Os irmãos Coração de Leão

Os irmãos Coração de Leão Astrid Lindgren

Resenhas - Os irmãos Coração-de-Leão

Rafael Mussolini 04/05/2024

Os irmãos coração de leão
"Os irmãos coração de leão" da escritora sueca Astrid Lindgren (Companhia das Letrinhas, 2007) é um livro infantojuvenil que prende os leitores do início ao fim. Astrid criou um universo que conversa com diversos temas universais da literatura e utilizando do campo da fantasia transforma luta pela liberdade, opressão e morte em cavalos, dragões e espadas. As histórias de Lindgren são corajosamente permeadas de narrativas sobre autonomia e liberdade, e digo corajosamente se levarmos em consideração que grande parte de suas obras foram escritas em meados do pós guerra.

Jonathan e Karl, os irmãos coração de leão, são os grandes protagonistas da história. De início já percebemos que estamos diante de um livro que trata de forma muito bonita sobre um intenso amor de irmãos. O afeto entre eles será o motor para as diversas aventuras que irão enfrentar e que os levarão a literalmente embarcar por mundos diferentes.

A história começa com Jonathan sendo a verdadeira encarnação do que se espera de um herói. Ele é corajoso, bonito e muito amável com a família e todos que o rodeiam. Karl, o narrador do livro e irmão mais novo, é um garoto frágil e com uma doença grave que o impede de viver como as outras crianças. Os dois irmãos são pobres e vivem em uma casa pequena com uma mãe que precisa se desdobrar para colocar alimento em casa e o pai sumira a tempos em uma missão no mar.

Quando o pequeno Karl, ouve por acidente uma conversa de sua mãe, acaba descobrindo que ele tem pouco tempo de vida e ao desabafar com Jonathan, o irmão lhe conta sobre um mundo chamado Nangyala, lugar que se encontrariam quando o inevitável acontecer.

"Nangyala é o lugar de onde vêm todas as lendas, ele explicou, porque coisas como essas só acontecem lá, e quem vai para Nangyala tem aventuras do amanhecer ao entardecer, e à noite também."

Através de circunstâncias surpreendentes o inevitável acontece e logo os irmãos coração de leão se veem em um mundo que é parecido com a Terra, mas que não é ela. Um lugar onde as pessoas vivem como nos tempos antigos das histórias a beira das fogueiras e que as possibilidades de ser feliz com o necessário e a colaboração entre pessoas é algo viável. Mas esse mundo está em perigo por conta de uma força que vai se apresentando aos poucos na história e que cria uma aura de medo e mistério envolvente.

Comecei a ler "Os irmãos Coração de Leão" após a mãe de uma das crianças que frequentam a biblioteca que trabalho chegar com inúmeros elogios ao livro, mas com um incômodo tremendo com o desfecho da obra, o que me deixou curioso. Na opinião dela, o final do livro trata de forma perigosa sobre suicídio.

Quando falamos sobre literatura infantil e infantojuvenil, enfrentamos alguns desafios que vão de encontro aos chamados temas sensíveis ou até "proibidos" para a infância. Muitos adultos acreditam que alguns temas como morte e sexualidade, por exemplo, não devem estar presentes nestes livros e aí fica a pergunta: estamos educando nossas crianças para viver em que mundo?

A literatura é um dos melhores caminhos para as crianças (e os adultos) aprenderem a elaborar e sublimar os dilemas e os desafios da vida e de um mundo que é cruel em muitos aspectos. Se ninguém passará ileso pelas desgraças da vida, como podemos ao menos nos preparar para enfrentar da melhor maneira possível algumas delas? O livro e a leitura pode ser um instrumento que convida nossas crianças a conhecer a realidade, ainda que muitas vezes a partir do lúdico e da fantasia e a interpretação que as mesmas farão de cada narrativa é particular.

Muitas vezes, a interpretação que uma criança fará de um tema considerado sensível, pode partir para um viés completamente diferente do que uma leitura com olhos adultos conseguiu alcançar. Em episódios de mediação de leitura, é muito comum percebermos que o ponto de identificação de uma criança com uma história pode soar inédito para nós, pois tem a ver com vivências e pontos de vistas diferentes.

Achar que sempre teremos o poder de poupar as crianças da lógica que o mundo funciona e que as aguarda, pode ser uma forma de tirar de suas mãos a oportunidade de criar mecanismos de defesa e até mesmo a possibilidade de pensar criticamente a realidade. "Os irmãos Coração de Leão" é uma história fantástica, que acima de qualquer tema fala sobre afeto, sobre coragem e desafia a existência da própria morte.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2023/07/os-irmaos-coracao-de-leao-de-astrid.html

Mah 29/04/2024

Um livro inesquecível!
Esse foi um dos piores livros que li, quando ainda era criança. Mesmo assim lembro de muito, sobre os irmãos, sobre suas jornadas, seus sentimentos e de seus desfechos. Esse é um livro que irá tocar a sua alma, irá te fazer sentir tristeza, amor e esperança. Os Irmãos Coração de Leão não é um livro fácil de encontrar no Brasil, porém, se conseguir achá-lo, leia, irá valer cada página.
Mah 29/04/2024minha estante
Que esquisito, coloquei "melhores" e o corretor mudou para "piores".

Otávio 03/03/2013

Numa aventura intensa e fatal, dois irmãos passam de uma vida a outra, de uma morte a outra. No mundo do lado de lá - Nangiyala, um lugar fora do tempo, repleto de paisagens idílicas e monstros milenares - há paz, mas há também, eterna, a luta entre o bem e o mal; não há descanso, apenas uma contínua superação de obstáculos, permeada pela vertiginosa mobilidade da vida.

Eduardo 20/01/2011

O que eu acho mais curioso, e talvez mais admirável, na história desse livro, é o modo como os irmãos Coração-de-Leão atravessam os mundos. Se em C. S Lewis (e outros) essa passagem do mundo real para outra esfera, fantasiosa, é feita através de um elemento mágico, aqui tem-se a morte como portal. a cena final é de grande força, justamente por isso.

pirulita 11/05/2009

é um livro bom para quem gosta desse tipo de livro . eu não gostei e não terminei
Rafael 12/01/2013minha estante
não entendi