Da tranquilidade da alma

Resenhas - Da tranquilidade da alma

1 | 2 | 3 | 4

André Cerqueira 01/03/2024

Ainda é tão atual
A obra toda é fantástica e leva a reflexões muito importantes para nos melhorarmos enquanto indivíduos e sociedade.

"Da felicidade" saíram as melhores reflexões - ou aquelas mais adequadas para o meu momento na leitura.

As relações entre virtudes e prazer, o ponto de vista do sábio e do homem medíocre com a riqueza, o impulso vulgar de condenar a virtude e elogiar os defeitos... Pela forma como tudo isso foi descrito, pouco evoluímos nesses quase 2000 anos. Melhoramos a tecnologia, estagnamos as pessoas.
Mel 01/03/2024minha estante
Notão, André! Recentemente li um dele. Gostei bastante.

André Cerqueira 01/03/2024minha estante
Foi a primeira obra dele que li. Gostei demais, mas precisa ter coragem pra ler: è um puxão de orelha atrás do outro (individual e socialmente).

Mel 01/03/2024minha estante
Aaaah, vou querer ler então, esses puxões de orelha são muito necessários. Rsrsrsrs

André Cerqueira 02/03/2024minha estante
São sim!

Laura B. E. 03/03/2024minha estante
"Melhoramos a tecnologia, estagnamos as pessoas."
Que frase boa e real

André Cerqueira 04/03/2024minha estante
Mas ela não é minha. É baseada na profa Lúcia Helena Galvão :)

@evelynefabri_ 10/02/2024

Dose de Estoicismo sempre necessário
Aprendi a apreciar Sêneca pela aplicabilidade de seus conselhos, profundidade e simplicidade de suas reflexões. Vale ressaltar sua perene atualidade.

Cesar Garcia 18/12/2023

Sabedoria estóica
Sêneca escreve sobre amor, virtude, felicidade e como conviver em sociedade.
Com temas atuais, o filósofo mostra que por mais que tenhamos evoluído, ainda temos as mesmas preocupações, os mesmos defeitos e a busca constante pela virtude. Um bom livro pra refletir.

Raquel.Arrais 11/12/2023

Permanece atual
Interessante como essa leitura pode ser, em partes, muito atual.

Pontuações importantes sobre a necessidade de reflexão interior, momentos de introspecção e profundidade, para cultivarmos uma vida plena.

Não há uma condenação à riqueza, o que se ressalta, ao meu ver, é a importância de não se aprisionar aos acúmulos e aos excessos. Entender que estes, podem ser passageiros.
Essa compreensão facilita o entendimento de que felicidade e tranquilidade tem haver com profundidade, conhecimento, reflexão e não com superficialidade e coisas materiais.

Críticas importantes sobre o olhar e criticar as feridas dos outros, sem encarar e cuidar de suas próprias, também aparecem nessa leitura.

Livro muito bom!

Douglas Ferrari 19/11/2023

Excelente livro para pensar a vida de maneira mais leve, mais tranquila e serena. Vale a pena a leitura.

GraAa18 05/10/2023

Lições sábias para a vida, baseada nos ensinamentos estoicos. Leitura boa, simples, deixando com vontade de querer mais.

ekleipsbook 26/06/2023

Uma das primeiras informações que se tem no livro ? e que me despertou interesse ? foi o fato de Sêneca ter sido o preceptor de Nero, que, por ter matado a própria mãe, sua esposa e castrado seu marido, é considerado o pior imperador já visto em Roma. Isso quer dizer, então, que a educação do mais infame governante de Roma, em algum momento, esteve nas mãos deste autor? Isso interferiu de algum modo em sua forma de pensar?

Sêneca redige ?Da Tranquilidade Da Alma? em exílio aos bens materiais de sua época. Convicto ao estoicismo, no decorrer do livro, troca diálogos com seu amigo, Aneu Sereno, seguidor do epicurismo.

Quando eu, Adrielle, olho ao meu redor, é possível perceber claramente a forma como estamos divididos enquanto sociedade. Nossos valores, dentro do modelo econômico capitalista, vêm sendo enraizados em consonância ao consumo e às aparências desde o fim do feudalismo. Gradativamente, com o decorrer dos séculos, o surgimento do liberalismo acarretou uma onda ainda maior do que viria a ser denominado de consumismo. Até porque, a mão-de-obra escrava só recebeu sua alforria quando os ingleses decidiram que só assim funcionaria o giro econômico: com trabalhadores assalariados que têm como motor de vida o desejo de ascenção.

Não muito diferente do que é hoje, na Antiguidade, Sêneca observava uma sociedade paralela. Naquela época, os esparciatas governavam a polis, eram donos de escravizados, terras e dedicavam-se à guerra. Em Atenas, os eupátridas eram os ditos ?bem-nascidos?, de famílias ricas e antigas. Sêneca enxergava essas organizações sociais como vazias e infelizes, uma vez que privilegiavam um grupo de pessoas em detrimento de outro de forma injusta e gananciosa.

Não mudamos tampouco fomos capazes de alcançar a paz e a felicidade mundial desde então. Nossa sociedade continua sendo perseguida e coagida pelo paradigma do desejo ao qual Sêneca tanto desprezava. O ideal seria que todos tivéssemos essa consciência, mas enquanto isso não ocorre, que pensemos.

Bernard.Zambonin 16/12/2022

Sêneca é o meu guia.
Simplesmente, depois de ler Seneca defini que estoicismo é a minha ?religião?.? Tudo o que acredito e prego faz sentido na obra de Seneca ? que inclusive muito serviu de base para o evangelho de São Pedro.

Felipe 19/10/2022

Um resumo do pensamento estoico
Que livrinho gostoso de ler. Simples, rápido e muito denso nas ideias.

Vale demais o tempo investido e é excelente pra indicar pra quem você gostaria de introduzir um pouco das ideias estoicas.

Yoyo 22/08/2022

Estoicismo
Neste livro, Sêneca discorre sobre 3 assuntos: da tranquilidade da alma, da vida retirada e da felicidade. Um livro pequeno, mas ao mesmo tempo tão grande e vasto.

Sêneca é um dos 3 maiores estoicos, podemos aprender com ele alguns ensinamentos essenciais para a vida, tal como desenvolver virtudes, estar preparado para os males, desapegar de tudo, principalmente de bens materiais.

O estoicismo é uma filosofia pragmática. Com este livro é possível internalizar muitos aprendizados e assim viver melhor nesse mundo caótico.

Recomendo a todos!

Acácio 01/08/2022

Fantástico para refletir sobre felicidade e tranquilidade
O livro compila três textos de Sêneca trazendo conceitos e reflexões estoicas a respeito da felicidade, tranquilidade e até mesmo prosperidade.
A eloquência do autor favorecem uma leitura rápida e leve, propiciando facilidade de trazer os conceitos para nosso cotidiano mesmo em um livro escrito no século I.

Côrtes 26/05/2022

Ótimos ensinamentos
Adorei o livro, todas as partes tanto da vida retirada, da felicidade e da tranquilidade da alma.
Adorei essa obra clássica do estoicismo que espero me aprofundar mais.

Daniel Lucca 01/04/2022

Sêneca
O livro é dividido em três partes, Sêneca aborda em cada uma um tema diferente trazendo ideias e conceitos de outros filósofos.

Fsanz 13/03/2022

Um clássico da filosofia
Sêneca, atual como sempre.
Se trata de angústias e desafios das almas e corações humanos, com reflexões sobre a vida e a morte, além de como a nossa passagem por este mundo tende a ser breve.
Escrito a 2 mil anos e relevante até os dias atuais.

1 | 2 | 3 | 4