Colorless Tsukuru Tazaki and His Years of Pilgrimage

Colorless Tsukuru Tazaki and His Years of Pilgrimage Haruki Murakami




Resenhas - Colorless Tsukuru Tazaki and His Years of Pilgrimage


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Barroso 28/02/2023

First Murakami.
The writing feels so effortless and his ability to describe feelings through analogies is beautiful and precise. Considering the fact that i'm not reading it in the original language i'm sad i might be losing context and nuances, but it is what it is.
The story has a very simple premise and started out so good, reminded me of a quote from Pam Beesly "There's a lot of beauty in ordinary things. Isn't that kind of the point?".

I read reviews and articles about Murakami's problem with the portrayal of female characters and I was determined not to let it affect my opinion and be able to judge it for myself. But it was hard to ignore the constant unnecessary remarks about the female bodies. And the plot point about the false rape allegations? I mean it is a harmfull perspective and served no purpose.
Also the way he described Tsukuru's struggles with mental illness was so relatable and good writing. When it came to Yuzu's struggles with mental illness it was described as "possessed with evil spirits"? Come on.

I have a love/hate relationship with this open ending.
comentários(0)comente



Nina 05/03/2022

Com certeza um dos melhores livros do Murakami. Mais uma história que mostra as dificuldades da dor, solidão, traumas e perda. A história se desenvolve de uma forma muito interessante, criando uma grande conexão do leitor com o personagem principal. Um livro com muitas reflexões e ensinamentos sobre a vida, muito pessoal. Acho que a relação do Tsukuru com os personagens Sara e Haida poderiam ter sido mais desenvolvidos. Uma historia cheia de surpresas, onde cada detalhe importa, tudo é conectado. Trazendo também a dificuldade de discernir o real do falso, Murakami adora envolver sonhos em suas historias. Em geral um livro muito bom mesmo, recomendo para quem quer começar a ler seus trabalhos.
comentários(0)comente



Marina 04/11/2021

Apesar de ser fã do Murakami, não gosto de todos os livros que li dele. Os últimos que li inclusive não achei tão bons (Crônica do Pássaro de Corda e o Elefante Desaparece), então quando peguei este pra ler tive uma agradável surpresa!
A relação mal resolvida do Tsukuru com seus amigos de infância é muito interessante, gostei de acompanhar a jornada que vai revelando os problemas que levaram à ruptura da amizade.
Acho que se tivesse que apontar um defeito é que eu gostaria que a história explorasse mais alguns pontos (como o amigo Haida e o relacionamento com a Sara), que mesmo depois do término do livro, dá uma curiosidade de coisas não explicadas.
Mas ainda assim um ótimo livro, entrou pros meus top 3 preferidos do autor.
Julia 07/11/2021minha estante
Comecei a ler esse livro às 5h da manhã, depois de passar uma noite em claro. Era um dia bem cinzento. Assim que ficou mais claro, saí com o livro (estava na casa de uma amiga que era num condomínio), fui numa praça arborizada num lugar bem alto, deitei no chão no lugar mais alto e fiquei lendo, depois dormi lá no chão, voltei pra casa, dormi, e passei o resto do dia cinza lendo esse livro.


Marina 08/11/2021minha estante
o clima cinza combina com a vibe do livro! :D


Julia 09/11/2021minha estante
vc chegou a ouvir 'Round Midnight do Thelonious Monk?


Marina 10/11/2021minha estante
Não tinha ouvido não, coloquei aqui no youtube pra ver como é! Você leu escutando essa música?


Julia 10/11/2021minha estante
Não, fui atrás depois de ler. Acho que combinou demais com o clima do livro. Aí fiquei adorando Thelonious Monk. Descobri também que ele pegou uma música japonesa clássica e transformou num jazz. (Acabei de descobrir que os Scorpions também regravaram kkk). Vou deixar aqui a original e a que ele fez:

https://www.youtube.com/watch?v=Lt2Im7z77TA&ab_channel=TeisukasNewPlace

https://www.youtube.com/watch?v=j0t9EV5PG7o&ab_channel=NBApro74


Marina 09/12/2021minha estante
Muito legal! Obrigada pelas indicações, Ju!! :)




deboni 10/02/2015

Uma ótima introdução ao universo de Murakami
Mais um livro em que Murakami apoia a narrativa nos sentimentos e nas feridas do passado do seu personagem principal. Na época da escola, ele morava com a família em Nagoia e tinha quatro amigos inseparáveis. Cada um dos seus amigos trazia uma cor no sobrenome: os meninos eram Akamatsu - pinheiro vermelho, Ômi - Mar azul, e as garotas Shirane - raiz branca e Kurono - campo preto. Somente o nome de Tsukuro não trazia uma mensão de cor, mas significado o que "faz coisas". Ele se sentia parte do grupo até ser cortado, expulso deste círculo íntimo, o que fez se fechar em si mesmo, temeroso de buscar uma explicação. Com essa dor e o sofrimento o protagonista ganha a empatia do leitor e com ela a curiosidade para saber a razão da ferida e a vontade de acompanhá-lo na peregrinação para libertá-lo. O texto reflete o ritmo da peça musical citada com frequência no texto: Franz Lizst - Le Mal du Pays. O livro, assim como a música transmite para o seu ouvinte/leitor um texto/melodia lento, melancólico, algumas vezes desesperado, mas que também pode ter notas de esperança e até alguma alegria. Neste livro encontramos pouco da fantasia e alucinações mais presentes nos outros livros do autor, mas temos mais do mesmo tema urbano, moderno, que gira em torno das relações humanas incluindo sexo, amor e a morte. Mais um ótimo livro de Haruki Murakami para os que já são fãs do autor, ou para os que ainda vão ser. Recomendo.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR