Candomblé E Umbanda

Candomblé E Umbanda Vagner Gonçalves Da Silva

Resenhas - Candomblé E Umbanda - Caminhos Da Devoção Brasileira

Juanzin 24/03/2023

Escolhendo meus orixás
Eu li esse escutando Tarcis por um momento eu quase virei religioso. Gosto às vezes da leitura da faculdade, ok.

Faro 13/12/2021

É um livro bom, que lida com temas importantes, mas sobre o qual tenho críticas importantes.

A proposta do livro parece ser uma caracterização geral da religiosidade afro-brasileira hoje e no passado. O livro não é extenso e aplaudo isso e, além disso, o faz principalmente evitando a comum repetitividade dos livros acadêmicos, o que aplaudo de pé. Nesse sentido, acho que cumpre de forma razoavelmente satisfatória essa proposta, aborda a diversidade da religiosidade afro no Brasil, em vez de ficar na caracterização superficial centrada na nossa visão contemporânea e urbana de Candomblé e Umbanda. O livro apresenta o movimento de buscar a "pureza" africana ou nagô e mostra também as críticas feitas a esse movimento, de modo que dá informações ao leitor para tomar sua posição. Demonstra a origem da Umbanda de forma boa, com apego às fontes históricas. O autor consegue construir uma narrativa histórica que busca a verdade, não uma história romântica, o que é condição necessária para qualquer trabalho histórico de valor.

Wallace17 30/07/2021

Lei 11.645/08
Um livro excelente para atender a Lei 11.645/08. Esta lei instala a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. É importante a aplicação desta lei combater o preconceito e ignorância que cerca temas relacionados à África. A educação é o caminho para mudarmos essas estigmas.

Essencialmente o livro é um estudo introdutório para compreender como os povos africanos preservaram suas heranças religiosas no Brasil, por meio de luta e resistência e criatividade. Manter a ancestralidade foi um grande mérito dos povos escravizados aqui no Brasil. Portanto, além da perspectiva histórica, a obra mostra também os processos de sincretismos religiosos entre africanos, europeus e indígenas. Além de um breve recorte dos orixás e diferenças entre o candomblé e a umbanda.

site: https://www.instagram.com/p/B29kTeHHXld/

afabivic 10/03/2021

Candomblé e Umbanda: caminhos da devoção brasileira por Vagner Gonçalves da Silva Editora Ática.

Hoje eu vim falar sobre um dos livros que, na minha opinião é um dos mais importantes para entender a cultura da Umbanda e Candomblé.
Leia mais em:
Insta e Face @espiritualivros