Estudo Independente

Estudo Independente Joelle Charbonneau

Resenhas - Estudo Independente

Carol 24/07/2014

Enredo inteligente
Estou parada há algum tempo de frente para o computador pensando em como eu começaria essa resenha. E não, não é porque o livro é ruim ou porque me tirou do chão de um jeito positivo. Até esse momento a série de O Teste anda linear. Estudo Independente é aquele tipo de livro do meio que não acredito ter sofrido uma maldição e queda brusca em relação ao primeiro. Possivelmente se eu fosse analisar ambos pela emoção, eles ganhariam três estrelas no máximo. Mas eu tentei ser lógica e racional dentro do contexto distópico o qual a autora criou, e realmente não tenho do que me queixar dele.
Continuamos a acompanhar a história de Cia. Dessa vez dentro da universidade.
Não tenho como contar mais do que isso sem soltar coisas demais. Até o fato dela estar na universidade para mim parece um spoiler, mas se a editora usou esse dado na sinopse, então eu uso aqui também. Como vocês sabem, livros que são séries eu não costumo dizer o que acontece, só falar como me senti em relação a ele.

Uma coisa é certa sobre essa série: A autora soube construir uma distopia bem amarradinha. Até agora não achei falhas dentro do mundo que ela criou e desconstruiu. Talvez algumas explicações estejam faltando, mas em Estudo Independente existem mais delas do que em O Teste. Portanto estou agarrada na ideia de que o próximo volume será um show de revelações.

Acho que Charbonneau foi feliz em criar o enredo dos dois livros até agora. Eles tem momentos de calmaria reflexiva e ações bem estruturadas. Talvez eu ache que ela repetiu em Estudo Independente muito algumas fórmulas já conhecidas em O Teste. Para mim pareceu um pouco cansativo, mas nada que me fizesse desistir de ler por causa disso. Afinal de contas, ela usou a formula de repetição correta. Então são cenas semelhantes, mas que funcionaria em qualquer contexto porque foram realmente boas.

Pessoalmente eu não me sinto conectada com os personagens dessa série, e acho que tem a ver com a escrita da autora. Ela é boa com ações e enredos inteligentes? Sim, mas não é boa em te envolver com a galera dentro deles. Para vocês terem uma noção... Se a autora tivesse matado a personagem principal, para mim ia ser de boa porque não sinto nada por Cia. E quando os pensamentos dela sobre morte e perda aparecem, eles são rasos e não te tocam de forma alguma. Então a personagem está lá sofrendo pela perda de alguém, e você do lado de fora da página roendo unha. Sério, não senti uma única morte nesse livro. Não me envolvi com uma única alma.

Isso pode até ser um ponto positivo, porque não é uma autora de mi mi mi. Ela é centrada escrevendo e fez uma protagonista focada e ultra inteligente. Nesse livro eu senti como Cia é esperta e maravilhosa em deduções, e gostei desse lado racional dela. Sim, Cia é extremamente racional. Você não vê a garota se comportando pelo emocional, a não ser que envolva a moral dela. Penso que a autora poderia ter trabalhado mais a dualidade entre bem e mal com Cia, mas ainda temos mais livro para isso.

Não leiam esperando um romance. Existe aquela ponta, mas é tão ponta, que você nem torce pelo casal principal. Você espera que a autora coloque mais cenas de ação e raciocínio lógico. As vezes penso que estou no meio de um jogo de xadrez lendo essa série. É inteligente, arquitetada e você não sabe de onde vai vir o próximo golpe. A parte boa de ter personagens pouco emocionais é isso... você não consegue diferenciar o bandido do mocinho.

E o último problema é com a revisão. Letras faltando, palavras faltando, concordância verbal errada em alguns momentos, diálogos de personagens diferentes no mesmo parágrafo. Sinto que a editora acelerou o processo de publicação da obra, e isso meio que afetou o resultado da diagramação dela. Não encontrei erros desse tipo em O Teste, mas Estudo Independente tem erros consideráveis. Não influenciou minha leitura, mas acho importante informar esse tipo de coisa por aqui.

Enfim, um livro que cumpre a proposta com a qual ele veio. Cheio de mistério e teoria de conspiração governamental. É uma história sem grandes surpresas ou grandes emoções, mas com essa linearidade constante. Por mais que eu ame a emoção de ser surpreendida em um livro, nessa série eu penso que gosto da falta de surpresas. Na verdade acho que estou acostumada a isso com ela.

Super curiosa pelo próximo volume da série, que se chama Graduation Day (Dia da Formatura). Quero saber como acaba essa história, e se vou acabar o livro ainda não gostando tanto de Cia.

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/2014/07/resenha-de-estudo-independente-joelle.html
Valkyria.Chaos 24/07/2014minha estante
Concordo com tudo o que você disse. Para mim foi como estar assistindo um jogo de xadrez. Acabei de acabar O Teste. Tipo, cinco minutos atrás. Eu gostei daquele finalzinho filho da mãe. Me deixo muito curiosa para o segundo.
Ah, tem frases repetidas, dialogos de personagens diferentes num mesmo paragrafo etc etc nO Teste tambem, nao é só em Estudo Independente.

Julia.Bessa 08/04/2021minha estante
Acabei de ler agr e eu chorei com a morte do carinha no final ausuahsush mas chocada com esses erros achava que era so o ebook q eu tinha lido e por isso ficava confusa

Hevelyn30 27/05/2022minha estante
Acho que por eu ler quando pré-adolescente e por ser meu livro de início nesse mundo literário juvenil, minha alma se conectou e eu criei carinho pelos personagens, fora essa *minha* experiência, concordo com tudo que vc relatou.

Gihwest 11/05/2020

Shoraste Giovana?
o livro dois da melhor saga que já li, mesmo que ela seja curta, os plot twist e a história por trás, o fim o começo,tudo me deixa completamente implicada a descobrir o fim, a devorar literalmente esses livros, Simplesmente fantástico.
Melancia sempre será um ícone pra mim, com sua bravura e inteligente e seu jeito de enfrentar seus medos e os desafios. Ele é incrível, pós apocalíptico de tirar o fôlego. Adorei. Recomendo a qualquer um que adore uma aventura ou um dark romance esse livro é perfeito.

Luana.Cristina 09/07/2020

Você Foi Escolhido Para o Teste, Falhar Não é uma Opção
Este livro é a sequencia de O Teste. O Nome é "Estudo Independente" mas durante todo o tempo de leitura, sempre me referi a ele como "O Teste". Só espero não começar a chamar "A Formatura" de "Estudo Independente" igual eu fazia com os livros de A Seleção...
Bem, neste livro nós vemos a continuidade da história, o que houve com Cia e seus amigos após os acontecimentos do Teste. A chegada a faculdade parece um sonho realizado, isso até Cia começar a se lembrar vagamente do que o Teste foi. Michal revela a garota a presença de rebeldes que querem derrubar o Doutor Barnes e acabar com O Teste, e também revela que há infiltrados dentro da própria universidade. Mas em quem confiar? Se é que é possível confiar em alguém ali. Mas agora o que mais preocupava Cia eram os testes da iniciação que os veteranos fariam com eles... O que seriam e quando seriam essas iniciações? Na verdade eu até acho que as iniciações foram a parte mais longa do livro...
Mas nem tudo é um mar de rosas, não é mesmo? Com tantas coisas dando errado, tantas mortes acontecendo com pessoas inocentes... Era necessário fazer algo para acabar com isso de uma vez! Havia um plano? Mas será que este plano deu certo? Qual foi a reviravolta?
Não posso contar...
Mas resumindo, eu gostei bastante deste livro, ele começou a prender mais a minha atenção na metade da história já... Mas em fim, é claro que quero muito saber como isso acaba, se o Teste tem um fim, se as pessoas vão ficar bem... Então logo mais assim que possível lerei a sequencia... :)

Mary285 21/07/2021

Sempre me dando surtos
Essa é a continuação da trilogia o teste. É um livro um pouquinho menos parado que o primeiro, mas me deu belos surtos. Tem plots muito bons que mudam totalmente o rumo da historia. Mais uma vez digo que lembra muito uma mistura de jogos vorazes com divergente, mas é vem original e com reviravoltas sensacionais. E como toda distopia, o enfoque principal é a crítica ao modelo de governo da historia. Recomendo demais essa leitura

MWeirich 29/04/2024

Ora findo
E agora Cia? O que você fará? Não esperava a reviravolta ao final deste livro, em quem Cia poderá confiar?

Não sei por que mas não gosto do Tomás, muito perfeitinho, me cheira a cilada Bino.

Mai_peereira 26/09/2020

Tivemos várias reviravoltas nesse segundo livro, porém a meu ver é uma leitura meio arrastada. Vamos ver o terceiro livro

Cherry Mari 11/04/2024

6/10
Mesma pegada do primeiro, livro bem arrastado, achei que iriam explicar mais sobre a guerra que aconteceu, mas mal temos informações sobre as colônias, acho que a escritora quis fazer algo bem elaborado mais não conseguiu desenvolver bem, ainda acho o romance bem fraco e detesto, DETESTO, que a Cia consegue literalmente, a protagonista perfeitinha demais que nunca erra, nossa, me dá um ranço

Schumi 07/10/2020

O segundo livro desta triologia, explica um pouco mais deste universo distopico, descubrimos que o teste não termina quando se entra na universidade.
Cia se mostra mais atusta que no primeiro livro, ela aprendeu que não deve confiar tão facilmente nas pessoas, ela passar a observar mais as pessoas, mas não perde sua essência de se preocupar com os outros e tentar fazer o que é certo.

A história te prende tanto com a primeira e a necessidade de ler o terceiro livro foi tanta que terminei ele antes de fazer esta resenha.

Ota Fumiga 19/05/2023

Recebi tudo menos estudo independente
Já queria começar dizendo que esse livro não é um livro bom, muito menos uma boa sequência, mas antes de começar a falar do livro em si, gostaria de falar sobre a edição.
Acho que nunca vi tanto problemas na revisão e tanto erros de tradução em um livro só. Não são erros pontuais, estão presentes durante TODO o livro, e isso atrapalhou consideravelmente a experiência de leitura.
Mas estaria tudo certo se esses fossem os únicos defeitos do livro, porque quando vamos falar da história o problema é bem mais embaixo. Gostaria de deixar bem claro que os primeiros 50% do livro são bem fluidos e você lê até que rápido, mas sinceramente depois é uma tortura continuar lendo porque a história se torna cada vez mais chata e sem sentido.
A autora utiliza milhares de diálogos expositivos pra conseguir desenvolver as coisas mais básicas do livro e se perde na questão de estarmos acompanhando a Cia na universidade (que também tem um desenvolvimento completamente sem sentido) e foca incríveis 70% do livro na iniciação (com provas extremamente convenientes) que é totalmente sem proposito já que no final ela não faz tanta diferença assim, e só serve como um recurso pra resgatar a essência/atmosfera do primeiro livro já que não temos a dinâmica do teste nessa sequencia.
Isso sem contar na própria protagonista, que deixando de lado o fato de nesse livro ser insuportável, é esperta demais em certos momentos e em outros ser tão burra e lerda. E além disso, parece que a vida dela na colônia com os irmãos preparou essa garota pra todos os acontecimentos possíveis porque ela com sua memória de titânio nada forçada kkry sempre lembra nos momentos mais convenientes (como tudo nesse livro) de algo nessa época para ajuda-la no presente como por exemplo respirar sem ser percebida.
Nunca vi uma síndrome de protagonista tão grande como a da Cia que acha que está em posição de "salvar" o mundo e acredita fielmente nisso quando na verdade é só um peão descartável em uma situação muito maior que ela. A sinopse diz que "o futuro depende dela" mas em nenhum momento o futuro dependeu de verdade da Cia e sua grande "inteligência", que inclusive, a autora quer reforçar tanto que essa garota é super inteligente e que consegue se dar bem nas 9 matérias em que foi designada que pra tentar justificar ela se dar bem ela cria um cenário surreal em que a Cia simplesmente estuda enquanto dorme DENTRO DO SONHO dela (literalmente encontra um erro em um trabalho enquanto estuda durante o sonho e acorda pra poder consertar esse erro no trabalho de verdade).
Outra coisa que me irritou durante todo o livro foi a autora querer transparecer a imagem de que a Cia é imaculada sem defeitos e todas as outras pessoas são horríveis e sem princípios, e por isso é tratada como uma deusa por todos os personagens secundários, que são todos idênticos e não acrescentam nada pra história pois são tão rasos que a única coisa que os diferem um dos outros é o nome. O único personagem secundário que ela tentou desenvolver foi esquecido no churrasco e como sempre só aparecia em momentos convenientes pra nossa querida salvadora da pátria camarada dona do mundo.
No fim ela não tinha função nenhuma na trama que realmente estava acontecendo, diferente fantasia que criou na cabeça dela que ela achava que era inteligente e tinha relevância, e só me fez questionar o porque eu estava vendo essa história pelo ponto de vista dela.
No meio de capítulos dolorosamente longos, plots twists previsíveis e finais frustrantes a conclusão que eu dou é: Leia o primeiro livro e invente o resto da história na sua cabeça, tenho certeza que você fará um trabalho melhor. Terminei de ler a trilogia só porque o próximo já era o ultimo e já estava com ele em mãos, se não...

OBS: Alguém pode por gentileza me dizer onde teve a parte do estudo independente, terminei o livro e não vi isso uma vez sequer...

Nhyx0 13/11/2023

Estudo Independente - Joelle Charbonneau
Nunca li uma história pela força do ódio. Tudo tem uma primeira vez. Estudo Independente assim como O Teste, é insuportável de ruim. Não queria falar nada, mas... A autora parece que pegou Divergente, Jogos Vorazes e Maze Runner, bateu no liquidificador achando que seria uma maravilha. Ficou péssimo.
Estudo Independente é uma distopia mal executada. A construção de texto é horrível de ruim, quase travada. Os personagens com mesmo carisma de uma pedra. Nem quero me aprofundar sobre Malencia, a protagonista; a deusa da perspicácia e astúcia. Nunca erra; e se erra, é para salientar seu coração puro e honra inabalável, sendo o alecrim de cristal dourado que ela é.
Nem quero continuar falando sobre esse livro. Odeio falar mal de livros, mas é preciso... Maldita hora que resolvi começar essa trilogia. Enfim, espero nunca precisar reler essa história.
Clip 14/02/2024minha estante
Berrooooooooo. Kkkkkkkk eu to morrendo de rir. Essa resenha acertou em cheio. Eu ia até fazer a minha, mas não vale meu tempo. Me senti vingado com essa resenha. Parabéns.

Cherry Mari 14/04/2024minha estante
KAKAKSJSKSKAKAKAKSKSKA EU RACHEI COM TUA RESENHA, tirou as palavras da minha boca, juro, essa triologia é péssima

ana 23/12/2021

Me surpreendeu, não tava esperando me animar com a leitura. Teve, igual ao primeiro livro, uma boa velocidade e não demorou para as coisas acontecerem.
Eu acho que ela força em algumas coisas, por exemplo: TODO problema que aparece a Malencia já viveu algo semelhante com os irmãos/na infância. A menina teve todas as experiências possíveis e sabe de tudo o tempo inteiro. Outra coisa é o romance chato com o carinha lá, que mesmo se não continuasse inútil pra estória, ainda seria irritante.

Bruna 03/05/2022

Nossa, este livro terminou e levou o ar junto. A tensão esta estabelecida. A trilogia se mantem em uma crescente que envolve na leitura. Acho bonito os valores de familia que a Cia faz questão de verbalizar em situações diversas. Que venha a formatura..

livia1088 01/03/2022

bom
o finak me deixou mt triste viu, o livro é bom, mas recomendo q leiam logo dps de ter lido o primeiro, pq eu nao lembrava de nada e tive que reler os ultimos caps do primeiro livro. enfim, acgo que nao vou ler o ultimo

anterique 29/12/2022

Tão bom quanto o primeiro!
A sequência foi tão boa quanto o primeiro livro, me senti bem mais conectado com a Cia nesse segundo e todas as suas emoções. A narrativa prende muito e não consegui parar de ler até terminar, estou amando esse mundinho.