A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Sammy 13/12/2023

Ok! No início eu achei um pouquinho confuso e não tava entendendo nada, também tenho dificuldades para ler narrativas antigas, porque acho muito descritiva e cansativa, se não fosse pela faculdade, acho que não teria terminado ele por conta própria.

Maaaaaaaaaas, tem uma coisa nesse livro que deixa ele simplesmente sensacional e não é atoa que é um marco da literatura americana. O plot te pega em cada descoberta e, apesar da narrativa um pouco cansativa, consegue te prender até o final.

Cami 27/11/2023

"E a letra virou lenda"
A mulher que fez da sua marca social o seu melhor bordado, da sua verdade carregada no peito, sua sabedoria.

v de vanisse 18/11/2023

FOFOCA? FOFOCA.
O primeiro livro sobre fofoca em cidade pequena a gente nunca esquece. Adoro um conflito, adoro um sofrimento. Esse livro entregou TUDO.

Eulália Vitória 15/11/2023

"Não reconhecera o peso, enquanto não sentiu a liberdade."
Começo extremamente entendiante, pulei umas 40 e poucas páginas só de introdução, as letras são pequenas e fiquei levemente decepcionada, porque amei a capa e coloquei muita expectativa por conta disso. Não é ruim, mas também não posso dizer que é o melhor que li na vida!

covattimarquesyasmin 11/11/2023

A letra escarlate
Nesse clássico da literatura americana, acompanhamos a escandalosa história de Ester, que vivia sozinha em uma cidade da antiga colônia britânica e engravidou de um homem misterioso.
Ao se recusar a contar quem era o pai da criança, foi humilhada publicamente e obrigada a usar um A escarlate bordado em suas como sinal de seu pecado.
Ester e sua filha Pearl foram excluídas da vida comum e quando davam as caras na cidade eram acompanhadas por cochichos e zombarias.
Quem será o homem misterioso? E o que acontecerá com essas duas mulheres que foram excluídas?

mars 09/11/2023

A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne
Li esse livro pois preciso fazer um ensaio sobre, e aqui vai minha resenha.
Não há muito o que falar. Particularmente, eu gostei mais do que esperava, e definitivamente, se tornou um dos clássicos que mais gostei.
Gosto muito da maneira que aborda temas como fanatismo e a moralidade humana e Hester se tornou uma das minhas heroínas preferidas da literatura!

Thiago 05/11/2023

Decepção do início ao fim
É até difícil começar a resenhar este livro, pois não sei por qual aspecto iniciar. Vou tentar dividir em três partes: preâmbulo, apresentação/notas de rodapé e livro em si.
Adquiri o livro antes de conhecer algo sobre ele pela beleza da edição da Panda Books (é uma coleção, inclusive) e, qual não foi minha surpresa ao ver Ayn Rand dizendo que o considerava um romance perfeito n'O Manifesto Romântico. Essa afirmação me motivou a lê-lo em seguida, cheio de sofreguidão.
Fiquei mais que assustado ao iniciar a apresentação e me deparar não com um pouco de descontração, mas com uma forçação de barra absurda. A responsável pela apresentação e notas de rodapé parece estar conversando com algum pateta ou usando as técnicas mais espalhafatosas de comediantes stand up, o que causa um sentimento péssimo no leitor. Ela chega ao ponto de passar um parágrafo comentando sobre "os pê" e "os pu" querendo dizer "peregrinos" e "puritanos". É bizarro. E as notas rodapé durante o livro são tão ruins quanto, é praticamente insuportável.
O livro propriamente dito não é muito melhor. A introdução do autor toma quase um sexto da obra e é um pouco arrastada, com um grande conteúdo autobiográfico. O início da trama é muito cativante, os personagens e a situação da adúltera são escritos de forma a envolverem o leitor, que se coloca naquele ambiente de preconceito, moralismo e rigidez. No entanto, acabei tendo um spoiler e o mistério não foi realmente misterioso, o que causou uma sensação esquisita. Se a ideia era expor logo a resposta para que não fosse um livro de detetive, por que não fazer isso no início - em vez de após a metade - para explorar melhor? Do jeito que foi conduzido, não ficou nem lá, nem cá. O fato dos temas serem bons e atemporais não mitiga as frustrações da condução da obra.
Infelizmente, uma experiência decepcionante...
lara a 17/01/2024minha estante
sinceramentw, minha opinião, desde a cena do cadafalso em que o pastor fala com ela, se voce ler toda a fala dele, fica evidente esse tal "mistério" que voce falou, concordo que a introdução foi cansativa, mas sobre esse mistério pra mim desde o começo não existiu, porque eu ja havia percebido quem era o pai.

Sa | @umadose.de.literatura 05/11/2023

Para refletir sobre a moral humana
A história iniciou muito bem, eu estava amando completamente! Mas aí começou a ficar muito chata... Uma pena tudo ir de ladeira abaixo assim, sempre tive uma expectativa altíssima com esse livro. No geral foi uma boa história, põe a gente pra refletir sobre questões morais e essência humana.

Blenda Costa 04/11/2023

O livro é um clássico da literatura americana. Revela o olhar mais profundo daquela sociedade, em meados do século XVII, e nos faz entender melhor o que se passa na sociedade norte americana de hoje.??

Dinha.Lene 25/10/2023

Quanto ao pai da criança, que até então tentava se purgar, mas sempre se escondia no seu compromisso com o povo, e supostamente com Deus. Era visto como o anjo de Deus, santo homem. Para aquele povo que valorizava o que o externo poderia mostrar para eles, mas era no profundo, um líder religioso covarde e hipócrita, que escondendo o seu pecado dos homens, conseguiu se esconder em meios aos seus delírios de arrependimentos, imaginando que ao morrer, alcançaria o perdão divino.

Hester sofreu calada, porém lutando dia a dia, criando sua filha sozinha em meio a sua punição. Quanto ao amor de hester pelo amante, era muito doentio ao meu ver, que mesmo depois de idosa, volta ao seu ponto de vergonha, humilhação e flagelo. O bom desse suplício, é que pelo menos a filha conseguiu ser feliz

P.s:obrigada amiga Dinda literária por me ajudar nessa resenha . Te amo!
Patrícia mpaa 26/10/2023minha estante
Amiga?

Rafael1906 19/10/2023

Excelente livro. O romance possui uma linguagem acessível e o tema abordado é excelente. Uma mulher que comete um crime ao ver da sociedade em que vive, e que passa uma vida de provações sociais com o fruto desse crime. Uma obra para entender os tantos e tantos anos em que a mulher é sufocada e experimentada negativamente em sociedades diversas.

Domino 09/10/2023

#lido

Gente que luvro, acho que vou ficar algum tempo com ele em meus pensamentos devido ao alto teor de reflexão qie ele me trouxe. Pensa num livro que me fez pensar e em especiql a condição que muitas vezes nos auto impomos.
Temos 3 momentos em que a história se destaca, se transforma e evolui. E só posso falar que em muitos momebtos da leitura eu acabei por pousar ela e refletir "essa linha de pensamento ainda cabe em nossa sociedade!"

Nota 5 estrelas

Em breve faço video sobre ?

#livro #classico #amei #5estrelas #amoler

Queridolivro0 07/10/2023

Um pouco cansativo?
O livro é bom mas achei cansativo, é uma crítica sobre o fanatismo do puritanismo, sua intolerância para com os erros humanos. Achei que as questões religiosas e políticas foram muito repetitivas e não é um assunto que eu goste muito mas entendo que é um obra de extrema importância para a literatura.

Sue 07/10/2023

História que merecia ser mais bem contada
A história tem um peso social grande mesmo para os dias de hoje, mas o leitor tem que vencer a falta de talento do autor em escrever e entreter. O livro começa a ficar fluido do meio pro final, até lá é força de vontade. Os momentos autobiográficos do começo são inteiramente dispensáveis, não enriquece a história em nada, só aumenta o número de páginas para engrossar um livro que o autor não foi capaz com uma única história. Apesar dos defeitos o livro tem alguns personagens com vida própria e por isso permanecem vivos dando popularidade a esse livro até os dias de hoje. A personagem principal, heroína, luz em tempos de treva da fé divina no maximo da sua força e ignorância, mantém a mente e o coração sãos, não corrompidos pelo seu ambiente. Ela mesma não acredita que tenha embrionado uma mudança social para que o amor, seja como for, deixasse de ser visto como um pecado, mas certamente arou a terra. Por essa personagem e por, apesar da inépcia do autor, ele ter honrado muitas mulheres, aparentemente até algumas da sua vida, pode deixar o livro aí em algum cantinho dos clássicos na sua estante, lá no fundo, mas pode deixar.

Thay 30/09/2023

A letra escarlate
A escrita é muito boa, não é cansativa apesar da história não ter o fim desejado vale a pena ler. Indico.