Umbanda não é macumba

Umbanda não é macumba Alexandre Cumino

Resenhas - Umbanda não é macumba

Maria.Clara 10/10/2023

Traz conceitos básicos, porém é muito repetitivo e trata a umbanda como se só existisse após zélio de moraes

Fabio.Rodrigues 11/08/2023

Livro excelente para iniciantes, fala muito dos fundamentos, teologia, sociologia e a história umbandista. Depois de tudo o que o Zélio fez pela religião, concordando ou não com sua autoria de fundação, é triste ver comentários desmerecendo uma pessoa tão especial. A única coisa que mudaria é o título do livro que o próprio Cumino já comentou que alteraria afinal Umbanda TAMBÉM é macumba

Eric 30/06/2022

Necessário tanto para UMBANDISTAS qnto para NÃO UMBANDISTAS
Primeiramente falando o que mais importa: esse livro é praticamente indispensável para qualquer brasileiro.

Apresenta de forma clara os principais pontos da fundação da Umbanda, seus fundamentos, esclarece como NÃO É NADA NEGATIVA NEM DEMONÍACA, entre outros detalhes. Digo que o livro é necessário por mostrar a verdade sobre uma religião tão bonita e mas tão menosprezada e até massacrada no Brasil.

Mas é importante falar: se você quer aprender o "beabá" da Umbanda, esse não é o livro correto. Ele foca muito mais em história do que em conceito prático e fundamento.

tal 24/03/2022

a umbanda também É MACUMBA!
Eu gosto muito do Alexandre Cumino, principalmente porque sinto dele uma honestidade e uma ética que não foram perdidos mesmo com todo reconhecimento que ele tem obtido, porém esse livro deveria se chamar A História de Zélio de Moraes, porque praticamente conta a Umbanda pela ótica dos homens brancos, ignorando quase que completamente o que veio antes do Zélio.

Vi um vídeo do Cumino e sei que ele mudou de ótica ao longo dos anos e que hoje em dia ele tem feito um trabalho de reescrever o livro dele A História da Umbanda, colocando um olhar mais voltado para a matriz africana.

Queria dar três estrelas, mas esse livro me deixo extremamente desconfortável, mas não posso dar menos que isso porque o Alexandre também faz um ótimo trabalho de teólogo, mesmo que sendo apenas pelo ponto de vista dele.

Val 23/07/2021

Um livro que desfaz preconceitos
Muito agradável de ler, este livro tem a missão de explicar mais sobre a fundação da religião, preconceitos sofridos, missão e valores.