Sejamos todos feministas

Sejamos todos feministas Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Sejamos todos feministas

Luana Marques 25/05/2024

Abordagem direta que trás reflexões. Pra quem não tem o tema tão latente, mesmo com menos de 70 páginas, tem frases poderosas.

Diane 24/05/2024

Direto e necessário!
Durante uma discussão com um amigo de infância, Chimamanda Ngozi Adichie foi chamada de feminista pela primeira vez. Apesar do tom de desaprovação, ela abraçou o termo e apresenta neste livro parte de sua experiência pessoal de mulher negra para mostrar que muito ainda precisa ser feito até que alcancemos a igualdade de gênero, pois esta será libertadora para homens e mulheres: as meninas poderão assumir suas identidades, sem alimentar expectativas alheias, e os meninos poderão crescer livres, sem a necessidade de se enquadrar nos estereótipos de masculinidade.

"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura."

Esta adaptação de um discurso feito pela autora no TEDx Euston, apresenta uma temática poderosa e muito debatida nos dias de hoje. Ser feminista, na visão de Adichie, não é ser radicalista e odiar homens e maquiagem, mas é lutar por um mundo justo, onde homens e mulheres possam ter os mesmos direitos. É uma reflexão poderosa, devemos pensar numa sociedade igualitária a começar a pensar nesse futuro criando os filhos com um pensamento diferente: as meninas não devem se privar de ser quem são, e os meninos devem respeitá-las, sem alimentar uma masculinidade que está enraizada na sociedade desde os primórdios. Para a autora, "é importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo, um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos." É um livro curto, mas direto, a autora sabe definir o conceito de feminismo de forma muito objetiva, tornando a leitura super prazerosa.

Mariamadu 22/05/2024

"Ensinamos as meninas a sentir vergonha."
Achei esse livro muito necessário. É uma merda o tanto que nós somos medidas o tempo todo, julgadas não importa o que façamos e comparadas umas às outras. Eu fico incrédula quando escuto que a nossa luta é inválida, "vitimismo", as estáticas estão aí para provar né. É interessante e triste ao mesmo tempo que a cada exemplo que ela cita eu pensei em alguma mulher que eu conheço. O tratamento é muito diferente, entre homens e mulheres, desde a infância, e isso é realmente tão nocivo. E nunca é uma experiência isolada, na minha família tende-se a passar a mão na cabeça dos meninos mesmo que eles estejam errados e punir as meninas mesmo que certas. As meninas são obrigadas a atingir a maturidade cedo, já os meninos parece que é uma eterna adolescência, é sempre um: "não liga, homem demora mais pra amadurecer mesmo"; "relaxa, ainda é só um menino", não vai longe, isso é muito explícito até no universo dos famosos, pessoas com mesma idade, às vezes com atitudes semelhantes, são tratadas de maneira muito divergente.
O movimento feminista foi tão deturpado, é tão estigmatizado, em partes por conveniência de quem interessa que seja. Não sei porque incomoda tanto às pessoas que as mulheres queiram correr atrás dos seus direitos, que quebrem paradigmas e parem de aceitar diversos tipos de violência, que sofrem TODOS os dias, desde uma piadinha de mal gosto a um assobio. Mas enfim, só sabe quem passa na pele.
Só não dei 5 estrelas porque o livro é muito pequeno, queria ter lido uma obra maior e uma articulação mais profunda. Muito bom!

Renata 20/05/2024

Claro, sucinto e real.
"O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero."

Luliane.Machado 16/05/2024

Reflexivo...
"Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos."
"O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos."
"Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se vemos uma coisa com frequência, ela se torna normal."

É isso!

Ivanih 16/05/2024

Li esse livro por causa do clube de leitura que estou participando e gostei bastante.Tirei algumas partes para serem discutidas,pois foram certeiras com o assunto que o livro retrata.Algo que gostei bastante no livro é de como ele é escrito,a autora tem um jeito de explicar muito bom o que nos faz entender todo o assunto mesmo sendo um livro tão pequeno e de como ela usa vivências da vida dela para nós explicar melhor e pelo fato de ser pequeno a leitura é rápida,o livro é bem reflexivo até,o que nos faz pensar bastante sobre o tema.

Lia Azambuja 11/05/2024

Curto, simples e bem direto
Nesse ensaio a autora tece diversos argumentos usando como exemplos suas vivências, tornando o discurso bem fácil de entender, ele é bem rico e didático. Já havia entrado em contato com a escrita da autora anteriormente mas não levei adiante, vou dar uma segunda chance pois a vivência dela é muito interessante e suas ideias muito inteligente.

Celle 06/05/2024

Perfeito
A Chimamanda expressa bem o que é ser uma mulher na sociedade moderna. Nós temos direitos, mas não igualdade.

tefa.alves 06/05/2024

A cultura não faz as pessoas, as pessoas fazem a cultura
O único problema desse livro é que ele é curtinho, foi meu primeiro livro da chimamanda e já estou ansiosa para ler outras obras suas. leiam!

laranjotopia 06/05/2024

A cultura não faz as pessoas, as pessoas fazem a cultura.
Nesse ensaio que retrata uma palestra do TED, Chimamanda traz relatos de amigos, conhecidos e de sua própria vivência para explicar as questões de gênero e por quê é necessário falar sobre isso.

" A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. E importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo Um mundo de homens mais felizes e mu lheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar precisamos eriar nossas filhas de uma ma neira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente. "

Com uma leitura rápida e fluída, esse livro nos leva a refletir sobre como a sociedade trata as mulheres, como os homens são pressionados a manter uma masculinidade estreita
"Abafamos a humanidade que existe nos meninos, enclausurando-os numa jaula pequena e resistente. Ensinamos que eles não podem ter medo, não podem ser fracos ou se mostrar vulne ráveis, precisam esconder quem realmente são - porque eles têm que ser, como se diz na Nigéria, homens duros."

Reflexão importante que todos deveriam ter para que o futuro de nossa sociedade seja mais próspero.

@pinhanh 04/05/2024

" A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura."
Essa é minha primeira leitura de Chimamanda e gostei bastante. Neste livro, vamos entender um pouco sobre o feminismo e tudo que as mulheres têm que enfrentar diariamente e durante séculos por conta da soberania dos homens imposta pela sociedade. Vemos Chimamanda dialogando e trazendo exemplos reais da vida dela de como o feminismo é algo importante e necessário em nossa sociedade. O que mais me surpreendeu, foi pelo fato de ver como essa questão da superioridade masculina é algo tão grande na Nigéria. Ela traz relatos vividos e reais que te deixam bastante reflexivo. Após essa leitura, saímos com mais vontade de lutar pelos nossos direitos e pelo nosso lugar na sociedade. Infelizmente, não era para nós mulheres termos que lutar por esse lugar, pois era para ser nosso por direito, mas a realidade é essa e não podemos fugir, nem deixar ela de lado. Entender sobre o impacto do machismo em nossas vidas é algo muito importante. Mas acima de tudo, é compreender que, infelizmente, os homens são ensinados a agirem dessa maneira, e as mulheres são ensinadas a serem submissas a isso. Porém, não é porque são ensinados a agirem assim, que eles tem que permanecer nesse erro e levar a vida como se a mulher não significasse nada. Precisamos mudar esse quadro. Necessitamos mostrar aos homens que eles podem ser vulneráveis, que demonstrar seus sentimentos não tem nenhum problema, que serem gentis e educados com as mulheres também é importante. E principalmente, pararem de tratar as mulheres como objetos sexuais descartáveis e que suas únicas funções se resumem a servirem seus desejos carnais e cuidar da casa e da família. E acima de tudo, precisamos mais ainda mostrar as mulheres que elas têm sim o direito de ter seu espaço na sociedade, que elas também são dignas de uma educação, trabalho, escolhas, diferentes das que são impostas.
Livro Importantíssimo!

Waleska.Guedes 04/05/2024

Discurso que a autora fez num evento internacional.
Continuando o título, é uma leitura curta, sobre os impactos e exemplos da diferença de gênero que vivemos no mundo.
Ela explica o feminismo numa maneira muito didática.

Juliana 04/05/2024

O livro em si é bem curto. Leitura fluida. Tema pertinente e importante para a sociedade atual. Gostei!

Renata 26/04/2024

Livro importante para refletirmos sobre feminismo
"A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar a nossa cultura."

Vitoria293 23/04/2024

Uma ótima leitura, o livro é bem pequeno mas super necessários. Excelente para quem deseja inciar estudos básico sobre o feminismo.