A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

JSGuedes 03/08/2023

Cansativo
Apesar de ser um livro curto, achei difícil de terminar, é uma leitura bem lenta. O tema é super interessante, mas do início até a metade a história parece não avançar, para mim foi realmente um teste de paciência. Do meio pro final pega no tranco, e a leitura fica um pouco mais fluida.

Fabi 29/07/2023

Amei Hester Prynne.
Uma das melhores personagens que já conheci: Hester Prynne. Amei essa leitura. Amei todas as mudanças que aconteceram ao longo da história. No século XVII, em uma comunidade puritana, Hester é condenada a carregar uma letra A no peito, pelo resto da vida, por ter cometido adultério. Ela se recusa a dizer o nome do pai de sua filha e desta forma, ambas são condenadas a uma vida de segregação. Mas como Hester se comporta diante dessa condenação é o poder desse livro. São diversas situações que ela supera de uma forma diversa ao que a comunidade espera de uma "condenada por imoralidade". Adorei a forma como o autor usa simbolismo da letra para ela e para o pai da criança. O final eu precisei de um tempo para entender e deixar minha cabeça de século XXI um pouquinho de lado. Ótimo enredo, três personagens principais que exigem reflexão e uma lição sobre resiliência. Experiência maravilhosa.

Vitoria 29/07/2023

??
Uma história de romance, traição, superação e pecados. Gostei bastante do livro, não tenho muita facilidade em ler clássicos mas estou aprendendo, e esse é um ótimo começo, apesar de não ser um livro com uma linguagem tão simples ele é surpreendentemente fluido. Faz uma crítica ao puritanismo e ao julgamento das pessoas.

Lohan Pedro 29/07/2023

Nada de novo sob o sol..
? A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. ?

Inicialmente é preciso dizer que nesta edição temos uma introdução enorme e desnecessária. Não acrescenta nada de importante na leitura. É metade do livro, sério, tem que ter coragem viu (e o pior é que eu li).

Eu poderia falar mil coisas e como o moralismo perpassa por esses dizeres. Mas eu gostaria de ser bem seletivo em relação a criança Pearl.

Sabe aquela galera que defende a vida, mesmo que aquela criança venha para uma vivência desgraçada neste mundo (e que depois que nasce, viram as costas)? Então, é esse tipo de gente que tem nessa história. E é igual aos dias atuais, não fazem questão nenhuma de demonstrar que são pessoas ruins, mas como sempre, em nome de Deus elas destilam ódio e se acham intocáveis além de boas por isso.

É incrível como as coisas se repetem. Durante toda a leitura, minha única preocupação era como essa criança ao crescer seria afetada por tanto destrato que Hester (sua mãe) passava e isso refletia em Pearl também.

Longe de mim querer falar alguma coisa de Hester Prynne e seu possível pecado (há moralismo em discutirmos isso). Pois durante o decorrer da história a única pessoa que de fato sofreu foi ela, automaticamente sua filha também sentia esses reflexos.

É inegável o quanto a mulher sofre em uma sociedade dominada por homens e religião. E isso fica escancarado em A Letra Escarlate.

? O que você vai encontrar no livro? ?

? Falso moralismo;
? Ódio em nome de Deus;
? Muita reflexão em relação à religião, gênero e sociedade.

That's all.

Nath 25/07/2023

Melhor do que o esperado
Tava curiosa por ser um clássico americano, mas ao mesmo tempo temerosa (pelo mesmo motivo rs). Mas surpreendentemente eu gostei bastante do livro, o primeiro capítulo não entendia o porque de tanta conversa, mas do capítulo dois em diante as coisas se tornaram mais claras e dispersou uma curiosidade.
Por ser curto, é muito tranquilo de ler e você realmente fica interessado em saber o desfecho, que pra mim foi bem satisfatório.

Cele 19/07/2023

Minha nota reflete apenas no meu gosto e eu já quero começar esclarecendo isso porque esse não é um livro ruim, mas não é do meu gosto.
A escrita é algo bem diferente do que eu gosto, é arrastada e excessivamente descritiva, que é algo que normalmente eu amo, mas só quando eu posso entender. O vocabulário é bem difícil, o que pode atender a época de lançamento, mas torna a leitura muito desgastante.
O ponto positivo do livro é a história de Hester que realmente nos fazer querer continuar, mas em um determinado ponto até isso a escrita cheia de voltas acaba desgastando.
A Letra escarlate realmente é algo para um público bem específico e eu não me encaixo nesse grup.

Carolina.Gomes 09/07/2023

É bom, mas o filme é melhor
Eu me decepcionei um pouco com esse livro. Confesso!

Há anos atras, assisti ao filme com Gary Oldman e amei. Comecei a ler pensando que o Pastor, do livro, seria aquele homem. Reassisti e a impressão permaneceu pós leitura. Talvez o autor, propositadamente, tenha construído um personagem masculino à sombra da personagem feminina.

O pastor do livro é um homem fraco, enquanto Esther é gigante, carrega a letra e o estigma com a cabeça erguida, suportando com resignação o peso de uma condenação injusta.

A escrita de Hawthorne não me pegou. Achei cansativa e com tom de sermão.

Sofri com Esther, pensei na condição da mulher e todo peso que carregamos desde sempre, como se fossemos diabólicas e responsáveis pelos males do mundo.

No fim, pensei que todas nós temos, no peito, o peso da letra. Basta que nos desviemos do padrão social ditado para nós.

Por ser um clássico, valeu a leitura. Sempre recomendo!

Mari M. 08/07/2023

Quem não tem teto de vidro...
É... essa máxima sempre foi verdade, pelo jeito. Adorei a força da personagem, exibindo e calando todo mundo com auas ações. Um "pecado" não a define e aquele aro fala mais sobre os outros do que ela mesma. Tanto é que a hipocrisia reinou e ela ainda era requisitada, mesmo que por baixo dos panos. A covardia dos homens é grotesca e me entristece pendar que pouco mudou na sociedade de hoje, mesmo que não quackers. O final foi muito mais do mesmo, mas o restante do livro me agradou bastante.

Cinara... 05/07/2023

Hester Prynne a coragem feminina se encontra em sua alma...
"Não há homem que, durante um período considerável, seja capaz de manter uma cara para si e outra para a multidão sem que, por fim, caia em confusão sobre qual das duas é a verdadeira."

A bisavó, até mesmo tataravó de todas as figuras femininas, heroínas da literatura que encaram a sociedade literalmente com o peito e mais nada.
O ultraje, a humilhação, a solidão que Hester vive lá pelos anos de 1800 até hoje qualquer mulher é contemplada é só tentar a sorte. Em contra partida homens são aplaudidos, parabenizados e até santificados como o Sr. Dimmesdale pelos menos deslizes desde sempre... Parece algo tão atual e sem alegorias.
Hester Prynne ainda vivemos em sua época.
Todos nascemos sozinhos, mas nós mulheres nascem um pouco mais sós...

Camila Felicio 04/07/2023

Vinha tentando ler há anos, porque ao contrário de muitos me simpatizei com o filme dos anos 90.
Achei a Hester uma mulher incrível, amei a pequena Pearl, mas achei mal desenvolvido o relacionamento pregresso da Hester com Arthur, eu sei que não se trata de um romance e jamais esperei tal feito. Mas me irritou a extrema descrição de locais e reações (normais em clássicos) e a falta de um plus para apresentar melhor o pastor.
Achei muito lento, mas o final fez o livro valer a pena.

lays 26/06/2023

Assombroso
Eu tive que parar em diversas partes para poder pensar e assimilar as coisas que estavam acontecendo, porque além de ser uma leitura meio lenta, é extremamente pesado o impacto que uma decisão errada e a pressão social e moral causam nesses personagens. Muitas vezes era realmente desconfortável de ler, eu sentia raiva, angústia e aflição em diversos momentos, desejava que a Hester não tivesse um jugamento tão pesado sobre si e que ela conseguisse se perdoar e o mesmo com outro personagem que carrega essa mesma culpa. Achei muito bom o trabalho do escritor e como ele retratou de forma bem justa o sofrimento social sofrido por essa mulher e a ênfase de que apesar de carregar a letra escarlate sobre o peito ela não era a única "pecadora" daquele lugar, aquelas pessoas escondiam seus tropeços se aproveitando do fato de Hester ser a pessoa que estava sendo exposta aos olhos de todos. Para mim é um livro que sem sombra de dúvida deveria ser lido, não só por ser uma clássico, mas por trazer muito à tona uma realidade que é muito presente na sociedade ainda nos dias de hoje.

Daiane316 17/06/2023

Uma história de dor e fragilidade humana.
Eis um dos livros mais tristes que já li.
Publicada originalmente em 1850, A letra Escarlate, exibe a eterna luta entre amor e liberdade assim como o poder da sociedade sobre o indivíduo e de suas obrigações para com ela. É um livro que aborda temas como paixão, ciúme, hipocrisia, fraude e mentiras a partir da perspectiva de uma sociedade puritana em que contrariar as leis, significa quebrar princípios religiosos, um espetáculo de narrativa que evidencia uma triste e mesmo assim bonita, história de dor e fragilidade humana.

André Vedder 16/06/2023

A letra A de atual.
Considerado um clássico da literatura mundial, em "A Letra Escarlate" temos um enredo simples focado praticamente em três personagens. Mas o trabalho do autor em destrinchar a personalidade de cada um, sob os mais variados sentimentos, é oque torna o livro especial.
Sua narrativa se concentra no "peso" que cada um carrega em si, seja a culpa, remorso, vingança, ou até mesmo uma letra escarlate no peito. Nathaniel Hawthorne mergulha fundo nas perturbações da alma humana.
E apesar de ser um livro lançado em 1850, infelizmente continua muito atual, basta ver na sociedade contemporânea, os falsos moralistas que nos rodeiam.

"E, a verdade mais dura e triste seja dita, uma vez aberta na alma humana a ferida da culpa, ela não mais cicatrizará enquanto formos mortais."

"É mérito da natureza humana o fato de que, se o egoísmo não entrar na equação, amamos com muito mais facilidade do que odiamos."

"O que lhe faltava - e falta a muita gente ao longo de toda a vida - era um sofrimento que a tocasse profundamente, e assim a humanizasse e tornasse capaz de empatia."

DIRCE 10/08/2023minha estante
Li esse livro há tempo. Recordo- me que gostei muito.