Estudo Independente

Estudo Independente Joelle Charbonneau

Resenhas - Estudo Independente

Ivy (De repente, no último livro) 27/08/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
Estudo Independente é a segunda parte da trilogia O Teste, uma série que me deixou fascinada com sua primeira parte eletrizante, que aliás lembrou bastante o icônica Jogos Vorazes em muitos momentos.

Fazia bastante tempo que queria saber como seguiria a continuação de O Teste. Uma parte de mim sentia certo receio. A primeira parte foi carregada de ação, um ritmo frenético que eu já sabia de antemão que não se manteria na segunda parte. Além disso, ao longo dos meses fui encontrando algumas resenhas decepcionantes sobre essa continuação, o que acabou minando um pouco a vontade de dar sequência imediata à série. No entanto, decidi que essa será uma das trilogias que terminarei nesse próximo ano e apesar das baixas expectativas me lancei na leitura. Ao fim, gostei bastante, inclusive gostei mais do que esperava.

É verdade que Estudo Independente perde um pouco de ritmo. Essa segunda parte é mais monótona já que nos dispõem a mostrar a rotina da protagonista Cia Vale na universidade. As primeiras partes são as extensas apresentações de seus novos colegas e as desconfianças da protagonista que tem que lidar com a descoberta sinistra que fez logo ao fim da primeira parte. O livro vai ganhando fôlego apenas a partir da metade, quando Cia e os colegas começam a se enveredar mais nas tramas ocultas por detrás do sistema perfeito que aparenta ser a organização de Tosu City.

Apesar de ser uma trama mais lenta, Estudo Independente é um livro bem importante, porque ele introduz o leitor aos segredos dentro da sociedade que rege a vida destes personagens. Há todo um novo rol de personagens que são introduzidos e fica difícil saber quem é mocinho ou vilão, uma dúvida que acho que é característica marcante em distopias.

Como disse, é um livro sem muita ação, nada comparado à primeira parte, porém, a trama está repleta de quebra cabeças, momentos intrigantes que deixam o leitor em pura tensão, pois quando parece que algo vai se resolver, surge uma reviravolta que derruba todas as velhas teorias e apresenta um cenário inimaginável em um primeiro momento.

Eu pessoalmente gosto da narrativa da Charbonneau, apesar de sentir que falta carisma em seus personagens (incluindo a Cia), a trama é gostosa de ler, daquelas histórias que a gente vai lendo e quando se dá conta já estamos no finalzinho. Muitos dizem que o gênero distopia se tornou previsível. Acho que até certo ponto as críticas tem fundamento, mas sempre que leio esses livros ainda desfruto bastante com essas sociedades bizarras que os autores tão astutamente conseguem criar e imergir o leitor. A ambientação de Estudo Independente é bem convincente e obscura. Apesar do primeiro livro, O Teste, ser melhor porque tem mais ação, Estudo Independente, a segunda parte, possuí, ao meu ver, uma ambientação melhor trabalhada, e mais crível ao leitor.

O final já deixa bem claro os rumos que a história deve seguir e eu fiquei com vontade de conferir logo a terceira parte.

Apesar de já intuir alguns dos eventos que virão, acredito que Joelle Charbonneau ainda conseguirá inovar e surpreender. Espero em breve poder confirmar se A Formatura terá um desfecho realmente digno à essa trilogia que, até aqui, considero muito boa.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Débora Teixeira 01/04/2019

Amando essa trilogia até o momento.
Esse segundo livro a história foi mais parada. Demorou mais tempo para que eu pegasse o ritmo de leitura, mas, mesmo assim, foi muito boa. Tem muita explicação que pode incomodar um pouco quem está lendo os três livros seguidos um do outro, mas que são essenciais para quem lê os livros com intervalos grandes entre cada um.

Muitas coisas foram bem previsíveis. Porém, outras, fiquei muito chocada.

Esse quase não tem romance. É muito mais focado na parte política e na mente da Malencia.

Por, imcrivel que pareça, por mais que eu tenha achado esse livro um pouco mais cansativo no começo, eu o li em menos tempo que o primeiro. Li mais de 230 páginas em um único dia, e quase não parei de le-lo até terminar. Só parei por realmente precisava dormir. Cheio de reflexões sobre as pessoas, sobre confiança e sobre como as pessoas se comportam quando estão no poder.

Caroline.Weber 10/07/2018

Depois de sobreviver ao Teste, os alunos sobreviventes realizam um prova de conhecimentos gerais, estilo vestibular, para saber para qual ?curso? eles irão: Engenharia, Biologia/Medicina, Governo, etc., e ao final da prova cada aluno deve escrever uma dissertação convencendo os professores e o Dr. Barnes (cientista que conduz todo o Teste e estadia dos estudantes na universidade) que serão a escolha certa para esse curso. A escolha de Cia é Engenharia, então ela tem uma enorme surpresa ao descobrir que foi escolhida para outro curso/estágio.

E a matança não chegou ao fim: alguns alunos não conseguem sobreviver o primeiro teste da universidade e os que não se adaptarem à vida universitária e aos seus respectivos estágios, serão redirecionados? os famosos alunos dos quais as pessoas nunca mais ouvem falar e acabam acreditando, pela falta de uma comunicação eficiente, que eles estão em alguma colônia distante, trabalhando em projetos menores. Doce ilusão.

Matt 28/09/2017

Resenha: Estudo Independente
O segundo livro repete os meus erros do primeiro, de forma que a resenha também poderia repedir de maneira quase idêntica.

Falta profundidade. O enredo tem potencial que não é trabalhado das 318 dos livros. Coincidentemente, os três livros tem 318 páginas.

A reviravolta ao final do livro se mostra um grande ponto positivo, mas infelizmente, logo a empolgação que ela conseguiu causar é neutralizada pela forma de como a protagonista reage a ela.

Mesmo com todos os seus defeitos, ainda espero algum potencial no terceiro livro.

Jully Divulga Livros 17/07/2017

Após aprovação no Teste, Cia tem tudo o que sempre quis, um lugar na universidade, um amor perfeito e um futuro como líder de sua nação. O que ela não tem é paz, pois apesar dos esforços para apagar sua memória ela lembra de tudo o que aconteceu no teste e as implicações de tudo o que viu. Agora ela tenta de todas as maneiras lutar contra o teste.

Texto completo no blog

site: http://comentandolivroslidos.blogspot.com.br/2017/07/trilogia-o-teste.html

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/06/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Em Estudo Independente, vemos como Cia está lidando com tudo o que aconteceu depois d’O Teste. Ela, Tomas e alguns de seus amigos estão no lugar onde muitos queriam estar: a Universidade. Agora ela não tem mais nada do que se preocupar a não ser os estudos, certo? ERRADO!

Quem pulou a fila da sorte e por que foi a Cia? Gente, a bichinha não tem um minuto de paz sequer. Além de toda pressão dos estudos, ela não perdeu a memória completamente e tudo isso a assombra. Mas se você pensa que ela deixa isso abater, está muito enganado.

Desde o livro passado, o que mais gostei da Cia foi sua inteligência, perspicácia e raciocínio rápido. Como falei, de trouxa ela tem só a cara e isso pode até ser um ponto positivo pra ela. Aqui, vemos como tudo o que ela passou n’O Teste mudou alguns de seus conceitos para com a Comunidade Unida. A Cia que foi recrutada para O Teste já não existe mais.

Por conta desse amadurecimento forçado, Cia se tornou uma pessoa mais segura de si, confiante e destemida na medida certa. Ela ainda quer sim ajudar na recuperação de seu país, mas sabe que não pode confiar em todo mundo.

Outro ponto que fez Cia se tornar uma das minhas mocinhas favoritas de distopia é que ela não deixa seu relacionamento com Tomas tirar o foco principal da situação. Aqui, esse relacionamento um tanto frágil fica mais balançado do que nunca, já que Tomas escondeu algo muito importante para ela. Mas, ao invés de ficar se choramingando pelos cantos (OK que ela pode e sofre um cadinho), Cia sabe e faz com que isso não a distraia do seu foco na universidade.

Esse livro tem menos ação que o outro, porém isso não é um ponto negativo. Ao longo da narração, vamos descobrindo um pouco mais sobre os governantes e todo o sistema político da Comunidade Unida, algo que ficou muito por alto no livro anterior. Fora isso, temos inserções de conspirações para golpes (Braseeel mandou lembranças #ForaTemer) e uma possível ameaça rebelde querendo acabar com esse primo rico e malvado do ENEM.

Temos a inserção de novos personagens bem interessantes e que, de alguma forma, estão interessados na Cia, como a presidente Annelline Collinda e a diretora Holt. Também temos a volta dos que não foram e que tiveram um maior destaque nessa história, como o doutor Barnes (que eu imagino como o Aidan Gillen).

Com uma narrativa que te prende do começo ao fim, Estudo Independente construiu um ótimo ambiente para o arremate final da história em A Formatura.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/06/resenha-182-estudo-independente.html

livrosepixels 30/01/2017

O Teste não terminou. Você está preparado para encarar seus inimigos?
Cia está na Universidade e junto com Tomas, destaca-se como uma das alunas mais promissoras. Ela conseguiu sobreviver a primeira parte do Teste e agora está apta a se tornar uma líder de sua comunidade. Ao contrário dos demais alunos, Cia não perdeu sua memória por completo e isso lhe atormenta todos os dias. Ela escuta a gravação que fez no comunicador do seu irmão momentos após concluir o Teste e tenta não acreditar nas palavras que ouve. Mas não pode contar a ninguém. Precisa sofrer sozinha.

Após presenciar um acontecimento com um colega de sua classe, ela descobre que ao realocar acadêmicos, na verdade, eles são eliminados. Isso a deixa chocada e com muito medo, então decide fugir da universidade com Tomas, mas sabe que ao fazer isso poderá condenar a vida de toda a sua família também. Sem saber o que fazer, ela é abordada por um oficial de Tosu City que anteriormente se mostrou ser seu único amigo ali dentro.

“Por mais que sempre quisesse acreditar no meu pai, quando ele dizia que sou capaz de fazer qualquer coisa, sei que não sou. Não posso deliberadamente fazer uma escolha que poderia acabar com a minha vida. Não sou líder. Sou covarde.”

O oficial então se revela um espião do movimento rebelde que aguardava o momento certo para recrutar a jovem Cia, já que ela é extremamente inteligente e se mostraria uma ótima aliada na revolução. Cia não quer confiar nas palavras daquele homem, mas decide lhe ajudar por hora. Com isso, após algumas semanas ela começa a se encontrar com pessoas que supostamente também são parte integrante dos rebeldes.

Porém, algo inesperado vai acontecer e mudar todos os seus planos. Agora, Cia tem a prova que precisava para desmascarar o Teste e tentará usar isso ao seu favor e iniciar a rebelião. Buscando apoio dos rebeldes infiltrados, eles combinam o dia específico para dar início a batalha de vida ou morte que estão prestes a enfrentar. Só não imaginavam que para isso, teriam de enfrentar um inimigo próximo ao Teste e, pior de tudo, que até agora escondia o seu verdadeiro propósito.

MINHA OPINIÃO

Depois de ler o primeiro livro, eu fique bastante ansioso para saber como Cia iria fazer para seguir com o seu plano de derrubar o teste e os organizadores dele. A história do segundo livro é mais densa e com um pouco menos de ação, mas focada nos passos que a protagonista toma em relação ao Teste, e também sobre o fato de não lembrar de praticamente nada dele, pelo menos não de início.

“Preciso conservar ar, mas minha respiração fica apressada e desconfortável. Saber que minha vida está nas mãos de alguém que no passado tentou me matar me enche de terror.”

O segundo livro conduz a personagem pelo segundo nível do Teste: a Universidade. Nessa etapa, a personagem não terá que correr de animais mutantes ou de pessoas tentando matá-la o tempo todo, mas também não estará a salva de emboscadas criadas pelos veteranos. Na faculdade, além de ela ter que direcionar os seus estudos sobre as áreas governamentais, ela precisará aprender a confiar em seus novos colegas – e a desconfiar de outros – se quiser continuar viva em sua missão.

A Malencia Vale dessa vez é mais segura de si e ao mesmo tempo mais destemida. Muito de sua inocência do primeiro livro desaparece nesse. E claro que isso condiz com tudo o que a personagem já passou. Após ficar cara a cara com a morte, não seria de se espantar que ela desejasse com todas as forças a vingança e o fim de seus opressores. Além disso, a evolução emocional e da personagem dá um grande salto e não temos uma Cia morrendo de amores por seu amigo de infância, Tomas. E o interessante, também, é que ela usará qualquer palavra, pensamento ou ação contra seus colegas, se assim julgar necessário.

“A professora Holt falou sobre a importância da confiança. No entanto, à minha frente está a evidência do contrário.”

Por essa mudança na personalidade da personagem, que se torna mais “fechada” e com pensamento e ações mais complexas, a narrativa acaba ficando mais pesada e muitas vezes cansativa, já que é constante as explicações que a autora precisa fazer para não deixar lacunas na narrativa. Além disso, esse livro também preenche alguns deslizes do anterior, dando mais informações sobre o passado da sociedade e praticamente abolindo o romance da história. A presença de Tomas é quase zero, sendo que a justificativa que a autora criou é a de que ele vai estudar em outro bloco da universidade, deixando Cia completamente sozinha na sua jornada.

“Apesar dos pesadelos que têm me atormentado, tentei evitar a lembrança do tempo que passei trancada dentro de uma caixa de aço ou da vingança que queria exigir quando fui solta. A única coisa que a vingança traz é mais destruição. Mais morte.”

Há dois momentos de tensão grande na narrativa, que é quando ela precisa novamente confiar em pessoas desconhecidas para passar no teste criado pelos veteranos e também no momento em que o grupo rebelde começa a ser apresentado. No primeiro caso, alguns conflitos pessoais vão surgir, e não é de se espantar de ela criar novas inimizades. Afinal, ela quer pensar da melhor forma possível antes de agir, enquanto alguns querem agir antes de pensar. Já o segundo momento de tensão começa a surgir após Cia descobrir as intenções que estão por trás da organização do grupo rebelde.

Ainda que o livro tenha uma estrutura distópica clichê (problema – rebelião – solução), o foco nos rebeldes quase fica em segundo plano, sendo que função disso é preparar o terreno para o próximo livro. Por esse motivo, a história ficou exaustiva em vários momentos. Se o livro tivesse ido mais direto ao ponto, a narrativa teria ficado mais fluida e atrativa. Claro que o final surpreende pois nesse momento a autora quebra o raciocínio do leitor, que até aquele ponto praticamente já sabe quem são os vilões e quem são os mocinhos. Logo no final, a entrada de dois personagens já apresentados no primeiro livro farão com que o leitor se pergunte: afinal, quem é quem na história toda? Essa pergunta, entretanto, somente o terceiro livro poderá nos contar.

É válido dizer que para quem gosta de distopias e, principalmente, já leu e gostou do primeiro livro, não irá se decepcionar com este segundo. Mesmo com um ritmo mais lento, Estudo Independente é cheio de críticas sociais e ideológicas, e o tempo todo o leitor precisa manter a mente aberta para compreender e julgar as ações das personagens.

Quer ver essa resenha e outras? Acompanhe o blog Resenhando Sonhos :D

site: http://resenhandosonhos.com/estudo-independente-joelle-charboneau

Gaby Harket 26/05/2015

Resenha: Estudo Independente
"Estudo Independente" trata-se de uma narrativa distópica, o mesmo é o segundo livro da trilogia "O Teste", no qual é relatado fatos desagradáveis, descobrimos que a sociedade é administrada por um governo rígido e cruel, o planeta foi assolado e destruído por vários conflitos, os sobreviventes criaram um governo denominado "Comunidade das Nações Unificadas", essa nação é dividida em dezoito colônias e a capital chama-se "Tosu City", é nessa cidade que realiza-se "o teste", isto é, determinados estudantes são selecionados para cursar a universidade, os formandos tornam-se os futuros líderes do país, os mesmos possuem a função de reconstruir o planeta, no livro anterior a protagonista foi escolhida para participar dessa competição, Cia Vale conseguiu sobreviver a uma série de situações complexas e perigosas, portanto, aparentemente poderá estudar. Mas, será mesmo que ela livrou-se dos perigos do Teste?
''O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade.''
  Os responsáveis pelo "teste" não facilitarão a vida dos aprovados, sobreviventes, todos deverão realizar uma importante prova de conhecimentos gerais, os professores escolhem os melhores alunos através dessa prova, os demais serão redirecionados, eliminados, além disso, os aprovados são encaminhados para o curso de acordo com as suas características, respostas e aptidão, as áreas são Medicina, Educação, Governo, Engenharia Biológica e Engenharia Mecânica, tais cursos são indispensáveis para a renovação e continuidade da Terra, Cia Vale é uma jovem bastante inteligente e estudiosa, ela sempre almejou Engenharia Mecânica. Mas, ela será direcionada para esse curso? Será que essa é a área que os professores gostariam que ela exercesse?
''Porque às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular.''
  A jovem Cia Vale consegue passar, entretanto, é surpreendida, ela foi designada para um curso que jamais pensou em atuar, entretanto, os estudos são bastante complexos em todas as áreas. Todavia, os futuros universitários serão testados pelos veteranos da faculdade, portanto, os alunos deverão passar por uma espécie de "iniciação" antes de poderem começar as aulas do seu determinado curso, os jovens são divididos em grupos de quatro, cada grupo possui um aluno líder, ambos necessitam possuir inteligência e harmonia, pois deverão passar por quatro testes, os mesmos são muito complicados e perigosos, a permanência na universidade depende desses testes, somente os melhores, ou seja, os sobreviventes conseguirão.  Será que Cia faz parte de um agradável grupo?
''Os líderes têm de ser capazes de controlar suas emoções. Essa é uma habilidade que juro que vou dominar. ''
(Spoiler)  Os alunos aprovados no "Teste" (no livro anterior) tem as memórias apagadas, essa situação também ocorreu com a protagonista, entretanto, Cia foi esperta e gravou a sua voz em seu comunicador, então revelou a realidade do teste, o mesmo é cheio de disputas, traições e mortes trágicas.
"Tentei convencer a mim mesma de que era outro tipo de teste. Não queria acreditar que O Teste matava candidatos que falhassem ou que as pessoas que eu considerava minhas amigas podiam ser capazes de matar.."
  (Spoiler) A protagonista teve a sua mente apagada, assim sendo, ficou sem saber de todas essas coisas horríveis, porém, através da gravação aos poucos conseguiu se lembrar, esse fato tornou-se uma forma de sobrevivência, visto que ela sabe muitas coisas sobre o teste, além disso, sabe que, sem dúvida, existem alunos capazes de tudo para vencer, Cia sempre deverá lembrar de um conselho outrora lhe dito: "Não confie em ninguém."  Será que ela poderá confiar nos alunos do seu próprio grupo?
"O que me atrai em Will é a aspiração e o amor vejo em seus olhos, mesmo que as acusações do Comunicador de Trânsito me advirtam para me manter a distância. Acho difícil acreditar que alguém que tentasse matar tanto Tomas quanto a mim se esconda sob um sorriso amigável. Entretanto, minha voz gravada me disse que é exatamente assim que Will é. O que me faz querer ficar perto dele. Estou resolvida a descobrir se aquela voz está certa. Sobre Will. Sobre Tomas. Sobre tudo".
  Finalizo dizendo que estou apaixonada por essa trilogia, *-* possui uma distópia inteligente e atrativa, gostei muito desse segundo livro, entretanto, confesso que eu "esperava mais", durante a leitura eu senti falta de partes mais fodas, rs ou seja, uma trama com ação e mais movimentada, de certa forma eu achei meio "parada", contudo, a história ainda permanece envolvente e atrativa, além disso, não possui partes chatas e ou cansativas, é uma leitura agradável e de fácil entendimento, gostei bastante do desenvolvimento e do mistério, adorei as descrições da ambientação, a protagonista é uma garota incrível, a mesma narra essa história, esse livro nos apresentou novos personagens, gostei de uns e detestei outros, a autora Joelle Charbonneau escreveu muito bem, o final possui mistérios que são parcialmente revelados, além disso, acontece reviravoltas na história, portanto, fiquei com muita vontade de ler o próximo volume. Claro que super recomendo esse book!

site: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/2015/05/resenha-livro-estudo-independente.html

Juliana 05/03/2016

opinião
Realmente Joelle Charbonneau conseguiu me prender... o que esperar por este livro?
reviravoltas! agora é Cia deve começar a universidade, mas não antes de passar por um outro teste e torcer para não ser redirecionado (que é o mesmo de ser morto), ter o amor de Tomas. Cia passa pelo teste mas é mandada para estudos governamentais, ela não entende o porque mas enfrenta o desafio, e não só por ser corajosa mas quer saber o que aconteceu com os outros no teste já que ela não se lembra, mas uma gravação a faz desconfiar de tudo.
Leia leia leia
Joelle faz você torcer ainda mais por Cia e seus amigos.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 30/01/2016

O teste continua...
"A desconfiança e a raiva levaram governos a gritar palavras furiosas. Palavras furiosas fazem com que bombas sejam jogadas. Um mundo destruído." (página 149)

Como é o segundo livro da trilogia, precisarei fazer um breve resumo do primeiro livro, mas fiquem tranquilos que não há spoilers. Sendo uma distopia, a história se passa num futuro onde guerras nucleares e a consequente fúria da natureza mudaram drasticamente o planeta, e a parte da população que sobreviveu precisa restaurar a terra, contando com a inteligência dos formandos da universidade. Para entrar na universidade, alguns dos alunos mais notáveis são selecionados para fazer o Teste na capital, Tosu City, os que são aprovados tornam-se os futuros "cientistas, médicos, professores e oficiais do governo".

Quando tinha 16 anos, Cia (Malencia Vale) foi selecionada para o Teste e ficou muito feliz com isso, já que ir para a universidade era seu sonho, mas o Teste foi algo muito mais cruel do que as provas escritas e físicas que ela esperava. Um teste de uma crueldade que não era de conhecimento de toda a população, já que a memória dos candidatos era apagada após o fim da prova. Ela sobreviveu (afinal, ela é a protagonista e se não sobrevivesse, não teria como a trilogia ter continuação), e o segundo livro começa alguns meses após o fim do primeiro, quando Cia, aos 17 anos, era uma das calouras da universidade.

Mesmo tendo suas memórias apagadas, Cia tinha dúvidas, e uma necessidade enorme de saber se seus colegas e professores haviam realmente sido capazes de fazer as coisas que ela suspeitava. Sua situação ficaria mais complicada ao perceber que após entrar para a universidade, continuaria tendo que enfrentar provas muito mais complexas do que questões sobre ciências, história ou matemática, provas que poderiam tirar a sua vida e a de seus colegas, já que boa parte dos universitários não chegava a se formar. Esse baixo número de formandos estava levantando questionamentos da presidente da Comunidade das Nações Unidas, e talvez Cia pudesse encontrar provas que levassem ao fim do Teste e, consequentemente, impedissem que uma nova guerra acontecesse na Comunidade das Nações Unidas. Mas até onde ela poderia se arriscar? Em quem ela poderia confiar?

Eu amei o primeiro livro e estava ansiosíssima pelo segundo. Há erros de revisão, demorei para distinguir os novos personagens, gostei mais do primeiro, e ainda assim dei 5 estrelas para "Estudo Independente" no Skoob! Por que? Porque ele me fez gostar ainda mais da história escrita pela Joelle Charbonneau! Me tornei ainda mais fã da Cia; uma garota que nasceu e foi criada em uma pequena colônia onde a família, os amigos e a restauração da natureza eram as coisas mais importantes, e que tem que aprender a se adaptar em um novo cenário, onde chegar primeiro, tirar as maiores notas e tentar não sair da obscura linha traçada pelos donos da universidade parece ser o mais importante, e mesmo tento sangue nas mãos, a Cia não abandona totalmente os seus valores.

"- Os líderes não esperam pelos outros - Damone chuta uma pedra e faz com que ela voe sobre o parapeito.
- A Cia esperaria - diz Will. - Os verdadeiros líderes vão além de se esforçar para chegar à frente de todo mundo.
- Ninguém chegue quem chega por último. Você seguiria?
Não sei. A dúvida sobre a minha resposta faz com que eu acelere o passo." (página 102)

Gostei que o segundo livro trouxe algumas respostas sobre coisas que haviam me deixado em dúvida no primeiro: eu havia achado absurdo deixar que parte dos melhores alunos selecionados para o Teste morressem, afinal, por que não deixá-los livres para trabalhar em outras áreas se eles eram inteligentes o suficiente para serem selecionados e o planeta ainda estava em reconstrução? O problema era justamente a inteligência desses candidatos, que os organizadores do Teste não queriam que fosse utilizada sem que estivesse sob o controle do perverso sistema deles. Lendo o segundo livro, ficou mais claro para mim o perigo da autonomia dada pelo governo ao Teste.

Enfim, em "Estudo Independente" temos novos e surpreendentes personagens, temos provas tão difíceis quanto as do primeiro livro (ainda que com uma duração menor), temos a Cia provando que realmente pode ser uma líder, além de muitas surpresas e reviravoltas durante toda a trama. "Estudo Independente" tem um ritmo um pouco menos acelerado e desesperador (no sentido de deixar o leitor com "o coração saindo pela boca") que o primeiro livro, no segundo livro a Cia tem que usar um pouco mais a cabeça, a inteligência, do que a agilidade física e a emoção, mas o final me deixou com muita vontade de ler o último livro, "A Formatura" (já lançado no Brasil), ainda que não me sinta preparada para me despedir dos personagens.

A parte visual segue o padrão do primeiro: a capa traz elementos que tem a ver com a trama, eu achei ela bonita (mas a do primeiro é mais), o título e a imagem central são em alto-relevo, vem um marcador para destacar na orelha. A diagramação está boa, com margens, letras e espaçamento de bom tamanho, as páginas são amareladas e com uma textura porosa e, como dito anteriormente, a revisão poderia ser melhorada.

Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha e que leiam a trilogia se tiverem a oportunidade (alguém aí já leu?). Fica minha recomendação tanto para quem gosta de distopias quando para quem não é muito fã do gênero (eu leio poucas distopias, mas essa é minha favorita até agora), recomendo também para quem gosta de histórias que prendem o leitor, que fazem com que mergulhemos na trama e devoremos os capítulos rapidamente (a escrita da autora é super fluida) e para quem gosta Young Adults e de histórias com personagens femininas inteligentes.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/01/resenha-livro-estudo-independente.html

Portal JuLund 21/01/2016

Estudo Independente, @EditoraGente
ia conseguiu sobreviver ao Teste e agora está oficialmente na Universidade, não no curso que ela pretendia (o que é uma surpresa), mas nada que ela não consiga sobreviver, a não ser pelo fato de os coordenadores da Universidade estarem fazendo de tudo para que ela não consiga concluir seus estudos, ela é a aluna com mais número de matérias, trabalhos e seu estágio pode ser considerado o mais importante para uma aluna de Estudos Governamentais (já que ela vai ser a secretária da própria presidente.

Claro que vai ter mais alguns desafios para os estudantes, mas no momento isso é o que menos importa para Cia, pois ela também está contribuindo para um bando de rebeldes acabarem com o Teste sem precisar de derramamento de sangue, mas isso será bem difícil, pois nem tudo é o que parece.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/estudo-independente-editoragente

Minha Velha Estante 31/12/2015

“Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela frente, estou preocupada de não chegar viva no final do dia.”

Oi, gente,

Hoje vamos retomar a história de Cia, a heroína com nome estranho rsrsrsrsrs. Estudo Independente é o livro 2 da Trilogia O Teste. O primeiro livro, O teste, já foi resenhado aqui no blog. Farei o possível para não liberar spoilers, mas quando se trata de uma continuação sempre haverá alguma informação do livro anterior.

Nessa continuação encontramos Cia após os Estudos Preliminares esperando a definição do Governo de qual será o seu destino acadêmico e, consequentemente, que papel ela terá na Comunidade das Nações Unificadas. O seu sonho é ir para a Engenharia Mecânica e revitalizar o sistema de comunicação entre as cidades que foi destruído durante a Guerra dos Sete Estágios. Mas qual não é a sua surpresa quando ela é designada para o Governo.

"- A balança de dois pratos representa todos os alunos dos Estudos Governamentais - ele estende seu pulso e vejo que está usando um bracelete gravado com um desenho que representa a mesma balança. Abaixo da balança, há uma forma crescente. - O símbolo foi escolhido para nos lembrar que o governo deve equilibrar humanidade e bondade com lei e justiça. O desequilíbrio desses princípios provocou os Sete Estágios da Guerra. É nosso dever, e dever de todos os oficiais da Comunidade Unida, restaurar o equilíbrio e zelar para que a balança nunca volte a se desequilibrar".

Com saudades de casa, da família e dos amigos, se sentindo sozinha, pois o seu grande amor, Thomas, será designado para uma área diferente da sua provocando o afastamento dos dois e confusa com a sua designação... Pois é, quando você pensa que Cia já passou por tudo de ruim que ela poderia aguentar, você vai descobrir que ainda vem muito mais por ai. Narrado em primeira pessoa pela própria Cia, Estudo Independente vai revelar muitos segredos que surgiram em O Teste, mas trará outros tantos a serem desvendados no próximo livro.

Não bastasse tudo isso, Cia vai ficar intrigada com algumas lembranças esporádicas do seu Teste e descobrirá uma gravação que conta coisas inacreditáveis em relação ao Teste e a pessoas muito próximas. Tendo que escolher entre acreditar no que vive e no que supõe ter vivido, Cia ainda terá que lidar com uma carga excessiva de estudos e um estágio super importante sem despertar o interesse dos seus líderes. A ajuda surgira sim, mas ela terá que escolher em quem acreditar, ou seguir o conselho de seu pai: “Nunca confie em ninguém”.

"O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é tão importante quanto a realidade".

Com a entrada de novos personagens e o afastamento de Cia de alguns dos seus amigos por causa da divisão de áreas, alguns personagens do primeiro livro não aparecerão com muita frequência e até o romance ficará um pouco esquecido nesse livro já que o foco de Cia será desvendar mistérios e entender tudo o que está por trás do Teste.

“Apenas a suavidade da mão de Tomas na minha e a esperança de que o plano de Symon ponha um fim a um sistema que segue contra os princípios defendidos por nosso pais reconstruído, me mantêm nesta sala, nesta universidade.”

Um dos personagens mais interessantes nesse livro é a Presidente da Comunidade Unida, Anneline Collinda. Ela tem uma personalidade incrível e é a presidente que todo mundo gostaria de ter. de mente aberta, com ideias revolucionárias, ela também será o alvo de uma grande conspiração em uma guerra contra o governo.

“Quem depende do conhecimento de outra pessoa para decidir o que é possível é facilmente manipulado.”

Vamos descobrir que o movimento rebelde também está dividido e que nada é o que parece. Cheio de ação, suspense, mistério, conspiração e com uma forte crítica aos governos de um modo geral, o livro te traz inúmeras questões à tona, como o porquê da guerra, o porquê da divisão gritante entre os que têm muito e os que têm quase nada. Impossível não trazer todo esse questionamento para a nossa realidade.

“A desconfiança e a raiva levaram governos a gritar palavras furiosas. Palavras furiosas fazem com que bombas sejam jogadas. Um mundo destruído.”

Com uma capa fantástica que retrata o novo símbolo de cia na universidade, o livro peca apenas em sua revisão com alguns erros de concordância, de português ou a sensação de alguma palavra faltando. Mas nada que comprometa a história fantástica que temos nas mãos.
Uma escrita inteligente, bem amarrada, que faz com que você fique na ansiedade por Graduation Day, a continuação da história para ontem! Super recomendo!!!

"Só espero estar pronta para o que está por vir.”

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2014/08/leituras-da-drica-estudo-independente.html

Suellen vieira 19/01/2020

ESTUDO INDEPENDENTE CONTÉM SPOLER DO PRIMEIRO LIVRO DA SERIE
Agora Cia está na faculdade e lá, além de se dedicar aos estudos, sobreviver a mais testes, vai ter que lhe dar com descobertas que a deixaram em alerta e pronto para a luta caso ela aconteça.
Nesse livro descobrimos mais como funciona a parte política desse mundo, tanto a politica governamental, como a politica dentro da faculdade assim também como funcionam as leis e se existe algum grupo que possa bater de frente com o sistema ali vigente tentando derruba - lo.

Kethelyn 28/06/2015

Nem tudo é o que aparenta ser...
Gente, primeiramente QUE LIVRO FOI ESSE? Simplesmente amei esse livro. Gostei bastante do primeiro, mas o final desse livro foi lacrador demais. Todo o desenvolvimento dele me prendeu de uma forma, que não imaginei que me prenderia.
Porque eu disse que "Nem tudo é o que aparenta ser..."? Porque a autora simplesmente prega uma peça em você. Tudo nesse livro aponta para uma "direção" digamos assim, e quando chega no final... BANG!! A autora diz: "Você pensa que sabe qual o caminho dessa trilogia? Não sabe mesmo". Aquele final, vou ser sincera, me surpreendeu muito. Não imaginava que aquilo aconteceria, e fiquei um tanto chocada.

É uma leitura incrível, tão maravilhosa quanto o primeiro livro. E como eu disse, você pensa que sabe o que está acontecendo, quando na verdade não sabe. A Cia continua muito inteligente nesse livro, meu Deus, ela manja TUDO, entende TUDO, e eu amo a forma de raciocínio dela. Outro personagem que gostei bastante foi do Michal. E nesse livro aparece outro personagem, que acredito eu, vai criar bastante destaque em "A Formatura" que é o Ian, que sincera, também estou me apaixonando.
Porém, como nem tudo são flores, o Tomas ainda me irrita um bocado, e acho que ele meio que enfraquece a Cia, e não sinto aquela ligação entre eles, sabe? Enfim, não gostei muito desse par romântico, mas tudo bem, da pra relevar. Outra coisa que me "incomoda" um pouco é a escrita da autora, não que seja ruim, porém não me prende tanto sabe? O livro passa rapidinho, a história é incrível, mas a escrita não é tão incrível como o resto, porém é boa.

Estou louca para ler o próximo, porém vou esperar até que minhas expectativas abaixem um pouco, pois tenho medo de me decepcionar caso o final não seja tão bom, ou algo assim. Mas enfim, estou gostando muito da trilogia e super recomendo.
Larissa.Lara 28/06/2015minha estante
Tenho certeza que você vai amar A Formatura :)

Kethelyn 30/06/2015minha estante
Estou ansiosa pra essa leitura!!