A rainha do castelo de ar

A rainha do castelo de ar Stieg Larsson

Resenhas - A Rainha Do Castelo De Ar

Jow 09/02/2011

Quis custodiet ipsos custodes?
Quis custodiet ipsos custodes? é uma frase em latim atribuída ao poeta romano Juvenal, traduzido de várias formas como "Quem vigia os vigilantes?", "Quem vigia os vigias?", "Quem guardará os guardas?", ou similares.

O problema essencial foi proposto por Platão, em seu livro A República, sua obra sobre governo e moralidade. A sociedade perfeita como descrita por Sócrates, o personagem principal da obra, depende de uma sociedade movida por hierarquias sociais, onde cada um tem a sua função específica segundo a sua classe. Com isso, essa sociedade seria baseada em regras estabelecidas e fixas, cabendo aos camponeses o trabalho no campo, as mulheres a educação de seus filhos, aos escravos trabalho pesado, e aos homens de posses munidos de um poder elitista administrariam as cidades. Por fim, teríamos uma classe guardiã para proteger a cidade e fiscalizar as leis.

Assim, uma pergunta é feita a Sócrates: "Quem guardará os guardiões?" ou, "Quem irá nos proteger dos protetores?" A resposta de Platão para esta pergunta é que os guardiões irão se proteger deles mesmos. Nós devemos contar a eles uma "mentira carinhosa." A mentira carinhosa lhes dirá que eles são melhores do que os que eles servem e é então, responsabilidades deles guardar e proteger aqueles que são menos do que eles mesmos. Nós instigaremos neles um desgosto por poder ou privilégio; eles irão mandar porque eles acham ser correto, não porque eles desejam.

Ao ler A Rainha do Castelo de Ar essa frase histórica martelava em minha cabeça constantemente. Era impossível pensar que o enredo dessa obra fantástica terminaria dessa forma, com uma conspiração nacional, com tantas reviravoltas político-sociais, e com debates calorosos no modo de como nos vemos como sociedade, cidadãos, civis comuns. Desde já, me sinto gratificado por me deixar entreter com a magnífica obra de Stieg Larsson. É uma pena que esse gênio tenha nos deixado, por que depois de 1800 páginas viradas, a sensação de quero mais é enorme.

Dentre as ótimas lembranças que levo desse livro, fica a genialidade de Larsson em descrever situações corriqueiras, de elaborar um enredo construtivo onde os arcos da história são resolvidos sem muita demora, e onde as reviravoltas são constantes e surpreendentes. É impossível se perder no emaranhado de acontecimentos, Larsson sempre está nos guiando bem, em meio a esse labirinto de investigações e provas verdadeiras e falsas.

E mais uma vez, não poderia esquecer das personagens tão marcantes dessa obra... Mikael Blomkivst, é um homem de valores, de caráter robusto e de temperamento forte, um investigador nato que se preocupa com o bem estar social e que defende uma ideia até a morte. Me atrevo a dizer que ele é um auto-retrato do próprio Stieg Larsson. Gostei muito da desenvoltura de Annika Gianinni nesse livro, ganho espaço e foi fundamental no desfecho da obra. Érika Berger me decepcionou um pouco, acho que seu arco na história ficou confuso e esse pode ser o ponto negativo do livro. Faço menção honrosa a jan Bublanski e aos seus detevives colaboradores, a Holger Palmgrem, Dragan Armanjski, e a Malu Ericksson e a turma da Millenium.

Mas, como sempre a minha atenção recai sobre uma das personagens mais fantásticas já criadas: Lisbeth Salander. É impossível não se render aos seus caprichos, sua genialidade, seu humor negro e ao seu senso de anti-social. Lisbeth é o elo que liga o inicio desse texto. Larsson desenvolveu em Lisbeth Salander a imagem do ser humano totalmente marginalizado pelo sistema social, e que se vê obrigado a literalmente improvisar nas horas difíceis. E o que nós, como sociedade fazemos? Simples, viramos as costas e marginalizamos ainda mais essas pessoas. Lisbeth se tornou o que é, não por escolha própria mas, por que a sociedade e principalmente as autoridades viraram as costas pra ela. É o típico caso onde todos nós viram as costas! E depois quando algo catastrófico acontece, somos os primeiros hipócritas sem escrúpulos a protestar e condenar.

Considero Lisbeth Salander uma heroína dos tempos modernos, alguém que usa o sarcasmo (quando ela fala!), o anonimato e as brechas na lei para fazer justiça, para punir aqueles que a caçaram injustamente. Sou um cara que odeia a questão do politicamente correto, considero tal tema uma balela total, e encontrei em Lisbeth Salander a prova de que existem pessoas que compartilham da minha opinião, de que viver em sociedade é mais do que viver numa sociedade de regras ultrapassadas, injustas e hipócritas.

Com graves denuncias ao modo como os serviços secretos funcionam querendo dominar a vida dos civis, denúncias ao mercado de prostituição do leste Europeu, com o alerta do trabalho infantil sustentado por um mercado negro de fanfarrões do governo e da imprensa, e com um enredo nuca antes visto neste gênero de leitura, A Rainha do castelo de Ar encerra de forma magistral a Trilogia Millenium.

Mais no Blog...
www.minismurfet.blogspot.com
Alan Ventura 09/02/2011minha estante
trilogia magnífica,assim como a trilogia de suas resenhas sobre a série.

Lis 10/02/2011minha estante
adorei sua resenha...
Realmente depois de ler o último livro da trilogia fica aquela vonta de ler mais, muito mais sobre esses personagens tão marcatntes... uma pena um autor tão sigular já ter nos deixado.

Fran Kotipelto 10/02/2011minha estante
O livro tem uma crítica social muito forte,e ao mesmo tempo sutil,e você conseguiu perceber e abordar magistralmente em mais uma bela resenha.Parabéns!

Luh Costa 10/02/2011minha estante
Muito boa. Quero ler os livroos *.* e ler sempre as suas resenhas. u.u

Lidia 20/09/2012minha estante
Você escreve maravilhosamente bem! Estou nas ultimas oáginas de "A menina que brincava com fogo" e decidi que vou comprar ?A Rainha do castelo de Ar" hoje!

Lidia 20/09/2012minha estante

Ana 28/09/2012minha estante
Só me arrependo de uma coisa quanto a essa trilogia: de não ter começado antes. =) Apaixonei-me desde o primeiro e agora, lendo o segundo, anseio por terminar e assim poder partir para o terceiro e último.

Também lamento que Larsson esteja morto. :/ Adoraria que ele escrevesse mais um zilhão de livros. Certamente que eu leria todos eles. =)

Jackeline 22/01/2013minha estante
BELAS PALAVRAS CARO COLEGA DE LEITURA. TAMBÉM FIQUEI APAIXONADA PELA HISTORIA DE LISBETH E O DESFECHO DE SUA "JUSTIÇA" NÃO PODERIA SER MELHOR. PENA NOSSO QUERIDO AUTOR NOS DEIXAR TÃO CEDO. FASCINANTE.

Helton Oliveira 19/11/2013minha estante
Quem leu Fortaleza Digital de Dan Brown vai lembrar de 'Quis custodiet ipsos custodes?'

Luccas 27/04/2021minha estante
Meu Deus!!!! Sei que tem 11 anos a sua resenha, mas minha nossa... fiquei até sem palavras, é incrível achar uma pessoa que transpassa o mesmo sentimento que eu tive ao ler Larsson. Sinceramente, ainda não superei o fim da trilogia foi um dos únicos livros que me fizeram passar a noite em claro, várias noites por sinal. Foi uma experiência fascinante. E o autor é incrível, narrativa tão extensa que não deixa o leitor perdido, as descrições, as palavras em sueco, a parada na narrativa para contar a história de um personagem secundário, que no fim das contas importa muito.

Vitor.Hugo 18/12/2022minha estante
Encerramento da trilogia à altura! Deliciosa de ler. A questão do "quem vigia os vigilantes" é central nesse último volume.

Ana 17/05/2010

adoro parasitas!
Inegavelmente é uma boa história. Nesse terceiro e último volume peso-pesado (pra que tantas páginas?? essa história não precisa de tudo isso) as pontas até que se unem. Mas continua sendo uma união descuidada, frouxa e meio tosca.

Uma primeira pergunta: por que a cia das letras deu férias para o revisor bem na época do lançamento desse livro? A trilogia é cheia de absurdos erros de concordância, sintaxe e ortografia. Mas a cereja do bolo talvez esteja na página 176, que me rendeu – depois do espanto – ótimas risadas. Contextualizando: lá pelas tantas, a irmã do Mikael e advogada da Lisbeth está na cidade onde sua cliente está internada e percebe que terá que passar a noite por lá. Então lembra de uma amiga que não vê há tempos e que mora na tal cidade e liga para perguntar se pode passar a noite na casa dela. Ao que a tal amiga responde, feliz:

“- Ótimo! Adoro parasitas. Faz uma eternidade que a gente não se vê!
Não vou incomodar?
Não, claro que não. (...)”

como assim, parasitas? No começo achei que a amiga não fosse tão amiga assim, mas a continuação me mostrou que era para ser somente um diálogo corriqueiro. Ou seja … tradutor e/ou revisor, que mancada! E esse é só um exemplo. E um exemplo espantoso, afinal a cia das letras deve ter ganhado uma fortuna com esses livros e poderia ter investido um pouco mais (de dinheiro e de cuidado) nesses “detalhes”.

Porém, não é somente a edição que é tosca. Deve ser um conceito que em boa literatura nada acontece por acaso. Se uma caneta é colocada numa mesa, até o final do livro aquilo vai fazer sentido. Mas, afinal, para que serviu essa amiga da advogada? Ela só teve essa participação cômica no livro, que não serviu pra nada além de permitir que a mocinha dormisse sob um teto amigo e depois some sem deixar rastros nem dizer a que veio. Será que advogados são tão mal pagos na Suécia que não podem passar uma noite em algum hotel, mesmo que fuleiro? Seria uma solução bem mais simples …

Outro problema: o livro é tido como literatura policial. ok. Mas às vezes o autor dá uma escorregada piegas e introduz parágrafos completamente inúteis sobre suspiros apaixonados e portas se fechando lentamente após os pombinhos tirarem languidamente a roupa. Ora, bolas, convenhamos! Que função isso tem numa história de personagens pretensamente duros?

E ainda sobre os personagens … a Lisbeth. Uma jovem cheia de tatuagens, super-hiper-mega fera em computação, a ponto de ser uma das top ten hackers of the world. É uma hacker meio patricinha, que só usa Apple, mas até aí tudo bem. Se eu tivesse grana suficiente teria todos os lançamentos da Apple espalhados por aí, decorando a casa e maravilhada com aquele sistema bonito e bem feito (e baseado em Unix, diga-se de passagem). E, como uma boa usuária de Apple, naturalmente navegaria na internet com o Safári ou com o Firefox. Mas a hacker genial do Larsson usa Explorer!! O navegador unanimemente considerado o menos seguro e, em linhas gerais, o pior. Só faltava a Lisbeth usar windows … aí perderia de vez qualquer credibilidade. Será que o autor criou uma personagem que tem como uma das principais características ser fera em computação e não se deu ao trabalho de bater um papo com qualquer nerd principiante?

Enfim, terminei a trilogia com mais uma leitura rápida (e mesmo saltando parágrafos inteiros ainda me deparei com tudo isso) e fiquei com a sensação de dever cumprido e curiosidade saciada. Para quem gosta de histórias mirabolantes e cheias de reviravoltas, é um prato cheio. A história, principalmente se considerar os 3 livros, é muito boa, atual e prende a atenção. Pena os personagens não serem mais bem construídos e haver tantas “gorduras” completamente dispensáveis no livro – talvez cada volume pudesse ter umas 300 páginas a menos. Até em termos ambientais a “obra” ficaria mais correta.

Agora estou esperando pelos filmes, de preferência os originais suecos (antes que apareçam aquelas refilmagens americanas cheias de astros e absolutamente bobas). Acredito muito mais no potencial dessa história e desses personagens no cinema. Ainda mais com esse final apoteótico ...
Cássia 22/05/2010minha estante
Talvez, e eu senti a mesma coisa que você quando acabei de ler, tenha ficado com tantas pontas soltas porque essa série não foi pensada pra ser apenas três livros. Outro dia descobri que era pra ser um decálogo. Fiquei surpresa. Mas aí o Larsson morreu, né? Gostei da sua percepção da Lisbeth. Confesso que não tinha parado pra pensar nesses detalhes. Ela é incoerente enquanto nerd. o.o'

Krishna.Nunes 29/04/2011minha estante
É que a versão em português foi traduzida do francês, e não do original sueco (não deve ser mesmo muito fácil achar tradutores de sueco aqui no Brasil).

Então nos vai-véns da tradução, algo como 'hóspede' deve ter virado 'parasita'.

Ana 29/04/2011minha estante
sim, certamente é algum engano bem tosco. Mas a companhia das letras não pode cometer esse tipo de erro. Totalmente imperdoável! rs

LidoLendo 19/04/2012minha estante
Também reparei no "parasita"... também reparei no navegador explorer da TopHacker... até pensei que poderia ser devido à epoca em que o livro foi escrito, mas não se justificou.

Várias pontas soltas... fiquei esperando a irmã de Lisbeth aparecer... com certeza ela apareceria em alguma continuação... sei lá...

E o tanto de expressões toscas? Tipo, um policial super sério, numa situação calamitosa, falando "nadica de nada" hahaah tenha dó...

Sem contar os intermináveis "Franziu o cenho". No segundo livro, apareceu 3 vezes numa única página! Perdi totalmente a paciência...

Bernardo Brum 04/11/2012minha estante
na verdade os três filmes suecos são fraquinhos. o do David Fincher é excelente.

Aline 08/01/2013minha estante
Pois é, concordo com vc em vários aspectos. Dava pra juntar os 3 livros e lançar um só. Repetitivo demais. Tem informações que são repetidas tantas vezes que dá a impressão de que o autor acha que o leitor é retardado.
Parasitas foi de lascar mesmo. E no segundo livro tem a palavra "cinquentésima" no meio de uma frase, perdi até o fôlego quando vi.

Camila VF 12/04/2014minha estante
ganhei a trilogia ano passado,li os dois primeiros com gosto (apesar de achar muitas coisas desnecessárias)e gostei muito,depois comecei esse terceiro,e...Gente do céu,eu nunca tive tanta PREGUIÇA de ler um livro em toda minha vida...e olhando essas resenhas pensei que eu era um e.t por não ter gostado tanto assim desse terceiro livro,mas meu amigo,você disse tudo o que eu penso...a história é boa,mas com tantos trechos desnecessários que desanima a ler...

Ellen 25/07/2014minha estante
Eu vi a parte do parasitas como uma piada, ou uma ironia. Não sei se é erro de tradução não, cara.

Heder 07/09/2014minha estante
também vi como ironia, senso de humor.. mas pode ser que não mesmo.. e reparei em outros erros de português. mas um livro deste tamanho é desnecessário, porque descrever todos os spams que a pessoa recebeu ao abrir email? e não gosto de romances em livros policiais também. só li o terceiro dois anos depois do segundo.. li a história do Larsson, perseguido a vida toda, ameaçado de morte.. e morreu com 50 anos, após um ataque cardíaco ao subir as escadas do prédio, onde o elevador estava em manutenção! ele tava escrevendo o quarto livro, queria escrever 10. Se não fosse tão enrolado, talvez tivesse escrito mais antes de morrer. Com 200 páginas a menos em cada livro, a gente não perderia nenhum detalhe da história.

antonio aguiar 11/06/2016minha estante
Gostei muito dos livros, de verdade, apesar de achar que faltou aquele esmero na hora de terminar, mas atribuo isso ao simples fato do Larsson ter morrido.
Ele entregou a versão crua ao editor e pronto, antes das correções ele bate as botas, e aí em respeito à memória dele publicam desse jeito.

Não diminuiu, no entanto, em nada a história ao meu ver. 5 estrelas para todos.

A.Paula.Sz 10/08/2023

Que livro PER-FEI-TO foi esse, minha gente?
A parte investigativa foi simplesmente primorosa e esse final foi de arrancar a tampa da cabeça!!!

Sensacional do começo ao fim, se pudesse daria 10 estrelas!!!!!!
Thayná Krueger 10/08/2023minha estante
Aí Meu Deus, vou ter que adiantar a leitura do primeiro livro para esse mês ?

A.Paula.Sz 11/08/2023minha estante
Pensa num livro bom, menina....

Mike27 11/08/2023minha estante
Pq vc faz isso Paula?! Agora vou ter que atropelar minha TBR toda pra ler ele! Kkkkkk

A.Paula.Sz 12/08/2023minha estante
Só posso dizer q vc não vai se arrepender, Mike hahahhaha

Gustavo.Fortes 24/08/2023minha estante
Os livros do Stieg Larsson são verdadeiras obras-primas. Uma pena ele ter morrido tão jovem.

A.Paula.Sz 24/08/2023minha estante
Pura verdade Gustavo!

Fabricio~Raito 21/05/2010

Milagre.
Ao concluir a leitura de Millenium, restou-me um pensamento: Obrigado por estar vivo e ter contemplado esse milagre com meus olhos.
Tentar descrever o universo de Stieg Larsson seria tarefa difícil, ainda mais se fosse tentar explicar a profunda marca que seus personagens deixaram em mim.
Lisbeth Salander, Mikael Blomkvist, Erika Berger e inúmeros (e surpreendentes) personagens que constroem o universo de Millenium estarão eternamente nas minhas lembranças. Para muitos, A Rainha do Castelo de Ar foi o livro que teve uma leitura mais cansativa e demorada, outros nem conseguiram sair do 1° volume. Decerto, não é fácil compreender tantos fatos e personagens, envoltos e interligados, numa história complexa e que a todo tempo é costurada com fragmentos que te surpreendem.
Para mim, este 3° livro foi o mais marcante e mais emocionante. Companheiro de todas as noites, mergulhava em um mundo onde os personagens me eram íntimos, como que se conhecesse Mikael a muito tempo, e que poderia enviar um torpedo pedindo ajuda a Lisbeth. Nunca me compenetrei tanto numa leitura e me envolvi tanto em seu mundo.
É uma gigante perda a morte de Larsson. Ao descobrí-lo, pude ver o quão equivocado eu estava em considerar as leituras pops atuais como "brilhantes", assim como a estúpida e famigerada onda de discursos sobre vampiros que nos permeiam hoje.
Millenium é um marco, é colossal, é uma injeção de adrenalina e conhecimento que o mundo deveria conferir. Estará para sempre em minha memória...
Italo 28/07/2010minha estante
wooooooooooooooooow,resenha foda hen (falei igual ao um idiota - rsrs).

Fabricio~Raito 29/07/2010minha estante
Hahah que nada XD Obrigado ^^ Eu sou meio suspeito pra falar de Millenium, e voce tambem ne? hueihuee

Evy 13/09/2010minha estante
Colossal realmente! :)

Mahfud, Fábio 03/10/2010minha estante
Millennium é com certeza uma das melhores coisas que já li.

Paula Souza 21/03/2011minha estante
Realmente, a Millenium foi uma trilogia que me deixou de boca aberta. Peguei os três livros juntos para ler, e engatei um no outro, o que me deixou mais animada do que se estivesse esperado para ler os outros.
Talvez a melhor trilogia que eu já li.

Luan 24/05/2017

Um clássico moderno, história preferida para a vida toda
Naturalmente, espera-se que todo autor, ao escrever um livro, o faça com um propósito, ou seja, para passar uma mensagem. Alguns o fazem com êxito, e outros nem tanto. Mas poucos, quase raros, conseguem ser tão certeiro como Stieg Larsson, autor da trilogia original de Millennium. Ele foi certeiro na missão de entregar um trabalho cheio de entretenimento da mais alta qualidade ao mesmo tempo que entregou também uma obra reflexiva sobre um tema cada vez mais atual: o espaço da mulher na sociedade e também a violência contra ela.

A rainha do castelo de ar chega pra fechar com maestria a trilogia criada por Larsson. Todos os acontecimentos que tiveram início lá no primeiro, mas especialmente no segundo livro, terão seus desfechos agora, por isso, a sinopse só é indicada para quem já leu os dois primeiros livros. O livro já começa imediatamente narrando os fatos que se desenrolaram depois da confusão entre Lisbeth e o pai. Ela vai para o hospital, com a vida correndo risco e muito encrencada com a polícia. Mikael, por outros lado, precisa provar porquê estava naquele cenário ao mesmo tempo que luta para defender a hacker de acusações séries.

O terceiro livro não fica devendo em nada para os anteriores. Especialmente ao segundo, que tem um nível de qualidade acima do normal. Apesar de ser uma trilogia muito linear, com os três livros beirando a perfeição, o segundo se sobressaiu, sim. Mas o terceiro fica muito pouco atrás, quase nada. Nele a gente vai acompanhar basicamente a polícia e não banda podre da segurança da Suécia, tentando desvendar todos os crimes e bagunças que a gente conheceu anteriormente. O ritmo alucinante de leitura começa logo no início e só vai terminar no fim do livro. É pro leitor perder o folego.

Sobre personagens, por se tratar de um livro conhecido, já não tenho muito o que falar, uma vez que são personagens já descritos e até íntimos. Destaca-se a verdade que eles passam e como o autor consegue construir tipos reais que evoluem conforme a história avança e profundos a ponto de ser confundir com a realidade. Basicamente, há que se destacar o espaço que Annika Giannini, irmã de Mikael, conquista na trama, e o surgimento de Rosa Figuerola e Torsten Edklinth, importantes para o futuro da história. Sobre cenários e descrições, também não há muito o que se falar. Já conhecemos o estilo do autor.

Essa resenha serve basicamente enaltecer o autor e frisar que ele conseguiu reunir de forma primorosa duas necessidade básicas de um livro: divertir e acrescentar ao leitor. Ele fez isso. A trilogia foi criada para debater o papel da mulher na sociedade e a opressão que ela sofre, sem que isso seja chato, ditador ou didático. A história detalhadamente construída vai crescendo e nos entrega uma grande lição de moral com um desfecho único. A luta de Larsson com essa questão teve êxito, e certamente é uma obra a ser indicada para todos com o intuito de refazer pensar sobre conceitos arcaicos e que devem ser mudados.

Houve, sim, pontos, ao longo da trilogia, ou em especial a este terceiro livro, que me deixaram incomodados, afinal, não conheço livro perfeito. Mas eles quase se escondem diante da qualidade. O autor é cuidadoso e detalhista. Ele gosta de uma construção profunda e bastante explicada. Por isso, às vezes ele peca pelo exagero ao explicar como aquele personagem ou aquele fato surgiu no contexto e porque ele vai ser importante lá na frente. Ele faz isso muito bem, mas por ser tão bom, em um momento parece chato. Outro aspecto que incomoda é o Super-Blomkvist. O cara consegue tudo e ainda se safa de tudo. Precisa ser estudado pela ciência. Por fim, um vício do autor ou do tradutor: toda vez que dois personagens têm uma longa conversa, eles ficam conversando por cerca de duas horas. Justamente. Em vários momentos ele usa essa frase "conversaram por duas horas". Por que duas horas? Não poderia ser um ou três? Enfim...

Mesmo sendo um livro não de novos mistérios, e sim de elucidações, o leitor se vê preso do início ao fim. Leitura frenética, ótimas situações, suspense que prende o leitor, viradas que surpreendem, personagens com história palpável para contar. Tudo isso e muito mais a gente encontrou nessa trilogia original, que ganhou um quarto livro, escrito por outro autor (e, que, segundo quem já leu, deixa muito a desejar). Ela é, certamente, a minha preferida entre tantas. Como disse certa vez, uma relíquia. Que grande história esse autor construiu. Fica u única lamento: uma pena enorme ele ter partido tão cedo, antes de deixar outras obras de tamanha qualidade.
JX 29/05/2017minha estante
Lastimável a partida do autor! Já assisti a trilogia cuja a personagem Lizabeth é interpretada por Noami Repace (atriz sueca que também faz sucesso nos cinemas americanos). Visto os filmes, vejo detalhes assim como você descrevi em sua resenha e fico imaginando se lendo a trilogia teria surpresas diferentes, que se eu estaria perdendo algo/alguma coisa(na época não sabia da existência dos livros cujo descobrindo ano passado)... realmente encantador olhar nas prateleiras das livraria a capa o título e ficar imaginando o que teria ali dentro de diferente. Antiquado surgir duvida e curiosidade mas é o que acontece.

Luan 29/05/2017minha estante
Recomendo que vc leia os livros, sempre faltam algumas partes interessantes, ainda mais dessa obra que é grande. quanto aos filmes, ainda não vi. mas tenho interesses.

Lucas @_olucascosta 31/05/2017minha estante
Olha, sobre o negócio de falar "conversaram por duas horas", acho que foi bobeira da tradução! Pq em inglês, eles costumam falar "couple hours", e deveria ser traduzido para "algumas horas" (que é o que significa) e não literalmente "duas horas"? espero ter ajudado :)

Luan 01/06/2017minha estante
eu acredito nisso mesmo, Lucas. alguns erros da tradução. a gente percebe algumas coisas ao longo da leitura mesmo. mas nada que atrapalhe

Karol 03/04/2013

FINAL DA TRILOGIA - PERFEITO
A Rainha Do Castelo de Ar é a continuação de A Menina que Brincava com Fogo é um livro muito envolvente pois é nele onde tudo é solucionado, todas as dúvidas que vocÊ tinha são esclarecidas e lógico cheio de suspense. Lisbeth como sempre muito inteligente, não tem como você não se envolver com ela, com o seu passado e Mikael nem se fala continua sendo seu fiel amigo os dois vão deixar muitas saudades.

Uma Trilogia sensacional indico demais, você não vai se arrepender, o livro vale cada hora que se dedicar.
Bruno Martins 09/04/2013minha estante
A trilogia não deixa de ser uma saga.

Karol 19/04/2013minha estante
Saga continua...

Bruno Martins 29/04/2013minha estante
Essa não continuou? Afinal, são três livros.

Karol 02/05/2013minha estante
Como você falou três livros
Trilogia = 3
Depois já passa ser uma saga

Evy 20/08/2010

Sensacional!
O final da saga e confesso que tive vontade de ler devagar só pra não acabar. Mas fiquei só na vontade, porque o enredo é de tirar o fôlego e não dá pra parar de ler um minuto.

Muitos dos segredos de Lisbeth são desvendados neste terceiro e último volume, onde ela vai ser julgada pelos "crimes" que cometeu. Em sua defesa, porém, conta com excelentes aliados como Annika Giannini, irmã de Mikael e sua advogada, o inspetor Jan Bublanski, e claro o próprio Mikael Blomkvist. O livro todo é cheio de momentos emocionantes, mas a parte do tribunal é simplesmente sensacional e me emocionou muito. Confesso ter chorado lendo essa parte. Simplesmente perfeito!

Porém nem tudo foi perfeito assim. Fiquei um pouco decepcionada com a parte "romântica" da história e neste livro, acima de todos os outros, o autor descreveu perfis longuíssimos de personagens secundários que não mostravam informações relevantes para o enredo maior e que dava vontade de pular para chegar logo a parte que realmente interessava.

Afora isso, final de saga de arrancar lágrimas e suspiros. É uma pena que esse autor não esteja mais conosco para poder escrever outros livros maravilhosos como estes da saga Millennium. Personagens e história que deixam saudades!
Carol 03/09/2010minha estante
Lyani, vc disse exatamente o q senti ao ler esse livro...

Carol 03/09/2010minha estante
porém achei bom e não sensacional como os outros dois.

Fabricio~Raito 04/09/2010minha estante
Millenium é perfeito né? Nunca li livros que me fizeram sentir o que Millenium fez :D

LuisIV 20/10/2021

Stieg, muito obrigado.
Encerrou com chave de ouro, diamante, rubi ou seja lá a pedra preciosa que você imaginar.

Como eu já comentei anteriormente, a profundidade dessa história é algo inacreditável. Esse com certeza é um dos universos - sim, universos - que sentirei muita saudade. Não sei muito bem como expressar essa experiência.

Apenas leiam!!
Laura.Novelli 22/10/2021minha estante
Estou com os três aqui na estante me esperando, amei a sua perceção! Já me empolguei para começar em breve!

LuisIV 22/10/2021minha estante
A profundidade da história é incrível... Pena que ele faleceu, não teremos mais livros dele.

Laura.Novelli 22/10/2021minha estante
Uma pena mesmo! Sei que fizeram continuações, mas vejo que a maioria só quer ler esses três dele mesmo!

Marjory.Vargas 02/07/2020

Maravilhoso
Após o final eletrizante de A menina que brincava com fogo, Lisbeth precisa lidar com as consequências das acusações que a polícia fez contra ela.

Mikael Blomkvist está convicto que a amiga não é culpada, e para ajudar a provar sua inocência, vai mexer com alguns dos homens mais poderosos da Suécia.

Muito mais que trazer crimes abomináveis a tona, os fatos revelam o lado mais cruel dos homens que, em busca de poder e dinheiro, acabam perdendo seu "lado humano". O que fizeram com Lisbeth quando ela era apenas uma criança, para ocultar atos ilegais do governo, é inacreditável.

O livro vai muito além de críticas à corrupção política. Trata também da corrupção policial, judiciária e médica. Três áreas que, teoricamente, estão para servir a sociedade, e não aos interesses particulares das pessoas que estão no poder.

Preciso destacar que a parte do julgamento de Lisbeth é sensacional!!!

Sem dúvida, esse é o melhor volume da série!
Jota 02/07/2020minha estante
Amei essa trilogia. Preciso ler a continuação

Marjory.Vargas 02/07/2020minha estante
Tb, mas acredito que a continuação não vai ser tão boa. Uma que a escrita do Larsson é única. Outra que os livros seguintes têm beeem menos páginas que os primeiros. Mas, veremos....

Jota 07/07/2020minha estante
Eu li o primeiro da nova trilogia, a história é boa mas não é a mesma escrita do Larson da para notar

amandabcca 06/05/2022

Cinco estrelas, COM CERTEZA!
MAJESTOSO!!! Stieg Larsson é com certeza um dos meus escritores favoritos, junto com a maravilhosa Jane Austen, e querido Raphael Montes.

TODOS OS TRÊS LIVROS SÃO PERFEITOS!!!

A escrita é simplesmente impecável, os personagens são bem desenvolvidos, cada um tem uma personalidade específica, são únicos e fazem diferença na história, não são usados e descartados em 10 páginas. Eles perduram e causam grandes impactos.

Stieg trouxe grandes personagens femininas, não desapontou nem um pouquinho sequer com a premissa do livro. Vemos que houve muita pesquisa para criar cada uma de suas narrativas.

Faço uma mesura á Erika, Sussane, Lisbeth e Annika, minhas personagens preferidas.

Li todas as páginas sem querer abandonar ou achar maçante/cansativo. O autor sabe exatamente como instigar o leitor e deixá-lo SEDENTO pelo próximo capítulo!! Algumas cenas em específico me deixaram HORAS sem dormir pensando no que iria acontecer!! ex: julgamento do caso Salander. MEU DEUS EU MORRI

Se nunca leu a trilogia Millenium, leia. Não irá se arrepender. É de longe o melhor livro de romance policial investigativo, que aborda jornalismo criminal que já li! (parece uma categoria específica, mas juro que não é kkkkkkk)

obs: não planejo ler a continuação feita por outro autor, realmente não quero estragar a imagem maravilhosa que tenho desta obra-prima, sem querer ofender o sucessor do Stieg.
Emisu 06/05/2022minha estante
AAAAAAAA livro incrívell

Emisu 06/05/2022minha estante
AAAAAAAA livro incrívell

amandabcca 06/05/2022minha estante
muito bão ?

Rafa P. 02/01/2014

Fabuloso !! Fecha com chave de outro a triologia.
E finalmente cheguei ao fim da trilogia Millenium...
O último livro desta trilogia ,A Rainha do castelo de ar, fecha com chave de ouro a história, com muita ação, momentos tensos e tudo mais que prende um leitor a uma história. Confesso que fiquei muito satisfeita com o desfecho final, ele alcançou a todas as minhas expectativas.
Neste livro , a história tem seqüência a partir dos eventos finais do segundo livro, e apresenta uma estrutura interessante, pois foca a narrativa na investigação da corrupção da polícia sueca, que é o causador dos problemas relacionados a personagem principal, Lisbeth.
Lisbeth continua mais interessante do que nunca, e ainda sustenta, pelo menos para mim, o título de uma das melhores personagens do mundo literário. Sua autosufiência, independência, força e inteligente, constroem no decorrer da narrativa, uma personagem incrível, destemida e fiel as suas convicções, mostrando uma personalidade forte, pois ela nunca se importando com o que os outros pensam ao seu respeito.EM certo ponto da história, fiquei um pouco chateada com a personagem, pois ela é bem mal agradecida com várias pessoas que a ajudaram pela história, mas depois compreendi que essa é personagem, uma pessoa anti-social ao extremo , que sofreu muitas injustiças pela vida, e essa foi a maneira que ela aprendeu a lidar com tudo e todos a sua volta. Se fosse de uma outra forma, possivelmente a personagem seria descaracterizada.
O livro esta longe de ser perfeito, mas funciona muito bem. O autor conseguiu construir uma história muito interessante , que aborda problemas de cunho social e político, indo além de simplesmente contar uma história, mas propõe uma reflexão para o leitor a cerca da realidade violenta na qual estamos inseridos.
Na minha opinião o livro peca ao introduzir muitos personagem e deixar a narrativa confusa e cansativa em certos pontos. Penso que poderiam ter apresentado alguns fatos de forma mais objetivo e clara, deixando a narrativa mais dinâmica.

Dicas para quem vai ler...
- Não assistam o primeiro filme (Os homens que não amavam as mulheres - Versão americana) antes de ler os livros, pois tem um MEGA spoiler no fim. Não consegui entender o porque daquilo.. mas enfim.
- Tenha um caderninho em mãos para tomar notas dos personagens, porque fatalmente foi irá se perder diante de tantos personagens com nomes suecos dificílimos de pronunciar e memorizar.

Fora isso, a leitura flui muito bem. Livros mais do que recomendados.
Geissy 09/01/2014minha estante
Concordo com vc, tbm morri de raiva dela, eu pensei: mal agradecida !!!
Mas depois a gente entende que é a forma como ela se defende, nao abrinda suas defesas :)
Amo esse triologia, uma pena Stieg Larsson não ter sobrevivido para ver o mundo reconhecer sua obra prima !!!

Rafa P. 13/01/2014minha estante
Com certeza Geissy, ela foi bem malcriada com praticamente todo mundo. Mas é neste ponto que a gente vê a qualidade da narrativa, pq depois de tudo que acompanhamos sobre a história da Lisbeth, se ela tivesse outro comportamento, o autor estaria desconstruindo a personagem, pois ele sustentou até o fim a personalidade rebelde dela.
Eu fiquei chocada ao saber que ele morreu antes de ter o reconhecimento merecido. Muito triste mesmo.

Glenda 15/02/2014minha estante
Fabuloso mesmo. Adoro essa trilogia! Fiquei com vontade de ler tudo de novo.

Flavio.Gabriel 08/10/2016minha estante
Nossa. Li os três em vinte dias. Na verdade, li o terceiro em dois dias, virei uma madrugada pra terminar porque não conseguia parar de ler.

Elisa.Moraes 13/10/2016minha estante
Nossa, que legal. Muito rápido! :)

Luan Simões 02/12/2010

A Trilogia Acabou
Já se torna diferente pois é a continuação do 2º, continuação mesmo, porque começa a partir de onde termina o 2º.

Esclarece sobre a conspiração q gira em torno de Lisbeth Salander, nos dando finalmente a dimensão dos fatos.

Tem muitos personagens, mas não chega a ser complicado, na verdade faz com que a história fique mais dinâmica, já que toda a trilogia é mais narração e descriçao, tendo muito pouco de ação em si. Isto só ocorre, nos três livros, apenas mais para o fim.

Blomkvist e Salander agem separados, e contam com uma turma que vai desde Armanskij a Holger Palmgrem. Erika Berger ganha mais destaque e até mesmo Christer Malm (na medida do possível), assim como Malu Ericson e Henry Cortez.

Algumas vezes a falta de ação e aquela lenga-lenga característica sobre o conquistador Super-Blomkvist enxem o saco, mas não tira a vontade de saber o que está vindo pela frente.

Alguns pontos ficam em suspensão,como uma possível verdadeira paixão de Mikael.

Achei o final bom, não teve uma conclusão brusca como no 1º livro, teve desenvolvimento, acaba bem acabado.

Dizem que Stieg Larsson pretendia escrever, pelo menos, um 4º livro, se for verdade é uma pena. Os personagens são bons e incorretos em várias passagens, saem daquela perfeição monótona dos protagonistas. Outro fato cativante é que não existem protagonistas de fato, cada personagem tem seu momento de importância. Não dá pra sentir aquele peso de personagens principais em Salander e Blomkvist.

Consideração negativa: existem erros de editoração, conjunções que faltam, palavras escritas erradas, palavras com gêneros trocados...erros de uma revisão não tão atenta que perduram desde os 2 livros anteriores.

MAS ACABOU BEM FORMULADO E MERECE TODO O MÉRITO, É UMA SAGA QUE FICOU NA MINHA MEMÓRIA

SPOILER abaixo (não leia se não tiver lido o livro)

Camila Salander não aparece na história, é apenas citada e não ficamos sabendo onde ela está. Talvez se realmente fosse ter um 4º volume o autor fosse finalmente trazê-la à tona, mas nunca saberemos!!!!
buca 10/12/2010minha estante
Também fiquei com a sensação de que o autor planejava trabalhar com a irmã de Lisbeth em um quarto livro. É uma pena =/

MVGiga 27/12/2010minha estante
Tbm fiquei muito curioso em relação a Camila Salander. Quando comecei a ler esperava ela aparecer, depois foi esfriando e esfriando. E no final se tornou apenas um sussurro... :/

Lili Machado 19/10/2011minha estante
Fiquei sabendo que, na realidade, o planejado por Larsson, para a série era de 10 volumes. O quarto volume chegou a ser parcialmente escrito e há esboços do 5, 6 e 7 e o pai do escritor publicou os 3 primeiros volumes logo após a sua morte, na gana de ganhar os maiores lucros possíveis com o infortúnio.
Entretanto, mesmo com este sabor de inacabada, a trilogia não decepciona e se você se apaixonou, vai ficar, como eu, contando nos dedos os dias que faltam para o lançamento no cinema da versão hollywoodiana, com Daniel Craig no papel principal.
Fiz resenha para os dois primeiros - vá lá e me dê sua opinião.

Raah Marx 18/11/2019

Perfeito
Larsson conseguiu finalizar a Trilogia da maneira mais agonizante, frenética, maravilhosa, viciante e perfeita.
Rafa - @espaco_dos_livros 18/11/2019minha estante
Te falei que esse livro era top! Hehehehe. Ele é meio arrastado no início, mas vale muito a pena

Raah Marx 18/11/2019minha estante
Fato!!! ?? Obrigada amiga.

Frannie Black 13/09/2010

Surpreendente!
Sabe aqueles livros que te deixam na expectativa e te prendem de maneira intensiva? Então, assim é a Trilogia Millennium .
Os três volumes são perfeitos! Muito bem elaborados da primeira a última página. O autor é detalhista e a narrativa é eletrizante... de tirar o fôlego.
Mas "Os homens q não amavam as mulheres", parece perder seu brilho, comparado com "A menina que brincava com fogo" e "A rainha do castelo de ar", que são incríveis. Não consigo decidir qual é o melhor dentre os dois.

A Lisbeth é a Lisbeth. Uma heroína diferente, encantadora ao seu modo. Simplesmente Única!

S. Larsson foi um escritor maravilhoso! É uma pena que não viveu para ver o sucesso de sua obra.

♥Trilogia recomendadíssima!♥
Evy 20/09/2010minha estante
Sem maiores comentários! :P

Mandy 25/02/2012minha estante
Espero q realmente essa série seja boa, pois a comprei para me dar aniversário, estou na expectativa, vamos ver...rs