História das Idéias Pedagógicas

História das Idéias Pedagógicas Moacir Gadotti

Resenhas - História das Idéias Pedagógicas

Diego 14/02/2024

Livro básico na área da educação
Para quem está cursando licenciatura, este livro é fundamental. Ele pega as principais ideias pedagógicas desde a antiguidade - fazendo a relação entre pedagogia e filosofia.

Miqueias.Machado 06/10/2023

Introdução à pedagogia
O livro é excelente para quem está tirando licenciatura ou tem curiosidade sobre o assunto. A obra traz uma vasta coleção de pensadores que contribuíram para o pensamento pedagógico, com biografias resumidas e alguns trechos das obras dos pensadores.

Reinaldo 21/11/2012

Estudo das ideias pedagógicas
Gostei muito do livro, pois aprendi um pouco de cada linha pedagógica que o mundo da educação já vivenciou desde épocas pré-socráticas até os dias de hoje, passando pelo pensamento oriental, pensamento grego, romano, medieval, renascentista, moderno, iluminista, positivista, socialista, o pensamento da escola nova, fenomenológico-existencialista, o pensamento crítico, pensamento do 3º mundo e o pensamento pedagógico brasileiro. O autor avança ainda sobre as perspectivas atuais e os desafios da educação pós-moderna.
O livro foi utilizado para a disciplina de Filosofia da Educação no Curso de Docência do Ensino Superior, mas me atraiu como leitura pelo seu conteúdo histórico.

Nalí 23/04/2011

Este livro é bastante prático e eu até gostei dele. O problema que encontrei está nos capítulos iniciais, que tratam o taoísmo e confucionismo como religião. Eu estranhei muito e iniciei uma longa pesquisa, pois esses capítulos eram tema de um trabalho que eu deveria apresentar na faculdade. Consultei um professor especialista em filosofia oriental que me indicou alguns livros e sanou as dúvidas. O fato é que História das Ideias Pedagógicas começa já dando alguns bola-fora. Pode parecer desimportante a primeira vista, mas pra mim fez com que todo o seu conteúdo fosse posto em xeque.