O Apóstolo da Amazônia

O Apóstolo da Amazônia Josédos Reis Pereira

Resenhas - O Apóstolo da Amazônia

><'',º> 08/03/2018

Gosto muito de biografias, e este livro, lançado em 1945, conta a história do missionário sueco Eurico Nelson, da Igreja Batista.
Ele trabalhou 48 anos no Norte e Nordeste do Brasil, de 1891 a 1939, principalmente nos Estados do Amazonas e Pará. Por essa razão, era chamado Apóstolo da Amazônia. Mas ele também realizou trabalho pioneiro no Maranhão, Piauí e Ceará e fundou dezenas de igrejas em vários estados.

Fonte: judsoncanto.wordpress.com

site: https://judsoncanto.wordpress.com/2014/03/20/presentinho-do-dia-livro-o-apostolo-da-amazonia-jose-dos-reis-pereira/
Carlos.Bruno 26/01/2024minha estante
Pode enviar pra mim? cbruno734@gmail.com

z..... 22/07/2014

Biografia de Eurico Nelson, missionário de origem sueca que trabalhou por quase 50 anos (1891 a 1939) no Norte e Nordeste, como pioneiro da Igreja Batista, principalmente em Belém e Manaus. Além do Pará e Amazonas, foi fundador da Igreja Batista no Maranhão, Ceará e Piauí.
A leitura me mostrou pontos que havia também encontrado em outros missionários: a determinação evangelística, a superação de dificuldades diversas, a forte perseguição que sofriam sob a injuria de religiosos, o trabalho como colportores, o abuso de poder de autoridades que os prendiam sob falsas acusações, a retirada à força de suas Bíblias e queima em público (isso também ocorreu em Macapá, minha cidade), as agressões sofridas, batismos nos horários noturnos (quando havia menos perseguição) e perigos diversos no propósito de levar o Evangelho nestas regiões. Pessoas simples e decididas, que iam até o povo e verdadeiramente não se deixavam desmotivar ainda que as coisas parecem insuperáveis.
O caminho é estreito e feito de muitas lutas, provações, mas com certeza da presença e capacitação de Cristo em todas as situações, para superação como seja seu desígnio. Esse é o viver cristão, isso viviam aqueles missionários e isso Deus torna real na vida de todos.
Esse livro é uma edição de 1945 e, apesar da linguagem mais antiga, tem uma mensagem edificante para a igreja e seu papel neste mundo, através da história de Erick Alfred Nelson (por aqui o missionário Eurico Alfredo Nelson). A parte que me foi mais significativa e perceptiva de sua dedicação foi a renuncia de uma oportunidade que teve com melhores estruturas, mas limitante a sua visão e vocação evangelística. Curioso também foi seu casamento: escreveu para a moça que conhecia nos EUA e casaram-se no mesmo dia que ela desembarcou em Belém. Ambos desprovidos de muitos recursos, mas certos de sua vocação e chamada ministerial.

A quem interessar, encontrei e li o livro através deste site:

site: http://judsoncanto.wordpress.com/tag/eurico-nelson/
Carlos.Bruno 26/01/2024minha estante
Amigo o site esta off-line voce tem o livro em pdf? Se tiver envie pra mim
cbruno734@gmail.com