Cranford

Cranford Elizabeth Gaskell

Resenhas - Cranford

Alinde 14/01/2024

Cranford foi inicialmente escrito e publicado de forma seriada, e com oito episódios bem definidos. Ao final, esses episódios se conectam - e de forma bem orgânica, já que as personagens são basicamente as mesmas.
Passando-se numa pequena cidade fictícia da Inglaterra vitoriana, Cranford tem como tema as vidas e cotidianos de um círculo de amigas do que hoje seria considerada classe média. A maioria, de meia idade - solteironas ou viúvas. Ao mesmo tempo em que a ironia é sempre presente ao mostrar as reações delas aos acontecimentos da cidadezinha, a generosidade da narrativa com elas é também constante.
Uma leitura leve, sem grandes acontecimentos arrebatadores. Um convite à observação atenta ao cotidiano e às pessoas ao nosso redor.

Lia 14/12/2023

Livro de aquecer o coração
Eu sou suspeita pra falar, mas esse livro é diferente do que eu esperava. A narrativa é leve, muito momentos memoráveis, o estilo de narração é perfeito pra te envolver. Amei.

jota 09/11/2023

MUITO BOM: com que touca eu vou ao chá que você me convidou...
É bem possível que quem, como eu, tenha lido primeiro Norte e Sul (1855), considerada por muitos a obra-prima da inglesa Elizabeth Gaskell (1810-1865), e depois Cranford (1853), possa pensar que a autora tenha dado, em apenas dois anos, um salto enorme de qualidade e de preocupação social em sua escrita. Porque naquele livro, que tinha como pano de fundo a Revolução Industrial, ela procurava contracenar personagens de diferentes estratos sociais num meio social, político e econômico que passava então por profundas modificações.

Cranford também é muito bem escrito (elegantemente escrito, eu poderia dizer) e capaz de nos interessar grande parte do tempo, mas Gaskell, longe das grandes questões inglesas de seu tempo (porque o livro tem traços de autoficção), dos problemas das grandes aglomerações urbanas do país, se concentrou nas vidas e preocupações dos habitantes de um vilarejo do interior, notadamente de suas mulheres. Na fictícia Cranford o assunto mais importante do dia (quer dizer, de um capítulo) podia ser a touca que uma personagem estava usando ou o pão com manteiga que uma senhora podia oferecer no chá da tarde para suas convidadas, um luxo entre elas então.

Essas mulheres eram em grande parte viúvas ou solteironas (uma delas registra que um homem “é um estorvo em uma casa!”) que se esforçavam para manter as aparências, parecer bem de vida, e apesar dos escassos recursos financeiros com que contavam, desejavam viver com dignidade. O que muitas vezes as levavam a praticar a solidariedade entre si, umas ajudando as outras em diversas ocasiões, sempre com muita discrição se possível. Isso não impedia, no entanto, que também fizessem muita fofoca, menosprezassem e tentassem, com sutileza, excluir de seu círculo pessoas que consideravam indesejadas por conta disso ou daquilo.

Tudo é narrado por Miss Mary Smith (que alguns dizem ser reflexo da própria Gaskell), uma moça que frequentemente visitava o vilarejo para estar com suas amigas. Especialmente com Miss Matty, uma personagem singular que, entre outras coisas ia dormir cedo porque desse modo a noite (com seus inúmeros perigos, fantasmas, malfeitores e bandidos) passava mais depressa... Assim, Cranford é, sobretudo, um livro bem humorado, muitas vezes cândido e engraçado, comovente num ou noutro capítulo, mas também com muita ironia despejada pela autora em suas observações cotidianas das pessoas e do lugar.

Mais que um romance o volume parece ser uma reunião de histórias sobre os acontecimentos e personagens do vilarejo. Como o desaparecimento de um irmão na Índia, o romance do médico local com uma aristocrata, um desastre financeiro advindo da quebra de um banco, a morte de um velho amigo, paixão na juventude etc. Tanto que foi publicado em capítulos numa revista de Charles Dickens. Que também é lembrado aqui, através de seu livro As Aventuras do Sr. Pickwick, elogiado por um personagem. Mas outra personagem, autoritária, achava seus livros inferiores aos de Samuel Johnson, autor de A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia. E por aí vai, tem de tudo um pouco em Cranford. Desse modo, é fácil apreciar os livros de Elizabeth Gaskell e pode ser que minha próxima leitura dela seja Mary Barton (1848).

Lido entre 05 e 08 de novembro de 2023.

Arieska 17/10/2023

Cranford
Eu sou apaixonada pela obra "Norte e Sul" da Elizabeth Gaskell, por isso decidi ler "Cranford" para começar a conhecer seus demais trabalhos. Descobri que entre esses dois livros a semelhança está somente na autora mesmo, mas apesar do primeiro ainda ser meu favorito, o segundo conseguiu um lugar especial em meu coração.
Cranford é uma cidadezinha em que a população é, em sua maioria, de senhoras viúvas ou solteironas, que vivem modestamente com suas regras sociais. É um livro divertido, cheio de sarcasmo e de um humor delicado. Possui personagens queridos e histórias secundárias bonitas. Dizem que a obra é quase autobiográfica, por isso fico imaginando o que desse livro é real e o que foi complementado.
Recomendo, é uma leitura leve, gostosa e rápida.

Gabriella440 25/09/2023

Cranford retrata a convivência da sociedade distinta- ou nem tanto - da cidade provinciana homônima ao livro.
Cranford, como toda cidade pequena, até hoje, tem sua dose de fofocas, preconceitos e hipocrisias. Mas também de amizade e bondade.
Eu gosto muito de Elizabeth Gaskell e no geral tem gostei do livro, mas sua obra prima continua sendo "Norte e Sul".

Mari 30/08/2023

O livro retrata o cotidiano de uma cidadezinha provinciana, no século XIX, onde absolutamente nada remotamente interessante acontece.

Os personagens são tão enfadonhos quanto o marasmo da fictícia Cranford.

A escrita da Gaskell é boa, mas essa história em si é bastante esquecível. Esperava mais!

Obs.: faltou uma boa revisão nesse livro, cheio de errinhos.

Heidi Gisele Borges 24/07/2023

Gostei bastante da história, que é sobre o cotidiano de senhoras (em sua maioria solteiras e lá no fundo arrependidas por isso) que moram nessa pequena vila. Talvez muitos não gostem por ser um tanto parado, mas a intenção é exatamente essa: mostrar a vida comum, pacata de pessoas simples que se importam com sua touca.

Vemos através dos olhos de Mary Smith (sabemos seu nome depois de muito tempo) tudo o que acontece. Mas pouco sabemos sobre ela.

Pontos negativos: Não leia a sinopse dessa edição da Lafonte, tem um spoiler importante, que eu preferia não ter sabido antes. Perdeu um pouco do "suspense". ? Outra coisa: muitos erros de português.

Mas a história vale a pena.

Ju 12/07/2023

Assim como todos os livros da Gaskell que eu li, esse me prendeu até que chegasse até o final. Não conhecemos a protagonista que conta a história, só sabemos alguma coisa no final do livro. É divertido ler as coisas que acontecem na cidadezinha de Crawford. E difícil de parar de ler.

Valdéa 14/06/2023

Não é empolgante. A leitura te gera umas curiosidades em algumas partes e tem um final bonitinho.
É uma leitura arrastada.

Csbarreto 12/06/2023

Muito lento
Infelizmente não gostei do livro. Estava ansiosa para ler algo da autora mas me decepcionei, o livro é lento, quase nunca acontece algo interessante. Não dá para simpatizar com a narradora porque nem se sabe direito quem ela é. A história são vários acontecimentos frívolos e fofocas. Demorei 03 meses para terminar por pura insistência.

Nado 31/05/2023

Romance clássico escrito por Elizabeth Gaskell e publicado pela primeira vez em 1853. A história se passa em uma pequena cidade fictícia chamada Cranford, situada na Inglaterra do século XIX, habitada em sua quase totalidade por mulheres. A história é uma mistura interessante de comédia e crítica social, que retrata a vida cotidiana das mulheres de classe média-alta em uma sociedade provinciana.
O livro é narrado por uma personagem que não se identifica, que é uma visita frequente à cidade e que conta as histórias de suas habitantes.
Através de sua narrativa, é apresentado um grupo de mulheres idosas, solteiras e viúvas, que formam a sociedade dominante. Elas são conhecidas por suas regras estritas de etiqueta, costumes antiquados e um profundo apego às tradições. As mulheres de Cranford vivem em uma espécie de mundo isolado, onde as preocupações do dia a dia, como visitas, encontros sociais e pequenas fofocas, são o foco principal de suas vidas.
Além disso, o livro também explora temas como a amizade, o apoio e a resiliência das mulheres diante dos desafios que enfrentam.
Em "Cranford", Elizabeth Gaskell cria uma obra rica em detalhes e personagens peculiares. Seu estilo de escrita é delicado e cheio de observações agudas sobre a sociedade da época. Ela captura com maestria a atmosfera única de Cranford, ao mesmo tempo em que oferece uma crítica sutil à rigidez social e aos valores conservadores que dominavam a sociedade vitoriana.
Eu achei um romance encantador que combina comédia e crítica social de forma brilhante. É uma leitura envolvente, como se você estivesse acompanhando uma boa novela das seis. Recomendo fortemente aos amantes de clássicos ou de histórias divertidas, com alguns toques dramáticos, com o objetivo de ter entretenimento com qualidade.
jota 09/11/2023minha estante
Nado: agora que terminei de ler Cranford, estava vendo seu comentário sobre Cranford, que é muito bom, e se você não se importar vou fazer uma ressalva. A narradora se identifica, sim, ela é Miss Mary Smith, como se pode ler lá pela metade do capítulo XV, Um Retorno Feliz. No mais, tudo certo.

Tina 18/03/2023

Mulheres, fofocas e decepção
Confesso que fiquei decepcionada. Citada como um grande nome da literatura inglesa, comecei a me aventurar nos livros de Elizabeth Gaskell com Cranford e não poderia estar mais desapontada. A história não me prendeu e não consegui sentir carinho, admiração ou qualquer outro sentimento por qualquer dos personagens. Sobre a narradora pouco sabemos, e sobre as outras senhoras da cidade são só fofocas. O enredo é bem parado, nada de muito emocionante acontece, exceto bem para o final. Sem contar que a edição que eu li, da Lafonte, está repleta de erros de português. Leitura razoável, 2 estrelas.

CAcera3 26/01/2023

Um super clássico romance de costumes
Numa atmosfera quase fantástica temos aqui uma cidadezinha onde vive uma população majoritariamente feminina. Os acontecimentos aqui giram em torno de um grupo de senhoras que compõem a sociedade nobre dessa pequena região.
Tudo que é narrado aqui é muito corriqueiro, porém há uma beleza singela e um encanto nas histórias e nas descrições das personagens.
Nesse livro a autora Elizabeth Gaskel aborda um tema que não é muito recorrente na literatura: a velhice.
Sob uma perspectiva do século XIX enxergamos tudo que permeia chegar a essa idade sendo mulher, tendo determinada posição social, tendo específica estruturas familiar, etc. São relatos, por vezes emocionantes, sobre desejos que foram suprimidos, possibilidades que foram ignoradas, decepções, lembranças doces e ternas, companheirismo, vínculos familiares e sobretudo o valor de verdadeiras amizades.
É um livro muito agradável, rápido, fluido, delicado e que deixa o coração quentinho.

Instagram @maecomlivros

Caroline596 08/01/2023

Divertindo
Muito divertido, partes emocionantes e amizades verdadeiras. Recomendo muito a leitura, me diverti muito!

Beatriz 01/11/2022

Cranford.
Que leitura gostosa, leve e viciante.
Gostei bastante desse trabalho da autora e pretendo ler outros, é exatamente o estilo de literatura que eu mais adoro.
Acompanhar a vida das mulheres na pequena Cranford foi uma aventura maravilhosa que me rendeu algumas boas risadas.
Encontrei um ou dois erros de escrita na edição, mas nada que complique ou desvalorize a obra, infelizmente não sei se ainda é possível encontrar esse livro em formato físico em algum lugar, mas vale muito a leitura mesmo que no formato digital.
Recomendo fortemente para quem gosta de narrativas de época rapidas com um bom toque de humor.