Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Laura.Treba 15/03/2021

Instigante
Meu primeiro contato com ficção científica não poderia ser melhor, tinha me interessado pela sinopse mas não podia imaginar como esse livro mexeria comigo e com a minha mente, como poderia se tornar uma das minhas melhores experiências.

Confesso que achei a dificuldade da escrita mediana, talvez por não ter contato com esse gênero fiquei levemente perdida com alguns termos e descrições, mas mesmo não conseguindo visualizar todas as cenas direitinho isso não retirou nenhuma lasca da deliciosa trajetória.

O fato dos personagens não possuírem nomes me deixou confusa no começo, mas logo me acostumei e fui sendo encantada e instigada junto com a bióloga, que é nossa narradora. É uma narradora instigante também, assim como toda a Área X, à medida em que ela vai contando sobre seu passado e sua vida do outro lado da fronteira fui podendo compreender melhor seu jeito de agir e até concordar com alguns sentimentos.

Todo o processo de leitura foi embebedado de mistério, um mistério tão delicioso que nem os capítulos grandes conseguiram barrar minha curiosidade, mesmo que em algum momentos quiseram se tornar cansativos eu não me senti à beira de largá-lo, pelo contrário: só não li mais rápido por dó de terminar a história e por precisar pausar para refletir e contar tudo que estava acontecendo para a minha mãe (que também achou interessante e intrigante cada passagem).

Apesar de algumas passagens terem sido difíceis de se imaginar, como já mencionei, todos os surtos merecem essas cinco estrelas. Ansiosíssima para ler a continuação! Eu preciso de respostas urgentemente.

luadepaginas 01/02/2022

Uma ficção científica muito bem elaborada, de forma geral. Eu particularmente adoro finais abertos, então todas as questões que ficaram no ar, sem resposta, não me incomodam! Criei várias teorias na minha cabeça, vou ter que ler as continuações para ver o que vem por aí :)

TyyylerXCX 24/05/2020

Descritivah
Aniquilação é um livro muito cansativo de ser ler. Por vezes você se vê arrastando uma leitura que te leva de ponto algum, a lugar nenhum.
Porém das vezes em que você adentra na narrativa do livro. É possível sentir tudo aquilo que o autor se esforçar (até demais) para descrever.
Um universo extremamente rico em detalhes e extremamente encantador. É uma delícia imaginar cada um daqueles locais que ele descreve.

Para mim esse é o único ponto possível desse livro.
Recomendo apenas para os mais corajosos, ou para qualquer um que queria ter uma experiência "imaginativa" de qualidade.

Alessandra747 07/05/2020

Leitura Predileta
O livro contém descrições maravilhosas sobre a fauna e flora da Área X, o que me deu uma gostosa sensação, além de ser relatado na visão de uma bióloga, que é uma personagem forte e objetiva, em que a sua relação amorosa, religião ou política não interferem nas suas escolhas.
Sinceramente foi um livro que me prendeu, principalmente, porque me apaixonei por essa protagonista, faz tempo que não lia ou assistia algo com uma mulher tão destemida assim.
Eu não quis terminar, para tentar prolongar a leitura incrível.

*Também é interessante ressaltar que nenhum nome dos personagens é mencionado.

“Satisfação, para mim, era algo ligado ecossistemas e habitats, orgasmo era a percepção súbita de interconexão entre as coisas vivas. Observação sempre tinha sido mais importante para mim do que interação.”

“”Ave fantasma você me ama?”” Ave fantasma, você precisa de mim?”
Eu o amava, mas não precisava dele, e achava que era assim que as coisas deveriam ser. Uma ave fantasma podia ser um falcão em um lugar e um corvo no outro, dependendo do contexto. O pardal que disparava em voo no céu azul em uma manhã podia se transformar em uma águia-pescadora em pleno voo na manhã seguinte.”

Wagner 05/04/2022

Uma agradável surpresa
Antes de ler o livro, vi algumas resenhas que diziam que ele era ruim por levantar várias perguntas e oferecer poucas respostas, e não sei se eu concordo.

Quer dizer, ele de fato levanta várias perguntas e oferece poucas respostas, mas não achei isso ruim. Ele propõe questões existenciais em uma narrativa que pretende borrar o limiar entre a realidade e uma percepção alterada dela.

Achei um texto super fluído, gostei da protagonista e gostei da história. Ele de fato não oferece respostas contundentes, pelo menos não nesse primeiro volume, mas não senti que o autor não tinha as respostas, e sim que o propósito das perguntas não era ter elas respondidas. É difícil essa abordagem me agradar, admito, não consigo afastar um sentimento de que os autores que escrevem dessa forma por vezes só não querem se comprometer e se limitar com uma interpretação específica, mas esse não é o caso desse livro.

Achei as personagens interessantes (pontos por serem todas mulheres). Achei as diferentes especialidades delas bem exploradas, gostei muito da descrição dos ambientes, muito imersivas. Mesmo nas partes mais surrealistas o texto se mantém claro o suficiente. Pra mim é um achado nesse gênero, e fiquei muito curioso por ler os próximos. Mais pontos por ser um livro "curto".

Recomendo

Leitora 28/08/2022

Começou bem mais ou menos, aí chegou no meio e deu uma empolgada na história, mas aí o final eu achei meio decepcionante, esperava mais, mas como tem mais livros dessa trilogia eu talvez tente continuar a história pra ver como continua

Tiago 14/01/2022

A versão escrita de um quadro impressionista
Uma narrativa que prende o leitor em diversos momentos por vários motivos diferentes. Variando em tom, desde um documentário biológico até um suspense aterrorizante, a obra destila diversas emoções no leitor durante o enredo.

Esse livro tem uma eloquência vocabular que funciona muito bem pra incitar uma atmosfera de suspense no leitor. E também devo dizer que o autor fez um trabalho ótimo em abrir só uma fresta da cortina que cobre esse universo, com o objetivo de não revelar tudo ainda enquanto ambientava o enredo. Isso funcionou muito bem para estabelecer a rota para os próximos livros e me manteve entretido na leitura.

A única coisa que me fez demorar para terminar de ler foi me situar na leitura em meio a tantas descrições biológicas sobre os arredores da Área X. Mas isso foi só uma questão de conseguir entrar no ritmo do livro, e depois que consegui, foi surpreendentemente rápido.

Lais.Souza 28/04/2021

A estranheza que instiga
Se você busca uma história que vai te dar resposta, continue procurando pois não será essa. Mas isso não nós frusta por um fator: a narrativa em forma de disto torna a experiência de leitura única sabendo o que a bióloga sabe e só. A falta de informação não incomoda pois ela é bem justificada.
Ansiosa para o livro dois.

ametista 14/10/2021

uma vibe mais doida da cabeça e afins
Esse livro é uma loucura, super estranho e confuso, mas ao mesmo tempo inovador, conceitual e imaginativo.
Se você gosta de livros que terminem com todas as perguntas respondidas e amarradas, esse livro definitivamente não é pra você. Se você gosta de livros com finais abertos/vagos, de sentido subjetivo/relativo, ideias extremamente abstratas, descrições longas com muita utilização de sinestesia e personagens bastante analíticos que tenham vários fluxos de consciência, eu recomendaria que você tentasse ler aniquilação. O conceito desse livro me remeteu bastante o de "A vegetariana", os dois livros fazem um link grande com a natureza e são bem excêntricos.

Carol 23/10/2020

Eu tô simplesmente doida da cabeça!!!!!!
Como assim???? É só isso????
Af, toda vez que falo que não lerei mais séries de livro me aparece um trem bolado tipo esse.
Vou te contar viu.
Mais louco que o Batman de cueca na cabeça!
Keila 23/10/2020minha estante
Só assisti o filme e já fiquei assim também. Quero muito ler a trilogia.

Carol 23/10/2020minha estante
Estou louca pra ver o filme, mas admiro que com um pouco de medo kkkkkk tinha horas que eu ficava desesperada como se estivesse na Área X

Julia.Bessa 27/07/2023

Muito perturbador
A história é contada em forma de relatórios, portanto é muito focada em biologia e é isso que trás a magia e o mistério perturbador por trás do livro.

Vou me poupar de fazer uma sinopse desse livro pq se vc quer ler ele provavelmente viu o filme dele. O que eu posso dizer é:

É muito interessante, os personagens com certeza não são o forte do livro mas como é um relato pessoal a visão é particularmente de bióloga. De certa forma é muito tranquilo de ler, e a forma que ela conta as coisas é bem didática e nada confusa, exceto pelas coisas que não fazem sentido que acaba virando um terror psicológico/biológico.

Eu fiquei muito perturbada, tava muito confusa e curiosa mas ao mesmo tempo queria jogar o livro longe. Nem vou começar o segundo livro mas é interessante!

@gugugb 10/04/2020

Li em 2 horas.
É tão arrebatador que é impossível pausar a leitura!!

Jane219 03/12/2023

Mds como pode um livro ser tão chato ?
Encontrei o filme por acaso e ao assistir não entendi mas gostei, então pensei vou ler o livro deve ser melhor.
Só ladeira abaixo, leitura muito arrastada demorei 1 ano pra ler essa bomba e para piorar não tive resposta apenas mais perguntas.
Chelly Mei 04/12/2023minha estante
Pelo menos terminou skksksks