O Relojoeiro Cego

O Relojoeiro Cego Richard Dawkins




Resenhas - O Relojoeiro Cego


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


André 11/02/2024

Interessante
O livro aborda a teoria da evolução e a seleção natural, além de apresentar algumas outras contrapartidas ao darwinismo. Não é um livro para quem está iniciando no assunto, mas ache bastante esclarecedor com relação ao verdadeiro entendimento dessas teorias, pois muitas vezes a versão que nos chega é bastante distorcida.
comentários(0)comente



Tama 08/09/2023

Evolução???
Excelente!
Visão moderna, científica e crítica da evolução.
Como toda obra científica, gera mais perguntas que respostas.
E assim o conhecimento evolui.
comentários(0)comente



Elton.Oliveira 08/07/2023

Cansaaaaatiiivooo
Bem , não vou depreciar muito o livro, porque simplesmente, ele não é direcionado para todo público !!!

Gostei muito de outro livro de Dawkins mas esse não rolou .... Sem dúvidas ele é um cara muito científico e com uma gama imensurável de estudos sobre a evolução... Sendo que para o público geral , esse assunto , como ele abordou , foi muito cansativo! Creio que para um biólogo seria ótimo ler cada página, com bastante entusiasmo....

Para mim , que amo a ciência e a acidez de Richard Dawkins sobre a religião... Me esforcei para concluir a leitura, não porque o assunto é ruim, mas pela dose cavalar de explicações complexas !
comentários(0)comente



Dani Scheibler 29/04/2023

Como já esperado, muito bom!
Mais um livro do R. Dawkins lido, e é sempre maravilhoso o tanto de conhecimento que dá pra tirar desses livros.
Coincidentemente, esse livro trouxe vários assuntos que estou estudando paralelamente na graduação de ciências biológicas, o que foi bem legal.
Uma parte que eu achei muito interessante é quando ele explicou como funciona a audição dos morcegos por ecolocalização, em que eles emitem estalidos com a língua em média 200 vezes por segundo, e medem a distância dos objetos pelo tempo que demora para retornar o eco. Além disso, para proteger a audição, eles conseguem meio que desligar a audição antes de emitir o sonar, contraindo músculos ligados ao estribo e martelo, e "religam" um pouco antes do eco retornar, tudo isso em perfeita sincronia várias vezes por segundo. Vê se isso não é incrível?!?

Gostei muito do livro, apesar de, agora ser o 4 acho(?), percebo que ele acaba se repetindo bastante nos livros, do tipo "já li isso em outro livro", mas não que seja ruim relembrar assuntos já citados anteriormente.
comentários(0)comente



Theo.en 11/04/2023

A escrita de Dawkins pode nao ser a mais coompreensivel a todos os publicos e a leitura de O relojoeiro cego pode ate garantir a alguns leitores(me incluindo) algumas consultas ao dicionario no entanto não apenas as consultas são garantidas como tambem o aprendizado Dawkins explica de modo minunscioso cada etapa da evolução de modo até a algumas vezes em minha leitura ter se transformado em algo arrastado mas que de qualquer forma é uma leitura que recomendo a todos apreciadores da evolução e da teoria darwiniana
comentários(0)comente



GabrielMacambira 27/01/2023

"A visão do mundo darwnista que ambas essas condições são atendidas e que a seleção natural lenta, gradual e cumulativa é a explicação decisiva para a nossa existência. Se existem versões da teoria da evolução que negam o gradualismo lento e o papel central da seleção natural, elas podem estar certas em casos particulares. Mas não podem ser toda a verdade, pois negam o próprio cerne da teoria da evolução, que lhes confere o poder de dissolver improbabilidades astronômicas e explicar prodígios aparentemente milagrosos."
comentários(0)comente



tommasoleonardi 09/10/2022

Bom livro
O livro é bom, mas não se compara a ?Deus um delírio?, que é sensacional.

Às vezes, adentra muito em conceitos mais complexos para os leigos - como eu.

Vale a leitura, mas, se tiver lido ?Deus um delírio?, dispense.
comentários(0)comente



Ivan 13/08/2022

Em defesa da Teoria do Evolucionismo
William Paley, teólogo e filósofo que viveu no século XVIII, elaborou o seguinte argumento: imagine-se caminhando em um descampado e encontrando um relógio no chão. Diferente de uma pedra, por exemplo, um relógio seria um objeto necessariamente criado por alguém. A sua complexidade exigiria um projetista, sendo, portanto, uma prova inequívoca da existência de um criador que o tenha concebido com o propósito específico de ser um relógio.

Richard Dawkins, em “O Relojoeiro Cego", tem por objetivo desconstruir este argumento de Paley, provando que a conclusão dele está incorreta. E faz isso demonstrando a diferença entre um projetista consciente e a seleção natural (o processo natural pelo qual a evolução dos organismos vivos ocorre). E se a seleção natural faz o papel de um relojoeiro, de forma brilhante Dawkins o chama de relojoeiro cego (daí o título do livro!).

Este é possivelmente o mais apaixonado livro de Dawkins. Zoólogo de formação, ele desenvolveu um texto com humor e muita paixão para explicar a origem das espécies e a evolução. Ele confessa seu desejo já no início da obra: inspirar no leitor uma visão da existência como um mistério de dar frio na espinha, e entusiasmar com a apresentação de uma solução elegante e simples para a complexidade dos seres vivos.

Dawkins concebeu o livro com a objetivo de desvendar o enigma da origem da natureza e, claro, da nossa origem. É destinado a um público que , talvez limitado por sua crença criacionista, não acredita na evolução das espécies.

Em O Relojoeiro Cego, Dawkins visa desconstruir a Teoria do Design Inteligente (TDI), que credita a complexidade da vida na terra a um ser superior, alegando que o olho humano, por exemplo, por ser um órgão tão complexo, só poderia ter sido obra de alguma inteligência superior ou um projetista poderoso.

A seleção natural não projeta, não prevê e nem espera nada. Os genes, ao se multiplicarem, sofrem mutações que influenciarão fenotipicamente os indivíduos que os possuem, aumentando ou diminuindo a capacidade dos mesmos sobreviverem em um ambiente em constante mudança. A complexidade é formada na natureza através de numerosas e sucessivas pequenas modificações.

Para Dawkins, a seleção natural não apenas é verdadeira, mas a única solução possível para explicar como os seres vivos atingiram o nível de complexidade atual. Uma mecanismo evolutivo tão eficiente que certamente funcionaria em todo o universo, onde quer que existisse uma forma de vida.

Assim, o projetista é a força inexorável da natureza que se constrói e se desenvolve a partir dos elementos oferecidos pela própria natureza. O processo da evolução pode até ser considerado aleatório, mas cada passo evolutivo no tempo biológico ocorreu com precisão. Os que não se formaram com essa precisão foram "eliminados" através da seleção natural.

O livro possui muitos exemplos práticos e analogias que ajudam na compreensão das ideias. É possível concluir que a única explicação viável para a vida na Terra é a ocorrência da replicação com mutação aleatória cumulativa, em um período extremamente longo. Embora seja altamente improvável que uma característica Y tenha surgido a partir de uma característica X em um único passo, porém é possível conceber uma série de intermediários infinitesimalmente graduados que leve X a se tornar Y. Afinal diversas mudanças menores em sequência são menos improváveis do que uma grande mudança pontual.

Dawkins simula a aleatoriedade das mutações e o impacto nas gerações futuras através de um programa de computador, desenvolvido por ele mesmo. Ele cria uma espécie de mundo virtual, com regras para simular uma "seleção natural", que resulta em interessantes formas evoluídas, as quais ele chama de "biomorfos", simulando em computador o que acontece em escala muito maior na natureza.

Ele usa como exemplo a eco-localização dos morcegos e de outros animais, que evoluíram na mesma direção e desenvolveram paralelamente a mesma capacidade.

Embora esta obra exija do leitor um pouco mais que outros livros do autor, tornou-se um clássico instantâneo por ser bem escrita. Com uma linguagem muito acessível e didática, recheada de analogias que facilitam o entendimento, Dawkins explica o que é a Evolução. E, apesar da linguagem ser clara e simples, o assunto não deixa de ser abordado de forma profunda e completa.

Dawkins consegue ensinar um processo complexo sem se tornar chato ou cansativo. Ele escreve de forma fluída: você vai simplesmente lendo, refletindo e entendendo. E poucas coisas são mais prazerosas do que entender conceitos complexos e importantes.

Enfim, um livro importante para quem deseja conhecer os argumentos da Teoria da Evolução como explicação para a origem e evolução das espécies na terra. É a ferramenta adequada para entender melhor a Evolução antes de simplesmente descartá-la.
comentários(0)comente



Paula1630 13/04/2022

Já li alguns livros do Dawkins e esse foi o que menos gostei. Achei ele prolixo muitas vezes, o que deixou deixou a leitura cansativa.
Como o livro é de 91 talvez poderia ser feita uma reedição considerando os avanços da epigenética e da genética também.
comentários(0)comente



leobiel 15/03/2022

O Paladino do Evolucionismo
Dawkins faz valer seu posto como um dos maiores biólogos e divulgadores científicos da atualidade.

Nesse livro ele aborda de forma acessível e até bem humorada sobre temas inerentes da biologia, principalmente da teoria da evolução de Darwin e a põe em paralelo com a perspectiva de outras teorias alternativas, inclusive o Criacionismo. A todo momento me senti estimulado a refletir e fui cativado com analogias que facilitam a compreensão de temas mais complexos. O único ponto negativo foi que algumas discussões precisaram de explicações muito extensas e técnicas demais, mas nada que uma pesquisa rápida no Google não resolveu.

Por ser um livro que visa a divulgação científica, pode ser ser lido tanto por quem é da área de biológicas como eu, quanto para o público leigo entusiasta. 
comentários(0)comente



Iury 16/08/2021

Base para a compreensão da vida
Leitura muito prazerosa na explicação do mais variados aspectos do darwinismo. Detalha o funcionamento da vida na Terra de um modo bem didático, com uma linguagem simples, na medida do possível, e com analogias que facilitam o entendimento.
Ademais, Dawkins expõe os motivos que justificam a não adoção de outras teorias já propagadas.
Deveria ser um livro sugerido em todas as escolas para o fortalecimento do pensamento científico e por causa da relevância do autoconhecimento da nossa existência quanto parte de um sistema de vida tão complexo.
comentários(0)comente



Talvanes.Faustino 23/07/2021

Rolo compressor de ciência
Este livro desmonta até o nível atômico o argumento do supostamente cientistas que defende o criacionismo.

Cada página deste livro, deste o seu título é um "tá ligado" no pé da zueira dessa galera que parece ter acendido o cigarro pelo filtro.
Rony 24/07/2021minha estante
Hum! Interessante. Boa proposta.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Brujo 17/04/2021

O livro é ótimo no sentido de expandir a nossa compreensão a respeito da teoria da evolução darwinista em oposição ao criacionismo e outras teorias que se propõem a jogar uma luz sobre a evolução das espécies.
comentários(0)comente



Ronnie 14/02/2021

Um livro único
Um livro que consegue detalhar como os genes agem detalhadamente na construção de um indivíduo. Um embate elegante contra o criacionismo
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR