Funk Carioca: Crime ou Cultura?

Funk Carioca: Crime ou Cultura? Janaina Medeiros

Resenhas - Funk Carioca: Crime ou Cultura?

Alex 22/05/2022

"Eles retratam o hoje e serão nosso amanha"
um livro curto e rápido, bem fluido e que trás um pouco da historia do funk, e como o preconceito com o mesmo nasceu e se enraizou no Brasil. trouxe muitos fatos e informações que eu não fazia ideia, e que me deram uma luz sobre o tema, recomendo
"Eles são filhos de uma sociedade que não oferece educação nem alternativas econômicas para quem está esquecido nos nossos quilombos urbanos. Eles retratam o hoje e serão nosso amanha"
Clara 23/05/2022minha estante
Caramba que interessanteeeee

Rafaela.Pozza 17/03/2020

O funk como ele é de fato
Quando me interessei por esse livro, fiquei um pouco insegura pelo ano de publicação e pelo número de páginas, imaginando que estaria desatualizado e que seria superficial. No entanto, li e foi, sem dúvidas, a melhor obra que poderia ter lido para ampliar meus horizontes sobre o assunto e minha vontade de estudá-lo mais.
Entendendo que se trata de uma obra de 2006, o livro retrata o funk do período, então, as melhores reflexões não estão abrigadas nas músicas (antigas) em si, mas no que cada pessoa que vive o funk e a história tem a dizer sobre. É importante salientar que o texto aborda e foca nas questões do preconceito e das lutas de gênero, etnia e classe, dentro de esferas políticas, sociais e midiáticas.
No fim das contas, o ano do livro serviu para mostrar que, mesmo após 14 anos, ainda há muito o que fazer pelo funk, não só carioca, mas brasileiro.
Recomendo a todos que querem conhecer mais sobre a comparação "construção social vs realidade do que é o funk e do que é ser funkeiro" e também àqueles que estão dispostos a questionar seus (pre)conceitos.
Lia 20/07/2021minha estante
Oiii, onde você localizou o livro?