A Consultora Teen

A Consultora Teen Patrícia Barboza

Resenhas - A Consultora Teen

Manuh 29/06/2021

Esse livro é muito fofo e levinho, eu até estranhei faz um tempo que não leio nada sem um conflito ou um plot de sessão da tarde. Eu gostei dos personagens, a história é boa e muito fofinha, a autora não se aprofundou tanto na questão da identidade dupla, mas mesmo assim eu gostei. Recomendo se você quer um livro fofo, leve e curtinho.

Manuh 29/06/2021

babulocatelli 08/06/2021

Livro mamão com açúcar de ler, bemm tranquilo !!!

Ale 09/04/2021

A consutora teen
Esse livro foi extremamente fofo e leve.

Os assuntos foram tratados com tanta leveza e compressão que me deixou encantada e apaixonada.

A historia de Thais é tão fofa e tão simpática, não tem como não gostar.

É um ótimo livro para adolescente.

Recomendaria super e essa autora nunca me decepciona.

brunadaguarda 09/11/2020

que livro prefeito!! ai amo romances clichês de adolescente q da tudo certo no final kkkkkkk o diferencial desse livro é que oq você imagina de ruim dos personagens não existe, se existe não é mostrado. eu de tantas formas tentei sentir ódio de Brenda mas nao consegui, quase ninguém gosta dela pq a visão dela não é mostrada. mas mesmo assim amei o livro! essa escritora é nota 10.

Ana Clara 24/08/2020

Nesse livro é possível perceber que a Thaís é aquela típica garota tímida e super romântica, no qual encontrou no seu blog um jeito de conversar com as pessoas e de como as auxiliar, nos seus problemas românticos e etc. Tendo um blog bombando nas redes sociais, Thaís se sente apreensiva de como ajudar tantas pessoas e dos seus próprios sentimentos românticos.

Melissa 12/08/2020

Pra quem gosta de leituras leves e de adolescente pode ler esse pq é bastante engraçado! Com situações bem divertidas! Recomendo.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 01/04/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A narradora é Thaís, uma garota de 14 anos que acaba de se mudar de Volta Redonda para o Rio de Janeiro, com a mãe, o pai e o irmão mais velho, pois a mãe conseguiu passar num concurso público e iria começar em um novo emprego. Com a mudança de cidade, ela teve que ir para um novo colégio, o Portobello. Felizmente, antes de as aulas começarem, ela já conheceu o Pedro, um garoto que morava no mesmo prédio que ela e tinha a mesma idade, então, ela e o irmão Sidney não chegariam na escola sozinhos. No primeiro dia de aula, três garotas ficaram olhando para a Thaís, e assim que surgiu uma oportunidade, as garotas foram falar com ela e foi o início de uma nova amizade.

"- O pessoal do Portobello é legal, você vai curtir. Por falar nisso, gostei do Sidney. Apesar de ele ser mais velho, acho que vamos nos dar bem. Geralmente os caras do terceiro ano olham com desprezo pra gente que é do nono. - Ele deu uma risada engraçada. - Ele é diferente, não me achou um pirralho. (...)
- Jura que existe esse preconceito de idade para fazer amizade? - estranhei.
- Não é bem questão de preconceito. Grande parte desse pessoal já fez 18 anos e logo vai estar na faculdade. Eles são mais independentes, podem sair de carro, ter o próprio dinheiro, essas coisas. Infelizmente ainda vivemos de mesada e temos hora pra voltar pra casa." (página 55)

Com tempo livre, mexendo na internet, a Thaís acabou criando um blog chamado "A consultora teen", só de brincadeira, como se fosse alguém que responderia perguntas de adolescentes, perguntas que ela mesmo tinha curiosidade de saber a resposta. Só que a brincadeira tomou proporções de coisa séria, pois diversas garotas na escola descobriram o blog e começaram a mandar perguntas. Será que esse blog traria algum problema para a Thaís? E se descobrissem que ela, uma garota de 14 anos que nunca tinha namorado e viveu a vida toda no interior, era a consultora que estava dando conselhos sobre diversos assuntos? Só lendo para saber, e eu recomendo que vocês leiam!

"Sem querer, eu agora sabia dos dilemas amorosos de praticamente todas as garotas do colégio. Mas, como eu mesma escrevi no dia em que criei o blog, as perguntas eram anônimas. Eu conhecia os problemas, mas não sabia de quem eram." (página 99)

Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, que também escreveu a série "As Mais". "A consultora teen" é um infanto-juvenil de menos de 200 páginas, uma leitura rápida e leve, mas que fala sobre assuntos super importantes para o público-alvo e de uma forma muito responsável. Menstruação, amizades, namoro, relações familiares, segredos, mudanças... eu aplaudo a forma como a Patrícia abordou esses e outros temas na obra.

"Muitas das perguntas eram praticamente iguais. Isso significava que, não importa se você mora no Nordeste ou na região Sul, os costumes e sotaques até podem ser diferentes, mas as dúvidas da adolescência são as mesmas para todos." (página 99)

Gostei do que motivou a família da Thaís a ter que se mudar: um crescimento na carreira da mãe, mostrando que não é por que uma mulher tem filhos que deve deixar seus planos e sonhos de lado. Gostei de não termos caído naquele clichê onde todo mundo implica com a garota nova, pelo contrário, mesmo que a Thaís sinta uma saudade enorme da melhor amiga que ficou em Volta Redonda, ela se enturma com as novas colegas de sala. E falando em clichês, tem sim na escola da Thaís uma garota que é vista como metida pelas outras, mas aí a Patrícia acerta novamente ao fazer com que a gente possa conhecer essa garota e perceber que ela é como qualquer outra, com seus sonhos, defeitos e qualidades, afinal, ninguém é perfeito!

"- Vocês estão namorando? - Ele fez uma cara confusa e engraçada ao mesmo tempo. Não sei quem estava mais espantado com o papo. Nem nos meus sonhos mais remotos pensei que teria esse tipo de conversa com meu irmão, já que ele foi tão implicante e chato a vida toda." (página 137)

Gostei da relação da Thaís com o irmão, eu tenho 4 irmãos e sei que na convivência sempre surgem atritos, mas família existe para se ajudar. Através da relação dos leitores com o blog, a Thaís e nós também podemos pensar sobre em quem devemos confiar: em amigos e na família, ou em desconhecidos? Outro ponto que achei interessante ser abordado foi a importância de evitar o sedentarismo nessa fase da vida.

"O que eu escrevi no blog tinha afetado duas amigas que a cada dia se tronavam mais queridas. Seguindo a linha de raciocínio da Bia, se eu tivesse lhes dado esses conselhos pessoalmente elas teriam seguido? Dado valor? Elas estavam sofrendo, cada uma no seu canto, e não desabafaram com a gente. Mas uma pessoa 'estranha' na internet teve um peso enorme na decisão delas." (página 158)

Alguns leitores mais velhos podem achar que "A consultora teen" não é um livro grandioso, mas quando se tem 14 anos, vemos a vida de outra forma. E confesso que quando cheguei na última página, senti "aquele quentinho no coração", me emocionei ao acompanhar essa mudança na vida da Thaís, uma mudança maior do que a de cidade, uma mudança de fase, uma aceitação do fim da infância e da chegada da adolescência. "A consultora teen" é como uma lufada de ar fresco, que vem trazendo mensagens preciosas especialmente para os leitores da idade da protagonista. Se precisar presentear um adolescente, lembre-se desse livro!

Encerro a resenha comentando sobre o aspecto visual da obra: a capa é super bonita, com elementos que remetem à mudança e ao Rio de Janeiro. As páginas são amareladas e porosas. A diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho, além de detalhes no topo, embaixo e no início de cada capítulo. A revisão está bem feita.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/02/resenha-livro-consultora-teen-patricia.html

Lorrane Fortunato 08/08/2017

Não Resenha: A Consultora Teen / Dreams & Books
Após ler O Livro das Princesas me deu muita vontade de ler mais obras da Patrícia Barbosa, já que, a sua escrita me cativou. Por isso, não pensei duas vezes antes de mergulhar de cabeça no A Consultora Teen!

Esse livro é incrível! Eu amei o seu enredo, seus personagens, seu desenvolvimento... amei tudo! Ele é bem mais do que eu esperava, virou um dos queridinhos!!

site: www.dreamsandbooks.com

Leleeh 01/04/2017

Nota 8,5
A história é boa e os personagens são muito bons, o final é imprevisível, só acho que o livro devia ser mais grosso e devia ter mais detalhes.

julia.vasconcellos 29/01/2017

Infantil e previsível
Eu li esse livro com 11 anos e achei mega infatil e mais clichê impossível. A história seria muito gostosa se a protagonista não fosse tão bobinha. Não leria de novo.

pahlima 07/10/2016

E não é que é bom?!
Personagens cativantes, narrativa leve, escrita solta e espontânea. Só tenho elogios!

Vanessa Sueroz 07/07/2016

Neste livro vamos conhecer Thaís, uma menina que esta prestes a mudar de cidade com a sua família e ela não quer deixar a escola, amigos e tudo que conhece para trás, mas ela não tem opção e tem que enfrentar as coisas: casa nova, amigos novos, escola nova, lugares novos e etc.

“Quando eu penso na adolescência, me vem à mente as seguintes palavras: amor, paixão, dança, alegria, festa, namoro, amizade, escola, sorvete, pizza, música, praia, piscina, livros, cinema, risadas.”
Não demora para ela virar amiga de Pedro, seu vizinho lindo que estuda na mesma escola que ela. Thaís é uma pessoa que faz amizade fácil e logo esta cercada de novos amigos, mas sem esquecer sua melhor amiga que ainda troca mensagens pelo celular e e-mails.

Com o passar dos dias Thaís tem a ideia de criar um blog para ajudar as meninas da ideia dela a passar pelas coisas da vida, afinal, não deve ser tão complicado assim ser adolescente. Logo ela cria ‘Consultora Teen’ e não demora para ela estar tirando dúvidas das meninas e interagindo, mas o que começa com uma brincadeira começa se tornar algo mais sério.

Resenha Complemento:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-consultora-teen/