A Torre Acima do Véu

A Torre Acima do Véu Roberta Spindler

Resenhas - A Torre Acima do Véu

Anny128 07/10/2014

Apesar de todas as histórias criadas dentro deste universo, sempre há espaço para a criação de um mundo distópico. E é nessa categoria que A torre acima do véu está inserida.

Somos apresentados à humanidade devastada, após o surgimento de uma misteriosa névoa que cobriu a atmosfera. Esse fenômeno inexplicável transforma os humanos em criaturas selvagens, incrivelmente fortes e perigosas. Para poder sobreviver, as pessoas restantes têm que se alojar no topo dos prédios mais altos. Um poder central instaura-se: a Torre, que detém grande parte do restante da avançada tecnologia outrora acessível a todos. Aqueles que não se submetem a ela vivem (ou tentam sobreviver) em periferias, sem assistência.
O livro gira em torno de Beca, uma adolescente de dezesseis anos. Após o contato com a névoa, ao contrário da maioria, ela adquiriu poderes que a fazem se locomover com mais agilidade, sendo então chamada de saltadora. No decorrer da história, somos apresentados a outras espécies de super heróis: temos oráculos, teleportadores, entre outros.

A garota, seu pai Lion e seu irmão Edu vivem da busca de encomendas do mundo sub-névoa, a quem pode pagar o preço. Tudo ia razoavelmente bem até Edu penetrar no desconhecido; assim, forma-se uma força-tarefa na tentativa de buscá-lo com vida, e é esse o conflito maior do livro.

A história é muito bem escrita. Roberta Spindler possui grande domínio da linguagem e do enredo que cria. O prólogo é instigante; o desenvolvimento da obra é bom, as ideias fazem sentido e não há pontas soltas.

Porém tudo é politicamente correto demais. O transcorrer ocorre em linha contínua, sem saltos, não dando chance ao leitor para grandes surpresas ou emoções. Temos uma boa ideia, porém desenvolvida dentro do facilmente esperado.

Ao término da leitura, fiquei com a sensação de vazio, querendo que a história tivesse me concedido mais do que conseguiu fazer. O desfecho sugere uma continuidade; gostaria de poder ver em um possível segundo livro um desenvolvimento mais profundo e mais envolvente do que vi no volume atual.

site: http://www.leioeu.com.br/2014/09/a-torre-acima-do-veu.html

Landerson 14/05/2020

Um bom livro
Se você curte distopia futuristas com uma pegada de ação e aventura, é o livro ideal para você!
Uma história fascinente pelos arranha céus. Gostei muito e recomendo demais.
Além de ser uma obra brasileira que não perde em nada para as de fora.

Sandro 06/10/2014

Uma grande distopia...
Olá meus caros amigos e amigas,
É muito bom ver livros nacionais sendo lançados, melhor ainda quando são livros de gêneros não muito populares como ficção cientifica. Apesar de que acredito que a ficção cientifica, principalmente distopias, tem se tornado bem popular ultimamente, como Jogos Vorazes, Divergente e afins.
O livro que trago hoje é de uma autora muito promissora que conheci no Twitter e tive o prazer de conhecê-la lançando este livro na Bienal Internacional do Livro 2014.
Um dia uma misteriosa névoa começa a se espalhar ao redor de todo o planeta. Quem tem contato com esta névoa morre e para sobreviver a humanidade precisa se manter acima da névoa. Então os sobreviventes recorrem aos mega edifícios.
No livro acompanhamos a trajetória de Becca, uma mulher que nasceu depois do Véu cobriu a superfície terrestre. Muitos dos que nasceram depois do véu possuem habilidades especiais como vidência, tele transporte e afins. Becca é uma Saltadora, pode pular grandes alturas e tem excelente senso de equilíbrio, o que é muito útil quando se vive pulando de um edifício a outro. Ela foi adotada por um Saltador, um soldado de elite, junto com Edu, Hacker undergound, os três sobrevivem recolhendo recursos de prédios abandonados que estão ainda acima do véu.
Uma coisa que não gostei na Becca é que ela é muito marrenta e boa em tudo. Mas isso não atrapalha o decorrer da historia, há diversos momentos de humanidade onde Becca emocionalmente instável. Principalmente quando provocada pelo principal coadjuvante, Rato. Rato foi muito bem trabalhado, um personagem com objetivos obscuros e que está disposto a fazer qualquer coisa para alcançá-los, a apesar de sempre carregar consigo um ar de traidor, ele cativa.
Esta sociedade é controlada pela Torre, o prédio mais rico e estruturado da região. Como em toda distopia, aqueles que comandam são opressores e totalitários, em conseqüência disso há grupos e facções contrarias ao comando central. Emir, líder da Torre, controla toda a sociedade com mão de ferro, Becca tem uma estranha atração por ele.
Pra mim o grande ponto alto do livro é a estrutura. Roberta Spindler conseguiu criar um mundo muito realista e verossímil. Realmente somos capazes de acreditar que aquela situação é real. Só fiquei triste que o antagonista aparece no finzinho do livro, adoro antagonistas, e quando ele aparece desvenda o grande segredo da névoa, que é... leiam o livro e descubram.
O livro não aparenta ter uma serie grande de seqüências, mas o final ficou um pouco aberto, dando a entender que terá ao menos mais um livro. O que é muito bom, uma excelente historia merece seqüência.
Parabéns Roberta, Muito sucesso a você.
Abraços a todos,
Sandro Moura

site: http://tiozinhonerd.wordpress.com/2014/10/06/livro-a-torre-acima-do-veu-de-roberta-spindler/

Jucorujinha 14/02/2024

Gostinho de quero mais
Com certeza um favoritado. Sobre a história é uma distopia muito bem escrita e entrega tudo que se espera de uma distopia de uma forma intensa. E o conto extra que veio nessa nova edição eu simplesmente amei.

O que não gostei foi que o final me deixou cheia de perguntas sobre a névoa, seus criadores e o paradeiro de um personagem que deve ter morrido, mas não foi confirmado e eu fiz minha fanfic pessoal de que ele ainda poderia aparecer vivo.

Ellen.Cruz 30/05/2023

Distopia nacional com reviravoltas e clichês
Esse livro foi mais do que eu esperava, pois até a metade não estava tão empolgada com o desenrolar da história. Mas conforme os porquês foram sendo explicados e cada personagem ganhou sua devida importância, o livro ficou mais interessante. Reviravoltas boas, alguns clichês clássicos de um livro adolescente e um final diferente do que eu esperava, porém com uma grande abertura para uma segunda parte. Mas acredito que não vai acontecer, pois já faz um tempo que foi lançado.
Eduardo 21/06/2023minha estante
esse livro vai ser reeditado pela Ed. Harper Collins, que é beeemmm maior que a Giz Editorial. Se a venda for boa pode ser que saia alguma sequencia.

Bruna 14/09/2023

O livro me divide em muitos aspectos.
Eu gosto da construção de mundo, gosto da temática da névoa e como é assustador pensar em algo assim, os ME e tudo o mais que cerca a construção.
Mas com relação à escrita em si, me senti um pouco incomodada. O ar do texto era pouco natural e eu demorei muito pra me prender. Também haviam muitas expressões com cara de fanfic, que podiam ter sido melhoradas.
Acredito que exista muito potencial pra história e para o mundo e tenho certeza que conforme a Roberta for escrevendo mais livros, essa fluidez vai melhorar.

Bruno Eleres 22/12/2014

"A Torre Acima do Véu não deixa nada a desejar se comparado às ficções distópicas que têm surgido fora do país. Escrito por Roberta Spindler, autora nacional, mais especificamente da região Norte, o livro apresenta um cenário amedrontador do mundo - e quase palpável."

A resenha na íntegra pode ser linda em:

site: http://www.un-cafe-a-clichy.blogspot.com.br/2014/09/a-torre-acima-do-veu.html

Caio Pereira 17/07/2020

Sem nenhuma encheção fe linguiça, o livro vai do começo ao fim te prendendo cada vez mais

Emily.Medina 24/05/2022

Gostei da história, cheia te reviravoltas e descobertas. Leitura rápida e fácil. Tirou as dívidas sobre o que era o véu, como e porque ele aconteceu.

Leitor Sagaz 20/02/2015

Uma distopia alucinante!
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Recebi este livro em parceria com a editora Giz Editorial, devo dizer que para os fãs de distopias a Roberta Spindler entregou um presentão, cheio de ação e mistérios um mundo onde a luta diária é pela sobrevivência.

Tudo começa em um futuro distante onde a humanidade possui uma capacidade tecnológica mais avançada, as pessoas vivem em mega edifícios e tudo seguia bem seu curso até que, do nada surge uma névoa espessa e venenosa. Essa névoa acaba com boa parte da humanidade e os sobreviventes tiveram que se refugiar no alto deste megas edifícios, por sobre a névoa assassina.
Neste mundo "novo" A Torre coordena as ações, guarda a tecnologia e tenta assegurar a vida de todos os cidadãos. Como de costume, mesmo na atual situação, a humanidade se divide em grupos e setores, os mais ricos ou menos pobres por assim dizer ficam de um lado, as gangues de outro e a vida segue seu curso.

Beca, seu irmão Edu e seu pai Lion trabalham como entregadores, as pessoas solicitam algo e eles tentam coletar nas partes mais baixas dos prédios, isso é uma missão sempre muito arriscada, entendam o porquê:

Os animais sobreviventes se tornaram mutantes, matilhas de cães povoam os andares inferiores. Pássaros mutantes também alertam sobre a presença de humanos, mas o pior são "Os Sombras" espécies de seres que um dia já foram humanos, hoje eles são monstros com enorme força. você com certeza não vai querer encontrar um deles na sua frente.

Os humanos na parte superior também acabaram passando por mutações genéticas, alguns são muito fortes, outros são saltadores e tem o dom do equilíbrio (Beca) e outros até mesmo podem se teleportar.

Agora que vocês já entenderam o conceito da coisa, vamos ao que realmente dá o gatilho para a história, primeiro em uma missão para conseguir um cubo de energia, Beca e sua família são passados para trás por um teleportador, o filho da mãe consegue roubar o item deles e isso os deixa em maus lençóis com A Torre. Mas Lion tem um grande prestígio com o líder, Emir, pois Lion já havia sido um mergulhador (aqueles que descem a surpeficie para buscar provisões) e assim consegue contornar a situação.

O problema é na missão seguinte onde Beca e seu irmão Edu encontram alguns sombras arrastando mergulhadores capturados, eles resolvem intervir e nessa luta Edu acaba caindo no véu. É então que começamos a tarefa de descer para a superfície e resgatar Edu.

A ação proposta é muito instigante, o ritmo do livro nos faz lê-lo quase que de uma vez só! Nesse ponto a Roberta acertou em cheio. Algo interessante é que a língua falada pelos habitantes é uma mistura de português com espanhol e o mais legal disso são os palavrões, achei uma sacada bem inteligente.

Temos mais alguns personagens relevantes para a história e no decorrer da leitura vocês vão acabar se afeiçoando a eles, temos o Rato um hacker e informante com senso de humor bem peculiar, temos também a Bug uma teleportadora bem louca e que não tem medo de nada!

Todo o contexto é muito empolgante, não encontrei erros de português, a edição ficou muito boa também. O tamanho da fonte me agradou, o papel amarelado é o de minha preferência.

O final do livro nos deixa com aquele gosto de quero mais, e então fui logo perguntar para a Roberta se ela pretendia fazer um vol.2 e ela me disse que pretende sim, então já estou ansioso pelo próximo livro.

A avaliação foi de 4 estrelas só por uma questão de gosto pessoal, o livro é muito bom mas faltou algo para se tornar excelente. Mas com toda a certeza é um livro que eu recomendo, podem comprar e lê-lo sem medo de ser feliz!

Abraço,
Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/02/resenha-torre-acima-do-veu-roberta.html

Liliane32 04/02/2024

Não é para mim
Desta vez, em vez de uma adolescente contra o sistema salvando o mundo, temos uma jovem adulta de aproximadamente 23 anos contra o sistema e salvando o mundo. Parece que da gancho para uma continuação...
Comprei este livro ano passado, lá por Julho ou Agosto, quando ele foi reeditado. Vi algumas resenhas que falavam muito bem dele.
No geral achei um bom livro, bem escrito e que tem uma história forte. Só não consegui me importar com a personagem principal nem com os acontecimentos do livro. Em suma, não funcionou para mim

Carla 23/04/2015

Adorei!
Super original! Difícil não se interessar pela história de Beca e não mergulhar nos mistérios junto com ela. Adorei o anti-herói da trama, o Rato. Quem disse que mocinho precisa ser sempre perfeito? Um livro bem escrito, uma história boa e uma trama envolvente... Precisa de mais? Parabéns Roberta!

erosgmmj 30/05/2015

Um Desvelar Empolgante!
Livro de leitura fácil, empolgante, cheio de reviravoltas, personagens e enredo cativantes... ( Rato é o Melhor! rsrs).

Me senti feliz por Roberta Spindler ser mais uma grata surpresa entre os escritores nacionais. - (Já sou ‘‘mega-fã’’ de André Vianco e Eduardo Spohr).

Demorei um pouco para se acostumar com a quantidade de gírias e expressões usadas pela autora, esperava mais com referência ao final também. Mas fiquei entusiasmado pela clara evidência de uma continuação, pois estes fatores não desmerecem a leitura e principalmente esta obra muito boa!

Parabéns Roberta! Viva a literatura e os escritores nacionais! Aliás, diga-se de passagem, o valor do livro é super acessível – R$ 9,90.

Julia 21/06/2022

Esse é aquele tipo de livro que você lê e nem percebe, eu li ano passado e ele foi a "causa" para eu começar a ler e comprar muitos livros, eu me apaixonei pela história inteirinha dele. Recomendo para quem quer uma leitura leve que tenha vários plots ótimos!