Amor sem adeus

Amor sem adeus Chico Xavier

Resenhas - Amor sem adeus

Ângela Bittencourt Cardoso 14/04/2024

Conta-nos André Luiz que, depois de sua última desencarnação, peregrinou em sofrimento, por muitos anos, em esferas espirituais inferiores.
Finalmente, em certo dia, foi assistido carinhosamente pelo emissário Clarêncio que o conduziu à colônia ?Nosso Lar?. Nessa cidade espiritual, logo após acomodar-se num leito de enfermaria, serviram-lhe um caldo reconfortante, seguido de água muito fresca, que lhe proporcionaram novas energias. Mas, com a chegada do crepúsculo, grande surpresa estava reservada para ele. Conduzido a enorme salão deparou-se com numerosa assembléia, que meditava em silêncio, aguardando o momento de acompanhar a oração do Governador da cidade.
Após alguns instantes, não só eles, mas também todas as residências e instituições de ?Nosso Lar? oravam com o Governador, através da visão e audição à distância. Numa gigantesca tela erguida ao fundo do salão, surgiu o cenário do templo, onde, ?sentado em lugar de destaque, um ancião coroado de luz fixava o Alto, em atitude de prece, envergando alva túnica de irradiações resplandecentes.? Depois da oração o recinto estava inundado de misteriosas vibrações de paz e alegria. Cariciosa música procedente de esferas distantes respondia aos louvores.
Em seguida, diz André Luiz, ?abundante chuva de flores azuis se derramou sobre nós; mas, se fixáva-mos os miosótis celestiais, não conseguíamos detê-los nas mãos. As corolas minúsculas desfaziam-se de leve, ao tocar-nos a fronte, experimentando eu, por minha vez, singular renovação de energias ao contacto das pétalas fluídicas que me balsamizavam o coração.
Terminada a sublime oração, regressei ao aposento de enfermo, amparado pelo amigo que me atendia de perto. Entretanto, não era mais o doente grave de horas antes. A primeira prece coletiva, em ?Nosso Lar?, operava em mim completa transformação. Conforto inesperado envolvia-me a alma.

Carla.Parreira 15/11/2023

Amor sem adeus
O livro é composto em cima de algumas cartas de Walter a sua família através da psicografia de Chico Xavier. Eis alguns trechos que achei mais importante: ?...Deus está em nós e devemos permanecer em Deus... O amor vence a morte e desconhece o tempo... Determinismo e livre-arbítrio coexistem na vida, entrosando-se na estrada dos destinos, para a elevação e redenção dos homens. O primeiro é absoluto nas mais baixas camadas evolutivas, e o segundo amplia-se com os valores da educação e da experiência. Acresce observar que sobre ambos pairam as determinações divinas, baseadas na lei do amor, sagrada e única, da qual a profecia foi sempre o mais eloquente testemunho... Analisando, detidamente, todas essas causas que traçam os rumos do nosso destino, chegaremos a várias e importantes conclusões, tais como:
1. Recebemos, na Terra, o corpo que merecemos e de que necessitamos.
2. Ao renascermos, o lar que nos acolhe é o melhor que poderíamos encontrar, pois não só estamos ligados aos familiares por vínculos consanguíneos, mas, fundamentalmente, por laços e compromissos espirituais tecidos no Mundo Maior e no encadeamento das vidas terrenas, sucessivas.
3. Em cada nova jornada terrestre, trazemos um plano de trabalho, organizado no Alto, baseado em nossas necessidades espirituais. Deste plano constam, invariavelmente, provas e expiações. Provas são as dificuldades e lutas com vistas à nossa edificação espiritual. Expiações são os resgates de dívidas do passado. Não desconhecemos que colhemos no presente o que semeamos no passado, assim como a semeadura de hoje, facultada pelo livre-arbítrio, define uma obrigação inevitável de colheita no futuro. É a lei de causa e efeito, regendo as nossas vidas... Todo dano causado à ordem universal acarreta causas de sofrimento e uma reparação necessária até que, mediante os cuidados do culpado, a harmonia violada seja restabelecida...
4. O momento da morte, bem como a sua causa, não estão sujeitos aos chamados ?caprichos de um destino cego?, que, se reais, iriam frontalmente de encontro à misericórdia e à justiça de Deus. Vimos que o nosso destino é resultante da interação do livre-arbítrio e do determinismo, pairando sobre estes dois fatores as Diretrizes Superiores que nos governa a vida...
As diretrizes fundamentais de uma nova encarnação, como a da forma e do instante do passamento, sempre ficam registradas no subconsciente, ou melhor, nos ?arquivos profundos? da memória espiritual do reencarnante, como também, muitas vezes, registradas pelos familiares mais próximos, conhecedores dos fatos antes de se reencarnarem. O grau de fixação de tais informes depende do nível evolutivo de cada um. É oportuno lembrarmos também a possibilidade de tomarmos conhecimento de informações tão importantes, quando já habitamos o vaso físico, em estado de vigília (pela intuição) ou nos momentos de desprendimento espiritual durante o sono. Todas estas modalidades de informações, colhidas antes ou depois da reencarnação, caracterizam a premonição ou o pressentimento... Não há de fatal, no verdadeiro sentido da palavra, senão o instante da morte. Quando esse momento chega, seja por um meio ou por outro, vós não podeis dele vos livrar... Quando é chagada a tua hora de partir, nada pode subtrair-te dela. Deus sabe, antecipadamente, de qual gênero de morte tu participarás daqui e, frequentemente, teu Espírito o sabe também, porque isso lhe é revelado, quando ele faz a escolha de tal ou tal existência... Nada se faz sem um objetivo inteligente e, qualquer que seja ao que se chegue, cada coisa tem sua razão de ser... Jamais há fatalidade para os atos conscientes da vida... Se, algumas vezes, há fatalidade, é nos acontecimentos materiais cuja causa esta fora de vós, e que são independentes da vossa vontade. Quanto aos atos da vida moral, eles emanam sempre do próprio homem, que tem sempre, por conseguinte, a liberdade de escolha; para esses atos, pois, jamais há fatalidade... Com exceção do suicídio, todos os casos de desencarnação são determinados previamente pelas forças espirituais que orientam a atividade do homem sobre a Terra... E existem ainda os suicídios lentos e gradativos, provocados pela ambição ou pela inércia, pelo abuso ou pela inconsideração... O nascer ?aqui? e o nascer ?lá? têm muito em comum. Como a Natureza não dá saltos, a alma humana atravessa obrigatoriamente etapas necessárias de ajustamento em cada reingresso nos planos físico e espiritual. Um estado denominado ?perturbação? é a primeira etapa da alma no Mundo Invisível, cuja duração é muito variável; depende do seu grau evolutivo e do gênero de morte; e pode ser rápida, de horas, ou prolongar-se por meses ou anos... Não é a rotulagem externa que socorre o crente nas supremas horas evolutivas. É justamente a sementeira do esforço próprio, nos serviços da sabedoria e do amor, que frutifica, no instante oportuno, através de providências intercessoras ou de compensações espontâneas da lei que manda entregar as respostas do Céu ?a cada um por suas obras?. Todo lugar do Universo, portanto, pode ser convertido em santuário de luz eterna, desde que a execução dos Divinos Desígnios seja a alegria de nossa própria vontade... Pensamento é força criativa que projetamos constantemente e, a cada instante também assimilamos, sem perceber, correntes mentais oriundas dos nossos semelhantes, encarnados ou desencarnados. Vivemos, assim, em regime de permuta incessante, com fundamento nos princípios da afinidade... O pensamento é produto da mente, que é imortal, não sendo, portanto, segregação do cérebro perecível. O nosso mundo mental pode ser comparado a um espelho, pelo qual refletimos as imagens que nos chegam, e lançamos na direção dos outros as imagens que criamos... A prece é uma evocação; por ela um ser se coloca em comunicação mental com o outro ser ao qual se dirige. Ela pode ter por objeto um pedido, um agradecimento ou uma glorificação. Pode-se orar por si mesmo ou por outro, pelos vivos ou pelos mortos. As preces dirigidas a Deus são ouvidas pelos Espíritos encarregados da execução das suas vontades; aquelas que são dirigidas aos bons Espíritos são levadas a Deus. Quando se ora a outros seres, senão a Deus, é apenas na qualidade de intermediários, intercessores, porque nada se pode fazer sem a vontade de Deus... Portanto, o poder da oração está no sentimento, na fé e no merecimento de cada um, e não na fórmula verbal ou na postura, como também é independente do momento ou do lugar em que seja feita... A prece, qualquer que ela seja, é ação provocando a reação que lhe corresponde. Conforme a sua natureza, paira na região em que foi emitida ou eleva-se mais, ou menos, recebendo a resposta imediata ou remota, segundo as finalidades a que se destina. Desejos banais encontram realização próxima na própria esfera em que surgem. Impulsos de expressão algo mais nobre são amparados pelas almas que se enobreceram. Ideais e petições de significação profunda na imortalidade remontam às alturas... Tudo é criação, beleza, aprimoramento, alegria e luz incessantes na obra de Deus, a expressar-se, divina e infinita, através daqueles que se elevam para o Infinito Amor... As lutas na Terra são como nuvens no céu. Essas sombras condensadas desaparecem perante a luz da fé, assim como as nuvens se dissipam perante o Sol. É preciso compreender a vida para que possamos vivê-la no proveito necessário... Não sabes que há chuvas que destroem e chuvas que criam? Lágrimas há também, assim. É lógico que o Senhor não espere por nossas rogativas para nos amar; no entanto, é indispensável nos colocarmos em determinada posição receptiva, a fim de compreender-lhe a infinita bondade. Um espelho enfuscado não reflete a luz. Desse modo, o Pai não precisa de nossas penitências, mas convenhamos que as penitências prestem ótimos serviços a nós mesmos... Saudade é uma companheira nos dois lados da vida. Os que ficam aí choram pelos que voltam e os que voltam para cá se lamentam da falta de quantos aí ficam, esperando o tempo. E o tempo é um mestre invisível trabalhando aqui e aí ? uma espécie de conselheiro que nunca nos deixa de apoiar com as sugestões precisas à obtenção da felicidade... O vencedor na maioria das vezes é o que sabe perder. E aquele coração que se cala diante de uma impropriedade qualquer é sempre o que fala mais alto, porque o silêncio também conversa e diz muito... Quando movimentamos os valores ao nosso alcance, sem atingir os resultados previstos por nós, então é a Lei de Deus que se manifesta. O homem planta a semente, mas a bondade dos Céus é que faz a germinação. Nossas ideias foram cultivadas. Ideias de amor e paz, auxílio e harmonização. Se acontecimentos diversos aparecem, mudando o rumo de nossa lavoura, é que o Mais Alto indica outras ocorrências. Calma e fé. Grandes lucros recolheremos sempre de qualquer investimento, em que a compreensão e a tolerância baseiam o câmbio da felicidade dos outros para sermos felizes... A família espiritual é uma constelação de Inteligências, cujos membros estão na Terra e nos Céus. Aquele que já pode ver mais um pouco auxilia a visão daquele que ainda se encontra em luta por desvencilhar-se da própria cegueira. Todos nós, por mais baixo nos revelemos na escala da evolução, possuímos, não longe de nós, alguém que nos ama a impelir-nos para a elevação. Isso podemos verificar nos círculos da matéria mais densa. Temos constantemente corações que nos devotam estima e se consagram ao nosso bem...?