Tsumitsuki

Tsumitsuki Hiro Kiyohara




Resenhas - Tsumitsuki


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


stsluciano 10/03/2015

Apesar de gostar muito de mangás, não tenho tido muita paciência para seguir séries muito longas, com mais de dez volumes. Isso demanda tempo e recursos financeiros que não possuo, além da dificuldade de se ter acesso aos títulos aqui no interior de São Paulo. Por isso sempre acompanho com atenção o lançamentos de volumes únicos, eles são uma boa oportunidade de se conhecer novos mangakás e, também, usufruir de um produto diferenciado, que, por ser mais curto, vai direto ao ponto.

Esse é o caso de Tsumitsuki.

Tsumitsuki é um mangá shonen (garotos), do autor Hiro Kiyohara, publicado originalmente na revista Ace Assault da Kadokawa Shoten. Na história, conhecemos um pouco sobre duas figuras mitológicas japonesas: os youkais – bastante explorados em mangás, como em Inuyasha, por exemplo – e os tsumitsukis, que, confesso, desconhecia. Segundo o que nos é mostrado, os tsumitsukis são um tipo de entidade que se alimenta do remorso e do sentimento de culpa das pessoas, aproximando-se delas e consumindo esses sentimentos até que ficam cada vez mais fortes, e acabam por controlar a pessoa, física e emocionalmente, atacando outros humanos.

Já os youkais, no mangá, é definido como um outro tipo de entidade, “invocados” pelas pessoas para derrotar os tsumitsukis. Na tradição japonesa, “youkai” é um termo utilizado para caracterizar diversos tipos de fenômenos – não apenas criaturas – que fogem à compreensão humana. Apesar de os youkais terem derrotados os tsumitsukis, as pessoas do vilarejo que pediram sua ajuda ficaram com medo de que os monstros voltassem, então criaram um templo dedicado à eles, como um tributo para que os deixassem em paz, é nesse templo que vive Kuroe.

O mangá é dividido em quatro capítulos mais um capítulo zero – os japoneses tem mania com esse zero, que é usado na maioria das vezes como uma forma de se mostrar as origens de determinado fato, ou, como é o caso de Tsumitsuki, personagem, sendo introduzido após a narrativa com os acontecimentos em si – com cada capítulo narrando a história de uma estudante de um colégio, que, claro, corre o risco de ser possuída por um tsumitsuki.

Apesar das histórias terem um cenário e alguns personagens em comum, a ligação entre elas me pareceu muito tênue, quase que independentes uma da outra, sendo Takada e Kuroe o ponto maior de ligação.

Kuroe é um personagem misterioso, e geralmente gosto deles, mas no começo ele me parecia somente um sem noção, aparecendo de repente, trajando uma máscara e assustando garotas, mas conforme a narrativa se aprofundava passei a gostar dele, ao mesmo tempo em que se ia insinuando tons mais misteriosos em suas características. O interessante é que, apesar de ele ser a figura principal do mangá, os fatos não se concentram nele, mas sim na garota. Achei isso bastante corajoso por parte do autor, e funciona muito bem.

Eu não sou fã de títulos de terror, prefiro títulos que retratam cotidiano e a vida no Japão, mas o tamanho do mangá ajudou. Não achei o traço limpo, mas isso tem muito a ver com o gênero terror, então tenham em mente que encontrarão algo mais dark. Vale a pena, a edição está bonita, apesar de achar que merecia um offset por ser volume único…

site: http://www.pontolivro.com/2014/09/tsumitsuki-espirito-da-culpa-de-hiro.html
comentários(0)comente



Danoninha 08/12/2022

?Você já ouviu falar da lenda dos Tsumitsukis??
"Tsumitsuki" é um mangá que conta sobre os espíritos de culpa, em como eles corroem o corpo do ser humano até dominarem eles por inteiro, fazendo que eles se tornem apenas uma carcaça vazia, sendo dominado pelo espírito.

De modo narrativo, a história é repetitiva e sem sal, sendo cada capítulo uma nova pessoa sendo dominada pelo espírito e o Kuroe, o protagonista, resolvendo os problemas (?). Além que ninguém tem foco, além o próprio protagonista, entretanto, nem isso o autor fez direito.

Porém, de maneira filosófica, te faz perceber que, às vezes, a culpa pode te corroer tanto a ponto de você virar uma pessoa totalmente diferente do que era antes.
comentários(0)comente



offkevyn 08/09/2022

.....
Me interessei por ser do mesmo artista de Another.

Mas não foi muito bom não, achei um pouco entediante kk mas da pra matar o tempo.

Uma one shot razoável....
comentários(0)comente



Lari 27/08/2020

Um sobrenatural super bacana!
Neste mangá cada capítulo vai tratar de uma personagem diferente e todas relacionadas com o tsumitsuki, o espírito da culpa.

Gostei que apesar de serem personagens diferentes a história de entrelaça muito bem, deixando o leitor curioso para saber mais deste universo.
comentários(0)comente



Any 02/09/2016

Tsumitsuki é um mangá inteiramente de Hiro Kiyohara, o desenhista de Another, que muitos já conhecem e também foi publicado pela editora JBC, o mangá prende o leitor pela a forma sombria que lhe é dado os Youkais, e para se saber qual o objetivo do Ayakashi (ambas criaturas do folclore japonês).
“Tsumitsukis” são youkais, “demônios” na mitologia japonesa, que devoram pessoas que se sentem remorso ou culpa por algo. No enredo há Kuroe, o filho de um sacerdote, que vive em um templo e conhece a existência dos demônios. De certa forma Kuroe não é o personagem principal, as vítimas são “os personagens principais”, já que a cada capitulo, Hiro fala e descreve como a culpa tomou conta daquela pessoa, demonstrando sentimentos que podem ser perturbadores e intrigantes. É interessante como cada um é apresentado, as vezes uma coisa que parece ser tão “boba” pode transformar alguém. E assim pode se ver como essas coisas podem nos destruir e acabar com todo nosso corpo e alma, por completo(...)

site: https://outonocomcafe.wordpress.com/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Biah Beccari 30/04/2018

Tsumitsuki
No Japão, tem muitas cidades que são conhecidas por suas lendas urbanas, carregadas de mistérios e aparições sobrenaturais. Em uma delas, a lenda local é sobre os Tsumitsukis.
Tsumitsuki são criaturas se se alimentam da culpa e do remorso que a dentro das pessoas, para devorá-las de dentro para fora e assumir seus corpos.
Uma vez Tsumitsuki não tem mais volta, a pessoa não pode ser mais salva ao se tornar um.
Quatro garotas diferentes, porém com uma coisa em comum. Tem ideia do que elas tem em comum?
Sim o remorso e a culpa. Elas se sentiram culpadas por algo em algum momento de suas vidas, o espírito da culpa começa a devorá-las de dentro para fora, apesar que elas só se davam conta da existência do Tsumitsuki após o seu caminho se cruzar, com o caminho do Kuroe.
Um terror muito bem arranjado, ilustrações perfeitas, uma história que te prende do início ao fim, recomendo para todos que gostam de terror e mangás.
comentários(0)comente



@destino.imaginario 05/01/2022

A culpa que nós consome!
♧ é um manga com emoções reais representadas por youkais e Tsumitsuki (espíritos da culpa).
♡ o que acontece quando os humanos sentem tanto medo que mesmo com suas crenças de proteção, veneram aquilo que os faz mal?
♤ com traços delicados, faz um banho de sangue parecer uma bela arte.
◇ tem um final um tanto questionável, sobre quem são os mocinhos e se os vilões são uma criação da sociedade ou podem ter sentimentos e talvez mudar sua natureza?
Para conferir a resenha completa, só acessar o link #^-^#

site: https://www.instagram.com/p/CYXNo1_P6HV/?utm_medium=copy_link
comentários(0)comente



J.C. Crespo 04/09/2015

bom
comentários(0)comente



Helena Dias 31/10/2015

"Voltaremos a nos encontrar. Quando o seu remorso crescer..."
Tsumitsuki conta a história de criaturas sobrenaturais (nome do mangá) que se aproveitam da culpa e do remorso das pessoas para devorá-las por dentro e assumir seus corpos. Mas existe alguém que pode detectar tais criaturas e ir atrás delas. Os chamados youkais são invocados pelas pessoas para derrotar os tsumitsuki. Não dá para falar muito mais que isso, sério. Rs

O mangá é dividido em quatro capítulos mais um capítulo zero (coisa de japonês... Rsrs). Eles são focados em pessoas diferentes e seus distintos sentimentos de culpa. Existe um personagem - o protagonista - que aparece em todas as histórias, porém não citarei qual para não perder a graça. Basicamente se trata disso: a cada capítulo acompanhamos a história de um personagem e tentaremos descobrir o que ele fez de errado para que seu sentimento de culpa fosse tanto assim. De fato, poderemos e vamos criar teorias em cima do que o personagem possa ter feito, mas tudo só é realmente revelado ao final de cada capítulo.

Para quem já conhece o trabalho de Kiyohara, sabe que ele é um ótimo artista. E não é diferente nesse mangá. Os desenhos são muito bonitos e bem traçados, com um toque mais escuro (bem leve) para dar um tom mais obscuro e misterioso, creio eu. A escrita também não deixa a desejar. O autor consegue passar tão bem o sentimento de culpa dos personagens que eu cheguei a sentir um "cadinho" de agonia no momento em que os mesmos começavam a se transformar em tsumitsuki. Ele também soube aproveitar bem o enredo do mangá para abordar temas como vingança, aborto, redenção... Além disso, as criaturas simbolizam muito bem como a culpa e o remorso podem nos consumir por dentro, nos levando a autodestruição.

Leia completa:

site: http://www.cafecomlivroo.com/2015/10/tsumitsuki-espirito-da-culpa-hiro.html
comentários(0)comente



Bruno Oliveira 23/12/2015

Com algum potencial, mas bem ruim
O tipo de obra que você deixa de gostar depois que cresce ou cria algum critério para julgar o que consome.
André 23/12/2015minha estante
Também achei esse bem fraquinho, mas o Feridas: Kizu, do mesmo autor, eu já achei melhor do que esse. Pelo menos não é tão disperso no desenvolvimento da história


Bruno Oliveira 23/12/2015minha estante
Ele é famoso pelo Another, não é?

O curioso é que no fim do mangá ele diz que a intenção não era ter apelado tanto para elementos de ação e sobrenatural, que, a meu ver, são justamente os elementos que empobrecem a obra. Se ele tivesse continuado no drama e evitado os elementos marciais do shonen, creio que poderia ter ido bem melhor.




Duda Mendes 09/06/2016

Mangá de volume Único!
[...] Tsumitsuki - Espirito da Culpa é um mangá de Hiro Kiyohara lançado no Brasil em 2014, pela Editora JCB, do mesmo artista de Another.

[...] Tem muitas cenas de morte, eu gosto do traço do Hiro Kiyohara, é suave mais mostra profundidade no medo e do desespero. Tsumitsuji - Espirito da Culpa, tem como gênero: shounen, sobrenatural e horror, muito bom para quem gosta de estorias de terror.

Continua lendo em Sonhos do Inverno, te espero lá :)

site: http://sonhosdo-inverno.blogspot.com.br/2016/05/manga-tarareba-tsumitsuki.html
comentários(0)comente



Kau 18/11/2016

Poderia ser melhor!
Por ser uma história de one shot a trama é pouco trabalhada, sendo mais como breves contos dentro de um conteúdo só, acredito que a história ficaria melhor se tivesse mais alguns volumes, do jeito que está é bem superficial apesar de ser boa.
comentários(0)comente



Christiano 26/11/2016

Genial em sua simplicidade.
Eu já amava one-shots antes dele, agora simplesmente pirei o cabeção, e vou sair comprando um monte, se você curte lendas urbanas e folclore é uma ótima pedida, além de trazer esse material sobre o sobrenatural da cultura japonesa aborda alguns questionamentos filosóficos sobre a vida e a morte, e além de tudo conta com uma narrativa simples de se acompanhar, até mesmo para quem não lê muito mangás ou quadrinhos.
comentários(0)comente



Felippe.Paiiva 19/09/2017

O mangá contém várias histórias meio que separadas uma da outra, só com os Tsumitsuki (Espíritos da Culpa), como ligação, cada capítulo é sobre um personagem, ou ele é um Tsumitsuki ou ele conhece algum.
Aqui vai os capítulos que mais gostei:

1) MAYU SHINOHARA
A jovem Takada se muda de Tokyo, e na outra cidade fica sabendo que por lá existem demônios que se apossam da alma de quem sentem remorso e se culpa por algo, os Tsumitsuki, ou Espíritos da Culpa.
Na sua sala, existe uma garota excluída por todos, Shinohara, e Takada tenta se aproximar dela, mas isso não é algo bom, pois após um acidente ocorrido a um ano atrás, a jovem se sentiu culpada pelo acidente e foi possuída por um Tsumitsuki, e um jovem estranho, Kuroe, que é um Youkai, que são os únicos seres que conseguem derrotar os Espíritos da Culpa, e isso mesmo, ele precisa matar a jovem possuída, mas será que irá conseguir?

2) MAKOTO ASAKURA
Asakura é uma jovem que acidentalmente vê o Youkai, Kuroe, matando um Tsumitsuki, e assim fica curiosa sobre isso, pois ninguém se lembra do jovem que era o Tsumitsuki, sendo assim ela vai atrás de respostas com Kuroe.
Ela também vai procurar Kuroe para saber como se transformar em um Tsumitsuki, mas porque isso? Ela quer se vingar de alguém, quem? Para descobrirem leiam o mangá, não vou estragar a surpresa sobre isso e nem sobre se ela se transforma ou não em um Espírito da Culpa.

É claro eu gostei de mais capítulos, principalmente, o quarto e último, mas prefiro não comentar, pois eles contêm muitos spoilers, mas digo uma coisa: ME SURPREENDI BASTANTE COM ELE!


Tirando, Kuroe e a raposa amiga dele, só consegui sentir algo por Takada, a jovem do primeiro capítulo, e Asakura, a jovem que tenta se tornar um Tsumitsuki.

Takada, é uma daquelas personagens que o autor não se aprofundou muito, mas não teve como não amar ela, principalmente porque ela é a única aluna a tentar conversar com Shinohara, e por isso já amei ela.

Asakura, é uma personagem magnífica, não teve uma vida fácil, pois sofreu muito nas mãos de um dos seus pais, e também perdeu sua mãe e irmão, o passado dela, já me fez amar a personagem, porém não curti muito o final que ela teve.

Kuroe, teve um passado bem triste, ele foi abandonado pela família, conheceu uma jovem, Kuzuha, eles se tornaram muito amigos, mas o fantasma de ser abandonado o perseguiu por muito tempo, o fazendo se sentir culpado, e por isso ele se transforma em um Youkai, mas não era para ele ser um Tsumitsuki? Bem para descobrirem o porquê dele não ter se tornado um, leiam o mangá.
Ele também é um cara bem sacana e egoísta, mas não conseguiu odiar ele.


QUOTES
“- Lembra-se do Tsumitsuki que te falei?
- Demônios que se apossam do remorso das pessoas...
- Mas eles não se apossam apenas dos culpados. Nem todo culpado sente remorso. Não dá para impor aos outros o seu conceito de culpa. Esses demônios criam raízes nas trevas que as pessoas criam dentro de si mesmas.”
“As pessoas possuídas são devoradas lentamente por dentro. Para tragarem o hospedeiro de dentro para fora e se materializarem.”
“- Então. E os outros alunos que estavam caídos? Aquilo não foi você?
- Aquilo foi coisa do Tsumitsuki. Não para ser mais preciso, foi vontade da pessoa possuída. Ele sofria maus-tratos horríveis nas mãos de seus colegas. E logo pensou ‘ eu me transformei nisto por culpa deles’. Assim quando se transformou em monstro, atacou todos os colegas que estavam no local... e os matou.”
“Quando... penso na minha mãe e no meu irmão... ouço uma VOZ.
Quando ouço isso... sinto muito medo...
É como se... alguém estivesse chorando... pedindo ajuda.”
“- Eu não sou um monstro!!! O que é que você entende disso, hein?! O terror de ver o seu corpo se transformando lentamente... Você nunca vai entender este sofrimento... NUNCA!”
“Faz tempo que tinha esquecido aquele sentimento. Por que será que a Shinohara me manteve longe no fim?
A vontade de proteger alguém que lhe é importante.
Não quero envolver... Não quero ferir... Lembranças da culpa... Que não pode ser redimida... Não posso deixar...Que você carregue a minha culpa.”
“Espíritos que se alojam na escuridão do coração das pessoas. Os Tsumitsukis vão continuar a existir... para sempre.”
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR