O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo por Carpeaux

O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo por Carpeaux Otto Maria Carpeaux

Resenhas - O Realismo, O Naturalismo e o Parnasianismo Por Carpeaux

Camila0831 24/09/2022

Sobreposições
Dentre todos os volumes lidos até então, este é o que melhor ilustra a forma panorâmica de apresentar cada autor, cada obra, independente de seu tempo e influências, pertencendo não a determinado estilo; mesmo os autores conhecidos como marco do "início" de uma escola literária; mas como conjugação e demonstração da possibilidade e real entendimento das escolas não como uma sequência, mas como resultado de constantes sobreposições.

Jonathas dos Santos Benvindo 15/01/2022

Para conseguir ler Carpeaux sugiro consultar as últimas páginas pois há, nesse edição da Leya, um índice com todos os autores que ele menciona. Assim, sabendo em que página está o autor/a que você conhece, fica mais fácil entender os autores próximos dele/a que você não conhece, pois Otto Maria Carpeaux faz sempre muito comparativos entre eles, geralmente em um mesmo movimento literário.
Essa leitura foi bastante rápida eu achei, apesar de ter tido dificuldades no início para associar as ideias introdutórias sobre Darwinismo, Burguesia e Literatura. Mas, nesse livro não seria diferente, a política e os movimentos sociais estão sempre presentes na composição da cultura literária de uma região. Falando nisso, tive a impressão que Carpeaux se estendeu bastante na literatura eslava, russa, nórdica, em comparação com os outros livros em que falava mais sobre França, Itália e Espanha.
Senti também que os temas que a editora colocou no título (O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo) foram postos numa ordem diferente da que é apresentada no livro e dão uma confusão, sendo o sentido na verdade começado pelo Parnasianismo, depois Realismo e enfim o Naturalismo.
Carpeaux é uma leitura altamente recomendada para quem deseja entender mais sobre Literatura. Nota 10!

Jackson 28/09/2020

PERFEITA CONJUGAÇÃO DE ERUDITISMO E PRATICIDADE INTELECTUAL
LÁ VAI OS PALAVRÕES: Realismo, naturalismo, parnasianismo, determinismo-biológico, fatalismo, utopismo, socialismo, impressionismo, expressionismo, niilismo, bom! Já deu para você entender um pouco dessa belíssima obra. As outras correntes são derivação ou, antes, combinações dessas correntes de pensamento.
Uma dica útil para quem gosta de LITERATURA RUSSA!

site: Meu blog: https://diariodeumfalsoescritor.blogspot.com