O Mundo de Gelo e Fogo

George R. R. Martin

Resenhas - O Mundo de Gelo & Fogo

Paulino | @maatheus.paulino 24/02/2020

Rico em detalhes
Livro rico em detalhes, que possibilita com que nos familiarizemos com as diversas Casas contidas nesse vasto universo, assim como conta a história da ascensão Targaryen até sua queda. Um livro com muitas imagens bonitas também.

Victor 06/03/2020

Conteúdo ótimo, mas cansativo
O livro é muito denso, há muita informação e tudo é muito condensado. É compreensível, porque o livro tenta emular um livro-texto de História, com datas, nomes e acontecimentos importantes para a História de Westeros. Mas, a leitura é muito cansativa. A sensação é de realmente estar estudando história, não lendo sobre um mundo fantástico. A grande quantidade de nomes e as repetições de nomes para personagens diferentes só deixa tudo ainda mais confuso. Fogo e Sangue, que tem a mesma proposta e conta boa parte da mesma história, consegue chegar no seu objetivo de um modo muito mais interessante e simpático.

Matheus656 15/06/2023

Um almanaque grande
Livraço para qualquer fã do universo criado por George R. R. Martin! É como se fosse um grande almanaque sobre westeros (e essos também). Aqui então temos algumas histórias sobre como teria se dado a origem do que conhecemos, temos uma introdução de todos os reis targaryen, um pouco sobre a geografia no planeta e algumas coisas mais. Tudo ricamente ilustrado, em um livro pesado e grande, com acabamento em capa dura. Edição de fã mesmo. Existe muito para se aprofundar desse universo, e esse é apenas a ponta de uma exploração que deixa qualquer fã babando com tantas informações legais.

Larissa 07/04/2020

A maior força da fantasia é o desconhecido. O mistério, a aventura da descoberta. Algo quase que perdido no mundo moderno. Me pergunto como devia ser a sensação de não saber como era o mundo, navegar para terras distantes, ver coisas inimagináveis, novos povos, cidades, línguas, animais. Nenhum de nós viu tudo isso na prática, mas existe tanta informação disponível que tudo parece familiar.

Eu nunca fui muito fã de construção de mundo. Os extensos apêndices sobre todos os detalhes da Terra-Média me entediavam até a morte. Eu só queria a história, queria ver como os personagens interagiam com esse mundo, pouco me interessavam as linhagens e detalhes geográficos.

Então surgiu As Crônicas de Gelo e Fogo, com personagens tão vívidos que faziam o mundo inteiro parecer interessante. Eu realmente queria saber tudo que havia para saber sobre o universo. Todas as guerras, castelos, continentes distantes e mares inexplorados. Cada pequeno detalhe respirava mais vida dentro da história. Comecei a reler os livros para encaixar as peças, para reunir as informações que não tinha visto antes, até que os livros não eram suficientes.

O Mundo De Gelo e Fogo conta a história conhecida de Westeros, através do conhecimento limitado que os habitantes têm sobre seu próprio mundo, misturando fatos e mitos. O livro brilha mais quando se aprofunda no desconhecido. Quanto menos familiarizados os personagens da série original estão com aquilo, mais eu me sentia compelida a absorver cada palavra sobre. O que foi a Longa Noite? O que aconteceu com Valyria? O que é o Deus Afogado, a pedra negra e outros mistérios antigos? Tudo que sabemos vem de arquivos escassos e deteriorados ou de relatos pouco confiáveis de viajantes.

Fechei o livro e minha mente continuou acelerada. Não me deu respostas, mas continuo obcecada. Longas noites pensando em como devem ser Sothoryos e Ulthos, imaginando se Dany algum dia iria a Yi Ti ou Asshai para que eu pudesse vê-las. Buscando compulsivamente teorias de fãs que pudessem me dar algum insight. Saí me sentindo uma especialista, mas acabei só ganhando mais perguntas.

É empolgante ver quantas narrativas complexas já existem e não se pode deixar de imaginar como seria se alguns deles tivessem seu próprio momento, saber sobre Nymeria e a guerra entre os primeiros homens e os filhos da floresta ou sobre a Rebelião de Robert e Tywin Lannister se tornando mão do rei.

O livro pode ser muito difícil de acompanhar, especialmente quando apresenta a história de cada uma das principais famílias, com os personagens centrais dos eventos tendo pouca ou nenhuma caracterização e contexto. Já que é impossível descrever com tantos detalhes todo o escopo que George e sua equipe cobrem aqui, é nossa a missão de acompanhar e tentar preencher os espaços em branco.

Se você tiver curiosidade sobre o universo e estiver disposto a enfrentar toda a densidade de informações, certamente encontrará momentos notáveis. Este livro é rico, amplo e digno do seu tempo. Agora vou para Fogo & Sangue para saciar minha sede até que Os Ventos De Inverno chegue.

arthur 26/04/2020

curti
esse livro aqui tem muito conteúdo a respeito de todo o universo literário de Martin, com certeza acrescenta demais para os fãs da saga

Pedro 30/04/2020

Livro de luxo! História e geografia de Westeros!
Tenho a edição "nova", da capa vermelha, e devo dizer que esse é o livro mais belo da minha estante. A capa é espessa e gostosinha de ser tocada, as ilustrações dentro do livro são belíssimas e ajudam o leitor a imaginar Westeros.
Sobre o conteúdo: trata-se de um compêndio da história e geografia de Westeros escrita por um meistre ao Rei Tommen, o livro não tem uma história com início, meio e fim e, sim, informações sobre a história de cada rei, povo e região de Westeros.

Juliano 30/10/2022

Livro essencial para todos os fãs de
GOT... está tudo aqui! Deste a conquista do sete reinos, a dança dos dragões, batalha blackfire, queda da dinastia targaryen...
Só a diagramação que é horrível... uma letra pequena demais, quase tive que ler com minha lupa, infelizmente perdi ela!

Dhiego Morais 18/03/2015

A PRIMEIRA PARTE: A HISTÓRIA ANTIGA
Depois do turbulento lançamento de A Dança dos Dragões, sexto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, em 25/06/2012, os milhões de fãs do bom velhinho podem levantar as mãos para os céus e agradecer à R’hllor, aos deuses do norte ou aos Sete, ou aos que melhor desejarem, pois foi neste finzinho de ano que a LeYa Brasil lançou “O Mundo de Gelo e Fogo: A história não contada de Westeros e As Crônicas de Gelo e Fogo!
Com uma capa escura, distinta da vermelha característica do lançado no exterior, a nossa edição brasileira não poderia esbanjar mais luxo e refinamento possível. De capa dura, letras prateadas e marcada pelos principais brasões das casas mais influentes de Westeros, a obra traz uma gama de mais de 170 imagens coloridas belíssimas, desenhadas especialmente para a o volume por figuras conceituadas, tais como: Marc Simonetti, Philip Straub e Karla Ortiz. Uma edição definitivamente necessária para os westerosi no Brasil. O livro foi composto com a parceria de Elio M. García Jr. e Linda Antonsson, os fundadores do renomado site westeros.org, que adicionaram e colaboraram com o conteúdo deste livro.
A primeira vez que eu botei as mãos nesse volume foi quando um amigo o levou para a faculdade. Quando folheei as páginas ricas em detalhes (papéis escurecidos, simulando o envelhecimento pelo tempo, a fim de retratar um volume qualquer de uma biblioteca de Westeros), o meu pensamento foi justamente este: o livro está cheio de informação e curiosidades da história do mundo de Gelo e Fogo. É quase impossível reduzi-lo a uma resenha comum sem perder dados valiosos. Foi por isso que, analisando o sumário da obra eu decidi dividir esta resenha em quatro partes, apesar do livro ser dividido em seis.
Portanto, vamos comentar a Parte I:
A primeira parte de A História não contada de Westeros retrata com detalhes a História Antiga. Com inúmeras ilustrações que vão desde os poderosos gigantes do Norte até os imponentes dragões ardendo na Perdição de Valíria; George R. R. Martin nos apresenta ao início de tudo (ou até o mais distante na história que um Meistre se atreve a presumir), à Era da Aurora. O livro foi escrito para servir como um livro natural das bibliotecas de Westeros. Por isso, ele é “escrito” pelo Meistre Yandel, que assume o papel de pedreiro, entalhando laboriosamente a história dos Sete Reinos e de Essos.
Westeros atravessou diferentes momentos antes de Aegon, o Conquistador aterrissar no oeste em seu assombroso dragão, Balerion, o Terror Negro. A Era da Aurora é a primeira delas, onde milhares e milhares de anos antecedem os acontecimentos de As Crônicas de Gelo e Fogo. Nesta época, o continente era povoado principalmente por gigantes e pelos Filhos da Floresta. Pressupõe-se que as duas raças eram hostis entre si, como retratou em seus estudos o Meistre Kennet. No entanto, acredita-se que uma terceira raça tenha povoado há muitos milhares de anos as Ilhas de Ferro, já que, quando os Primeiros Homens aportaram lá, encontraram a famosa Cadeira de Pedra do Mar em Velha Wyk.
Ainda nesta primeira parte, conhecemos mais sobre a história dos primeiros homens, quando entre doze e oito mil anos antes de Aegon, o Conquistador, um novo povo cruzou a faixa de terra que interligava o continente com as terras orientais, pelo Braço Partido — antes de ser partido — em Dorne. Guerras com os Filhos da Floresta se sucederam após o início da destruição dos sagrados represeiros. Conta-se que o Braço Partido foi obra dos videntes verdes, mas mesmo com tanto poder, apenas depois de extensas batalhas houve a paz. Então a Era dos Heróis se iniciou.
É interessante ver aqui os eventos da Era dos Heróis, pois são eles, depois da Longa Noite, que prepararam junto aos ândalos o terreno para a entrada dos Dragões de Valíria. A Longa Noite é retratada não apenas nos anais de Westeros, mas também nos contos de Asshai e Yi Ti. Um inverno que durou uma geração e arrebatou milhares de vidas, com direito a criaturas feitas de frio e escuridão, cavalgando aranhas de gelo, cavalos mortos e liderando uma legião de mortos-vivos. Não parece ter sido muito agradável, não?
A Ascensão de Valíria e Os Filhos de Valíria narram o que muitos fãs mais apreciam: a história dos Senhores de Dragões e seus reinados de fogo e poder na construção de um império capaz de ocultar a Velha Ghis de Grazdan, o Grande. Curiosidades como o nascimento de Braavos também acompanham a caminhada de fogo de Valíria.
“Em Asshai, os relatos são muitos e confusos, mas certos textos —todos possivelmente antigos— dizem que os dragões vieram da Sombra, um lugar em que todo o nosso conhecimento nos falha.” (Pág. 13)
Depois dos ândalos, das terras do Machado, ao nordeste de Pentos, migrarem para Westeros, fugindo dos valirianos, e conquistarem as terras dos Primeiros Homens; a última migração para Westeros ocorreu, com os roinares, fugindo da fúria e voracidade valiriana, com a princesa Nymeria, de Ny Sar, em seus dez mil navios.
A chegada de Aenys Targaryen, o Exilado e sua família à Pedra do Dragão, um posto avançado dos valirianos, após a premonição de Daenys, a Sonhadora, sobre a Perdição encerra a História Antiga. O Aegon conhecido como o Conquistador viria somente anos depois da Perdição.
Muita história tinge as páginas da obra, portanto, fiquem ligados nas demais resenhas! “Valar Dohaerys!”.

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/516-resenha-o-mundo-de-gelo-e-fogo-george-r-r-martin-elio-m-garcia-jr-e-linda-antonsson-parte-i
Guilherme Amaro 03/08/2017minha estante
Espetaculo de resenha

Valerio.Assolari 12/02/2020

Leitura obrigatória para quem ama as crônicas de gelo e fogo. Nesse livro é possível conhecer a história de Westeros e um pouco mais sobre o grande continente de Essos. Além do mais as ilustrações são muito belas.

Joao.Felipe 19/07/2019

World building!
Obrigatório pra quem é fã da série, você vai aprender tudo sobre a história de Westeros e descobrir mais sobre os povos e lugares existentes mundo afora! Fantástico!!!

Jackson 10/11/2021

A Enciclopédia das Crônicas de Gelo e Fogo
Antes de decidir se você quer ou não ler este livro tenha em mente que ele se trata de uma enciclopédia.

Avalie o quanto você gosta das Crônicas de Gelo e Fogo (seja sincero nesta avaliação, pois só você tem a perder caso decida mentir). Feito isto, se e somente se você for altamente entusiasta deste universo e amante dos detalhes, então, leia este livro. Porque, ele te esclarecerá diversos assuntos que são apenas superficialmente pincelados nas Crônicas.

Ele explicará detalhadamente as origens dos povos de Westeros, a Era da Aurora, a dos Heróis e a Longa Noite. Sobre cada reinado Targaryen e sobre todas as sete grandes casas.

Não se esqueça de que este livro atravessa o Mar Estreito e joga luz sobre os mistérios de Valíria, sobre as Cidades Livres e sobre cada povo e cada reino que vive ou que um dia existiu em cada local, importante ou mais irrelevante, indo até os confins do mundo conhecido.

Caso eu tenha te prendido até aqui é porque, muito provavelmente, eu tenha te convencido a ler, do contrário, você já teria desistido desta resenha. Por fim, digo, apesar de ser uma leitura complementar e não obrigatória das Crônicas ela é fundamental para ter uma visão mais clara e assertiva; menos confusa, mais abrangente e mais profunda sobre este mundo tão fascinante.

Guilherme Amaro 28/04/2018

Enciclopédia o Mundo de Gelo e Fogo
A História não Contada de Westeros de George R.R. Martin publicada pela editora Leya, 2014, pesquisa bem extensa dos continentes de Westeros e Essos, segue uma sequência histórica, o livro é contado por um meistre da Cidadela em Vila Velha como se ele tivesse feito todo o processo de pesquisa, divididos em :

1. História Antiga - irão conter as lendas, os primeiros humanos e criaturas a habitar esse mundo, Filhos da Floresta e os Gigantes, depois caminha para a chegada dos Primeiros Homens e as batalhas com os nativos, após esses eventos criação dos primeiros reinos, período da Longa Noite, aparecimento dos Caminhantes Brancos, Ascensão de Valíria e seus Dragões, mais batalhas com a chegada dos Andalos e Roinares,Perdção de Valíria
processo de construção da Muralha de Gelo.

2. O Reinado dos Dragões - Família Tragaryen migra para Westeros ( Pedra do Dragão), conquista de Agon e suas irmãs.

3 - Os Reis Targaryen, acontecimentos do reinado, casamento, descendentes e a famosa Dança dos Dragões.

4 - A Queda dos Dragões - Fim do reinado dos Targaryen e do Rei Louco, a Rebelião de Robert, inicio da família Baratheon ( período recente).

5 - Os 7 Reinos, informaçoes dessas regiões, guerras, formação dos reinos, famílias, personagens lendários.

6 - Além do Reino do Por do Sol, terras e cidades Além de Westeros ( Cidades Livres, Baia dos Escravos, Sodorros, Pradarias, Ashai, entre outros, características pessoas, religião, história, geografia, curiosidades e detalhes apenas mencionados nos livros.

Final do livro contém Uma Árvore Genealógica dos Targaryen, Starks, Lanninesters, pequena linha do tempo dos reinados dos Targaryen e Baratheom.

nilo 08/08/2022

Um oceano de histórias
Fiquei fascinado por esse livro, funciona claro como uma enciclopédia para as crônicas de gelo e fogo, mas é impressionante o conteúdo imenso que George R. R. Martin pincela por aqui. Existe um mundo de possibilidades, diversas regiões que poderiam se tornar outros épicos como os conhecidos das crônicas. Além de aprofundar o conhecimento histórico da região de Westeros, conhecemos pequenas vistas sobre regiões mais distantes de Essos que me intrigaram demais, deixando aquela vontade para ler mais sobre tais regiões desconhecidas, mas o pouco que se sabe é absurdo de interessante, seja no caos ou fascínio. Quem já leu as crônicas indico muito esse livro. Rico demais em conteúdo. Até mesmo para inspirações.

Jhow 12/10/2021

Simplesmente perfeito
Eu tinha altas expectativas com esse livro e não me decepcionei. Ele conta todo o background do universo do George e deixa a gente bem mais contextualizado sobre tudo. Narrativa clara, resumida e direta. É como ler um livro de história. Sem falar que é um dos livros mais lindos que eu já vi, gravuras maravilhosas!
Recomendo demais!

Adeilson 25/09/2015

Livro obrigatório para fãs das crônicas de gelo e fogo
Um livro que só pela beleza ja vale a pena ter, quando se lê o mundo de gelo e fogo compreende-se a extensão e a riqueza do mundo criado por George Martin, o livro basicamente conta toda a história de westeros e essos em ordem cronológica, o livro foi escrito como se fosse um livro de história de Westeros (por um meistre) alguns pontos desconhecidos por esse meistre também não serão apresentados no livro, mas isso não interfere muito na quantidade de informações fornecidas que vai muito além de qualquer livro das crônicas. As ilustrações são um show a parte.