As Confissões de Jean Jacques Rousseau

As Confissões de Jean Jacques Rousseau Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - As Confissões de Jean Jacques Rousseau

Marcos606 09/08/2023

As Confissões de Jean-Jacques Rousseau é uma autobiografia que cobre os primeiros cinquenta e três anos da vida de Rousseau, até 1765.

Os doze livros das Confissões dividem-se em dois conjuntos distintos, definidos pelo próprio Rousseau: a primeira parte constituída pelos livros I a VI com o Preâmbulo, escrita em 1765-1767, abrange os anos 1712-1740 (anos de formação, desde o nascimento em Genebra para se instalar em Paris aos 28 anos), enquanto a segunda parte, composta pelos livros VII a XII e escrita em 1769-1770, cobre os anos 1741-1765, ou seja, sua vida em Paris nos círculos de música e filósofos, com seus sucessos (Discours - La Nouvelle Héloïse) e seus reveses, como os ataques após a publicação de Emílio, que o obrigaram a fugir para a Suíça.

A obra terá publicação inteiramente póstuma: em 1782 para a primeira parte e em 1789 para a segunda. Rousseau, entretanto, já havia feito leituras públicas de certos trechos.

O título das Confissões foi, sem dúvida, escolhido em referência às Confissões de Santo Agostinho. Rousseau realiza assim um ato sem valor religioso propriamente dito, mas dotado de forte conotação simbólica: o da admissão dos pecados, da confissão. Combinando sinceridade, humildade e defesa de si mesmo, Rousseau busca pintar um retrato positivo de si mesmo e se apresenta essencialmente como uma vítima da vida. A obra das Confissões, no entanto, funda o gênero moderno da autobiografia e constitui um texto marcante da literatura francesa.