sobre a ira, vida tranquila, vícios e outros, Sêneca é o filósofo estóico mais didático dentre todos, em especial o sobre a tranquilidade da alma é de muito fácil compreensão, o autor escreve para os outros, isso facilita ter o ponto de vista do filósofo.

lo2 24/01/2022

Senti que eu era Freud.
Nessas cartas, Sêneca discursa sobre a ira e sobre a tranquilidade da alma, respectivamente. De modo a aconselhar, apresentar exemplos e instruções de quais rumos devem tomar e quais caminhos são os corretos, assim como o que os levou a esses pontos.
As obras são simplesmente inacreditáveis. Quando eu digo que me senti sendo Freud me refiro ao fato deste ter estudado as obras de filósofos para a formação das suas teorias. Eu não conseguia acreditar no quanto Sêneca, sendo um homem comum, poderia saber tanto sobre o psicológico humano e enxerguei os estudos de Freud na sua forma mais bruta. Consegui ver o pai da psicanálise lendo esses livros, fazendo anotações e formulando ideias. Me motivou a ler mais clássicos de homens que mudaram o percurso da humanidade com suas sabedorias.
No entanto, só recomendo essas obras se o leitor já tiver o hábito de leitura há um tempo, pois pode ser complicado para alguém que não tem essa prática.

Matheus de Faria 11/01/2022

Muito bom e útil de diversas formas
Tal edição da Penguin traduzida por José Eduardo S. Lohner, traz dois compilados de epístolas: "Sobre a ira" e "Sobre a tranquilidade da alma". Sêneca foi um dos principais estoicos da civilização romana e além de escrever e vivenciar uma filosofia em sua maior parte prática, isto é, tangível no cotidiano, e não abstrata, relegada às ideias, às cogitações metafísicas, às problemáticas epistemológicas, etc. tem uma maestria de estilo literário, que ao meu ver, foi bem representada pelo tradutor, que utiliza em dados momentos palavras um tanto extraordinárias, porém que existem na língua portuguesa, e eu não consigo imaginar leitores comprometidos que achem ruim ter de se debruçar sobre o dicionário.
Neste livro veremos métodos para se lidar com aspectos do ser humano como a ira: o que fazer para refreá-la, abrandá-la em outrem, identificá-la, etc. afora exemplos de personagens históricos que lidaram "adequadamente" com suas paixões, dentre elas a iracúndia, bem como os personagens não exemplares dominados por tal vício. Na segunda parte, "Sobre a tranquilidade da alma", Sêneca discorre sobre características necessárias para se obter a sabedoria da qual viria a tranquilidade da alma ou da vida. Além de postular as características que precisam ser mudadas ou evitadas para se alcançar tal "estado de espírito".
Em suma, é um livro que vale a pena, está escrito de forma culta, bem gostoso de se ler (para quem aprecia uma leitura "floreada" mas nem tanto), com conceitos de mais de dois milênios que se coadunam perfeitamente aos tempos atuais (embora alguns reverberem a cultura romana antiga e por isto mesmo, a leitura de Sêneca é uma boa fonte para se conhecer Roma em seu apogeu), etc. etc. Podemos correlacionar Sêneca com diversas esferas do conhecimento desde o literário (teatro), filosófico, político (senado e império romano), científico (história antiga), religioso (estoicismo e suas relações com o judaico-cristianismo), etc. tudo se sobrepõe, na verdade. Tem muito o que se falar de tal autor e de sua escola, mas para isso tem que se escrever livros e não resenhas.
Ressalto que esta edição é comentada, há notas no final do livro que chegam a completar um pouco mais de 80 páginas (compreendendo ambos os ensaios), ou seja, praticamente em cada parágrafo o tradutor comenta alguma coisa, o que é muito bom ao meu ver. Afora uma introdução robusta de igualmente quase 80 páginas.

Adriane 02/03/2022minha estante
ótima resenha!! o livro parece mto bom ?

Kássio Meniglim 02/03/2022minha estante
O livro foi impactante! Esses que nos deixam marcas! =)