Louco: Fuga - [Capa Cartão]

Louco: Fuga - [Capa Cartão] Rogério Coelho

Resenhas - Louco

Lu.Santana 14/04/2024

Nunca fui muito fã do personagem Louco, mas me surpreendi com a história singela dele nesta HQ. Acompanhamos Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, em uma fuga dos guardiões do silêncio, pra libertar o pássaro que canta as histórias. Nesta aventura ele viaja pelo mundo dos quadrinhos e passa por vários personagens queridos da Turma ds Mônica.
Gostei das cores e do estilo de arte do Rogério Coelho, bem como da história que me fez simpatizar com este personagem tão LOUCO.

Renan543 15/03/2024

Loucura total, quem diria não é mesmo?
Esta Graphic é maluquice do início ao fim. Eu não sei explicar o sentimento que foi ler isso, e não sei se entendi 100% de tudo o que o autor queria passar. Mas eu senti, e isso eu posso dizer que foi maravilhoso.

A arte é absurda, uma bagunça milimetricamente calculada. Belíssima, da vontade de enquadrar cada página e colocar num museu.

É uma experiência única de leitura, uma aula de como usar as HQs para se contar uma história. Vou reler um dia, para ter outras percepções dessa genial história!

Ariadne 12/03/2024

Ao contrário de muitas pessoas, eu não tenho lá tantas memórias de infância com a Turma da Mônica. Minha mãe até tinha um ou outro gibi deles perdido na coleção, mas sabe quando você abre algo, não gosta e fecha logo em seguida? Pois é, essa era eu.

Meu amor mesmo é, e sempre foi, os gibis da Disney (felizmente, eu mudei um pouco minha relação com a TM, mas isso é papo pra outro dia).

Então, é claro que eu me entusiasmei muito com a proposta da coleção #GraphicsMSP, de reimaginar vários personagens nas mãos de outros artistas.

Eu já li algumas edições desse selo e o resultado dessa experiência tem sido ótimo.

Mas até então, nenhuma versão tinha me tocado como essa versão do personagem mais insólito dos gibis: Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, mais conhecido como o Louco.

Por ser dedicada a um personagem peculiar, eu já imaginava que ele iria “pirar na batatinha”. Mas o que ele entregou aqui foi além das expectativas.

Sim, a aventura não é nada linear, e, bem, doida claro, mas mesmo na confusão mental do personagem, a história consegue ser de uma delicadeza que não encontrei ainda nas outras reinterpretações.

São várias as mensagens que permeiam essas páginas, como a inocência, o medo e principalmente, a liberdade.

E essas mensagens ficam mais fortes ainda com as belíssimas artes que as acompanham. Eu fiquei apaixonada por várias delas, e facilmente as emolduraria se isso não significasse destruir o gibi 😭

Eu não sei explicar muito bem, mas as ilustrações tem um movimento próprio, ainda mais que o personagem entra e sai de vários quadros simplesmente porque sim!

Ah, eu queria muito dizer mais sobre o que é a história mas eu não sei fazer isso sem entregar muito da trama.

Porém, confie em mim, esse quadrinho merece muito a sua atenção.

Ele é definitivamente uma das histórias mais autênticas dessa coleção.

site: https://www.instagram.com/p/C3qcFlVvc6t/

Thai.Campos 07/01/2024

No mínimo Louco
Uma resenha louca é preciso fazer
Para essa história poder descrever
Nos quadrinhos não vai ficar
A loucura é de contagiar

Baseado na realidade 30+
Kkkkkkkkkk

Trabach0 19/11/2023

HQ: Louco - Fuga/ Autor: Rogério Coelho
Nesse volume do selo Graphic MSP vamos acompanhar Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira (Louco).
O personagem foi criado originalmente em 1973 por Márcio Araújo, e teve sua releitura lançada em 2015 pelas mãos do ilustrador Rogério Coelho.
Nessa releitura, Louco está em fuga e também em uma missão de resgate.
Enquanto foge dos Guardiões do silêncio e tenta libertar um pássaro, nosso protagonista viaja no tempo e nas páginas de nossa HQ (de forma realmente literal, há momentos em que o personagem desaparece em um quadro para em seguida aparecer em outro).
Enquanto enfrenta grandes desafios e corre de uma história para outra, ele se encontra com vários outros personagens da Maurício de Sousa Produções e com nossa tão amada Turminha do Limoeiro.
Essa sem dúvida se tornou uma das minhas HQs favoritas do selo, toda a história é permeada de metalinguagem, sensibilidade e para aqueles que são fãs das Graphic MSP essa narrativa é um verdadeiro tributo a todas as histórias desse selo.
"Ali estavam todas as histórias imaginadas. Cada uma no seu tempo, na sua realidade. Começando, acontecendo, terminando."
É impossível não se apaixonar por essa história e pelos traços do @rogeriocoelhoillustrator tudo é lindo, a diferença nas cores conforme o tom da história vai mudando, e claro o texto que não apenas traz uma narrativa incrível como também faz refletir sobre a importância das histórias e o grande poder que existe no simples fato de ouvir e recontar uma história.
Enfim, essa é uma HQ que eu indico tanto para quem pretende começar a ler o gênero como também para aqueles que já são fãs da nona Arte.

Felipe HQs e Mais 17/11/2023

Gaiolas na mente
Adoro leituras não-óbvias, daquelas que o fim pode significar muitas coisas, ou nem mesmo existir. Ou até mesmo sua interpretação ter variadas interpretações dependendo de quando e de quantas vezes você lê aquela história.

'Louco Fuga', quadrinho da Gaphic MSP, foi a leitura da vez. Difícil descrever a beleza poética e gráfica que Rogério Coelho deu ao personagem mais nonsense da Turma da Mônica. A loucura de seu traço lembra muito a experimentação de texturas e ângulos de Bill Sienkiewicz, outro gênio igual nos quadrinhos.

Em 'Fuga', temos um Louco ainda menino liberando sua imaginação das gaiolas da mente, numa HQ repleta de metáforas. Os Guardiões do Silêncio, os vilões que o perseguem - que "servem pra prender, e não pra pensar" -, encarnam o desafio necessário a toda e qualquer história criada. O papel deles é calar a imaginação daqueles que ouvem os pássaros aprisionados.

De página em página, Louco nos conduz em sua fuga dos Guardiões, assumindo novas roupagens e fazendo o leitor passear pela imaginação das criações de Mauricio de Souza.

Belo e divertido quadrinho! Como disse lá no início, gosto de histórias sem interpretações corretas. Não sei se também estou louco - ou se só liberei um pássaro da gaiola! -, mas fiquei com a sensação de que todo o universo de Mônica e sua turma se passam na imaginação do Louco. Será? Sei lá!

Gostou? Curta meu perfil lá no Instagram: @hqsemais

sadbroccolitree 03/11/2023

Uma bela viagem
O Louco sempre foi meu personagem favorito da Turma da Mônica, e essa HQ consegue trazer uma história linda, com todo aquele tempero nonsense do personagem.

zombie.ane 02/11/2023

Que loucura mais incrível
Simplesmente essa história chegou a um patamar que eu não imaginava em uma HQ do louco! como tava acostumada com as histórias dele dentro dos gibis acabei me surpreendendo demais. O traço é tão incrível, a organização dos quadros deixa tudo tão magnífico, é um deleite para os olhos desde que você começa a ler e no momento em que termina.

CDFDelinquente 11/09/2023

"O Louco sou eu? Tem certeza?"
Todo o conceito da Graphic, os desenhos, o roteiro, a história. O fato da capa seguir um único molde para formar uma grande imagem...
Foi tudo tão minimamente orquestrado, que é impossível não se emocionar com o cuidado que tomaram para conseguir capturar a essência do personagem e honra-ló da melhor maneira possível.

Obviamente, como fã das obras da MSP, não poderia esperar menos de uma das graphics da coleção, mas, mesmo assim, senti a necessidade de vir aqui, para ressaltar e enaltecer a beleza e simplicidade contida nessa obra de tão poucas páginas. Uma muito leitura fácil e tão fluída, que eu recomendaria para qualquer conhecido meu, mesmo os que eles não curtissem muito Turma da Mônica.

Marlisom 10/08/2023

De todos personagem de Maurício o louco ne de longe é o meu preferido, mais esse GRAPHIC MSP veio para mudar a minha opinião.
O louco é uma ótima história, emocionante é linda, a Arte é perfeita, cheio de homenagem para os leitores da turma da Monica, é o final dessa história faz uma grande homenagem as GRAPHIC MSP anterio, Recomendo a leitura.

Emy 13/07/2023

Inesperado
Confesso que comprei o quadrinho "Fuga" principalmente pela estética admirável das artes presentes na obra. Além disso, sempre nutri um certo carinho pelo personagem de cabelos bagunçados e sorriso insano, que despertava em mim uma mistura de fascínio e até mesmo um pouco de medo.
"Fuga" não é uma leitura óbvia, pois exige que o leitor abra mão da lógica e da realidade para mergulhar de cabeça no abstrato da loucura. Foi uma experiência incrível que me prendeu do início ao fim, deixando um pequeno sentimento de vazio quando terminei, como se a realidade agora fosse um tanto mais decepcionante.
A aquarela utilizada nas ilustrações é maravilhosa, e a história retrata muito mais do que apenas o personagem principal; ela abraça todo o universo da Turma da Mônica, respeitando todas as suas características originais e, ao mesmo tempo, trazendo suas próprias marcas.
A trama se desenvolve através da amizade entre o Louco e um pássaro, acompanhando suas aventuras em busca de fugir das garras de um vilão que deseja aprisioná-lo em uma gaiola. O ritmo da narrativa é melódico e poético, e o livro te conduz de forma magistral, desde que você se permita embarcar nessa jornada.

oariellucas 09/07/2023

A adorável loucura que "vaza" das páginas
Cara, essa aqui sem sombra de dúvidas foi o melhor trabalho do projeto MSP, a sacada dos desenhos saltando dos limites, o roteiro intenso e divertido, a interação entre o louco e a turminha, sem contar a arte espetacular, o devaneios lindíssimos do louco. Estou sem palavras o suficiente pra descrever o tanto que eu amei o trabalho do Rogério Coelho. Ficou simplesmente genial!

Ryan200 30/05/2023

Nossa vida é uma fuga.
O Louco é um personagem que cativa muito.

Ele é a representação perfeita da loucura como criatividade, humor e imaginação.

A trama é envolvente. É uma história cheia de metáforas, de criatividade, referências e interpretações variadas.

E a narração é... suave... e emocionante... cheio de reticências... (o que deixou a leitura bem fluída e leve) e os traços são bem bonitos e alguns quadrinhos ocupam horizontalmente as páginas, preenchendo-as e deixando tudo bem bonito. Os traços dos robôs e do pássaro são lindos.
Leitura maravilhosa.

lurpsee 28/05/2023

Fuga.
Esse livro é uma das coisas mais lindas que eu já li, eu não consigo definir em palavras a perfeição desse livro. As ilustrações são magníficas e a história, que história!

"Para enfrentar um vilão, é preciso saber ser um herói, hoje, eu serei um herói."