Os Crimes do Monograma Agatha Christie
Sophie Hannah

Resenhas - Os Crimes do Monograma

Sarah587 06/01/2020

Os Crimes do Monograma
Em muitos momentos do livro parecia mesmo que eu estava lendo uma das histórias da Rainha do Crime. A história elaborada por Sophie Hannah é muito envolvente e se assemelha muito ao jeito Agatha Christie de escrever. Além de quê é muito difícil e de tamanha responsabilidade dar "continuidade" as histórias de Agatha e além dissso utilizar o seu detetive mais famoso. Admiro muito Sophie Hannah pela coragem, não enxergo sua atitude de outra maneira que não essa. Espero ler muito mais livros de Sophie, a Agatha da nossa atualidade :)

Sara 15/03/2020

Os Crimes do Monograma
O livro não é ruim, porém, ao ver a capa, com o nome de Agatha Christie estampado GIGANTE e um "por Shophie Hannah", achei que fosse uma versão comentada, ilustrada, ou algo do tipo. Foi desejo da Agatha que o Poirot morresse e não fosse utilizado em outras obras, então achei um tanto quanto desrespeitoso.
O suspense até que te prende, mas tem desfecho pouco convincente e extremamente emotivo, com motivações fracas, confusas e até "viajantes".

pipocareads 09/01/2024

Não é Ágatha Christie
Eu não sabia quando peguei pra ler e depois que descobri me desanimei um pouco com o livro.
Eu não consegui pegar todas as incongruências que poirot pegou, mas a vibe de que jennie era a responsável já tinha se impregnado em mim desde o primeiro capítulo. Intuição? Kkk
Catchpool era um pouco irritante e o próprio poirot tb. Não gosto da arrogância do segundo. O que me deixa com um pé atrás de ler o Poirot original. Mas depois vou procurar algo bem legal da Gatinha Triste pra tirar a prova se a Sophie Hannah conseguiu extrair a essência da coisa.

lilabardy 02/07/2020

interessante
apesar de eu ter me frustado bastante no final, essa é realmente uma história muito interessante de se ler e há diversas revira voltas.
o problema é que ela chega a ser um tanto quanto óbvia, se for parar pra pensar. claro que, tudo foi muito complexo e é difícil alguém conseguir pensar em algo assim, mas o desfecho em si, o núcleo do mistério e a verdade sobre eles são um pouco óbvios, e eu tava realmente torcendo para não ser o que eu pensava.

no entanto, como eu disse, é muito interessante. é uma leitura que te faz pensar demais, e talvez seja por isso que eu achei confusa demasiadamente, porque eu sou lerda pra cacete e nada entra tão facilmente na minha mente como o livro espera. o passado dos personagens é surpreendente e vale a pena quebrar a cabeça por isso, sério.

outro problema é o começo, que me deu um sono enorme, mas acredito que o motivo tenha sido porque eram meia noite e eu estava deitada na minha cama, né? mas é meio chato mesmo, o começo.

só que o final foi frustante porque MUITA coisa ficou sem resposta. eu entendo o final ficar em aberto diante de uma decisão como aquela, mas e o resto?? muitas coisas ficaram sem explicação, e isso me deixou verdadeiramente frustada. fora algumas coisas que eu estava louca pra saber a explicação, e quando veio era uma coisa tão besta e sem criatividade que eu senti vontade de morrer .

MAS muito bom livro, não lerei outro da agatha christie tão cedo mas pretendo algum dia :)

rafaelrochax 09/07/2020

Incrível
Acho que este é o melhor livro policial que já li. Você fica simplesmente surpreendido com o decorrer da história. Não tem como se arrepender após lê-lo.

Becca Bastos 31/03/2022

Leitura agradável
Uma leitura bem agradável que te faz querer descobrir logo o final. Agatha christie com certeza ficaria muito feliz em ter inspirado o livro.
Uma leitura agradável e fluida com o icônico detetive poirot não poderia decepcionar jamais.
Fiquei curiosa em ler mais obras da autora.

lalazi 03/10/2023

A marca da calúnia nunca é bela.
Que livro BOM.

tudo foi simplesmente genial! a cada capítulo que passa tem uma bomba diferente e no final tudo se conecta e faz sentido.

te amo poirot te amooooooo

"A Bíblia, com todas as suas regras, é apenas um livro escrito por uma ou várias pessoas. Ela devia vir com um alerta bem visível: 'A palavra de Deus, distorcida e deturpada pelo homem."
nicoleeeee 10/10/2023minha estante
vc me convenceu só pela aspas te amo vius

Thamires 30/12/2015

Os crimes do monograma
O livro basicamente mostra Poirot desvendando um grande crime com a ajuda de um policial da Scotland Yard, chamado Catchpool. Poirot está em um restaurante quando uma moça misteriosa chega e fala de sua própria morte. Em um grande hotel de Londres três misteriosas mortes acontecem, cada hospede em seu quarto é encontrado com uma abotoadura na boca com o monograma PIJ e deitados de maneira curiosa. Para o grande detetive, tudo pode estar interligado.
No começo do livro não gostei nenhum pouco do inspetor Catchpool, achava ele muito chato, pois para ele Poirot era louco e estava fazendo tudo da maneira errada... mas com o passar da leitura eu percebi que o problema era o detetive Belga. Ele estava muito arrogante, humilhando seu companheiro e passava o livro todo sem revelar quase nada a ele... e no final, ele quase não resolve o crime de tanto que enrolou para explicar, isso me irritou muito, não era necessário aquele tanto de páginas para revelar o assassino. A história no inicio me deixou empolgada, mas a conclusão não foi tão convincente pra mim... Infelizemente ou felizmente eu não gostei do livro e não acho que Poirot devia ter voltado em uma nova aventura, pois não era a vontade da dama do crime.

Cássia 01/01/2021

Os crimes do monograma
Minhas células cinzentas trabalharam muito com esse livro! Vale a pena a leitura! Recomendo muito.

Fabiana 29/08/2022

Uma leitura muito empolgante, que nos conduz a várias teorias diferente. A mente do detetive Poirot é fascinante, seu jeito peculiar, meticuloso e observador da um toque muito especial na trama. Gostei bastante foi super fluido, vale muito a pena a leitura.

Renan Souza 18/06/2022

Direções inesperadas
Eu realmente fiquei surpreso com a direção que a solução do caso tomou. Foi muito criativo e me deixou em completo choque.

Um romance policial com o nosso querido Poirot de maneira diferente. No início eu fiquei meio irritado com o personagem, mas acabei me acostumando com essa personalidade.

Sendo sincero, tenho pena do Catchpool, sendo "chamado de burro" pelo detetive francês.

Para os amantes de Agatha Christie e romances policiais com soluções de extrema criatividade, eu recomendaria.

Santarosa 06/05/2016

Resenha - Os Crimes do Monograma
Agatha Christie nasceu no Reino Unido, na Inglaterra, em 15 de setembro de 1890. Atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa, mas foi com romances policiais que ganhou destaque mundial tendo recebido, ainda em vida, a alcunha de “Rainha do Crime” ou “Dama do Crime”. Teve mais de 80 livros publicados ao longo de sua carreira e influenciou gerações de autores. Suas obras foram traduzidas para mais de 100 idiomas em todo o mundo e venderam bilhões de cópias, perdendo apenas para Willian Shakespeare e a Bíblia, tendo entrado para o Guinness Book como a autora mais vendida do mundo. Tem por característica marcante tornar o desfecho de seus livros inesperados e extremamente marcantes. Faleceu de pneumonia, aos 85 anos, em 12 de janeiro de 1976.

Sophie Hannah nasceu em Manchester, na Inglaterra, em 1971. É poetisa e autora de suspenses psicológicos de sucesso. Foi escolhida pelos herdeiros de Agatha Christie para dar continuidade a suas obras e trazer de volta um de seus mais famosos personagens: o detetive belga Hercule Poirot. É o que faz em Os Crimes do Monograma, publicado em 2014.

Tudo começa quando o detetive Hercule Poirot decide se afastar um pouco de sua rotina e resolve se hospedar numa pensão em Londres para se desligar de seus problemas, das pessoas que sempre o procuram e descansar suas “células cinzentas”, como gosta de dizer.
Nessa pensão ele conhece o jovem detetive Edward Catchpool, de quem se torna amigo. Catchpool é também o narrador da história.
Durante suas “férias”, Poirot adquire o hábito de jantar, toda quinta-feira, Pleasant’s Coffee House, que serve o melhor café que já provou.
É nesse café que, numa noite, conhece Jennie, uma cliente que chega de forma muito assustada ao local. Eles conversam superficialmente e Poirot, com seu instinto investigativo, tenta acalmá-la e descobrir o que a aflige tanto. Ela por sua vez não diz nada esclarecedor, mas fica evidente que ela teme por sua morte, que seu assassinato é iminente e que quando ocorrer a justiça terá sido feita.
No dia seguinte, Poirot fica sabendo de três assassinatos que aconteceram no Bloxham Hotel, o mais famoso (e também mais caro) da cidade, cujo detetive encarregado da investigação é seu amigo Catchpool. Os corpos foram encontrados em seus respectivos quartos e em suas bocas haviam abotoaduras de ouro com um misterioso monograma: PIJ.
Poirot, convencido da ligação entre os dois eventos, começa então a ajudar seu amigo nas investigações, informalmente, apenas por sua experiência em desvendar casos complicados e por sua curiosidade nata em situações como essas. Logo, se torna o responsável por desvendar o mistério dos assassinatos, sempre tentando ensinar a seu amigo como ver o que ninguém viu, dar importância a cada detalhe, por mais insignificante que pareça até juntar todas as peças do quebra-cabeça.

Como em quase todas as obras de Agatha Christie, Os Crimes do Monograma te convidam a uma viagem em busca do (da, dos, das) assassino (o, a, os, as), num ambiente rico em detalhes, suspenses e reviravoltas. De linguagem simples e direta, é uma leitura fácil e rápida, que vai te prender do início ao fim. Vale a pena ler e se divertir tentando desvendar o mistério pelas pistas que Poirot vai descobrindo.

Jess 06/03/2021

Confesso que foi uma leitura que arrastei por muito tempo... Ouço sempre falar muitíssimo bem da Agatha e acredito ter cometido um erro iniciando por um livro que não era diretamente escrito por ela. O livro faz muitos rodeios para no fim se resolver em dois capítulos. Muita fatos acontecendo ao mesmo tempo com muitas personagens e não fui capaz de acompanhar. Felizmente não desisti da leitura e sigo querendo ainda ler algo verdadeiramente escrito por ela!

Nicole De 28/01/2016

O retorno de Poirot
Era uma vez uma autora maravilhosa chamada Agatha Christie, que escreveu 80 romances policiais e criou personagens espetaculares, entre eles o detetive belga Hercule Poirot. Mas essa incrível autora, também conhecida como Rainha do Crime faleceu, e seus fãs ficaram abandonados por anos e anos.
Foi então que outra autora, chamada Sophie Hannah, surgiu e começou a escrever livros muito elogiados pela crítica. Tendo seus thrillers psicológicos comparados aos da própria Rainha e considerada por alguns como sendo a “Nova Agatha Christie”.
Então, alguém teve uma brilhante ideia: - Porque não fazer Sophie Hannah ressuscitar o incroyable Monsieur Poirot? (que por sinal morreu em Cai um pano, para tristeza de todos). Foi então que, após muitas reuniões, autorizações, revisões e burocracias necessárias, surgiu o livro Os crimes do monograma, tendo como protagonista o bigode mais famoso de todos os tempos.
Aí você vai dizer: - Legal Nicole, mas e a história? Você está me enrolando quatro parágrafos e ainda não falou nada sobre o enredo! Então, voilà!
Hercule Poirot esta em um café jantando, conforme sua rotina das quintas-feiras, quando entra uma mulher loira, toda apavorada, dizendo que ia ser assassinada e que merecia tal coisa, deixando Poirot alarmado.
Na mesma noite o detetive da Scotland Yard, Edward Catchpool (é isso mesmo, o detetive Arthur Hastings foi substituído para não dar ares de imitação ou algo do gênero que não lembro, mas tenho certeza que li), amigo de Hercule Poirot, é convocado para ir ao Bloxham Hotel onde houve três assassinatos.
Ao saber disso, Monsieur Poirot desconfia que esteja tudo relacionado e os dois se unem para descobrir o (a, os, as) verdadeiro (a, os, as) culpado (a, os, as). E vamos parar por aqui antes que vire spoiler...kkkk. Agora vamos ao que interessa:

Sophie Hannah conseguiu atingir as expectativas? SIM
Hercule Poirot continua sendo o melhor detetive belga de todos os tempos? SIM
Catchpool se mostrou a altura de substituir Hastings nesse suspense? Mais ou menos
Eu leria outro livro do Poirot pela visão da Sophie Hannah? SIM
Eu compraria outros livros da Sophie Hannah? SIM
Para todo sempre? COM CERTEZA

site: http://www.amoreselivros.com.br/2016/01/os-crimes-do-monograma-sophie-hannah.html
Márcia Naur 24/07/2016minha estante
Parabéns Nicole por sua divertida resenha! Simplesmente divina! Lerei e depois venho comentar.

Bia 16/04/2021

Troco