100 Cães que mudaram a civilização

100 Cães que mudaram a civilização Sam Stall

Resenhas - 100 Cães que mudaram a civilização

Henderson 21/01/2011

Não sei se existe um gênero literário para classificar os livros-listas como os 10-mais alguma coisa ou 100 outra coisa, mas eles são muito populares, talvez só perdendo para os de auto-ajuda e para os “sobrenatural teen” que foram muito populares nesse começo de século XXI. Esse é sobre cachorros, e como tem muita gente que gosta dos peludos caninos, tem tudo para ser um sucesso.

Como todo livro de listas, 100 cães que mudaram a civilização é bem superficial. Algumas histórias apresentadas não passam de uma página, e o livro é em formato de bolso. Na verdade é até um pouco menor.

O autor dividiu a obra em capítulos temáticos: Ciência e Natureza, História e Política, Arte e Literatura, Cultura Popular e Heróis. A escolha dos cães para compor os textos foi bem feita. Há desde os conhecidos como Lassie e Rin-Tin-Tin até outros pouco conhecidos como Saucisse, que foi candidato a presidência da França em 2002 ou Grigio, que foi o cão protetor de Dom Bosco.

É um livro imprescindível para os amantes dos peludos de quatro patas. O autor deixa transparecer em cada página o seu amor e admiração pelos nobres membros da família canidae e se rasga em elogios a cada parágrafo. Alguns podem até não gostar, mas que dane-se a objetividade: esse é um livro escrito por um amante de cães para os seus semelhantes.

Como nem tudo é perfeito, tem duas coisas que não gostei nele. Primeiro o formato. Menor do que um livro de bolso e encadernado em capa dura, é difícil virar as páginas do livro. E há um desperdício de tinta em alguns capítulos, quando o texto acaba numa página e o próximo texto começa só na outra a página que sobra é coberta de preto. Nesses tempos politicamente corretos esse desperdício inútil de tinta é injustificável.

Pietro G. Primieri 15/02/2023

Tem meu S2
Amo cachorros. Amo curiosidades. Amo curiosidades sobre cachorros. Amo esse livro. É isso, tá bem resumido assim hahah

Nena 30/05/2016

Cem cães q ao longo da história promoveram feitos q os imortalizaram na história, provando q o cão é o melhor amigo q o homem pode ter. Um livro agradável, escrito para quem adora cães. As histórias são muito curtinhas e o livro é bem pequeno, menor q o tamanho pocket normal, com capa dura, mas é bem feito, bem organizado e com agradáveis histórias.

Érico 06/07/2022

Livrinho simpático
Gostei bastante do livrinho. Vi uma resenha falando que era superficial; de fato, não é um tratado acadêmico nem um grande tomo de história, mas achei que valeu muito a pena a leitura - inclusive pelos fatos históricos que permeiam a narrativa, onde se fala por exemplo de evendos da primeira e segunda guerras mundiais, e até de Napoleão Bonaparte!